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    Avaria Laguna DCI

    Olá pessoal!

    Decidi meter aqui uma questão. Pode alguém já ter tido uma situação idêntica e assim dárme umas dicas.

    Tenho um laguna 1.9 dci de 2003. já há alguns meses que me acontece uma coisa mas nos ultimas semanas tem-se tornado mais frequente.

    O carro puxa bem, tudo ok..tem um relanti estável e tudo. Mas acontece um fenómeno por vezes. Ao aproximar de um semáforo ou rotunda ao carregar na embraiagem para parar o motor fica 1 ou 2 segundos meio engasgado. e vejo o ponteiro da rotação descer abaixo da posição que tem normalmente em ponto morto. depois passa esses 1 ou 2 segundos e o ponteiro sobe e fica com o relanti sempre certinho a trabalhar. È só mesmo naqueles instantes após afrouxar...

    Alguém faz ideia de que se possa tratar este problema???

    Obrigado...

    #2
    Pelo menos os Civic costumavam ter esse problema. Resolviam-se com uma limpeza simples com um spray e um paninho.

    Depois vai ficando outra vez sujo e tens de ir limpando.


    Começa por aí. É simples e barato. Se nao funcionar há-de ser outra coisa, mas nao costuma ser nada grave ou caro.

    Comentário


      #3
      ah....limpeza de quê? acho que faltou qualquer coisa na resposta...
      Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
      Pelo menos os Civic costumavam ter esse problema. Resolviam-se com uma limpeza simples com um spray e um paninho.

      Depois vai ficando outra vez sujo e tens de ir limpando.


      Começa por aí. É simples e barato. Se nao funcionar há-de ser outra coisa, mas nao costuma ser nada grave ou caro.

      Comentário


        #4
        pois foi, borboleta de admissão do ar

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por laguna Ver Post
          Olá pessoal!

          Decidi meter aqui uma questão. Pode alguém já ter tido uma situação idêntica e assim dárme umas dicas.

          Tenho um laguna 1.9 dci de 2003. já há alguns meses que me acontece uma coisa mas nos ultimas semanas tem-se tornado mais frequente.

          O carro puxa bem, tudo ok..tem um relanti estável e tudo. Mas acontece um fenómeno por vezes. Ao aproximar de um semáforo ou rotunda ao carregar na embraiagem para parar o motor fica 1 ou 2 segundos meio engasgado. e vejo o ponteiro da rotação descer abaixo da posição que tem normalmente em ponto morto. depois passa esses 1 ou 2 segundos e o ponteiro sobe e fica com o relanti sempre certinho a trabalhar. È só mesmo naqueles instantes após afrouxar...

          Alguém faz ideia de que se possa tratar este problema???

          Obrigado...
          E eu a pensar que era só o meu...

          Sinceramente nunca liguei muito a isso, pois muito raramente acontece, e quando acontece passado 5 minutos já não me lembro.
          E de resto, como se tem portado? Quantos kms tem? Consumos, etc...

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            #6
            Pois...até acredito que possa não ser nada de especial... Mas a verdade é que se torna um bocado irritante. Atravesso a cidade de um lado ao outro e faz meia duzia de vezes. Fico sempre á espera que alguma vez se desligue mesmo o motor...

            Quanto aos quilómetros tenho 172 mil... não posso afirmar que tenha mesmo esses..não era mesmo novo. mas talvez tenha.
            Mudança do turbo aos 150 mil como tdos os outros

            Mas de resto aqueles problemas gravissimos que muita gente fala, electronica não sei quantos. até ver não tenha nd... foi só mesmo o turbo.
            Faço uma condução económica...anda sempre nos 5.5 - 6 litros..

            e o teu? algum problema de maior? quantos mil?
            eu pra dizer a verdade ando sempre a ignorar o mal que dizem no carro na esperança que sejam um carro pra fazer uns bons quilometros. espero que sim. é um carro que gosto. conforto e segurança 5 estrelas...mecanica tirando o turbo....se continuar igual nada mal-----tirando o tal engasgar lol

            Comentário


              #7
              Qd tinha esse problema era pior no verão qd estava calor.

