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Lavar motor- Qual a melhor forma

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    Lavar motor- Qual a melhor forma

    Tenho de levar o carro comercial à inspecção, trata-se de um peugeot 206 HDI.
    O mecânico disse-me que não tinha mal ir ao jet wash com isto e mandar uma mangueirada lá para cima com espuma, desde que o motor estivesse a trabalhar, isto é verdade? (Já um conhecido o fez num TDI sem problemas)
    Sou sincero, não vou limpar isto com paninhos e escovinhas à detalhe, por amor de Deus é um 206 para andar o mais possível e ainda para mais não há tempo para essas mariquices!

    Quem souber, que mande a sua opinião, mas que verdadeira para não me etoirar o motor

    #2
    Eu sempre lavei a fumarenta nos elefantes azuis e companhia, sempre me disseram foi para meter o modo de agua quente+espuma, nunca deu problemas.

    Comentário


      #3
      As opiniões são como as ratas: valem todas alguma coisa, mas umas são melhores que outras!

      O motor e respetivo compartimento é daquelas coisas que raramente se lavam por aqui, mas cá vão as minhas sugestões:

      Sempre com o motor frio (para evitar choque térmico);
      Com a agulheta de pressão a uma boa distância (de modo a que o jato de água não danifique tubos, fios...);
      Se possível utilizar um líquido apropriado (limpa sem correr os materiais e ainda hidrata plásticos, tubos e afins);
      Se for caso disso, proteger as zonas mais sensíveis (nomeadamente cablagens e a zona da admissão do ar);
      Sempre com o motor desligado (para evitar que o motor aspire água);
      Se possível deixar o carro secar naturalmente (mesmo sabendo que é mais rápido secar em andamento).

      Naturalmente que para ser feito desta forma implica ter algumas condições (espaço, equipamento, tempo...) e não vejo problema nenhum em ir a locais como os mencionados, mas cada um daquilo que é seu faz o que quer e considera mais adequado.

      Comentário


        #4
        E nunca mandaria agua de jacto para um motor.

        As limpezas que faço é sempre com pincel e uns recipientes com spray, contendo respectivamente água, mistolin (para sujidade entranhada) e blitz APC.

        Fica mesmo impecável seja qual for o motor ou sujidade.

        Mas se te estás a borrifar para esse carro então pronto, água de jacto lá para dentro. Mas deita o menos possível e sempre com o motor frio.

        Comentário


          #5
          Eu nunca lavaria um motor com água, ainda para mais com água de pressão. Os motores mais recentes possuem imensas cablagens, sensores, computadores, que não gostam, claro está, de água. Estes componentes costumam estar isolados, mas nenhum isolamento é perfeito, muito menos com o passar dos anos e com água com pressões altíssimas.

          A água possui também o dom de ajudar na corrosão de metais. Água acumulada em zonas complicadas de secar vão promover a corrosão.

          Os veículos andam à chuva mas nestes casos a água vem de baixo e com muito pouca pressão. Na maior parte das vezes não chega aos componentes superiores do motor.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Avantgarde220 Ver Post
            Tenho de levar o carro comercial à inspecção, trata-se de um peugeot 206 HDI.
            O mecânico disse-me que não tinha mal ir ao jet wash com isto e mandar uma mangueirada lá para cima com espuma, desde que o motor estivesse a trabalhar, isto é verdade? (Já um conhecido o fez num TDI sem problemas)
            Sou sincero, não vou limpar isto com paninhos e escovinhas à detalhe, por amor de Deus é um 206 para andar o mais possível e ainda para mais não há tempo para essas mariquices!

            Quem souber, que mande a sua opinião, mas que verdadeira para não me etoirar o motor
            Eu no 33, no Sprint véloce e punto actual lavava e lavo com o jacto do elefante azul, fica o motor a trabalhar, primeiro passo com o jacto de espuma a quente, por cima, lados e por baixo do motor.
            Espero um pouco, para a espuma fazer efeito, e depois lavo com água limpa e fria, a sujidade sai toda, e o motor fica como novo.

