Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Onde esta o nosso dinheiro?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Onde esta o nosso dinheiro?

    CGD sem dinheiro para pagar cheque

    O cidadão português Rogério Ribeiro de Oliveira não conseguiu levantar um cheque de 80 mil euros emitido pela Caixa Geral de Depósitos (CGD), nem mesmo quando se dirigiu à sede do banco público.
    O titular do cheque declarou ao «Correio da Manhã» que, no dia 28 do mês passado, se dirigiu à agência da CGD na Praça da Figueira, em Lisboa, para receber os 80 mil euros. «Disseram-me não ter essa quantia. Mas diligenciaram para pagar o cheque. Inclusive, fizeram uma chamada telefónica interna para a agência da CGD na Rua do Ouro.» Aqui, também não havia verba.

    O balcão da CGD na Praça da Figueira decidiu, então, contactar telefonicamente com a sede da instituição financeira por via interna. Ninguém atendeu.

    O titular do cheque deslocou-se à sede da Caixa Geral de Depósitos, sita na Avenida João XXI, em Lisboa. Aqui, Rogério Ribeiro de Oliveira teria sido atendido por um funcionário que afirmou que o cheque de 80 mil euros não seria pago por a CGD não ter dinheiro suficiente. O titular do cheque pediu para falar com o gerente, mas não conseguiu chegar à fala com aquele responsável em tempo útil.

    Anteontem, o titular do cheque conseguiu falar com o gerente da sede, que prometeu pagar hoje, dia 2 de Agosto, os 80 mil euros do cheque bancário emitido pela própria Caixa Geral de Depósitos.

    Rogério Ribeiro de Oliveira, que deveria ter voltado a Espanha na passada sexta-feira à tarde, só pode fazê-lo hoje. E diz-se prejudicado, tanto pessoal como profissionalmente, porque perdeu tempo na capital portuguesa e não pôde fazer negócios imobiliários em Espanha, faltando a compromissos já assumidos. Fonte da Caixa Geral de Depósitos adiantou ao jornal que existem várias normas de segurança emitidas pelo Banco de Portugal que condicionam a existência de liquidez nas agências bancárias. Para além destas normas, existem as regras de prevenção do branqueamento de capitais, que obrigam a que os clientes que queiram levantar quantias superiores a 12.500 euros, em dinheiro vivo, tenham de comunicar a sua intenção à instituição de crédito com, pelo menos, um dia de antecedência.

    Para além daquele aviso prévio, que permite ao banco juntar a quantia pretendida, os clientes que queiram realizar levantamentos de quantias avultadas, têm de responder a uma série de questões, nomeadamente, para que querem o dinheiro, sob pena de verem a transacção comunicada às autoridades policiais.

    Perda de 3.600 euros

    Se Rogério Ribeiro de Oliveira tivesse recebido o dinheiro do cheque de 80 mil euros na passada sexta-feira, o depositasse nesse dia e o levantasse hoje, teria mais 3.635,2 euros. Recorde-se que a taxa de juro ao dia era de 2,84 por cento. Em 48 horas, caso essa taxa se mantivesse, a percentagem de ganho seria de 4,544% líquidos, descontada já a taxa liberatória de 20%.

    «Assunto: cheque sem cobertura emitido pela Caixa Geral de Depósitos.» Assim consta da participação feita por Rogério Ribeiro de Oliveira ao Banco de Portugal anteontem. O queixoso diz-se «enxovalhado na sua honra e consideração», devido à «postura dos dois funcionários [na sede da CGD] presentes e do gerente ausente», e que não recebeu o «dinheiro titulado por um cheque não traçado» emitido a favor dele pela CGD.


    #2
    Tenho uma pena dele, tadinho!!!

    Comentário


      #3
      Se fosses tu, ja terias pena!!!
      É que se fosses tu tb ias te lixar da mesma maneira!

      Comentário


        #4
        Hmmm... notícia à parte... se ele depositasse os 80 mil euros, em cinco dias tinha 3600 de juros? Essas contas estão bem feitas? :S Parece-me um valor grande demais para a duração do depósito... pelo menos as contas que estou habituado a ver é tudo do género 4% ou 5% ao ano, aqui ele ganharia esse valor em 5 dias...

        Comentário


          #5
          Primeiro não tinha esses juros coisisima nenhuma
          teria ganho 35 e de juros em 4 dias na melhor das hipoteses[}]

          Segundo banco procedeu bem, e de acordo com a legislação sobre branqueamento de capitais.


          PS O CM cada vez mais parece um jornal da treta

          Comentário


            #6
            As contas tao mal feitas sim.O artista que escreveu o artigo aplicou a taxa anual ao dia,mas se considerarmos que numa aplicação com rentabilidade diaria rende cerca de 2,84% ao ano teriamos cerca de 1800 euros por ano o que dava cerca de 10 euros pelos dias que perdeu

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por pmct

              Primeiro não tinha esses juros coisisima nenhuma
              teria ganho 35 e de juros em 4 dias na melhor das hipoteses[}]

              Segundo banco procedeu bem, e de acordo com a legislação sobre branqueamento de capitais.