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                #8
                O meu Pai teve um desses 1.9 dci dci de 120cv de 09/2003 até 10/2007, nos qual fez mais de 160 mil Kms. Concordo com a avaliação: espaçoso, confortável, anda qb, económico se se souber tirar partido disso (o meu Pai era constamente abaixo de 6.5), seguro, e nunca teve problemas alguns, até à altura de trocar. Por volta dos 160 mil Kms começou a fazer exactamente o que relatas, e foi directo à marca. Limpeza de injectores, e igual, não melhorou nada. Troca de injectores e nada, tudo na mesma. Há deve ser o comando da bomba injectora e .......veio para casa um 320d. Era carro de leasing e foi trocado ao abrigo desse contrato, pelo que o meu Pai até se deu ao trabalho de reportar o caso à empresa de leasing e dizer que o carro estava na mesma, apesar dos muitos € gastos (por eles, felizmente) nas reparações. Não te consigo ajudar, mas parece ser a mesma coisa, pelo que achei curioso contar o relato.

                Por curiosidade, tive um problema semelhante num Corsa B 1.0 de 12v, e era o MAF. Foi trocado e nunca mais teve estes sintomas. Agora, se esse caso é isso, não sei.

                Comentário


                  #9
                  Esses carros costumavam dar problemas na mola da embraiagem. Verifica isso também.

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                    #10
                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                    O meu Pai teve um desses 1.9 dci dci de 120cv de 09/2003 até 10/2007, nos qual fez mais de 160 mil Kms. Concordo com a avaliação: espaçoso, confortável, anda qb, económico se se souber tirar partido disso (o meu Pai era constamente abaixo de 6.5), seguro, e nunca teve problemas alguns, até à altura de trocar. Por volta dos 160 mil Kms começou a fazer exactamente o que relatas, e foi directo à marca. Limpeza de injectores, e igual, não melhorou nada. Troca de injectores e nada, tudo na mesma. Há deve ser o comando da bomba injectora e .......veio para casa um 320d. Era carro de leasing e foi trocado ao abrigo desse contrato, pelo que o meu Pai até se deu ao trabalho de reportar o caso à empresa de leasing e dizer que o carro estava na mesma, apesar dos muitos € gastos (por eles, felizmente) nas reparações. Não te consigo ajudar, mas parece ser a mesma coisa, pelo que achei curioso contar o relato.

                    Por curiosidade, tive um problema semelhante num Corsa B 1.0 de 12v, e era o MAF. Foi trocado e nunca mais teve estes sintomas. Agora, se esse caso é isso, não sei.
                    Pois...Então quer dizer que na máquina não foi logo directo ao assunto certo??
                    Falei com o mecanico experiente e achou que era uma diminuição da pressao de alimentação que acontecia naquele momento .... ou bomba de alta pressão...ou válvula de pressão da ramapa....à volta disso... Mas daí até ir meterme a trocar material sem certezas..
                    Era bom uma certeza com a ligação à máquina....
                    Mas foi boa a dica. Se afirmarem que é injectores vou falar no teu caso... trocar material carissimo pra nada...esqueçe lá iso...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por laguna Ver Post
                      Pois...Então quer dizer que na máquina não foi logo directo ao assunto certo??
                      Falei com o mecanico experiente e achou que era uma diminuição da pressao de alimentação que acontecia naquele momento .... ou bomba de alta pressão...ou válvula de pressão da ramapa....à volta disso... Mas daí até ir meterme a trocar material sem certezas..
                      Era bom uma certeza com a ligação à máquina....
                      Mas foi boa a dica. Se afirmarem que é injectores vou falar no teu caso... trocar material carissimo pra nada...esqueçe lá iso...
                      Nos Astras 1.7 cdti, já ouvi alguns relatos desse tipo, e era a tal vávula de pressão do gasóleo, ou bomba do gasóleo, mas mais uma vez não faço ideia se é o mesmo caso. E é uma treta, um gajo vai à marca e depois acontecem estas cenas. Enfim.....por acaso foi uma pena não chegarmos a saber o que era.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por laguna Ver Post
                        Pois...até acredito que possa não ser nada de especial... Mas a verdade é que se torna um bocado irritante. Atravesso a cidade de um lado ao outro e faz meia duzia de vezes. Fico sempre á espera que alguma vez se desligue mesmo o motor...

