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Saab 9-3 ou 900 (Comprar Usado)

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    Saab 9-3 ou 900 (Comprar Usado)

    Sr. Administrador: Se não for esta o local certo para esta questão, as minhas desculpas, queira informar-me onde o devo fazer.

    Caros,

    Estou em comprar um usado sujeito a alguns critérios, como sejam preço máximo 10mil euros, quatro lugares (mesmo), até 100mil km (150mil, máximo dos máximos), primeiro registo de 2000 em diante. Namoro a ideia de este poder ser descapotável (crises da meia idade!). Nas minhas pesquisas, para além dos mais óbvios (Audi A4, Mercedes CLK) surge-me o Saab, ora Saab 9-3, or Saab 900 (ver links abaixo, para quem não estiver a ver).

    Pergunta: tendo em conta o ano de registo (2001-2005) que opinião têm deste modelo e da Saab em geral? Em concreto, que pensam em termos de:

    a) fiabilidade
    b) custo de oficina/assistência
    c) consumos
    d) qualidade de construção
    e) outros fatores e problemas típicos com este modelo/marca

    Agradecido desde já por todo o vosso extenso input ;-)

    Abraço a todos
    CBD

    Saab 9-3 Cabriolet 2.0 SE TURBO 83.000KMS, € 9.500, Matosinhos - Standvirtual
    9500, 83k, 2001
    Saab 9-3 Hatch 1.8 i, € 7.850, PAREDE - Standvirtual
    9150, 80k, 2005

    #2
    acho que era mais facil colocares tudo no mesmo post

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por CBD Ver Post
      Sr. Administrador: Se não for esta o local certo para esta questão, as minhas desculpas, queira informar-me onde o devo fazer.

      Caros,

      Estou em comprar um usado sujeito a alguns critérios, como sejam preço máximo 10mil euros, quatro lugares (mesmo), até 100mil km (150mil, máximo dos máximos), primeiro registo de 2000 em diante. Namoro a ideia de este poder ser descapotável (crises da meia idade!). Nas minhas pesquisas, para além dos mais óbvios (Audi A4, Mercedes CLK) surge-me o Saab, ora Saab 9-3, or Saab 900 (ver links abaixo, para quem não estiver a ver).

      Pergunta: tendo em conta o ano de registo (2001-2005) que opinião têm deste modelo e da Saab em geral? Em concreto, que pensam em termos de:

      a) fiabilidade
      b) custo de oficina/assistência
      c) consumos
      d) qualidade de construção
      e) outros fatores e problemas típicos com este modelo/marca

      Agradecido desde já por todo o vosso extenso input ;-)

      Abraço a todos
      CBD

      Saab 9-3 Cabriolet 2.0 SE TURBO 83.000KMS, € 9.500, Matosinhos - Standvirtual
      9500, 83k, 2001
      Saab 9-3 Hatch 1.8 i, € 7.850, PAREDE - Standvirtual
      9150, 80k, 2005
      Tenho um 9-3 TiD há 5 anos. A minha opinião em relação ao carro é muito positiva.

      a) fiabilidade - 0 problemas até à data. Só vai à oficina para as revisões
      b) custo de oficina/assistência - Barato (muito barato até). Última revisão: 90.000Kms (serviço intermédio: óleo, filtros e check up geral) no concessionário SAAB: paguei 147 euros. As revisões anteriores andaram por valores semelhantes. A dos 60.000Kms foi mais cara, mas, salvo erro, não chegou aos 300 euros.
      c) consumos: o meu é diesel, por isso não é relevante. E os consumos dependem acima de tudo do tipo de condução.
      d) qualidade de construção: Boa. Não ao nível da BMW, por ex, mas acima da maioria das marcas generalistas. Diria que deve andar ela por ela com a Volvo (já houve mais que um Volvo lá em casa e há um série 5, por isso comparo com conhecimento de causa).
      e) outros fatores e problemas típicos com este modelo/marca - não conheço. O principal problema é a desvalorização que estes modelos têm, mas isso é uma vantagem para ti.
      Na minha opinião, pelo preço a que estão os SAAB usados, são quase sempre uma boa opção.

      Comentário


        #4
        Não aconselho a ir para o 900, pela relativa antiguidade do modelo, dificuldade em encontrar peças por ser algo raro, segurança passiva desactualizada e fiabilidade que não está à altura do que se espera da marca (muita tecnologia do Vectra B que, na 1.ª série, não foi carro isento de problemas).

        Comentário


          #5
          Vai para o Audi, BMW ou Mercedes.

          Esquece a suecada. É só problemas.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
            Vai para o Audi, BMW ou Mercedes.