            Por baixo do motor meto a mangueira por baixo do carro na zona do motor e ando um pouco para um lado ou outro, com mais incidencia nas borrachas de transmissão e carter do motor.

            Eu apenas tenho cuidado com o que o petrus referiu, o tubo de admissão de ar e as tubagens e fios, onde existem fios e tubos eu borrifo aquilo tubo a uma distancia maior, devido á possibilidade de rasgar tubos ou partir fios, devido á pressão do jacto.

            Mesmo assim já entrou água pelo filtro de ar e nunca tive problemas com isso, os filtros são feitos para caso admitam água, separam num pré compartimento interno do filtro.
            Só existe problema se meter-mos o tubo de admissão completamente submerso, aí não há hipótese.

            Até hoje este sistema nunca deu problemas, no punto já o faço há 9 anos uma ou duas vezes por ano, uma delas é para estar limpinho para a inspecção.
            Editado pela última vez por m4nn1pul0; 07 September 2012, 14:40.

            Comentário


              #7
              Eu NUNCA lavei os motores dos meus carros. Lavar o motor para quê?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                Eu NUNCA lavei os motores dos meus carros. Lavar o motor para quê?
                Um dia que vás á inspecção e te indiquem teres o motor a babar ou algo assim.
                Mesmo que o motor esteja bom existem sempre os babados dos retornos, que sujam tudo, aí vais ter de lavar para tirares essas sujidades, ou poderás ter o inspector á perna.
                Se pagares comissão ao inspector, aí o motor até pode ir todo encardido que eles fingem não ver.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                  Um dia que vás á inspecção e te indiquem teres o motor a babar ou algo assim.
                  Mesmo que o motor esteja bom existem sempre os babados dos retornos, que sujam tudo, aí vais ter de lavar para tirares essas sujidades, ou poderás ter o inspector á perna.
                  Se pagares comissão ao inspector, aí o motor até pode ir todo encardido que eles fingem não ver.
                  Oi !!??

                  Se o motor estiver bom, tem pó, ou muito pó.

                  Para não falar dos outros, com o carro actual com + de 185.000 Km e 9 anos, nunca fui chamado à atenção em qualquer inspecção

                  Comentário


                    #10
                    eu, pessoalmente nunca lavo motor, uma pergunta que fiquei confuso, esta aqui alguem a dizer que não se deve lavar com motor quente, por via do choque termico, mas quando o carro sai a chuva e passa por uma poça de agua com velocidade !! aquela agua fria é projectada pelos pneus para dentro do motor !!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                      eu, pessoalmente nunca lavo motor, uma pergunta que fiquei confuso, esta aqui alguem a dizer que não se deve lavar com motor quente, por via do choque termico, mas quando o carro sai a chuva e passa por uma poça de agua com velocidade !! aquela agua fria é projectada pelos pneus para dentro do motor !!
                      Mas aí é inevitável, o que não quer dizer que seja saudável.

                      Comentário


                        #12
                        NUNCA! Até existem motores que têm símbolos a indicar para não serem lavados á pressão!

                        Se estão "babados", então corrijam o que está a babar

                        Comentário


                          #13
                          o mecanico disse que não tem mal, mas se acontecer alguma coisa é ele que paga o estrago?
                          ainda por cima com o motor a trabalhar? para entrar agua para a admissão????

                          Mangueirada só se for em motores a diesel da velha guarda... E motores modernos com electronica, mais vale com um bocado de paciencia, uns trapos e pinceis com desengordurante e limpar onde tá sujo..

                          Existem motores que babam e não é defeito é feitio.... alguns motores psa têm essa caracteristica

                          Perguntam o porque de lavar o motor, em casos com na IPO em que vos "obrigam".. ou porque há pessoas que gostam de ter o motor limpo.

                          Comentário


                            #14
                            O próprio pó cria uma camada estanque que ajuda a conservar os diversos componentes do motor.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post


                              Existem motores que babam e não é defeito é feitio.... alguns motores psa têm essa caracteristica
                              Mas nesses casos raramente os IPO´s implicam, o problema é que a grande maioria quer mesmo esconder fugas enormes

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por PAZ Ver Post
                                Oi !!??