                        Quanto aos quilómetros tenho 172 mil... não posso afirmar que tenha mesmo esses..não era mesmo novo. mas talvez tenha.
                        Mudança do turbo aos 150 mil como tdos os outros

                        Mas de resto aqueles problemas gravissimos que muita gente fala, electronica não sei quantos. até ver não tenha nd... foi só mesmo o turbo.
                        Faço uma condução económica...anda sempre nos 5.5 - 6 litros..

                        e o teu? algum problema de maior? quantos mil?
                        eu pra dizer a verdade ando sempre a ignorar o mal que dizem no carro na esperança que sejam um carro pra fazer uns bons quilometros. espero que sim. é um carro que gosto. conforto e segurança 5 estrelas...mecanica tirando o turbo....se continuar igual nada mal-----tirando o tal engasgar lol
                        O meu só mesmo muito raramente acontece, como aliás já tinha referido. Também acredito que se possa sentir mais no para/arranca.
                        De resto não tenho tido problemas de maior. Levou um turbo aos 80 000 kms, agora está com quase 200 000, fora os que lhe tiraram (foi comprado em segunda mão, e importado ).

                        Da parte eléctrica nunca tive qualquer problema.

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                          #13
                          E então pessoal?? mais ninguém me sabe dizer nada?

                          Dava mesmo jeito alguém já ter tido isto e que soubésse exactamente de que se trata.......

                          Aceitam-se mais dicas....

                          Comentário


                            #14
                            Noutro carro bastaria o tal pano, o spray e 15 minutos de trabalho.

                            Sendo o carro que é, tens que o "levar à máquina", mas depois verás que o software já não é actualizado há mais de 1 mês, pelo que terás que descarregar novo software, limpar a cache e os cookies, reinstalar o software, que depois vai crashar umas 50 vezes durante a instalação, não se sabe bem porquê. Depois verificas que a memória está cheia de erros e terás de correr novamente o DVD para apagar os erros e depois poderes instalar o software de novo. Entretanto, o software voltou a ficar desactualizado e, como é recente, tens que o pedir em França. Quando chegar, terá de levar um patch, versão 78.0989.03843848 a), porque aquela versão já não é actual. Por fim, ligar à máquina, esperar 2 horas que ela se sintonize com o novo software e faça o respectivo upload, até que finalmente sai o diagnóstico: Limpeza de borboleta de admissão necessária. Obrigado.

                            Comentário


                              #15
                              Onde eu trabalhei em tempos havia um desses. Das poucas vezes que o conduzi gostei imenso do carro. Sei que levou um turbo por volta dos 100.000 e embraiagem lá para os 200.000. Teve um fim triste num encontro com um autocarro, mas ninguém se magoou!

                              Quanto a mais problemas não sei nada de concreto, mas a resposta do Lino penso que diz tudo.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por laguna Ver Post
                                E então pessoal?? mais ninguém me sabe dizer nada?

                                Dava mesmo jeito alguém já ter tido isto e que soubésse exactamente de que se trata.......

                                Aceitam-se mais dicas....

                                Os carros hoje em dia sao como uma caixa de pandora, duvido que alguem te sabe dizer exactamente o que é isso ate porque o sintona pode vir de varios sitios.