            Esquece a suecada. É só problemas.
            Quem os tem não diz isso

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
              Tenho um 9-3 TiD há 5 anos. A minha opinião em relação ao carro é muito positiva.

              a) fiabilidade - 0 problemas até à data. Só vai à oficina para as revisões
              b) custo de oficina/assistência - Barato (muito barato até). Última revisão: 90.000Kms (serviço intermédio: óleo, filtros e check up geral) no concessionário SAAB: paguei 147 euros. As revisões anteriores andaram por valores semelhantes. A dos 60.000Kms foi mais cara, mas, salvo erro, não chegou aos 300 euros.
              c) consumos: o meu é diesel, por isso não é relevante. E os consumos dependem acima de tudo do tipo de condução.
              d) qualidade de construção: Boa. Não ao nível da BMW, por ex, mas acima da maioria das marcas generalistas. Diria que deve andar ela por ela com a Volvo (já houve mais que um Volvo lá em casa e há um série 5, por isso comparo com conhecimento de causa).
              e) outros fatores e problemas típicos com este modelo/marca - não conheço. O principal problema é a desvalorização que estes modelos têm, mas isso é uma vantagem para ti.
              Na minha opinião, pelo preço a que estão os SAAB usados, são quase sempre uma boa opção.


              Subscrevo inteiramente

              Tambem sou proprietário de um 93 TID e um 9-3X , Problemas comuns apenas o alternador , pelo menos nos Diesel (300€+-).

              No meu caso já é o 3º Saab que tenho ... nunca tive problemas graves com nenhum deles , tomara todo os carros que venha a ter sejam tão fiáveis.

              Mas acho a qualidade de alguns materiais no tablier algo fraca no 93 , tenho alguns botões a descascar o que é pena.

              Manutenção nao é muito cara quando comparada com os concorrentes alemães.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                Subscrevo inteiramente

                Tambem sou proprietário de um 93 TID e um 9-3X , Problemas comuns apenas o alternador , pelo menos nos Diesel (300€+-).

                No meu caso já é o 3º Saab que tenho ... nunca tive problemas graves com nenhum deles , tomara todo os carros que venha a ter sejam tão fiáveis.

                Mas acho a qualidade de alguns materiais no tablier algo fraca no 93 , tenho alguns botões a descascar o que é pena.

                Manutenção nao é muito cara quando comparada com os concorrentes alemães.
                Ainda bem que falaste no alternador! O meu já levou um. Como foi junto com uma revisão programada não me lembrei. Estava a fazer um barulho estranho e pelos vistos teve que ser mudado. Não era problema da polia, teve mesmo de levar alternador novo. Ficou por cerca de 300 euros (o alternador + um par de pastilhas de travão foram 400 euros).

                Comentário


                  #9
                  Caros,
                  Muitíssimo obrigado pelos contributos. Sim, o 900 foi um lapso de falta de senso. Claramento o 9-3. Agradeço obviamente o nosso amigo "anti-suecada" mas eu já me vendi à suecada: tenho uma carrinha Volvo V70 T5 de 2001 pela qual continuo apaixonado. Aliás: o que disseram do Saab poderia eu dizer da Volvo. Já levou algumas coisas, naturalmente com 250mil quilómetros. E começou, agora e apenas agora, a consumir um pouco de óleo, coisa que vou vigiando. De resto, é um gosto conduzir. Há algo na classe sueca que me seduz, ainda que possam não ser tão fiáveis como os alemães... em tempos foram


                  1. Agora, estou tentado, embora não me tenha decidido, em comprar descapotável. Alguém tem, ou conhece alguém com, experiência com o Saab cabrio? É automática, penso eu, mas de resto, quando a infiltrações, ruídos (aerodinâmicos e outros), comportamente dinâmico, etc, que pensam ou sabem?

                  2. Caixa automática. Não sou dos que retiram prazer da caixa manual. Alguém conhece o quão bem se porta a caixa automática do Saab? Maior consumo, imagino, mas muito maior? E fiabilidade? Custos de manutenção? Alguém tem, ou conhece quem tenha, experi~encia nesta frente?

                  Pessoal, obrigadíssimo por todo o vosso input!
                  CBD

                  Comentário


                    #10
                    Os cabrios Saab são conhecidos por terem das capotas mais resistentes e climatericamente isoladas do mundo - afinal, eles foram concebidos num país de intenso frio!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                      Vai para o Audi, BMW ou Mercedes.

                      Esquece a suecada. É só problemas.
                      O N47 riu-se de ti

                      Comentário


                        #12
                        LinoMarques,
                        Obrigado pela achega, embora não tenho a certeza se isso não resulta de um "amor incondicional" à marca.

                        Já agora questões a juntar às outras duas:

                        3. Qual a diferença que vai do 9-3 do 9-5 (ou "95", não sei)? Motorização? Ou apenas equipamento? Equivale a diferença entre Volvos S40 e S80, ou entre BMW 3 e 5, ou Mercedes C e E?

                        4. E agora que estamos numa de suecadas, para conhecedores: Volvo C70 Cabrio ou Saab Cabrio? (com 8 a 10 anos). Muito equivalentes tratando-se apenas uma questão de preferência estética? Ou existem diferenças fundamentais de performance, fiabilidade e custos?

