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Restaurar o meu bogas (Alfa 147) - o tópico.

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    Restaurar o meu bogas (Alfa 147) - o tópico.

    Viva pessoal!

    O meu carrinho faz, neste Dezembro próximo, a respeitosa marca de 10 aninhos. Um Alfa 147 1.9 JTD 3p. Está também perto dos 100.000km (esta é a parte em que levo algum gozo por fazer poucos kms).

    É um carro que não quero vender. Mas acontece que tecnicamente deve estar perto da perda total

    Isto porque está num estado lastimável. Fui perdendo um bocado o brio ao longo dos anos e acumularam-se os riscos, mossas, pequenos encaixes que se partiram, painéis raspados. Até o pára-brisas está rachado (mas isso foi há poucos dias ). Acreditem que está mesmo vergonhoso e até indigno. Por fora o único painel não tocado penso que é o da mala.

    O desleixo foi tanto que em partes em que o carro tem toques acumulou pontos de ferrugem

    É algo que tenho adiado mas agora vai ter que ser, quero que chegue ao seu 10º aniversário com dignidade
    Estou a escrever este tópico também para me ajudar a comprometer com isso. (já agora se isto ficar melhor nos DB que se mude)

    Enquanto não têm fotos, deixem-me listar, com o máximo detalhe possível (até vai servir para mim como checklist) todos os incidentes deste carro:

    Exterior:

    -Jantes raspadas x4
    -Pára-brisas rachado
    -Tecto amolgado e consequentemente tecto de abrir não abre
    -Capot amolgado ao centro e na ponta tem um raspão com ponto de ferrugem
    -Portas riscadas x2
    -Painéis traseiros raspados e riscados x2 um deles com ponto de ferrugem
    -Painéis guarda lamas riscados
    -Pára-choques frontal a descascar tinta

    Interior e outros:
    -Tubo liquido limpa pára-brisas cortado
    -Fascia do auto-rádio/GPS em mau estado (desde que lhe instalei bluetooth há 3 anos)
    -Friso interior da janela traseira esquerda descolado/saído (nem sei se o guardei )
    -Encaixe da chapeleira da mala partida
    -Uma coisa qualquer debaixo do pedal da embraiagem que partiu e consequentemente está sem cruise-control
    -Encaixes dos tapetes na alcatifa partidos
    -Banco do condutor sem regulação em altura

    Como vêem, não está muito longe da perda total rio-me, mas não tem graça.

    Em termos de exterior, penso que o ideal vai ser mesmo ir à estufa. Até porque só o tecto e tampa da mala estão sem riscos.
    Infelizmente, não tenho a certeza se vai dar para salvar todos os painéis, e estou a pensar que o capot e os painéis laterais traseiros podem ter que ser trocados.

    As jantes também não se se serão todas salváveis, mesmo no Xavier de Braga.

    Quanto ao vidro não tenho QIV. Portanto mais um tombo.

    Em termos de interiores, nem tudo será para recuperar, pelo menos já, mas queria recuperar o cruise-control e a regulação em altura do banco que (está numa posição demasiado alta).

    Portanto vou começar a pedir orçamentos por aí. Para quem conhecer, o inicio vai passar pelo Sr. Cardoso (dos Alfa Romeo em Gaia), orçamento e opinião.

    Quem tiver ideias e sugestões, partilhe... e assim que eu puder tiro umas fotos à sucata para pôr aqui

    #2
    Tens aí muito trabalhinho pela frente...
    E em termos de mecânica está desleixado? É que se estiver mais vale abater o carro.

    Boa sorte com o restauro da maxine.

    Comentário


      #3
      Vou acompanhar o teu restauro com muita atenção até porque tenho no meu horizonte ambição de fazer algo parecido. Peças que tenhas difilcudade em arranjar posta aqui que eu terei todo o gosto em perguntar nas casas/sucatas aqui da zona.

      Comentário


        #4
        Mecanicamente está jeitoso! Levou correia aos 80k, recentemente também teve velas novas.

        Mas também já levava amortecedores... :S

        Ao final de 10 anos descubro que sempre é verdade que os Alfas levam um gajo à falência...

        Comentário


          #5
          O meu jtd tem 10 anos, e 100 mil kms e se meto fotos aqui dizes que está novo, cuida lá do rapaz, que isso é um bom carro e muito fiavél :D

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por jts Ver Post
            Mecanicamente está jeitoso! Levou correia aos 80k, recentemente também teve velas novas.

