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Fórmula Ford 1.0 EcoBoost registou a 11ª volta mais rápida de sempre no Nordschleife

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    Fórmula Ford 1.0 EcoBoost registou a 11ª volta mais rápida de sempre no Nordschleife

    Um Fórmula Ford equipado com Motor 1.0 EcoBoost registou a 11ª volta mais rápida de sempre no famoso circuito de Nordschleife, 7m22s – superando super desportivos de mais de 600cv como o Lamborghini Aventador, Ferrari Enzo e o Pagani Zonda.
    O pequeno mas enérgico motor Ford 1.0 EcoBoost é o principal responsável para que um Fórmula Ford tenha registado uma das voltas mais rápidas de sempre no famoso circuito alemão de Nordschleife, em Nürburgring.
    Esta versão única, e homologada para a estrada do mais recente monolugar de Fórmula Ford completou uma volta em 7 minutos e 22 segundos, registando assim o 11º tempo mais rápido de sempre no circuito, um desempenho que o coloca à frente de uma série de super -desportivos como o Lamborghini Aventador, Ferrari Enzo e Pagani Zonda, todos eles com mais de 600cv.
    "Este pequeno motor tem deixado as pessoas a esfregar os olhos de descrença”, disse o piloto e especialista Nick Tandy, de 28 anos, que registou o crono: "É simplesmente espantoso que um motor de um litro e 3 cilindros possa proporcionar este tipo de desempenho"
    Os engenheiros da Ford dedicaram vários meses de trabalho ao projeto para substituir o habitual motor 1.6 EcoBoost de 180cv do Fórmula Ford, por uma versão especialmente desenvolvida de 205cv do novo motor global a gasolina da companhia, o 1.0 EcoBoost, que foi recentemente foi nomeado "International Engine of the Year".


    Motor homologado para estrada
    A equipa responsável do projeto modificou também o veículo para que estivesse perfeitamente homologado para o seu uso em estrada, equipando-o com tampões de rodas, faróis dianteiros e traseiros e indicadores de mudança de direção, espelhos retrovisores aerodinâmicos e uma buzina. O carro é equipado com uma caixa manual de 6 velocidades e pneus homologados para circulação nas estradas.
    A velocidade máxima não homologada é de 255,5 kmh, com a aceleração dos 0-100 kmh de menos de quatro segundos. O veículo completou os 20,832 km do circuito de Nordschleife a uma velocidade média de 169 km/h: "Queríamos provar que tamanho não importa, mostrando a todos a grande capacidade do motor que desenvolvemos com o 1.0 EcoBoost," disse Roelant de Waard, vice-presidente de Marketing e Vendas, Ford Europa. "E que melhor maneira de superar alguns dos melhores super-desportivos do mundo no Nordschleife, utilizando apenas uma fração do combustível."
    Os testes internos também demonstraram que o Fórmula Ford 1.0 EcoBoost é capaz de um consumo de combustível extremamente frugal, tão somente de 2,4l/100km a 56 km/h e de 5l/100km a 120 km/h.
    Fórmula Ford dá 11ª volta mais rápida de sempre ao Nordschleife - Autosport.pt

    #2
    não percebi a importância de tal feito, apenas montaram o motor na plataforma mais leve que conseguiram

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Phaster Ver Post
      não percebi a importância de tal feito, apenas montaram o motor na plataforma mais leve que conseguiram
      Não percebes a relevância de um motor de corta relva de 3 cilindros e 1000cc de cilindrada bater um V8 ou V12 de marcas super-conceituadas?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
        Não percebes a relevância de um motor de corta relva de 3 cilindros e 1000cc de cilindrada bater um V8 ou V12 de marcas super-conceituadas?
        que tem 4 ou 5x menos de peso e de potencia ?

        Comentário


          #5
          Apesar de tudo 205 cv num motor 1.0 é relevante.
          Claro que este carro tem vocação de competição (chassis, suspensões, aerodinamica, etc.) e não carro de estrada, seja ele qual for.