                                Pega no carro e leva-o a uma maquina, a minha experiencia diz que as coisas na marca sao mais fiaveis, ja meti 3 carros em maquinas de ''oficina de rua'', e falharam redondamente nos diagnosticos, mas vai com ele a uma oficina que aqui so vais encontrar palpites

                                Comentário


                                  #17
                                  Isso é alguma coisa com sujidade,possivelmente a borboleta , e os turbos vao todos á vida, devem ser baratinhos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por laguna Ver Post
                                    E então pessoal?? mais ninguém me sabe dizer nada?

                                    Dava mesmo jeito alguém já ter tido isto e que soubésse exactamente de que se trata.......

                                    Aceitam-se mais dicas....
                                    Bem, pelo que percebi a rotação desce abaixo do normal e depois sobe certo?
                                    Não tenho um Laguna desses mas tenho um de 1996 a gasolina. Pode ser diferente e concerteza será mas no meu caso ao parar acontecia que ficava acelerado um pouco acima das 1000 e depois descia abaixo do normal e tremia todo e lá voltava ao normal.
                                    Ao certo o que resolveu não consigo dizer mas fiz-lhe a revisão com troca de todos os filtros mas como não me recordo se voltou a fazer antes de ter dado com um tubo rachado do sensor MAP... Não sei se foi a troca deste tubo que resolveu mas nunca mais fez.
                                    Já o foste ligar á CLIP?

                                    Comentário


                                      #19
                                      POis....o problema é mesmo esse....
                                      Ele não acusar nada..
                                      pareceme problema parea deixar ir andando... na esperança que não pior. E tentar ignorar quando ele o faz visto que não é sempre....
                                      Originalmente Colocado por nribeiro Ver Post
                                      Bem, pelo que percebi a rotação desce abaixo do normal e depois sobe certo?
                                      Não tenho um Laguna desses mas tenho um de 1996 a gasolina. Pode ser diferente e concerteza será mas no meu caso ao parar acontecia que ficava acelerado um pouco acima das 1000 e depois descia abaixo do normal e tremia todo e lá voltava ao normal.
                                      Ao certo o que resolveu não consigo dizer mas fiz-lhe a revisão com troca de todos os filtros mas como não me recordo se voltou a fazer antes de ter dado com um tubo rachado do sensor MAP... Não sei se foi a troca deste tubo que resolveu mas nunca mais fez.
                                      Já o foste ligar á CLIP?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Não aconselho deixar o problema ir andando, isso é como um gajo estar doente e deixar ir andando. A não ser que detete o problema e acha que aquilo nao tem grande mal.

                                        Ja tinha pensado bem desses lagunas, mas no outro dia fiz uma viagem com um, e o gajo encostou-se e eu ía com um carro velhissimo mas alterado. Andámos meia hora taco a taco, aquele diesel deve ter ficado jeitoso, nomeu velocimetro ainda vi 170km/h qual é a velocidade máxima disso?

                                        Comentário


                                          #21
                                          No meu a gasolina o maximo de GPS foi 206. Em estrada plana o ponteiro bate nos 200 ou pouco mais. Ai ja vai do erro que possa ter o velocimetro... Acredita que a DCI da mais que 170. Ele nao quis foi puxar...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por nribeiro Ver Post
                                            No meu a gasolina o maximo de GPS foi 206. Em estrada plana o ponteiro bate nos 200 ou pouco mais. Ai ja vai do erro que possa ter o velocimetro... Acredita que a DCI da mais que 170. Ele nao quis foi puxar...
                                            Puxa até 170 e não puxa mais? Foi na altura que o passei, como ja havia um pouco de picanço ele deve ter dado prego a fundo mas aquilo nao deu mais. Não me parece que o meu velocimetro tenham erro, ainda por cima a menos. Era ligeiramente a subir, se calhar foi por isso que nao deu mais, o laguna deitou-se, Ainda por cima picar-se com um carro "velho" ele nao ía querer ficar mal na foto.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Olha que um 1.9 dci não é propriamente um carro lento, não costuma ser um carro que se deixe ficar para tras ;)

