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Dúvida - Citroen Saxo 1.1 SX 60cv (1999) ou Honda Civic 1.4 i.S 90cv 3p (1996)

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    Dúvida - Citroen Saxo 1.1 SX 60cv (1999) ou Honda Civic 1.4 i.S 90cv 3p (1996)

    Boa tarde, como o título do tópico indica, estou indeciso na compra de um dos carros supracitados. Sou recém encartado e, por isso, procuro um carro pequeno, barato, e relativamente económico para dar as minhas "voltinhas", e surgiram estes negócios.

    Citroen Saxo:
    - Azul
    - 81000km
    - interiores impecáveis
    - 1700€

    Honda Civic:
    - preto
    - 114000km
    - interiores em estado razoável (c/ tecto de abrir e espelhos electricos e 2 airbags - equipamento que o outro não dispõe)
    - 1550€.
    Gostava que me ajudassem, publicando as vossas opiniões.
    Obrigado.

    #2
    Sem pensar eu escolhia o civic.
    Confirma o estado do motor, tenta saber as revisões, o que mudou e afins.
    Atenção às revisões "grandes".

    Comentário


      #3
      Não percebi qual é a dúvida?

      Mais barato, mais económico, mais equipamento e de certeza mais bonito

      Comentário


        #4
        Eu escolheria o Civic, mas o Saxo é mais economico e prático. Se andares muito em cidade escolhia o Citro.
        De resto o Civic é melhor em tudo.

        Comentário


          #5
          O Civic é um carro superior ao Saxo, se estiver em bom estado é uma boa aposta.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por BigDaddy Ver Post
            Não percebi qual é a dúvida?

            Mais barato, mais económico, mais equipamento e de certeza mais bonito
            Pois eu tenho dúvidas. Qual é o mais económico ? É de certeza o civic 1.4 ? em cidade também ?? Qual terá a manutenção mais barata ? E os pneus ? E se o equipamento extra for dispensável devido a poupar em eventuais avarias já que o Civic não vai para novo ? E qual está em melhor estado ?

            O Civic é de um semento acima, tem mais motor, mais equipamento, espaço e provavelmente segurança.

            Mas se o objectivo for realmente a poupança, então não sei qual ficará a ganhar. É uma questão do user dizer o que prefere mais.

            Além de haver vários carros, por ex, no standvirtual.

            Comentário


              #7
              [QUOTE=EscapeLivre;1066814679]Pois eu tenho dúvidas. Qual é o mais económico ? É de certeza o civic 1.4 ? em cidade também ?? Qual terá a manutenção mais barata ? E os pneus ? E se o equipamento extra for dispensável devido a poupar em eventuais avarias já que o Civic não vai para novo ? E qual está em melhor estado ?
              /QUOTE]

              A nível de consumos em cidade depende de vários fatores, mas no geral o Civic consegue melhores consumos porque não precisa de carregar tanto no pedal para atingir determinada velocidade

              A manutenção e pneus pouco deve divergir

              Mesmo considerando que o Civic seja mais caro de manter, também temos de olhar para a diferença do preço de compra, 150€ ainda dá para alguma coisa

              Comentário


                #8
                Esse civic não é aquela versão que tanto assaltam?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
                  Esse civic não é aquela versão que tanto assaltam?
                  Nope, essa é a geração anterior à que o autor do tópico referiu

                  Comentário


                    #10
                    Tendo eu um Saxo igual a esse, mas de 2001: Vai para o Civic sem qualquer dúvida.

                    Comentário


                      #11
                      O Civic é outro carro, ams acarreta uma manutenção um pouco mais dispendiosa.
                      Os consumos são, também, superiores.
                      Tenho este motor Honda cá em casa e menos de 10l não faz em cidade.

