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Aquisição de Renault Megane II - Motor e dúvidas

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    Aquisição de Renault Megane II - Motor e dúvidas

    Boas noites.

    Estou comprador de um novo veículo para o dia-a-dia para fazer cerca de 25.000KM anuais. O orçamento é 5000€.

    O modelo que tenho em vista é o Renault Megane II por vários motivos. Gosto da marca e do modelo, pretendo um carro confortável e de manutenção acessível (principalmente a nível de material).

    A dúvida está no motor e combustível. Tenho preferência por motores a gasolina, neste caso o 1.4 16V 100cv para posteriormente instalar GPL. No entanto, parece-me que pesquisando online surgem muitos mais 1.5 DCI 80cv com preços idênticos e com mais equipamento, apesar de mais KM.

    Pelo que tenho verificado existem vários problemas conhecidos (principalmente nos DCI): bronzes, injectores e vidros eléctricos. É aqui que estou reticente em relação ao custo do material, visto o valor de mão-de-obra é baixo.

    Pegando em exemplos do SV surge um 1.4 por 4000€ com equipamento base (+ os 1500 para o GPL), e um diesel que se destaca: Renault Mégane 1.5 DCI PREVILEGE, € 5.000, Coimbra - Standvirtual

    Será que vale a pena procurar bem um gasolina bem equipado (e juntar o custo do GPL), ou 'deixar-me levar pela moda' e adquirir um diesel por preços idênticos apesar de mais KM e manutenção mais cara?

    Cumps

    #2
    Boa pergunta. Mas acho que o principal juiz és mesmo tu. Se achares o GPL uma boa opção, não vejo porque não.

    Comentário


      #3
      Eu preferia GPL.

      Comentário


        #4
        O dCi de 80 não tem problemas de injectores.

        No teu caso talvez optasse pelo GPL (primeiro por ser mais barato na hora de abastecer e depois pelo silêncio e suavidade de funcionamento). No entanto, a gasóleo também será boa opção. Esse Privilege, então, está um excelente negócio (aparentemente).

        Comentário


          #5
          Este motor 1.4 da Mégane II não é o mesmo da geração anterior que tinha fama de queimar bobines e ocasionalmente também alguns problemas eléctricos no painel?

          Comentário


            #6
            É uma escolha que deve ser bem ponderada!

            O motor 1.4 é interessante e não costuma ser problemático, tirando as famosas bobines. Ruídos parasitas e eventuais problemas nos VE é igual em ambos.

            O 1.5 dci nesta altura dificilmente ainda terá problemas de injetores pois já se teriam manifestado. Os 80 cv podem saber a pouco, mas estão lá, sobretudo em baixas onde é melhor que o gasosa. As capas de biela deves trocar, nem que seja por descargo de consciência, caso ainda não tenha sido feito.

            Em suma, penso que o negócio é bastante equilibrado e seria mais o gosto pessoal a decidir. Se dizes que preferes gasosa... ouve o coração que a razão está equilibrada!!!

            Comentário


              #7
              Tens de ter em consideração que há muitos mais dci á venda do que méganes a gasolina... se encontrares um mégane 1.6, mais vale esse que o 1.4... o consumo é idêntico.

              Como nos usados nem sempre aparece o carro que gostariamos, eu abriria o leque de escolhas no segmento C a outros carros a gasolina e metia a gpl.

              tens aqui 2 méganes:
              http://www.standvirtual.com/carros/R...gane/P7329735/
              http://www.standvirtual.com/carros/R...gane/P7331857/

              golf IV 1.6
              http://www.standvirtual.com/carros/VW/Golf/P7353919/

              citroen c4 1.4
              http://www.standvirtual.com/carros/Citroen/C4/P7353735/

              audi a3 1.6
              http://www.standvirtual.com/carros/A.../1.6/P7329387/

              fiat stilo 1.6
              http://www.standvirtual.com/carros/Fiat/Stilo/P7327083/
              Editado pela última vez por Vehicle; 11 September 2012, 09:30.

              Comentário


                #8
                Conheço alguns casos de dci 80 com problemas de injectores (todos os que conheço).
                Tenho um dci 86 que vai pelo mesmo caminho.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                  Conheço alguns casos de dci 80 com problemas de injectores (todos os que conheço).
                  Tenho um dci 86 que vai pelo mesmo caminho.
                  Os de 80? Deves estar a fazer confusão com as motorizações, ou então foram casos isolados e uma coincidência bem jeitosa. É que problemas de injectores foram os dCi de 65 cavalos no Clio (se não estou em erro) e os de 100 cv no Megane.

                  Qual é o problema do dCi de 85 cv?

                  Comentário


                    #10
                    Se conseguires encontrar um 1.4 por 4000 e poucos km acho que seria mais interessante..

                    EU tive uma megane dci 80 e não deu problemas, mas conheço um que foi um cancro..

                    Comentário


                      #11
                      Renault Mégane 1.4 16V, € 4.900, Estoril - Standvirtual




                      Muito espaço e equipamento por alguns trocos... Mas isto é carro para manter, porque para revender é, digamos que, algo complicadito...