          Seja como for parece que a ford aposta fortemente neste motor mesmo em competições.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
            Não percebes a relevância de um motor de corta relva de 3 cilindros e 1000cc de cilindrada bater um V8 ou V12 de marcas super-conceituadas?
            por esta razão

            Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
            que tem 4 ou 5x menos de peso e de potencia ?
            ainda pesa menos que um caterham, se pusessem o 1.0 num duvido que ficasse muitos segundos para trás

            Originalmente Colocado por corsadti16v Ver Post
            Apesar de tudo 205 cv num motor 1.0 é relevante.
            com turbos tudo é possível lol

            Comentário


              #7
              com turbos tudo é possível lol[/QUOTE]

              Sim é verdade, mas acredito que seja um motor utilizavel e não como muitos que até às 3000rpm parace de facto um motor 1.0 atmosferico. Fazer um carro potente não é dificil, dificil é faze-lo de forma competente, utilizavel, com bom binário a baixa rotação e consumos baixos. E ford está empenhada nisso e se ainda não conseguiu anda bem perto de o conseguir.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Phaster Ver Post
                com turbos tudo é possível lol
                Para alem de ter tido um aumento de 90cv (que nao se traduz somente em Turbo), ele nao andou ali com limite de 3000rpm, foi sempre a fundo. Impressionante a capacidade de resistencia do motor e as capacidades que têm.

                O que se pretente aqui é mostrar as capacidades do motor.


                Originalmente Colocado por corsadti16v Ver Post
                com turbos tudo é possível lol


                Sim é verdade, mas acredito que seja um motor utilizavel e não como muitos que até às 3000rpm parace de facto um motor 1.0 atmosferico. Fazer um carro potente não é dificil, dificil é faze-lo de forma competente, utilizavel, com bom binário a baixa rotação e consumos baixos. E ford está empenhada nisso e se ainda não conseguiu anda bem perto de o conseguir.[/QUOTE]

                Apesar de nao ter conseguido conduzir o Focus com este motor, quando fui fazer um test-drive com o meu pai (lesao no pé esquerdo, embraiagem nem ve-la), notei que quando as 2000rpm ja se senti ele a puxar bem. A faixa de utilizaçao do carro é das 2000rpm ate perto das 6000rpm.
                Editado pela última vez por Drifter; 06 September 2012, 14:51.

                Comentário


                  #9
                  Foi o turbo que salvou o diesel lol

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                    Foi o turbo que salvou o diesel lol
                    Ou os turbos, já que 1 agora sabe a pouco

                    Comentário


                      #11
                      É um bom feito.

                      Como sempre peso e potência ditam as regras.

                      205cv para 500Kg fazem milagres.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                        Para alem de ter tido um aumento de 90cv (que nao se traduz somente em Turbo), ele nao andou ali com limite de 3000rpm, foi sempre a fundo. Impressionante a capacidade de resistencia do motor e as capacidades que têm.

                        O que se pretente aqui é mostrar as capacidades do motor.




                        Sim é verdade, mas acredito que seja um motor utilizavel e não como muitos que até às 3000rpm parace de facto um motor 1.0 atmosferico. Fazer um carro potente não é dificil, dificil é faze-lo de forma competente, utilizavel, com bom binário a baixa rotação e consumos baixos. E ford está empenhada nisso e se ainda não conseguiu anda bem perto de o conseguir.


                        Apesar de nao ter conseguido conduzir o Focus com este motor, quando fui fazer um test-drive com o meu pai (lesao no pé esquerdo, embraiagem nem ve-la), notei que quando as 2000rpm ja se senti ele a puxar bem. A faixa de utilizaçao do carro é das 2000rpm ate perto das 6000rpm.
                        [/QUOTE]

                        Sim, pelo que tenho lido é verdade, este motor tem uma faixa de utilização bastante grande.
                        Claro que à medida que vamos subindo a potência, é necessário colocar turbos maiores que demoram mais a encher e aqui não à milagres, ou se aumenta à cilindrada, ou coloca-se um turbo de geometria variável (penso que a patente ainda é da Porsche para motores a gasolina) ou duplo turbo (multiestágios).