              PS O CM cada vez mais parece um jornal da treta
              Estava a ver que era só eu...:D
              Que anormais. 2,84% é a taxa anualizada... num dia ganha 1/365 disso.
              [}][}]

              Comentário


                #8
                Mas o Banco só cumpriu a Lei.

                Comentário


                  #9
                  O problema não são os juros em si, o problema é que fizeram o homem andar a correr agências para vir á João XXI sem ninguém o ter avisado sequer dos procedimentos.

                  E o tratamento dado aos clientes da caixa não é igual para todos, até percebo bem o que o homem terá sentido e sou capaz de ter uma boa percepção de como terá sido tratado.

                  Resumindo, se tivessem informado o senhor que teria que se deslocar preferencialmente á João XXI e que teria que comunicar a sua vontade com 1 dia de antecedência bem como o motivo secalhar isto não teria aconteçido.

                  Lá está o slogan, há mais na caixa do que você imagina...

                  Comentário


                    #10
                    A grande questão é que essa lei é uma vergonha, será que o banco precisa mesmo de um dia para evitar o branquamento de capitais. Ou será que essa lei existe sim para justificar que os bancos não tem liquidez imediata, porque todo o dinheiro depositado esta aplicado em transacçoes overnight, a render juros e esse prazo de um dia serve para dar tempo de comunicar ao mercado interbancario o levantamento da reserva aplicada, para que não se perca juros.

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por Luís Miguel

                      Mas o Banco só cumpriu a Lei.
                      Cá, porque em França levou pela medida grande.


                      citação:Alegadas operações de branqueamento de capitais
                      CGD: Multa de 400 mil euros

                      A sucursal francesa da Caixa Geral de Depósitos foi multada em 400 mil euros por envolvimento em alegadas operações de branqueamento de capitais, segundo o jornal francês ‘Le Monde’, que cita o boletim da Comission Bancaire, regulador do sector bancário.

                      Foi detectada em agências da Caixa uma dezena de infracções, como avultadas transferências internacionais não declaradas, o que motivou uma repreensão “à luz da gravidade dos factos”.

                      A Caixa responsabiliza pela “maioria” das infracções um empregado da sucursal, que já teria sido despedido por altura das inspecções do regulador (2004), e adianta ter tomado “todas as medidas para que a situação não se repita”. Estas incluem “novos meios informáticos” e “procedimentos em conformidade com as exigências da autoridade de supervisão”.

                      Os factos em causa, ocorridos entre 2002 e 2004, após a fusão da sucursal francesa com o Banque Franco Portugaise, eram do conhecimento da Caixa e já teriam sido dados a conhecer ao regulador antes da inspecção.

                      A Caixa afirma que a legislação francesa sobre o branqueamento de capitais é “relativamente recente e algo controversa”. “Só em meados de Julho, a Federação Francesa de Bancos publicou um trabalho com a jurisprudência aplicável nesta matéria, à luz das sanções impostas recentemente”.

                      A Caixa afirma que a sanção “insere-se numa prática normal” do regulador, aplicada anualmente, em média, a 18 bancos, nos últimos anos.
                      Lusa

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Killerace



                        Lá está o slogan, há mais na caixa do que você imagina...
                        [}][}][}][}]

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por pmct

                          Primeiro não tinha esses juros coisisima nenhuma
                          teria ganho 35 e de juros em 4 dias na melhor das hipoteses[}]

                          Segundo banco procedeu bem, e de acordo com a legislação sobre branqueamento de capitais.


                          PS O CM cada vez mais parece um jornal da treta
                          Exactamente!
                          Mas uma "notícia" patética de mais algum pseudo-jornalista.

                          Comentário


                            #14
                            Por incrivel que pareça a CGD agiu conforme a lei. Levantamentos ou depositos acima de 12500. tem de se assinar umas declaraçoes quais queres... tem de se pedir com alguma antecedencia o dinheiro.

                            Comentário


                              #15
                              mas tb quem no seu perfeito juizo vai levantar 80.000 mil euros em dinheiro vivo.... se eu soubesse fazia-lhe uma espera á saída da CGD lol....

                              agora o tratamento dado ao homem era escusado... tb não sabia que tinhamos que avisar o banco com um dia de atencedencia para levantarmos cheques de valores elevados.

                              Comentário


                                #16
                                submeti este comentario no CM

                                duvido é que eles o publiquem


                                O jornalista que escreveu isto devia voltar pra escola e de livre e espontanea vontade deixar esta profissão.

                                Então o homen ganhava 3635.2€ em 2 dias???
                                haja gente mesmo idiota isso seria ao ano, logo em dois dias seria 3635.2/365*2=20 euros.

                                Para alem desta burrice acresce ainda o facto de que a CGD apenas cumpriu o que esta na lei, nomeadamente a respeitante ao branqueamneto de capitais.


                                Comentário


                                  #17
                                  Depois da mesnagem que meti la eles retiraram a parte do calculo dos juros [}][}][}][}][}][}][}][}][}][}]

                                  Comentário


                                    #18
                                    E estava aquela notícia com aquela nota na área de economia [8)][8)][8)]... Parece-me que nem na área da economia doméstica teria lugar :D:D:D

                                    De facto é inacreditável o teor da nota!