                      Comentário


                        #12
                        Ah ! E por relativamente a mesma quantidade de dinheiro com que encontras Mégane II a gasolina, podes sempre tentar um Laguna II.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                          Ah ! E por relativamente a mesma quantidade de dinheiro com que encontras Mégane II a gasolina, podes sempre tentar um Laguna II.
                          Renault Laguna 1.6 Previlege, € 2.999, Benfica-Lisboa - Standvirtual

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por JoaoPedroF Ver Post
                            Os de 80? Deves estar a fazer confusão com as motorizações, ou então foram casos isolados e uma coincidência bem jeitosa. É que problemas de injectores foram os dCi de 65 cavalos no Clio (se não estou em erro) e os de 100 cv no Megane.

                            Qual é o problema do dCi de 85 cv?
                            Não estou a fazer confusão.
                            Todos os motores dci que conheço já tiveram problemas de injecção ( bombas e injectores).
                            O dci 85 que tenho tem o "injector a picar", palavras do mecânico da Nissan, e os sintomas são:
                            - Barulho tipo máquina de costura;
                            - Perdas de potência temporárias;
                            - Perdas de potência quando se faz alguns km de auto estrada a velocidades mais elevadas.

                            Para além disso a desligar parece uma carroça velha, pois abana tudo.
                            E isto desde novo.
                            Reclamar não adianta e ainda fui gozado, pois o mecânico da nissan disse que durante a garantia não avariava!!

                            De notar que sempre que vou de férias, ou tenho carro de substituição dão-me um renault megane e todos (+ de 5) têm estes sintomas que disse).
                            A minha irmã tem um megane 3 dci e é exactamente igual. Antes deste teve outro igual e teve exactamente os mesmos problemas.
                            O anterior foi vendido com 40000km e este com 60000 não está nada famoso.
                            Os carros são dados pela empresa, pois Renault cá em casa não entra.

                            Comentário


                              #15
                              Renaults só na garagem ou na rua, em casa é que não entram

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                Não estou a fazer confusão.
                                Todos os motores dci que conheço já tiveram problemas de injecção ( bombas e injectores).
                                O dci 85 que tenho tem o "injector a picar", palavras do mecânico da Nissan, e os sintomas são:
                                - Barulho tipo máquina de costura;
                                - Perdas de potência temporárias;
                                - Perdas de potência quando se faz alguns km de auto estrada a velocidades mais elevadas.

                                Para além disso a desligar parece uma carroça velha, pois abana tudo.
                                E isto desde novo.
                                Reclamar não adianta e ainda fui gozado, pois o mecânico da nissan disse que durante a garantia não avariava!!

                                De notar que sempre que vou de férias, ou tenho carro de substituição dão-me um renault megane e todos (+ de 5) têm estes sintomas que disse).
                                A minha irmã tem um megane 3 dci e é exactamente igual. Antes deste teve outro igual e teve exactamente os mesmos problemas.
                                O anterior foi vendido com 40000km e este com 60000 não está nada famoso.
                                Os carros são dados pela empresa, pois Renault cá em casa não entra.
                                Os dci estão mesmo com má fama, mas vamos ver o oposto a partir de cá de casa, não do amigo da amiga que conhece...

                                Clio dci dos primeiros (65 cv) foram trocados os injetores ainda na garantia. Continua a circular com outro dono. Já passou os 200.000 e tudo ok;
                                Megane break 1.5 dci de 100 cv - vendida com quase 200.000 km. Injetores, turbo, bomba... tudo de origem e sem problemas;
                                Kai-kai 1.5 dci. Está agora a fazer os 100.000. Tudo ok. Por precaução foram mudadas as capas de biela;
                                Duster 1.5 dci. Já passou os 80.000 e tudo ok também. Em que ficamos?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                  Os dci estão mesmo com má fama, mas vamos ver o oposto a partir de cá de casa, não do amigo da amiga que conhece...

                                  Clio dci dos primeiros (65 cv) foram trocados os injetores ainda na garantia. Continua a circular com outro dono. Já passou os 200.000 e tudo ok;
                                  Megane break 1.5 dci de 100 cv - vendida com quase 200.000 km. Injetores, turbo, bomba... tudo de origem e sem problemas;
                                  Kai-kai 1.5 dci. Está agora a fazer os 100.000. Tudo ok. Por precaução foram mudadas as capas de biela;
                                  Duster 1.5 dci. Já passou os 80.000 e tudo ok também. Em que ficamos?
                                  Tu ficas com os teus dci que eu não compro mais nenhum.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Sou-te muito sincero: nunca mais vou ter um carro que não seja a GPL, a menos que os preços do GPL ultrapassem os da gasolina (). Foi a melhor decisão que tomei relativamente ao meu carro e olha que ele não é nenhum mar de potência.

                                    É um descanso chegar a uma bomba, atestar o depósito e pagar uma ninharia quando comparado com a mesma quantidade de litros de outro combustível (no meu caso, gasolina).