            Mas também já levava amortecedores... :S

            Ao final de 10 anos descubro que sempre é verdade que os Alfas levam um gajo à falência...

            Se a mecânica está boa já é um bom avanço que levas, agora é ires restaurando pouco a pouco. E depois tentar não te desleixares outra vezpois ficas aí com um clássico porreirinho.

            Comentário


              #7
              Todos os paineis dão para recuperar das mossas mesmo o que tem ferrugem tudo isso tem cura, é mandar desamolgar e pintura nova para cima.

              Comentário


                #8
                E há amolgadelas que podem ser recuperadas sem pintura, caso esta não tenha estalado. Mas pelo que dizes, o ideal será a pintura integral.

                Bom, se mecanicamente está bom, já é uma ajuda. E mais vale tarde do que nunca.

                Comentário


                  #9
                  Desejo te boa sorte no teu restauro e coragem.... Bem precisas Quanto ao vidro.... epa.... podes sempre acrescentar isso ao seguro... pouco mais pagas anualmente e daqui a 1 ou 2 meses trocas a conta deles mas eu nao disse nada

                  Comentário


                    #10
                    Bem, já tenho um orçamento... reparar amolgadelas e tudo o resto, pintura completa e jantes recuperadas. 1K.

                    Já ouvi falar de valores maiores só para a pintura completa! É uma dolorosa mas não me parece muito mal.

                    Em principio vai para as boxes lá para o meio do mês, de 2ª a 15 provavelmente

                    Tenho pena é de não me ter lembrado ainda de tirar fotos durante o dia

                    Comentário


                      #11
                      1000 euros se fôr esse o preço é aceitável, mas a pintura deve ser um banho apenas.
                      Desde que seja tudo feito com calma e tempo o carro deve vir como novo.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                        Desejo te boa sorte no teu restauro e coragem.... Bem precisas Quanto ao vidro.... epa.... podes sempre acrescentar isso ao seguro... pouco mais pagas anualmente e daqui a 1 ou 2 meses trocas a conta deles mas eu nao disse nada
                        Em relação ao vidro, pode não ser assim tão simples.
                        Subscrevi recentemente um novo seguro na OKTeleSeguros e para ter a cobertura de QIV vão fazer uma vistoria prévia aos vidros do veículo.

                        Comentário


                          #13
                          Eu fiz na Zurich e nada disso, aliás o mediador referiu mesmo que existiam seguradoras com periodos de carência mas que a Zurich não tinha...

                          Comentário


                            #14
                            O meu 147 também está uma lástima de pintura e jantes raspadas, mas em relacção a toques só tem um cava de roda traseira.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por jts Ver Post
                              Interior e outros:
                              -Tubo liquido limpa pára-brisas cortado

                              jts, o tubo que tens cortado é o do limp pára-brisas da frente?

                              Caso sim e se já o tiveres trocado, quanto custou o mesmo?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                jts, o tubo que tens cortado é o do limp pára-brisas da frente?

                                Caso sim e se já o tiveres trocado, quanto custou o mesmo?

                                Bom dia NTO:

                                Ao ler esta pergunta lembrei-me que já tive o mesmo problema! Aqui fica a resposta que dei no fórum dos Alfisti Portoghese:


                                "....Agradeço desde já a todos a ajuda prestada!

                                Passei hoje no concessionário e adquiri o acessório [o tubo do limpa-vidros do pára-brisas que rompeu junto à dobradiça do capot, do lado do pendura]. Ora, para as senhores, aquela zona do tubo em forma de mola chama-se "serpentina". Curiosamente só se vende o conjunto completo, que ficou na módica quantia de 17.00€, iva incluído...

                                Não comprei apenas o tubo numa casa de borrachas pois achei que será difícil arranjar forma de o alojar na zona da serpentina ao fechar o capot...

                                Talvez aproveite e mude também o T [o que mudei mesmo], já que acabei de ler relatos de que este faz também a função anti-retorno da água (para esta estar sempre com pressão e chegar mais rápido ao vidro) e tem tendência para essa função se tornar em...anti avanço da água, já que a membrana deixa de cumprir o desiderato para que foi criada! ..."


                                JTS, já agora, que marca de velas é que meteste e quanto é que custaram?