                        Comentário


                          #13
                          É uma operação de RP da Ford interessante.

                          Acho piada é que tenham homologado isto para estrada, para poderem entrar na classificação de carros de estrada.

                          Enfim.

                          Comentário


                            #14
                            E depois da volta feita é passar ao lado dos gajos dos Ferrari Enzo e Pagani Zonda assim:

                            Comentário


                              #15
                              Vamos fazer umas continhas:

                              Segundo a Wikipedia:
                              Ferrari Enzo: 660 PS - 1,365 kg
                              Formula Ford: 165PS

                              Consideremos um condutor com 70kg:
                              Relação Peso/Potência do Enzo (com condutor): (1365+70)/660 = 2.174 kg/PS
                              Peso do Fórmula Ford (com condutor) para manter a mesma relação peso potência: 2.174*165=359kg.

                              Peso só do motor: 97 kg.
                              Peso para o todo o carro (chassis, mecânica, refrigeração, eléctricos, etc...) excepto motor e sem condutor: 359-97-70 = 192kg.

                              A mim parece-me muito optimista fazer um carro inteiro (excepto motor) em 192kg (289kg com motor). A título de comparação:
                              Ariel Atom: 612 kg
                              Caterham 7: 515 kg

                              Já para não falar que um Fórmula Ford deve custar uma fracção de um super-desportivo.

                              Ninguém diz que o Ecoboost é o supra-sumo da batata, mas que o feito atingido pelo motorzinho merece registo, lá isso merece.




                              EDIT: entretanto já vi que este F.Ford tem 205cv (208 PS) para 500kg, o que dá uma RPP de 500/208 = 2.4kg/PS. Ou seja, uma RPP mais penalizadora do que no Enzo.
                              Editado pela última vez por ClioII; 06 September 2012, 15:34.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                Vamos fazer umas continhas:

                                Segundo a Wikipedia:
                                Ferrari Enzo: 660 PS - 1,365 kg
                                Formula Ford: 165PS

                                Consideremos um condutor com 70kg:
                                Relação Peso/Potência do Enzo (com condutor): (1365+70)/660 = 2.174 kg/PS
                                Peso do Fórmula Ford (com condutor) para manter a mesma relação peso potência: 2.174*165=359kg.

                                Peso só do motor: 97 kg.
                                Peso para o todo o carro (chassis, mecânica, refrigeração, eléctricos, etc...) excepto motor e sem condutor: 359-97-70 = 192kg.

                                A mim parece-me muito optimista fazer um carro inteiro (excepto motor) em 192kg (289kg com motor). A título de comparação:
                                Ariel Atom: 612 kg
                                Caterham 7: 515 kg

                                Já para não falar que um Fórmula Ford deve custar uma fracção de um super-desportivo.

                                Ninguém diz que o Ecoboost é o supra-sumo da batata, mas que o feito atingido pelo motorzinho merece registo, lá isso merece.
                                A ford divulgou que tem na casa dos 500kg.

                                Aqui tb não convém esquecer que o carro deve ter um centro de gravidade bem mais baixo que um carro "normal" e tem pneus semi-slicks.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                  A ford divulgou que tem na casa dos 500kg.

                                  Aqui tb não convém esquecer que o carro deve ter um centro de gravidade bem mais baixo que um carro "normal" e tem pneus semi-slicks.
                                  Pronto, então claramente o F.Ford tem pior relação peso potência que o Enzo.
                                  Centro de gravidade baixo e pneus XPTO tb assistem ao Ferrari.

                                  Comentário


                                    #18
                                    200kg com mais de 150cv só no reino das motas, e sim, um formula ford pesa 500kg, no site não diziam se era com ou sem condutor

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                      Pronto, então claramente o F.Ford tem pior relação peso potência que o Enzo.
                                      Centro de gravidade baixo e pneus XPTO tb assistem ao Ferrari.
                                      Bem, a relação peso potência não diz tudo sobre um carro. É diferente travar 500 Kg ou 1400 Kg, é diferente curvar com 500 Kg ou com 1600 Kg, etc, etc e a relação peso/potência nada interessa.

