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Algumas duvidas/ "problemas" Punto mk1! Ajuda pls

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    Algumas duvidas/ "problemas" Punto mk1! Ajuda pls

    Boas pessoal, hoje comprei um fiat punto 55sx de 1995. Comprei um carro para me deslocar para o trabalho e dar uns voltinhas de vez em quando. O carro veio com 152000km, tem a tinta do tejadilho ja sem verniz, uns pequenos riscos, nada de mais. O interior ta muito bem conservado, pena nao ter vindo com radio, mas nao faz mal. Como nunca conduzi um fiat punto, tenho algumas duvidas e suspeito de alguns problemas que o carro possa ter e ficaria agradecido se me ajudassem.

    Os problemas que suspeito sao:
    Quando passo num pisso irregular, parece que ta algo froxo nas zonas das rodas e no volante. (Ja vi num outro forum que podiam ser os apoios da suspensao, das molas, do braço do volante desapertado..)

    O canhao da fechadura da porta do pendura ta desapertada e gostava de saber o que tenho que fazer e como para a apertar.

    As duvidas que tenho sao:
    Hoje quando fui ligar o carro para vir para casa, acendeu.me uma luz no quadrante a dizer "CODE" e com uma chave por baixo. Nao ser se é normal aparecer ou nao

    Tambem nao sei se é normal a luz da reserva da gasolina acender quando se esta a subir, provavelmete é por causa do sensor, mas gostava que me esclarecessem esta duvida tambem

    Na zona do radio, de lado onde se mete os pés, ha uma grande abertura em que se ve os fios do radio e isso e gostava de saber se com os vossos tambem tem a mesma abertura. Sinceramente assim fica um bocado feio

    No entanto, tirando isso, para primeiro dia, o carro portou-se muito bem e ainda tenho que me habituar a conduçao do mesmo. Se me pudessem ajudar, ficaria grato

    Cumps, Ruce

    #2
    Relativamente ao CODE e ao símbolo que parece um secador de cabelo (teste à injecção creio, algo assim; se ocorrer durante a circulação é mau) é normal no arranque.

    O indicador de combustível já vem sendo apanágio em carros velhotes

    Relativamente ao resto não te consigo ajudar.

    Comentário


      #3
      Ora bem, aparecer a luz "code" quando metes a chave é normal, é porque o carro só aceita a chave codificada.

      O indicador de combustível é normal em curva e em inclinações ele oscilar, já o meu Lancia Y passa-se o mesmo.

      Uma bomba de gasolina para esse carro deve andar nas casa dos 60/70 € e resolve-te o problema.

      Comentário


        #4
        É normal os cabos do rádio estarem à vista. Só vinham tapados nas versões ELX e 6 Speed. O S e SX tinham isso à vista.

        Comentário


          #5
          O ponteiro de gasolina pode oscilar em curvas:
          - quase nada (normal)
          - um bocado, tipo teres o depósito a meio e fazeres uma rotuinda e acender a luz e depois apaga(a bóia está já com pouca força)
          - ao oscilares o carro o ponteiro andar quase que solto (a bóia está mesmo sem força já).

          Quanto à suspensão, começa antes de tudo por ter os pneus à pressão correcta. Mete 2 bar ás 4 que não vais mal.
          Depois solta / abre a bengala por baixo da coluna de direcção,
          regula de ponta a ponta, vê se faz barulhos.
          Se sim deita-lhe spray tipo "WD40" ou "Bala".
          Coloca o volante na altura correcta para ti e aperta / fecha a bengala.

          Quanto ao resto, são coisas que só andando com o carro.

          Comentário


            #6
            Como já disseram o code tem de acender quando das à chave a apagar depois(assim como o injector vermelho), se se mantiver aceso podes ter algum problema com a chave que estas a usar, não sei como era no 55, mas no 75 elx do meu pai trás 3 chaves, uma azul com comando, uma azul simples e a mestra(acastanhada).

            Comentário


              #7
              Mais ninguem sabe do "problema" dos barulhos da parte das rodas e direcçao em piso irregular?

              E ja agora de como apertar o canhao da fechadura?
              Editado pela última vez por N1csm; 20 September 2012, 22:57.

              Comentário


                #8
                Como são esses barulhos?
                Para apertares o canhão da fechadura tens de desforrar a porta.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por azegrokas Ver Post
                  Como são esses barulhos?
                  Para apertares o canhão da fechadura tens de desforrar a porta.

