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[Renault Modus 1.2 16v] Pasta amarela no bocal do óleo

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    [Renault Modus 1.2 16v] Pasta amarela no bocal do óleo

    Pois é pessoal, estes 2 últimos meses para o meu tio tem sido lixados, é o E250 que leva com um deposito de gasolina queima o pistão, a Sprinter que anda lixada do turbo, e agora é o Modus que deu o "arzinho da sua graça"

    Então o que se passa é o seguinte, à cerca de 6 meses o óleo foi substituído e hoje apareceu o aviso: "Mudar o óleo rapidamente" + Chave de fendas laranja, o empregado (condutor habitual) lá me avisou que apareceu a mensagem e não sabia o que fazer, fui lá verificar e assim que tiro a vareta do óleo para o ver aparece uma borra amarela na ponta. Ui ui ui, queres ver que já queimou a junta? Vou a tirar o tampa do óleo para ver o cenário e vejo isto:




    Depois de alguma pesquisa vi que poderia ser um permutador do óleo, será mesmo? Se sim fica em que parte do motor? O que é necessário desmontar e trocar mais (óleo e filtros, já calculo que seja...)?

    Dados:
    - 1.2 16v D4F com 41 mil kms e 7 anos
    - Nos últimos 3 anos (10 mil km) tem feitos circuitos diários de somente 2 kms (Casa-Trabalho-Casa)
    - Pega sempre a 4 cilindros, não faz fumo, mas por vezes tem o relenti instável, que por vezes fica nas 500 rpm e em manobras vai-se abaixo facilmente.


    Conto com a vossa ajuda sff

    #2
    Originalmente Colocado por Brunofig Ver Post
    - Nos últimos 3 anos (10 mil km) tem feitos circuitos diários de somente 2 kms (Casa-Trabalho-Casa)
    tens ai a resposta para o problema..

    muda o óleo, deixa aquecer o motor e vai para uma via rápida, depois de alguns quilómetros esta resolvido o problema da pasta amarela.abc

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por JBPinto Ver Post
      tens ai a resposta para o problema..

      muda o óleo, deixa aquecer o motor e vai para uma via rápida, depois de alguns quilómetros esta resolvido o problema da pasta amarela.abc
      Tenho um amigo com o mesmo Modus para a versão 1.2 TCE. Esta foi a minha primeira visão:




      10W40, percursos curtos.... ainda pensei em junta lixada mas pega bem, não gasta óleo, água da cor correcta.. Levou com um Elf 5W30 e tenho de ver como está

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por JBPinto Ver Post
        tens ai a resposta para o problema..

        muda o óleo, deixa aquecer o motor e vai para uma via rápida, depois de alguns quilómetros esta resolvido o problema da pasta amarela.abc
        Pois, logo vi... Só isso? O motor não terá de ser limpo para tirar esta borra amarela? Sendo assim será menos custoso $!

        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
        Tenho um amigo com o mesmo Modus para a versão 1.2 TCE. Esta foi a minha primeira visão:




        10W40, percursos curtos.... ainda pensei em junta lixada mas pega bem, não gasta óleo, água da cor correcta.. Levou com um Elf 5W30 e tenho de ver como está
        Uiii o estado desse... Tal e qual como este, pega bem, não deita fumos apenas noto que falha um pouco ao relentim com o motor quente...

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          #5
          Importam-se de explicar que pasta amarela é essa?

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            #6
            Àgua e óleo costuma fazer maionese.

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              #7
              Originalmente Colocado por armandosilva Ver Post
              Importam-se de explicar que pasta amarela é essa?
              Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
              Àgua e óleo costuma fazer maionese.
              É isto basicamente... Está a haver mistura de agua no óleo.

              Comentário


                #8
                Que porcaria é essa?

                Parece-me claramente óleo misturado com água.

                Permutador água/óleo não sei se esse motor tem, mas normalmente (e a ter) é o óleo que vai ter ao circuito da água e não o inverso. Porque o circuito do óleo está sob mais pressão e "foge" para onde houver menos pressão (circuito da água).