                                      Sob ponto de vista da técnica, também não dou grande importância a estas supostas quebras de records, faz lembrar a Toyota e o seu Radical "e-tron". É marketing para "Inglês ver", é publicidade gratuita quase.

                                      Dou importância sim ao coração deste "carro", isso é que importa destacar. Espero que outras marcas acompanhem a Ford neste campo e que isso traga benefícios aos condutores dentro de pouco tempo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                        Bem, a relação peso potência não diz tudo sobre um carro. É diferente travar 500 Kg ou 1400 Kg, é diferente curvar com 500 Kg ou com 1600 Kg, etc, etc e a relação peso/potência nada interessa.

                                        Sob ponto de vista da técnica, também não dou grande importância a estas supostas quebras de records, faz lembrar a Toyota e o seu Radical "e-tron". É marketing para "Inglês ver", é publicidade gratuita quase.

                                        Dou importância sim ao coração deste "carro", isso é que importa destacar. Espero que outras marcas acompanhem a Ford neste campo e que isso traga benefícios aos condutores dentro de pouco tempo.
                                        Hmmmmm, não é bem assim...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                          Hmmmmm, não é bem assim...
                                          O que é que a relação peso/potência influência a capacidade de travagem de um carro? Ou seu Grip em curva? Na questão do peso, o peso absoluto do carro é que influência decisivamente estes pontos.

                                          Por outras palavras, um (por exemplo) 335d de origem, trava pior ou curva pior que outro 335d "chipado" para os "600cv" que anunciam por aí? Não, é exactamente igual.

                                          Ou se este FF tivesse exactamente a mesma relação peso potência de um Enzo, qual dos dois é mais fácil de parar? É esta a questão.

                                          Comentário


                                            #22

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                              O que é que a relação peso/potência influência a capacidade de travagem de um carro? Ou seu Grip em curva? Na questão do peso, o peso absoluto do carro é que influência decisivamente estes pontos.

                                              Por outras palavras, um (por exemplo) 335d de origem, trava pior ou curva pior que outro 335d "chipado" para os "600cv" que anunciam por aí? Não, é exactamente igual.

                                              Ou se este FF tivesse exactamente a mesma relação peso potência de um Enzo, qual dos dois é mais fácil de parar? É esta a questão.
                                              Ah, nesses aspectos não. Pensei que te referias ao andamento propriamente dito e aí, a rel. peso/potência tem um papel fulcral.

                                              Comentário


                                                #24
                                                A relação peso potência tem relevância para as acelerações até determinada velocidade. Daí para a frente, entram outros valores na equação, como a potencia total do carro e aerodinâmica. Basta ver o exemplo dos lotus, que em acelerações são mais fortes que muitos super-desportivos, mas em velocidade máxima, ficam para trás.

                                                Em curvas, tem muito mais relevancia o peso e chassis dos carros que a potencia total dos mesmos. Se duvidas houvesse, basta meter um mini e até pode ser um ferrari, num kartodromo, e bye bye ferrari. Não conheço o autodromo em questão, atenção, não sei o quanto sinuoso ele é.

                                                Existem multiplos factores, alem da potência do carro, para ditar a performance do mesmo. E pode ser extremamente forte num determinado circuito, e num outro, não ter a minima hipótese.

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                                  Ah, nesses aspectos não. Pensei que te referias ao andamento propriamente dito e aí, a rel. peso/potência tem um papel fulcral.
                                                  É diferente travar 500 Kg ou 1400 Kg, é diferente curvar com 500 Kg ou com 1600 Kg, etc, etc e a relação peso/potência nada interessa.
                                                  Nada interessa para estes pontos, logicamente.

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                                                    #26
                                                    Este noticia apenas demonstra que este excelente motor ainda tem muita margem para progredir... 205cv num motor 1.0 turbo de 3 cilindros é obra.

                                                    Baixo peso aliado a boa potencia já se sabe o resultado!!

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