Um Fórmula Ford equipado com Motor 1.0 EcoBoost registou a 11ª volta mais rápida de sempre no famoso circuito de Nordschleife, 7m22s – superando super desportivos de mais de 600cv como o Lamborghini Aventador, Ferrari Enzo e o Pagani Zonda.
O pequeno mas enérgico motor Ford 1.0 EcoBoost é o principal responsável para que um Fórmula Ford tenha registado uma das voltas mais rápidas de sempre no famoso circuito alemão de Nordschleife, em Nürburgring.
Esta versão única, e homologada para a estrada do mais recente monolugar de Fórmula Ford completou uma volta em 7 minutos e 22 segundos, registando assim o 11º tempo mais rápido de sempre no circuito, um desempenho que o coloca à frente de uma série de super -desportivos como o Lamborghini Aventador, Ferrari Enzo e Pagani Zonda, todos eles com mais de 600cv.
"Este pequeno motor tem deixado as pessoas a esfregar os olhos de descrença”, disse o piloto e especialista Nick Tandy, de 28 anos, que registou o crono: "É simplesmente espantoso que um motor de um litro e 3 cilindros possa proporcionar este tipo de desempenho"
Os engenheiros da Ford dedicaram vários meses de trabalho ao projeto para substituir o habitual motor 1.6 EcoBoost de 180cv do Fórmula Ford, por uma versão especialmente desenvolvida de 205cv do novo motor global a gasolina da companhia, o 1.0 EcoBoost, que foi recentemente foi nomeado "International Engine of the Year".
Motor homologado para estrada
A equipa responsável do projeto modificou também o veículo para que estivesse perfeitamente homologado para o seu uso em estrada, equipando-o com tampões de rodas, faróis dianteiros e traseiros e indicadores de mudança de direção, espelhos retrovisores aerodinâmicos e uma buzina. O carro é equipado com uma caixa manual de 6 velocidades e pneus homologados para circulação nas estradas.
A velocidade máxima não homologada é de 255,5 kmh, com a aceleração dos 0-100 kmh de menos de quatro segundos. O veículo completou os 20,832 km do circuito de Nordschleife a uma velocidade média de 169 km/h: "Queríamos provar que tamanho não importa, mostrando a todos a grande capacidade do motor que desenvolvemos com o 1.0 EcoBoost," disse Roelant de Waard, vice-presidente de Marketing e Vendas, Ford Europa. "E que melhor maneira de superar alguns dos melhores super-desportivos do mundo no Nordschleife, utilizando apenas uma fração do combustível."
Os testes internos também demonstraram que o Fórmula Ford 1.0 EcoBoost é capaz de um consumo de combustível extremamente frugal, tão somente de 2,4l/100km a 56 km/h e de 5l/100km a 120 km/h.
Fórmula Ford dá 11ª volta mais rápida de sempre ao Nordschleife - Autosport.pt
O pequeno mas enérgico motor Ford 1.0 EcoBoost é o principal responsável para que um Fórmula Ford tenha registado uma das voltas mais rápidas de sempre no famoso circuito alemão de Nordschleife, em Nürburgring.
Esta versão única, e homologada para a estrada do mais recente monolugar de Fórmula Ford completou uma volta em 7 minutos e 22 segundos, registando assim o 11º tempo mais rápido de sempre no circuito, um desempenho que o coloca à frente de uma série de super -desportivos como o Lamborghini Aventador, Ferrari Enzo e Pagani Zonda, todos eles com mais de 600cv.
"Este pequeno motor tem deixado as pessoas a esfregar os olhos de descrença”, disse o piloto e especialista Nick Tandy, de 28 anos, que registou o crono: "É simplesmente espantoso que um motor de um litro e 3 cilindros possa proporcionar este tipo de desempenho"
Os engenheiros da Ford dedicaram vários meses de trabalho ao projeto para substituir o habitual motor 1.6 EcoBoost de 180cv do Fórmula Ford, por uma versão especialmente desenvolvida de 205cv do novo motor global a gasolina da companhia, o 1.0 EcoBoost, que foi recentemente foi nomeado "International Engine of the Year".
Motor homologado para estrada
A equipa responsável do projeto modificou também o veículo para que estivesse perfeitamente homologado para o seu uso em estrada, equipando-o com tampões de rodas, faróis dianteiros e traseiros e indicadores de mudança de direção, espelhos retrovisores aerodinâmicos e uma buzina. O carro é equipado com uma caixa manual de 6 velocidades e pneus homologados para circulação nas estradas.
A velocidade máxima não homologada é de 255,5 kmh, com a aceleração dos 0-100 kmh de menos de quatro segundos. O veículo completou os 20,832 km do circuito de Nordschleife a uma velocidade média de 169 km/h: "Queríamos provar que tamanho não importa, mostrando a todos a grande capacidade do motor que desenvolvemos com o 1.0 EcoBoost," disse Roelant de Waard, vice-presidente de Marketing e Vendas, Ford Europa. "E que melhor maneira de superar alguns dos melhores super-desportivos do mundo no Nordschleife, utilizando apenas uma fração do combustível."
Os testes internos também demonstraram que o Fórmula Ford 1.0 EcoBoost é capaz de um consumo de combustível extremamente frugal, tão somente de 2,4l/100km a 56 km/h e de 5l/100km a 120 km/h.
Fórmula Ford dá 11ª volta mais rápida de sempre ao Nordschleife - Autosport.pt
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