                Cheira-me a junta com passagem ou cabeça do bloco rachada.

                Comentário


                  #9
                  A mim cheira-me mais a um motor nas couves.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                    A mim cheira-me mais a um motor nas couves.
                    Coincidência do catano.... o carro do meu amigo e aqui o do Brunofig..

                    A ver vamos qual deles encosta primeiro..

                    Comentário


                      #11
                      oil sludge como se traduz para português?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                        oil sludge como se traduz para português?
                        Borra de óleo. Acontece quando o motor não chega à temperatura de funcionamento durante longos períodos e causa isto. Mas o profetas da desgraça dizem que este motor já era.... lol

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                          Borra de óleo. Acontece quando o motor não chega à temperatura de funcionamento durante longos períodos e causa isto. Mas o profetas da desgraça dizem que este motor já era.... lol
                          Uma coisa é certa...esse óleo tem de ser mudado pois tem muita humidade que pode danificar o motor.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Brunofig Ver Post
                            Pois é pessoal, estes 2 últimos meses para o meu tio tem sido lixados, é o E250 que leva com um deposito de gasolina queima o pistão, a Sprinter que anda lixada do turbo, e agora é o Modus que deu o "arzinho da sua graça"

                            Então o que se passa é o seguinte, à cerca de 6 meses o óleo foi substituído e hoje apareceu o aviso:
                            "Mudar o óleo rapidamente" + Chave de fendas laranja, o empregado (condutor habitual) lá me avisou que apareceu a mensagem e não sabia o que fazer, fui lá verificar e assim que tiro a vareta do óleo para o ver aparece uma borra amarela na ponta. Ui ui ui, queres ver que já queimou a junta? Vou a tirar o tampa do óleo para ver o cenário e vejo isto:




                            Depois de alguma pesquisa vi que poderia ser um permutador do óleo, será mesmo? Se sim fica em que parte do motor? O que é necessário desmontar e trocar mais (óleo e filtros, já calculo que seja...)?

                            Dados:
                            - 1.2 16v D4F com 41 mil kms e 7 anos
                            - Nos últimos 3 anos (10 mil km) tem feitos circuitos diários de somente 2 kms (Casa-Trabalho-Casa)
                            - Pega sempre a 4 cilindros, não faz fumo, mas por vezes tem o relenti instável, que por vezes fica nas 500 rpm e em manobras vai-se abaixo facilmente.


                            Conto com a vossa ajuda sff
                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                            Uma coisa é certa...esse óleo tem de ser mudado pois tem muita humidade que pode danificar o motor.
                            Até o carro já disse o mesmo.


                            Para a próxima muda usa um óleo sintético+filtro de óleo e façam o favor de dar uma volta maior com o carro para ele aquecer..


                            Elf Evolution SXR 5W30 5Lt - TEXOLEO.com

                            Comentário


                              #15
                              Então o oleo estar assim é pelo carro fazer percursos muito curtos e o motor nem conseguir aquecer? Cria humidade?

                              Comentário


                                #16
                                Que raio de motor e óleo são esses?

                                Isso costumava acontecer quando se andava com o mesmo óleo 4 ou 5 anos.

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                                  #17
                                  É normal.
                                  O meu também tinhadisso quando andava com o termostacto sempre aberto, o motor quase não aquecia e os trajectos eram sempre curtos.

                                  O motor D4F não tem sequer registo desses acontecimentos.
                                  É um motor praticamente limpo de avarias crónicas (excepto nas bobines).

                                  Comentário


                                    #18
                                    isso é consequencia de um 15w40 ou 10w40 e percursos curtos. Mete um óleo sintético mais fino e mesmo com percursos curto isso não volta a acontecer

                                    Comentário


                                      #19
                                      E pronto, o Modus lá foi à oficina e confirma-se, é típico nos motores Renault criarem esta borra devido a condensação. Resultado, vai-se trocar o óleo e o meu pai vai andar mais vezes com ele para fazer as viagens Lisboa - Porto Alto - Lisboa

                                      Comentário

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