                                P.S. Aproveitem para se inscreverem em Alfa Romeo Team • Portal, que é tudo pessoal 5 estrelas!
                                Editado pela última vez por cloverleaf; 08 January 2013, 09:06.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por cloverleaf Ver Post
                                  Bom dia NTO:

                                  Ao ler esta pergunta lembrei-me que já tive o mesmo problema! Aqui fica a resposta que dei no fórum dos Alfisti Portoghese:


                                  "....Agradeço desde já a todos a ajuda prestada!

                                  Passei hoje no concessionário e adquiri o acessório [o tubo do limpa-vidros do pára-brisas que rompeu junto à dobradiça do capot, do lado do pendura]. Ora, para as senhores, aquela zona do tubo em forma de mola chama-se "serpentina". Curiosamente só se vende o conjunto completo, que ficou na módica quantia de 17.00€, iva incluído...

                                  Não comprei apenas o tubo numa casa de borrachas pois achei que será difícil arranjar forma de o alojar na zona da serpentina ao fechar o capot...

                                  Talvez aproveite e mude também o T [o que mudei mesmo], já que acabei de ler relatos de que este faz também a função anti-retorno da água (para esta estar sempre com pressão e chegar mais rápido ao vidro) e tem tendência para essa função se tornar em...anti avanço da água, já que a membrana deixa de cumprir o desiderato para que foi criada! ..."


                                  JTS, já agora, que marca de velas é que meteste e quanto é que custaram?



                                  P.S. Aproveitem para se inscreverem em Alfa Romeo Team • Portal, que é tudo pessoal 5 estrelas!


                                  cloverleaf, desde já obrigado pela resposta e indicação do preço.

                                  Já agora, é dificil de trocar o dito tubo (serpentina)?

                                  Quanto ao fórum indicado, também ando por lá.

                                  Também lá coloquei a questão.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Gosto destas coisas, e se daqui a uns anos me encontrar na mesma posição que tu, gostaria também de efectuar um miminho desses ao carro.

                                    Sinceramente, até pensei que o exterior te fosse ficar mais caro.

                                    PS: Como é que se amolga o tecto do carro?!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                                      Gosto destas coisas, e se daqui a uns anos me encontrar na mesma posição que tu, gostaria também de efectuar um miminho desses ao carro.

                                      Sinceramente, até pensei que o exterior te fosse ficar mais caro.

                                      PS: Como é que se amolga o tecto do carro?!
                                      Estava aqui a pensar exactamente no mesmo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                        cloverleaf, desde já obrigado pela resposta e indicação do preço.

                                        Já agora, é dificil de trocar o dito tubo (serpentina)?

                                        Quanto ao fórum indicado, também ando por lá.

                                        Também lá coloquei a questão.
                                        Bem, não fui eu que o troquei mas pareceu-me facílimo: basta desprender o forro junto à dobradiça e desmontar o tubo velho e pôr o novo!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Boas pessoal. Peço desculpa por ter abandonado o tópico, mas fui adiando a situação, acabando por ter que fazer uma doloro$a intervenção no carro por via da inspeção obrigatória, aproveitando para uma revisão. Uma despesa praticamente ao nível da que tinha previsto... mas sem sequer tocar na chapa

                                          O pára-brisas foi trocado. $$$
                                          Os rolamentos das rodas traseiras griparam, foram também trocados. $$$
                                          Pastilhas de travão.
                                          Óleo, filtro de óleo e filtro de ar.
                                          O tubo do liquido foi reparado.

                                          Não foi um número bonito

                                          Respondendo a algumas perguntas:
                                          Não sei de marca são as minhas velas, sorry! Se der para ver, posso fazê-lo.
                                          Como é que se amolga um tecto? Amigos com a bebedeira, já aos anos. E infelizmente não é uma coisa "cobrável" :/

                                          Mas pronto, o boguinhas já está um bocado mais jeitoso, que andava pela hora da morte. Já não vejo a rachadela todos os dias, e mecânicamente também está melhor!
                                          E 10 anos já foram cumpridos
                                          Depois ponho umas fotos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por cloverleaf Ver Post
                                            Bem, não fui eu que o troquei mas pareceu-me facílimo: basta desprender o forro junto à dobradiça e desmontar o tubo velho e pôr o novo!

                                            Estou a ver.

                                            E o resto do tubo que vai até ao depósito, montaram pelo mesmo local, que o de origem?

                                            Comentário

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