                      Comentário


                        #12
                        [QUOTE=BigDaddy;1066814729]
                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                        Pois eu tenho dúvidas. Qual é o mais económico ? É de certeza o civic 1.4 ? em cidade também ?? Qual terá a manutenção mais barata ? E os pneus ? E se o equipamento extra for dispensável devido a poupar em eventuais avarias já que o Civic não vai para novo ? E qual está em melhor estado ?
                        /QUOTE]

                        A nível de consumos em cidade depende de vários fatores, mas no geral o Civic consegue melhores consumos porque não precisa de carregar tanto no pedal para atingir determinada velocidade

                        A manutenção e pneus pouco deve divergir

                        Mesmo considerando que o Civic seja mais caro de manter, também temos de olhar para a diferença do preço de compra, 150€ ainda dá para alguma coisa
                        150 euros em oficina não dá para nada, quanto a consumos, depende claro mas acho que em cidade talvez o saxo ganhe vantagem afinal é um citadino muito ágil e o motor safa-se bem. Claro que em AE é que acontece aquilo de se ter que carregar mais no acelerador.

                        Mas por mim qualquer um dos 2 é boa aposta agora depende qual é a prioridade.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                          O Civic é outro carro, ams acarreta uma manutenção um pouco mais dispendiosa.
                          Os consumos são, também, superiores.
                          Tenho este motor Honda cá em casa e menos de 10l não faz em cidade.
                          10 L ?? Osga-se

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                            10 L ?? Osga-se
                            Certos e batidinhos há quase 10 anos.
                            São consumos 100% citadinos.

                            Comentário


                              #15
                              Eu escolheria o Civic.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                Certos e batidinhos há quase 10 anos.
                                São consumos 100% citadinos.
                                Epá....tenho cá impressão de que vai chover gente a dizer-te que esse Civic está avariado.

                                Bom, eu não conheço o carro mas assim de repente diria que 10L em cidade é consumo de um motor 1.8 16v num segmento D...mas posso estar errado. Por vezes é preciso nós experimentarmos os carros nos nossos percursos e avaliar.

                                Comentário


                                  #17
                                  Não há dúvidas que o Civic é mais carro do que o Saxo.

                                  Acho que o tipo de utilização a dar ao carro e consequentes consumos podem ajudar no tira-teimas.

                                  No Saxo, com algum cuidado, fazem-se médias de 6 l em cidade.

                                  De qualquer forma, acho que o Citroen está muito caro.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                    Epá....tenho cá impressão de que vai chover gente a dizer-te que esse Civic está avariado.

                                    Bom, eu não conheço o carro mas assim de repente diria que 10L em cidade é consumo de um motor 1.8 16v num segmento D...mas posso estar errado. Por vezes é preciso nós experimentarmos os carros nos nossos percursos e avaliar.
                                    E já ouve quem tivesse dito que era impossível, no entanto com tudo em dia fá-lo.
                                    Eu não me acredito em milagres pel oque um 1400 a fazer percursos 100% citadinos andar nos 10L não me parece de todo anormal, mas existe quem diga que tem que fazer 7.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                      E já ouve quem tivesse dito que era impossível, no entanto com tudo em dia fá-lo.
                                      Eu não me acredito em milagres pel oque um 1400 a fazer percursos 100% citadinos andar nos 10L não me parece de todo anormal, mas existe quem diga que tem que fazer 7.
                                      Estás é mal habituado com o teu boxer

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                        E já ouve quem tivesse dito que era impossível, no entanto com tudo em dia fá-lo.
                                        Eu não me acredito em milagres pel oque um 1400 a fazer percursos 100% citadinos andar nos 10L não me parece de todo anormal, mas existe quem diga que tem que fazer 7.
                                        Pois mas sabes que isso depende e muito do tipo de cidade. E se o carro faz ou não viagens curtas.