                                Se o motor estiver bom, tem pó, ou muito pó.

                                Para não falar dos outros, com o carro actual com + de 185.000 Km e 9 anos, nunca fui chamado à atenção em qualquer inspecção
                                A minha 1.9d tinha a mesma idade e os mesmos km e tava a babar, resultado, anotação na inspeção, ha motores e motores, como era um 1.9d foi lavado à mangueirada e nunca se queixou.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Rapport Ver Post
                                  O próprio pó cria uma camada estanque que ajuda a conservar os diversos componentes do motor.
                                  pois já tinha ouvido falar, há pessoas até que usam esse método para conservar o exterior e interior do carro

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                    Mas nesses casos raramente os IPO´s implicam, o problema é que a grande maioria quer mesmo esconder fugas enormes
                                    raramento implicam? olha que não.. leva é anotação tipo 1 (não dá direito a chumbo) na primeira vez

                                    Comentário


                                      #19


                                      Num outro video também dizem que o motor deve ter estado a trabalhar durante 5 ou 10 minutos antes de o lavar (quente, mas não excessivamente quente): ajuda a evaporar a àgua sem haver um grande choque térmico. Também dizem para não deixar o jacto de àgua dirigido ao mesmo sitio por mais do que 3 segundos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Os meus é sempre a pressao e um bocado de liquido da louca . Sempre a rolar mas isolo e evito a zona da centralina por descargo de consciencia .

                                        Comentário


                                          #21
                                          Já lavei carros a gasolina e sem problemas de maior. Tenho apenas de reportar que nunca tive qualquer cuidado e num dos casos queimei uma peça electrónica (50€)

                                          O meu conselho é colocarem um saco plástico nas zonas mais sensíveis (alternador e centralina, se estiver demasiado exposta).

                                          O motor pode estar a trabalhar e deve ser usada água quente com baixa pressão (idealmente mangueira).

                                          Comentário


                                            #22
                                            Um vizinho meu já lavou o motor do seu 190D, com uma mangueira, mas não faço minima ideia se isso é saudavel ou não.
                                            Mas eu não faria isso.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Mercedes 190D:
                                              Uma vez, um artista mecânico entusiasta e reconhecido da Mercedes, fez-me o favor de lavar o motor à minha frente, com borrifadela de produto para limpar e agua com cuidado para cima, e deu uma valente asneira.....de forma que nunca mais o artista viu lá a máquina.

                                              Água, ferro, calor, electricidade é uma mistura a ter cuidado.

                                              Faz como eu, limpa só onde há fugas de óleos que é o suficiente para a inspecção.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu nunca lavei o motor de carro nenhum. Não é daquelas coisas que me preocupe, até porque conheço vários motores que nunca foram limpos, estão cheios de pó e não é por isso que são menos fiáveis...

                                                Geralmente no meu passo um pano micro-fibras húmido pelas várias tampas plásticas e está bom...

                                                Não consigo conceber bem mandar um jacto de água para cima de um motor assim sem mais nem menos...!!!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                                  Eu nunca lavei o motor de carro nenhum. Não é daquelas coisas que me preocupe, até porque conheço vários motores que nunca foram limpos, estão cheios de pó e não é por isso que são menos fiáveis...

                                                  Geralmente no meu passo um pano micro-fibras húmido pelas várias tampas plásticas e está bom...

                                                  Não consigo conceber bem mandar um jacto de água para cima de um motor assim sem mais nem menos...!!!
                                                  Mas o teu motor deve estar todo bonitinho por cima mas cheio de "esterco" por baixo. Se tirares as tampas percebes isso, e logo num TDI em que a EGR se baba toda.

