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Problema grave com CTT: Entrega de carta no local errado!

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    Problema grave com CTT: Entrega de carta no local errado!

    Boas!

    Venho relatar-vos e pedir opiniões acerca de um assunto que me parece bastante grave.

    Há 1 mês, comprei um carro e fiz o respectivo registo na hora (na Loja do Cidadão), ficando de receber nas semanas seguintes o documento único automóvel (vulgo livrete) em casa. Pois bem, depois de 4 semanas sem nada receber, contactei o IRN, que me informou que o tinha enviado para os correios poucos dias depois e que, se não me tinha sido entregue, o problema estaria nos CTT.

    Deram-me o número da seguimento, consultei o site dos CTT e de facto a encomenda estava lá registada, mas... Qual não é o meu espanto quando vejo que foi "entregue" em minha casa nos dias subsequentes. Ora, o problema é que NUNCA me chegou nada à caixa do correio, pelo que só vejo uma razão: foi entregue noutra caixa...
    Liguei prontamente para os CTT e fiz o respectivo pedido de averiguação, estando agora à espera de uma resposta - ficaram de a enviar para casa em 10 dias. A reclamação no livro amarelo vou fazê-la proximamente, isso é certo!

    O meu problema (que me parece muitíssimo grave!) é que alguém terá os documentos do MEU carro, saberá onde eu moro (o livrete tem os meus dados pessoais, como é óbvio) e ninguém me garante que terá caído em mãos sérias - até porque se assim fosse, provavelmente devolveriam a carta aos CTT ou então poriam na minha caixa (se fosse vizinho).

    As questões que se impõem agora são:

    1- Peço já ao IRN para me emitir uma 2ª via ou aguardo mais um pouco? O livrete que tenho é válido por mais 30 dias.
    2- Os CTT responsabilizam-se? (estive de férias na semana em que supostamente entregaram a carta e como estava à espera de receber o livrete, verificava tudo com extrema atenção, portanto foi mesmo culpa deles)
    3- De que forma é que posso ser recompensado? (é que o registo são 60 euros, não é brincadeira)
    4- Apresento queixa na polícia? Contra quem? O carteiro que fez a distribuição ou os CTT?
    5- Aguardo pela resposta dos CTT antes de actuar?

    Sinceramente estou bastante apreensivo com toda a situação, e estou a ver que vou ter que me chatear a sério, coisa que não queria!...

    Obrigado, desde já.

    #2
    Da experiência que tenho e que também já tive oportunidade de presenciar, o cliente é sempre o lixado, seja correio registado normal, EMS, o que for.

    Há algum tempo atrás, um amigo meu ficou a ver navios em 150€ numa situação semelhante à tua, a encomenda nunca lhe chegou às mãos, mas supostamente para os CTT tinha sido entregue.

    Apresentou queixa, fez trinta por uma linha e no final, os 150€ nunca mais os viu. Teve apenas uma palmadinha nas costas dos CTT e pedido de desculpa.

    Não estou a dizer que o mesmo se vai passar contigo, até porque às vezes o desenrolar das coisas depende muito das mãos a que chega, mas em situações do género o cliente é que acaba por ser quase sempre o único prejudicado.

    De qualquer modo, antes de tomares outra providências, acho que devias aguardar pela conclusão da averiguação dos CTT, não vá a carta andar por lá perdida.

    Comentário


      #3
      Os CTT são uma empresa que não tem responsabilidades nenhumas... Sempre que há asneira quem fica a perder é sempre o cliente.

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        #4
        Ui... tantas dessas que acontecem com clientes meus...

        Esquece... os CTT não se vão responsabilizar por nada. O registo é simples e não obriga a assinatura, por isso o carteiro, mesmo que tenha cometido algum erro, vai sempre negá-lo. De qualquer forma fizeste bem em fazer queixa nos CTT. Já a queixa na polícia não sei até que ponto servirá para alguma coisa.

        Acho que tens mesmo que te mentalizar que vais ter que largar 30€ e pedir 2ª via do DUA. Atenção que os emolumentos vão aumentar a partir de dia 1 de Outubro (não me recordo se o pedido de 2ª via está incluído nos aumentos).

        Comentário


          #5
          Pois, também me parece que quem se vai lixar sou eu!
          Mas acho que vou aguardar pela resposta daqueles incompetentes...

          O que mais me preocupa é saber que os documentos podem estar na posse de alguém que, se lhe apetecer, até pode andar com o meu carro como se fosse dele...

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            #6
            Com o teu carro só se ele fosse roubado.

            Quanto muito anda com outro carro com a tua matricula e com os teu documento.

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              #7
              Originalmente Colocado por panpipe Ver Post
              Com o teu carro só se ele fosse roubado.

              Quanto muito anda com outro carro com a tua matricula e com os teu documento.
              Exacto. Era nesse caso que estava a pensar.

              Comentário


                #8
                O problema é teu. Não tivesses comprado um carro, que isso não te acontecia.

                Felizmente, nunca tive qualquer problema com os CTT.

                Comentário


                  #9
                  Não será melhor contactar o IMTT para emitir nova via do DUA, cancelando a actual?

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                    #10
                    Ainda há bocado vim dos CTT e uma pessoa estava a fazer um cagaçal, perdeu-se alguma encomenda de valor elevado. Pelo andamento da coisa vai ficar a arder, "não sei quê, a reclamação segue para a central de lisboa e depois tem de esperar..."

                    Comentário


                      #11
                      ​Sim, vou aguardar mais uma semana. Se por acaso não tiver resposta positiva dos CTT, peço a 2ª via do DUA e faço a reclamação no livrinho (vou fazer de qualquer das formas).
                      Originalmente Colocado por MiguelMelodeCarvalho Ver Post
                      O problema é teu. Não tivesses comprado um carro, que isso não te acontecia.

                      Felizmente, nunca tive qualquer problema com os CTT.
                      Invejoso!

                      Comentário


                        #12
                        Já recebi correspondência errada e abri pensando que era para mim.

                        Era um extracto bancário de um vizinho (mesmo banco do que eu)...obviamente não lho entreguei aberto...

                        Neste caso, não haveria qualquer problema em devolver e até porque é algo de valor.

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                          #13
                          Pela minha experiência, reclamar com os CTT nunca dá em nada.

                          Há uns anos fiz uma encomenda pela net (loja de UK). O carteiro deixou-me o papel na caixa do correio, para ir levantar a encomenda à estação dos CTT, com prazo de 10 dias úteis. Fui lá passado 3 dias úteis... A encomenda tinha sido devolvida ao remetente no UK.

                          Apresentei reclamação, principalmente porque ia ter de pagar novamente os portes para que as coisas me fossem remetidas uma segunda vez.

                          Recebi uma resposta (por correio registado, vejam lá) 2 meses depois: pediam muita desculpa, mas não aceitaram a minha reclamação pelo valor perdido, só o remetente o poderia reclamar - em inglaterra, o remetente teria de reclamar por um erro dos CTT em Portugal

                          A partir deste dia nunca mais dei a morada de casa para compras on-line, mando sempre para a morada do emprego!

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