                                        Por isso é que eu gosto sempre de experimentar....porque farto de " o meu carro faz 4L em cidade e 5L a 200 km/h " estou eu farto

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                          O Civic é outro carro, ams acarreta uma manutenção um pouco mais dispendiosa.
                                          É ? Não sei.
                                          Um Honda Civic EK muda nas revisões principais, de 20 em 20 mil, óleo, filtro de óleo, filtro de ar, velas e filtro da gasolina, sendo que o filtro de ar é de 40 em 40 mil, velas de 40 em 40 mil, e a distribuição de 5 em 5 anos ou 100 em 100 mil kms.

                                          E há tanto material da concorrência para estes carros, eu numa manutenção principal que vou efectuar este mês e incorpora todos os comestíveis acima enunciados, excepto distribuição, vou gastar 60,00€ (com filtros Bosch e velas NGK), e é tudo facílimo de mudar, não me parece que haja mais económico

                                          O ano passado fiz uma revisão anual (a intermédia) pela quantia irrisória de 35,00€
                                          Editado pela última vez por RicardoAndre; 04 September 2012, 23:28.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                                            É ? Não sei.
                                            Um Honda Civic EK muda nas revisões principais, de 20 em 20 mil, óleo, filtro de óleo, filtro de ar, velas e filtro da gasolina, sendo que o filtro de ar é de 40 em 40 mil, velas de 40 em 40 mil, e a distribuição de 5 em 5 anos ou 100 em 100 mil kms.

                                            E há tanto material da concorrência para estes carros, eu numa manutenção principal que vou efectuar este mês e incorpora todos os comestíveis acima enunciados, excepto distribuição, vou gastar 60,00€ (com filtros Bosch e velas NGK), e é tudo facílimo de mudar, não me parece que haja mais económico

                                            O ano passado fiz uma revisão anual (a intermédia) pela quantia irrisória de 35,00€
                                            Aqui é o mesmo com o Mazda.
                                            O material que compro é quase tudo Blueprint quando tem, gosto da qualidade e o preço também é bom.

                                            O problema é que se precisares de um para choques para o teu Honda, na marca, deve dar para comprar 3 do citroen.
                                            E eu com o mazda, um parachoques para o meu carro deve comprar quase o citroen inteiro, até porque não há material da concorrência ao contrario do franciu.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                              Aqui é o mesmo com o Mazda.
                                              O material que compro é quase tudo Blueprint quando tem, gosto da qualidade e o preço também é bom.

                                              O problema é que se precisares de um para choques para o teu Honda, na marca, deve dar para comprar 3 do citroen.
                                              E eu com o mazda, um parachoques para o meu carro deve comprar quase o citroen inteiro, até porque não há material da concorrência ao contrario do franciu.
                                              Certo, mas esse tipo de material não deixa de haver na concorrência, é uma questão de querermos original ou não, original usado também encontro muito nos fóruns mono-marca.

                                              A questão dos japoneses serem difíceis de arranjar peças não é linear, depende se estamos a falar de um Civic, ou de um Mazda Xedos

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                                                Certo, mas esse tipo de material não deixa de haver na concorrência, é uma questão de querermos original ou não, original usado também encontro muito nos fóruns mono-marca.

                                                A questão dos japoneses serem difíceis de arranjar peças não é linear, depende se estamos a falar de um Civic, ou de um Mazda Xedos
                                                Aqui há uns anos valentes não havia este tipo de material mesmo para Civics, falo do EG de um amigo do meu pai em que o homem ainda teve de desembolsar umas notas das grandes, dava para muito material não nipónico.

                                                Sim para carros como o Xedos é para esquecer mas para o 323 ainda se vai encontrando material nas sucatas, pouco mas com paciência ainda aparece.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                                                  É ? Não sei.
                                                  Um Honda Civic EK muda nas revisões principais, de 20 em 20 mil, óleo, filtro de óleo, filtro de ar, velas e filtro da gasolina, sendo que o filtro de ar é de 40 em 40 mil, velas de 40 em 40 mil, e a distribuição de 5 em 5 anos ou 100 em 100 mil kms.