                                                  Já lavei os motores dos carros todos cá de casa pelo menos uma vez. Principalmente de um, concentrações e tal, fica bem ter o capot aberto e um motor a brilhar lá dentro.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Em todos os carros cá de casa lavo o motor, quando necessário.
                                                    O meu método é simples: com o motor frio borrifar todo o compartimento do motor com mistolin diluído em água (na proporção de 1 líquido para 6 água)
                                                    deixar actuar 2 minutos e em seguida esfregar com uma escova daquelas de lavar as garrafas de vinho todos os cantos, e passar por água
                                                    no fim.
                                                    Depois do motor ter trabalhado um pouco e estar completamente seco uso wd40 nas fichas eléctricas e plásticos, deixo actuar e retiro o excesso com um pano.

                                                    Depois do trabalho feito fica com este aspecto:












                                                    Apenas tapo o alternador com um saco plástico e de resto é sem stress.

                                                    Claro que a limpeza do motor não é essencial ao seu bom funcionamento, mas adoro abrir o capot dos carros
                                                    e ver um motor devidamente limpo.

                                                    Respondendo ao autor do tópico podes passar no elefante azul, meter uma moeda e dar uma mangueirada de água quente no motor, assim de longe, e seguir viagem, quando chegares ao destino o motor está seco e limpo.
                                                    Editado pela última vez por JorgeVieira; 07 September 2012, 19:42.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Grato pelas respostas;
                                                      Sendo assim, pelas informações que recolhi vou dar só uma mangueirada por baixo por causa das babas, e esperar para ver como é. Coloco a questão, pois em nenhum outro carro meu lavei o motor assim, o único há uns 2 anos foi o W124 com uma máquina de pressão de ar e umas coisas quaisquer e ficou "novo" desde aí tenho mantido essa lavagem a limpar com uns panos de vez em quando para o pó não se entranhar muito, os restantes andam com os motores mais porcos

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Nunca...mas nunca lavei um motor. Mecânico que me dissesse isso por causa de uma ipo...tava fdd...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                                                          eu, pessoalmente nunca lavo motor, uma pergunta que fiquei confuso, esta aqui alguem a dizer que não se deve lavar com motor quente, por via do choque termico, mas quando o carro sai a chuva e passa por uma poça de agua com velocidade !! aquela agua fria é projectada pelos pneus para dentro do motor !!
                                                          A questão acho que se prende um pouco como o colocar anticongelante: se for a frio, pode-se fazer com o carro desligado, mas se o motor já estiver quente, então o melhor é colocá-lo a trabalhar e ir adicionando lentamente, para diminuir o choque térmico.

                                                          Acho que será mais ou menos a mesma coisa e esses salpicos que falas, são em pouca quantidade, porque há os resguardos e protecções e não estamos a falar de mangueiradas com pressão. Parece-me que se se tiver certos cuidados (como já os referidos) não vejo inconveniente de maior, mas reconheço que só lavei (salvo seja, lavou o mecânico) uma vez o motor de um carro meu e não houve stress nenhum. Estava quente, ligou-se o carro e lavou-se assim. Depois com o devido cuidado também secou-se o motor com um compressoe de ar e deixou-se o resto para secar naturalmente como capot aberto.

                                                          Para mim, uma das questões principais é evitar o choque térmico.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                            A questão acho que se prende um pouco como o colocar anticongelante: se for a frio, pode-se fazer com o carro desligado, mas se o motor já estiver quente, então o melhor é colocá-lo a trabalhar e ir adicionando lentamente, para diminuir o choque térmico.

                                                            Acho que será mais ou menos a mesma coisa e esses salpicos que falas, são em pouca quantidade, porque há os resguardos e protecções e não estamos a falar de mangueiradas com pressão. Parece-me que se se tiver certos cuidados (como já os referidos) não vejo inconveniente de maior, mas reconheço que só lavei (salvo seja, lavou o mecânico) uma vez o motor de um carro meu e não houve stress nenhum. Estava quente, ligou-se o carro e lavou-se assim. Depois com o devido cuidado também secou-se o motor com um compressoe de ar e deixou-se o resto para secar naturalmente como capot aberto.

                                                            Para mim, uma das questões principais é evitar o choque térmico.
                                                            De acordo.

                                                            Comentário

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