                  Boas amigo
                  Os barulhos é como se tivesse algo desapertado na parte do volante. Parece que ta um plastico fora do sitio mas por dentro do braço da direção. O volante, quando o carro passa num piso irregular, treme muito :S

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por N1csm Ver Post
                    Boas amigo
                    Os barulhos é como se tivesse algo desapertado na parte do volante. Parece que ta um plastico fora do sitio mas por dentro do braço da direção. O volante, quando o carro passa num piso irregular, treme muito :S
                    Isso é as rotulas dos trinagulos da suspensão. para resolver isso neste carro tens que por triangulos novos à frente.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                      Isso é as rotulas dos trinagulos da suspensão. para resolver isso neste carro tens que por triangulos novos à frente.
                      E essa brincadeira ficaria-me por quanto €€?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                        Isso é as rotulas dos trinagulos da suspensão. para resolver isso neste carro tens que por triangulos novos à frente.
                        Vê se vês isso por aqui:

                        Peças de automóvel FIAT PUNTO (176) 55 1.1 (54Cv)

                        Comentário


                          #13
                          Parece que venho tarde.
                          Já agora com o carro parado,o volante fica fixo sem abanar?
                          É que no carro do minha ex não sei porque o volante ganhou folga...parecia uma batedeira aquilo,dava para fazer circulos com o volante.
                          Tirei plasticos e era umas porcas desapertadas...não sei como desapertou...apertei e até hoje nada..

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por azegrokas Ver Post
                            Parece que venho tarde.
                            Já agora com o carro parado,o volante fica fixo sem abanar?
                            É que no carro do minha ex não sei porque o volante ganhou folga...parecia uma batedeira aquilo,dava para fazer circulos com o volante.
                            Tirei plasticos e era umas porcas desapertadas...não sei como desapertou...apertei e até hoje nada..

                            Se calhar não tinha contra porcas, daí com os anos desenroscar.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por azegrokas Ver Post
                              Parece que venho tarde.
                              Já agora com o carro parado,o volante fica fixo sem abanar?
                              É que no carro do minha ex não sei porque o volante ganhou folga...parecia uma batedeira aquilo,dava para fazer circulos com o volante.
                              Tirei plasticos e era umas porcas desapertadas...não sei como desapertou...apertei e até hoje nada..
                              Quando o carro ta parado o volante parece uma estatua, nao se mexe. Nao sei se é alguma folga ou nao :s

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por N1csm Ver Post
                                E essa brincadeira ficaria-me por quanto €€?
                                Com triangulos da concorrencia deves arranjar isso por uns 120€ + alinhamento de direcção.

                                Quanto ao resto:
                                Os fios do radio estarem à mostra é normal, no entanto vê se estão bem amarrados e enrolados com abraçadeiras.
                                O ponteiro não ligues a isso, marca bem parado é o que interessa.
                                A fechadura tens que desmontar a porta para fazer a afixação.
                                Editado pela última vez por DragonH; 22 September 2012, 13:55.

                                Comentário


                                  #17
                                  Para além do que já disseram, já ligaste a soufagem? Liga e vê se o nível do líquido de refrigeração se mantém igual. Já que estás com a mão na massa...

                                  Comentário


                                    #18
                                    E se liga nos 4 níveis, o meu Ypsilon quando o comprei só ligava no nivel 4 por ser "directo".

                                    Resistência + mão de obra = 40 e tal euros...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Boas pessoal
                                      Ja mudei a junta, ja melhor do com que tava. Agora a parte da suposta folga, tenho que levar o carro a um mecanico para ver o que é.
                                      Ja agora, quantos litros de gasolina ficam no deposito quando se acende a reserva? E se é possivel haver fuga de agua pelo encaixe do termostato?

                                      Cumps

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por N1csm Ver Post
                                        Boas pessoal
                                        Ja mudei a junta, ja melhor do com que tava. Agora a parte da suposta folga, tenho que levar o carro a um mecanico para ver o que é.
                                        Ja agora, quantos litros de gasolina ficam no deposito quando se acende a reserva? E se é possivel haver fuga de agua pelo encaixe do termostato?

                                        Cumps
                                        Pede para ver terminais de direcção e rotulas do eixo de suspensão.a fazer uma curva apertada ele foge para para o lado oposto certo?
                                        Pode haver fugas pelo termostato,se a junta entre o termostato e a cabeça tiver ido a vida,ou mal apertado etc...
                                        Mas isso mudas em dez minutos,tirando dois parafusos com uma chave 10.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por azegrokas Ver Post
                                          Pede para ver terminais de direcção e rotulas do eixo de suspensão.a fazer uma curva apertada ele foge para para o lado oposto certo?
                                          Pode haver fugas pelo termostato,se a junta entre o termostato e a cabeça tiver ido a vida,ou mal apertado etc...
                                          Mas isso mudas em dez minutos,tirando dois parafusos com uma chave 10.
                                          Amigo, ja sei o que é: um era uma anilha de aluminio mal apertada do tubo do radiador e na parte da suspensao, do barulho que faz, sao os triangulos da suspensao que estao com folga. Ja me tive a informar sobre o assunto, 73€ os dois triangulos

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