                                    E eu nada sei de economia...[xx(]

                                    Cumprimentos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu tambem tinha submetido um comentario parecido. mas tambem duvido que publiquem, princiaplmente agora que censuraram a "nota"

                                      EDIT:Os comentarios na agencia financeira da IOL, tao uma comedia

                                      Comentário


                                        #20
                                        "Cheque sem cobertura" diz o gajo.
                                        Dinheiro ele tem inteligencia é que parece-me que lhe falta.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Agora tive a ver os comentarios que la estavam e so mostra a ignorancia de alguns portugueses.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Bem sei que me vão "trucidar" com este comentário, mas caso me acontecesse a mim, eu punha a CGD em tribunal depois de queixa apresentada ao Banco de Portugal.

                                            O facto de eles não conseguirem proceder ao pagamento do cheque de 80.000€ com cobertura pode levar a que no "ridiculo da situação" sejam declarados falidos! Supostamente são obrigados a determinado momento terem liquidez para satisfazerem todos os seus comprimissos. O que não aconteceu

                                            Comentário


                                              #23
                                              Traveller, eu não te vou trucidar vou me so rir, rir muito.
                                              Ha leis e essas leis são para ser cumpridas foi so isso que aconteceu.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Uma coisa temos de dizer: A banca em Portugal come-nos as papas na cabeça!!!
                                                Temos as taxas e comissoes mais elevadas da europa, o nosso mercado bancario é controlado por 4 grupos que não permitem a entrada de bancos estrangeiros nem o aumanto da concorrencia.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Ragazzito, a historia do branqueamento de capitais nao se faz com um cheque de 80.000€, num dia.

                                                  Apresenta-se 10 cheques de 10.000€ em dias consecutivos a agencias diferentes que dá menos nas vistas!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por Sphynx

                                                    Uma coisa temos de dizer: A banca em Portugal come-nos as papas na cabeça!!!
                                                    Temos as taxas e comissoes mais elevadas da europa, o nosso mercado bancario é controlado por 4 grupos que não permitem a entrada de bancos estrangeiros nem o aumanto da concorrencia.
                                                    Isso sao outras historias.

                                                    Traveller como se faz ou deixa de fazer não intressa, intressa sim é que os bancos têm que tomar certas medidas e como tal o cheuqe não foi pago, vai ao banco que quiseres com um cheque de 80.000 euros e ve se te o pagam, quem diz 80.000 ate diz 50.000.

                                                    Edit: podes é discutir se esta correcta ou não essas medidas, agora a CGD limitou-se a tomar as medidas aconselhadas.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      @ragazzito, vocês estão a centrar-se num pormenor que o homem desconheçia, e adianto que a forma como lhe foi apresentado o problema não foi das mais cordiais.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por Traveller

                                                        Bem sei que me vão "trucidar" com este comentário, mas caso me acontecesse a mim, eu punha a CGD em tribunal depois de queixa apresentada ao Banco de Portugal.

                                                        O facto de eles não conseguirem proceder ao pagamento do cheque de 80.000€ com cobertura pode levar a que no "ridiculo da situação" sejam declarados falidos! Supostamente são obrigados a determinado momento terem liquidez para satisfazerem todos os seus comprimissos. O que não aconteceu
                                                        Aquilo é um cheque bancario, logo tem dinheiro.
                                                        NA lei o banco é obrigado a procere POR INTRUÇÔES DO BANCO DE PORTUGAL a procediemntos especificos sempre que se moviemntem quantias superiores a 12.500€em numerario.
                                                        E por fim é no minimo suspeito que alguem queira levantar em numerario tamanha quantia;)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por Killerace

                                                          @ragazzito, vocês estão a centrar-se num pormenor que o homem desconheçia, e adianto que a forma como lhe foi apresentado o problema não foi das mais cordiais.
                                                          um jornalista que diz que o homem perdeu quase m,il contos de juros em 2 dia não é muito credivel.
                                                          Apesar de não gostar na caixa acredito mais na CGD que no CM:D

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por pmct

                                                            citação:Originalmente colocada por Killerace

                                                            @ragazzito, vocês estão a centrar-se num pormenor que o homem desconheçia, e adianto que a forma como lhe foi apresentado o problema não foi das mais cordiais.
                                                            um jornalista que diz que o homem perdeu quase m,il contos de juros em 2 dia não é muito credivel.
                                                            Apesar de não gostar na caixa acredito mais na CGD que no CM:D
                                                            Mas o jornalista ainda é naquela, dá-se o desconto, na sabe e tal.
                                                            Agora aos funcionários das agências, e pronto baseando-me no que li da noticia, e no que conheço da caixa, vejo que falta mesmo o importante pormenor de informarem o cliente dos procedimentos.

                                                            O problema do senhor nem seriam os juros mas sim a forma como a situação foi tratada e apresentada.

                                                            E acredita, na caixa....[8)]

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X