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Correia de Distribuição - Manutenção. Mégane 1,4 gasolina (2005)

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    Correia de Distribuição - Manutenção. Mégane 1,4 gasolina (2005)

    Vinha pedir que me orientassem quanto a este tema.

    Tenho uma viatura de 2005 com cerca de 50000 kms, estimada, sem problemas

    1 - está na altura de mudar a correia de distribuição?
    2 - em caso afirmativo, que devo incluir na manutenção a realizar?
    3 - podem dar-me preços indicativos?

    Fiz alguma pesquisa no forum sobre a matéria mas só encontrei informação dispersa e que mais duvidas me levantavam que esclareciam. Daqui a colocar a questão.
    Muito obrigado pelos esclarecimentos que me possam prestar.

    #2
    esse carro muda a distribuição de 5 em 5 anos ou 120 mil kms... o teu devia ter mudado em 2010, se ainda não mudou está sujeito a partir a qualquer momento e nesse caso a despesa é grande.

    Deve mudar o kit de destribuição, bomba de água, correia de acessórios, tensores, retentores da cambota etc.. Na marca fica em 600/700. Por fora fica em 400/500

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      #3
      Muito obrigado Vehicle pela resposta clara, objectiva e rápida .

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        #4
        Claro que devemos seguir o programa de revisões preconizado pela marca, mas também não é caso para dizer que o motor é uma bomba relógio.

        Ainda no outro dia vi desmontado um citroen de 1988 que ainda tinha a correia de distribuição de origem e o raio da correia não tinha fendas nem sequer estava gretada.

        Se quiseres poupar dinheiro leva o carro a um mecânico para fazer uma inspecção à correia, mas que olhe com olhos de ver.

        Se quiseres já tudo impecável troca correia, tensores e bomba de água. Como o motor é apenas um 1.4 deves arranjar a fazer isso por uns 300-400€.

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          #5
          Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
          Claro que devemos seguir o programa de revisões preconizado pela marca, mas também não é caso para dizer que o motor é uma bomba relógio.

          Ainda no outro dia vi desmontado um citroen de 1988 que ainda tinha a correia de distribuição de origem e o raio da correia não tinha fendas nem sequer estava gretada.

          Se quiseres poupar dinheiro leva o carro a um mecânico para fazer uma inspecção à correia, mas que olhe com olhos de ver.

          Se quiseres já tudo impecável troca correia, tensores e bomba de água. Como o motor é apenas um 1.4 deves arranjar a fazer isso por uns 300-400€.
          as marcas dão o plano se as pessoas não cumprem arriscam.. No caso do mégane já vi pessoal com 5 anos e 5 meses rebentar com a correia e depois dizerem que renault não presta porque a correia partiu com poucos kms. Eu prefiro nestas coisas não arriscar..

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
            as marcas dão o plano se as pessoas não cumprem arriscam.. No caso do mégane já vi pessoal com 5 anos e 5 meses rebentar com a correia e depois dizerem que renault não presta porque a correia partiu com poucos kms. Eu prefiro nestas coisas não arriscar..
            Claro que sim. Entendo o que dizes, mas há casos em que a correia está em muito bom estado.

            Posso-te dizer que conheço um caso de um senhor que andou 180 mil km com a mesma correia (Audi A4 1.9TDI). Quando foi tirada ainda não tinha sinais de desgaste graves.

            Agora se estivermos a falar de modelos com defeitos crónicos como o 1.8 diesel da Ford quanto mais cedo se trocar melhor.

            Não sei se este 1.4 da Renault é ou não um cancro a nível de correia, mas se não for é analisar o estado da mesma.

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              #7
              A minha carrinha é de 2001 fez agora 80 mil e so levou agora a correia de distribuição, e esta ainda durava mais uns km estava impecavel, a minha berlingo tinha 160 mil km e 8 anos com a correia de distribuição original! Mas a verdade é que a marca dá esse patamar a partir dai já é melhor começares a pensar em trocar, mas não estas em perigo nem nada que se pareça e tambem nao se esqueçam que a correia tambem depende muito do tipo de utilização que o carro teve.

              Eu recomendo trocar assim que puderes mas tambem nao fiques com o credo na boca. Quanto ao preço acho que ronda os 300€

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                #8
                As indicações dos fabricantes são por natureza conservadoras e isso percebe-se e é defensavel pelos riscos assumidos. Como se trata de uma avaria (a existir) muito grave pelas consequências vou também evitar estender o prazo de intervenção. Já fiquei com um panorama da situação, quer técnico quer económico, os meus agradecimentos a todos.

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                  #9
                  Na prática as correias tem um limite de KM e idade, mas cada carro é um caso.

                  Se o veículo foi comprado novo ou quase e se teve uma utilização cuidada, eu fazia mais uns KM antes de trocar. Para já uma boa opção é mandar verificar visualmente a correia.

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                    #10
                    o Teste visual da correia, é escusado, pois por vezes, é o próprio tensor a gripar.

                    Comentário


                      #11
                      pois é que muits vezes a correia parte por culpa de um tensor gripado

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                        #12
                        pelo tempo e quilometragem eu trocaria a correia

                        Se troca a cada 50 mil km, junto com o rolamento tensor da correia. E não esqueça de lembrar o mecânico de colocar o motor no ponto, ou seja, com os dentes alinhados.

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                          #13
                          O carro foi comprado novo e sempre bem tratado e com as revisões de rotina a tempo e horas. Depois do que foi dito não me restam duvidas de que não devo protelar muito a substitição. Muito obrigado a todos.

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