                                    Ultimamente tenho feito muitas viagens longas (Coimbra-Albufeira, Albufeira-Coimbra, Coimbra-Beja, Beja-Coimbra, ... por aí) e nunca gasto mais do que 30€ em GPL. Isso para mim e no meu carro é uma surpresa bastante agradável. Da última vez que fui de Albufeira até Coimbra gastei 28€ e fui a uma média de 140 km/h. A gasolina era impensável tal coisa.

                                    Procura no fórum Autogás por diários de bordo de Méganes II a GPL. Procura também por problemas de adaptação. Se não os houver, melhor.

                                    Quanto a um gasóleo ter mais extras... já se sabe como é. Portugal vive apenas para o diesel e mesmo nos carros novos isso se nota. As relações motor-extras são, regra geral, melhores no caso dos diesel.

                                    É uma decisão que depende de ti: queres um carro mais barato, em melhor estado, com menos quilometragem, com manutenções e combustível mais baratos ou queres o contrário?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                      Renaults só na garagem ou na rua, em casa é que não entram
                                      Engraçado que eu considero a garagem parte da minha casa!Tanto é que quando paguei as taxas para poder construir não houve distinção de áreas. A minha garagem faz parte da casa, por isso o que disse está correcto.Aqui neste forum é só engraçadinhos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu considerava o megane 1.6 a GPL como o vehicle sugeriu por aqui!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Antes demais muito obrigado por todos os comentários e sugestões.

                                          Apesar de ter passado pouco tempo desde o post inicial, acabei por fazer negócio.

                                          O escolhido foi exactamente a viatura do anúncio: Renault Megane II Luxe Privilege 1.5 DCI 80cv. Deixe-me levar pelo equipamento: AC Auto, Cruise Control, Sensor Luz/Chuva, Audio Premium, retrovisores rebativeis automaticamente, entre outros pormenores.

                                          Está tudo funcional excepto o visor que mostra as informações do radio, os digitos aparecem na linha incorrecta e sobrepostos. Creio que o motor que controla o fluxo de AR também não está a 100%, isto porque com a ventoinha no máximo sai pouco ar pelas saidas.

                                          A nível de exterior está bom, a pintura está boa e poucas marcas de utilização. As jantes estão muito boas. Os puxadores de portas prateados é que perderam côr.

                                          Os interiores têm bom aspecto mas mostram algum desgaste, principalmente nos puxadores das portas e manete da caixa, devido ao beje se ter tornado preto.

                                          Quando tiver algum tempo disponivel abro um diário de bordo com as respectivas fotografias.

                                          Cumps

                                          Comentário


                                            #22
                                            Então boa sorte e bons Kms.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Uma boa limpeza resolve metade dos "problemas" que referiste.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Boas, GPL dizem que é económico mas é mentira, o gaz é barato mas o motor a gasolina não tem tanta resistência como um motor a gasoleo.
                                                DCI Megane II e III têm a nova tecnologia common rail baixo consumo entre os 3.8 a 4,6 aos 100km o diesel é sempre mais caro, mão de obra nas oficinas é feita para todo o tipo de motores seja a gasolina ou não é o que a oficina impõe, concelho que te dou compra uma megane II ou III DCI diesel a qualidade do motor é xelente e fazem te km e bem km.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Em relação aos injetores não dão problemas isso é uma autentica mentira que o pessoal que não percebe de mecanica inventa, injetores estragam-se devido a não mudarem o filtro de gasoleo e o papel do filtro rompe e sujidade vai para os injetores e acaba por agarrar a cabeça do injetor, não para que dizem que megane dá problema de injetores que isso é mentira, deviam se actualizar mais na mecanica.
                                                  E ter cuidado aonde estancionam o carro porque parece que os ratos gostam de roer fios e basta um fio desfiado tocar em algo metalico, é o suficiente para lixar um injetor.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Dogzilla Ver Post
                                                    Sou-te muito sincero: nunca mais vou ter um carro que não seja a GPL, a menos que os preços do GPL ultrapassem os da gasolina (). Foi a melhor decisão que tomei relativamente ao meu carro e olha que ele não é nenhum mar de potência.

                                                    É um descanso chegar a uma bomba, atestar o depósito e pagar uma ninharia quando comparado com a mesma quantidade de litros de outro combustível (no meu caso, gasolina).

                                                    Ultimamente tenho feito muitas viagens longas (Coimbra-Albufeira, Albufeira-Coimbra, Coimbra-Beja, Beja-Coimbra, ... por aí) e nunca gasto mais do que 30€ em GPL. Isso para mim e no meu carro é uma surpresa bastante agradável. Da última vez que fui de Albufeira até Coimbra gastei 28€ e fui a uma média de 140 km/h. A gasolina era impensável tal coisa.

                                                    Quanto a um gasóleo ter mais extras... já se sabe como é. Portugal vive apenas para o diesel e mesmo nos carros novos isso se nota. As relações motor-extras são, regra geral, melhores no caso dos diesel.
                                                    Média de 140 km /h ? Qual o carro em questão ?

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