                                              Comentário


                                                #24
                                                Ontem nao consegui responder na altura... O carro puxa bem mesmo acima dos 170. O condutor e que talvez nao quisesse ter puxado. Quantas vezes me deixo ficar para tras?! Apenas porque nao sei quem ira no outro carro. Posso dizer-te que na primeira viagem que fiz com o meu, menos potente que o 1.9DCI ia a 120 mais ou menos, em quinta. Passa um charuto por mim ja lancado e eu nao reduzi. So calquei pedal e num instante passei por ele a 180. E segundo sei o meu ate tem 90 cavalos e nao 95 como imaginava... Ou estava possuido ou nao sei. Hoje em dia e que anda doente e mais gastador e nem posso calcar a fundo que se atrofia todo... De resto voltava a comprar outro igual ou das mais recentes porque adoro mesmo estes Renaults.
                                                Em relacao a andamento, o pai da minha cunhada tem uma Megane de seis velocidades dci tambem. Em sexta na A1 disse-lhe: entao estamos a 90 em sexta se quisesse andar mais um pouco mas sem reduzir da? Era so ver o homem calcar e a megane a subir por ali acima... Acredita, 170 nao era nada para a Laguna. Ele so nao quis andar mais ou ate pode ter algum problema no carro. Eu proprio ja com o carro doente fui a Fatima e para que ele desenvolvesse vi-me grego!!!
                                                Abracos

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Fernado Ver Post
                                                  Puxa até 170 e não puxa mais? Foi na altura que o passei, como ja havia um pouco de picanço ele deve ter dado prego a fundo mas aquilo nao deu mais. Não me parece que o meu velocimetro tenham erro, ainda por cima a menos. Era ligeiramente a subir, se calhar foi por isso que nao deu mais, o laguna deitou-se, Ainda por cima picar-se com um carro "velho" ele nao ía querer ficar mal na foto.

                                                  Claro que não, um carro "velhíssimo" não tem erro nenhum. A menos que fosses a conduzir um GPS com rodas...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Todos tem erro... Loool

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O meu Pai teve um desses 1.9 dci de 2003 e dava 200 em plano e nem demorava muito a lá chegar. A 6ª pedia velocidades acima de 140 para se aguentar à bronca com as subidas da AE.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Lá está, vão aos 200 em plano na boa. O condutor não quis foi puxar ou até podia ter algum problema no carro em que este não queira desenvolver mas que desenvolve bem desenvolve.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          oh fernando....!!!esse laguna tava lixado só pode.. a 170 o meu laguna inda vai a meio gás- Em plano ronda os 205-210 km/h...
                                                          Originalmente Colocado por Fernado Ver Post
                                                          Não aconselho deixar o problema ir andando, isso é como um gajo estar doente e deixar ir andando. A não ser que detete o problema e acha que aquilo nao tem grande mal.

                                                          Ja tinha pensado bem desses lagunas, mas no outro dia fiz uma viagem com um, e o gajo encostou-se e eu ía com um carro velhissimo mas alterado. Andámos meia hora taco a taco, aquele diesel deve ter ficado jeitoso, nomeu velocimetro ainda vi 170km/h qual é a velocidade máxima disso?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por laguna Ver Post
                                                            oh fernando....!!!esse laguna tava lixado só pode.. a 170 o meu laguna inda vai a meio gás- Em plano ronda os 205-210 km/h...
                                                            Laguna 1.9 DCI 120cv 205-210 km/h na boa em plano?

                                                            É o que eu digo, este pessoal tem sempre os carros a andar mais que os outros. Ou eu tenho muito azar e só apanho motores podres.

                                                            O 1.9 DCI a partir dos 195 km/h já se borra todo, e vens dizer que dá na boa 210 km/h em plano. O tópico do gabanço é ali ao lado. Mas eu já passo lá também para relatar um gabanço de outro fórum.

                                                            Comentário

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