                                                  E há tanto material da concorrência para estes carros, eu numa manutenção principal que vou efectuar este mês e incorpora todos os comestíveis acima enunciados, excepto distribuição, vou gastar 60,00€ (com filtros Bosch e velas NGK), e é tudo facílimo de mudar, não me parece que haja mais económico

                                                  O ano passado fiz uma revisão anual (a intermédia) pela quantia irrisória de 35,00€
                                                  O motor da PSA também tem muitas peças no mercado. Já agora esse valor de 35 euros é com mudança do óleo ????

                                                  Daqui a nada estamos como nas histórias dos consumos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por BigDaddy Ver Post
                                                    Estás é mal habituado com o teu boxer
                                                    Nah que o Boxer ainda é menino para nunca baixar dos 12/13 no mesmo trajecto.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                                                      É ? Não sei.
                                                      Um Honda Civic EK muda nas revisões principais, de 20 em 20 mil, óleo, filtro de óleo, filtro de ar, velas e filtro da gasolina, sendo que o filtro de ar é de 40 em 40 mil, velas de 40 em 40 mil, e a distribuição de 5 em 5 anos ou 100 em 100 mil kms.

                                                      E há tanto material da concorrência para estes carros, eu numa manutenção principal que vou efectuar este mês e incorpora todos os comestíveis acima enunciados, excepto distribuição, vou gastar 60,00€ (com filtros Bosch e velas NGK), e é tudo facílimo de mudar, não me parece que haja mais económico

                                                      O ano passado fiz uma revisão anual (a intermédia) pela quantia irrisória de 35,00€
                                                      Pois...o problema é quando for necessário uma peça especifica que não exista na concorrência e aí os preços da Honda (e de qualquer japonesa em geral) são proibitivos.

                                                      Além do mais, peças da concorrência para Honda nunca existiram em grande quantidade.
                                                      Há uns anos atrás então é que era escasso.

                                                      A manutenção de um Saxo 1.1 nunca será igual à de um Civic, garantidamente.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Toda a gente sabe que o Civic faz 50 milhões de kms em modo "só meter gasolina e andar", que uma revisão total custa cerca de 5 € com IVA incluído e que "faz" 2 litros aos 1000 km sempre a 20.000 rotações.

                                                        Pronto, agora que já exgerei um pouco , diria que um Civic é sempre de preferir a um Saxo, mas também já enoja um bocado essa mistificação exagerada que fazem ao "Hondita".

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O honda parece melhor opção, mas depende do que o autor do tópico pretende. Eu sei que escolheria o civic.

                                                          Em relação aos consumos de 10 do civic do MadDragon......claro que é possivel, cá em casa há um 116i e faz 11. Calculo que o trajecto seja muito semelhante: viagens curtas (3 ou 4 Kms), em terreno acidentado, quase sempre frio. Para terem uma noção, de vez em quando dou-lhe uma esfrega na AE e vou por ali a dar um pouco de gás e ninguém se espante quando digo que os consumos baixam sempre umas décimas. É que, por norma sobem neste tipo de condução, mas a do dia-a-dia é tão penosa que mesmo assim dá para baixar. Curiosamente nas férias andámos muito com ele "desemperrar" e em misto faz 8. Parece-me normal.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                                                            É ? Não sei.
                                                            Um Honda Civic EK muda nas revisões principais, de 20 em 20 mil, óleo, filtro de óleo, filtro de ar, velas e filtro da gasolina, sendo que o filtro de ar é de 40 em 40 mil, velas de 40 em 40 mil, e a distribuição de 5 em 5 anos ou 100 em 100 mil kms.

                                                            E há tanto material da concorrência para estes carros, eu numa manutenção principal que vou efectuar este mês e incorpora todos os comestíveis acima enunciados, excepto distribuição, vou gastar 60,00€ (com filtros Bosch e velas NGK), e é tudo facílimo de mudar, não me parece que haja mais económico

                                                            O ano passado fiz uma revisão anual (a intermédia) pela quantia irrisória de 35,00€
                                                            É uma maneira de ver a coisa...

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