                        Obrigado pessoal,
                        CBD

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por CBD Ver Post
                          LinoMarques,
                          Obrigado pela achega, embora não tenho a certeza se isso não resulta de um "amor incondicional" à marca.

                          Já agora questões a juntar às outras duas:

                          3. Qual a diferença que vai do 9-3 do 9-5 (ou "95", não sei)? Motorização? Ou apenas equipamento? Equivale a diferença entre Volvos S40 e S80, ou entre BMW 3 e 5, ou Mercedes C e E?

                          4. E agora que estamos numa de suecadas, para conhecedores: Volvo C70 Cabrio ou Saab Cabrio? (com 8 a 10 anos). Muito equivalentes tratando-se apenas uma questão de preferência estética? Ou existem diferenças fundamentais de performance, fiabilidade e custos?

                          Obrigado pessoal,
                          CBD
                          O que o Lino disse é mesmo verdade (pelo menos tem a fama). Já li isso em vários sítios.
                          Em relação ao SAAB 9-5 vs 9-3, há diferenças óbvias, mas não sei se tantas como entre o série 3 e o 5, por ex. Julgo que o 9-5 é um projecto mais antigo e isso dar-lhe-á algumas desvantagens.
                          Entre o C70 e o SAAB não haverá grandes diferenças de qualidade/fiabilidade. Acho que o SAAB envelhece melhor e tem a vantagem da capota de lona (cabrio sem lona não é bem cabrio.... ).

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por CBD Ver Post
                            LinoMarques,
                            Obrigado pela achega, embora não tenho a certeza se isso não resulta de um "amor incondicional" à marca.

                            Já agora questões a juntar às outras duas:

                            3. Qual a diferença que vai do 9-3 do 9-5 (ou "95", não sei)? Motorização? Ou apenas equipamento? Equivale a diferença entre Volvos S40 e S80, ou entre BMW 3 e 5, ou Mercedes C e E?

                            4. E agora que estamos numa de suecadas, para conhecedores: Volvo C70 Cabrio ou Saab Cabrio? (com 8 a 10 anos). Muito equivalentes tratando-se apenas uma questão de preferência estética? Ou existem diferenças fundamentais de performance, fiabilidade e custos?

                            Obrigado pessoal,
                            CBD
                            O 9-3 é um segmento D, logo concorrêncial com Série 3, Audi 4, Ford Mondeo, Opel Insígnia...

                            O 9-5 actual, é um segmento E, concorrente do Série 5, Mercebes E...

                            O anterior 9-5, seria daqueles casos intermédios, atacando o segmento D e E

                            Comentário


                              #15
                              Muito obrigado.

                              Agradeço as achegas sendo que continuam a ser benvindas mais e, ah, não se esqueçam das 1. e 2. lá de cima.

                              Tenho de ver o 9-3 e o 9-5 um ao lado do outro para ver a estética. Mas tinha a ideia que o 9-5 é algo superior, (um pouco a ideia que nto passou) embora não tenha a certeza se nos modelos que saíram, por exemplo, entre 2001 e 2004, tal continua a ser o caso.

                              Agora, Sweden, quanto ao C70, o C70 com 10 anos não era de capota também? Por exemplo estes (um deles estranhamente barato!):

                              C70 2.0 Cabrio
                              5.500€ - Volvo C70 2.0 | Usados | Automoveis.pt
                              €5500, 97k, 2007, 163cv, gasolina

                              C70 2.0T CABRIO
                              Volvo C70 2.0T Cabrio, € 8.990, Vialonga - Standvirtual
                              €8990, 87k, 163CV, Gasolina

                              Comentário


                                #16
                                Sim, o 9-5 é superior em tudo ao 9-3 da 1.ª geração (que não é mais que um 900 melhorado): para além de ser de um segmento superior, tem uma segurança passiva bastante mais alta. No entanto, só se vendeu em formato sedan de 4 portas e carrinha.

                                Comentário


                                  #17
                                  Sempre gostei muito do 9-5, e já estive para comprar um. Talvez ainda venha um Aero.

                                  Conheço um 900, de 96/97 com 500.000 km's. Levou peças de desgaste e pouco mais. O motor continua como novo.

                                  Há dificuldade nalgumas peças, mas na net encontra-se de tudo.

                                  Pode haver compras mais racionais, mas o coração também deve ter uma palavra a dizer.

                                  Boa compra.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por CBD Ver Post

                                    2. Caixa automática. Não sou dos que retiram prazer da caixa manual. Alguém conhece o quão bem se porta a caixa automática do Saab? Maior consumo, imagino, mas muito maior? E fiabilidade? Custos de manutenção? Alguém tem, ou conhece quem tenha, experi~encia nesta frente?

                                    Pessoal, obrigadíssimo por todo o vosso input!
                                    CBD

                                    Eu tambem sou daqueles que nao retira qualquer prazer da caixa manual ... portanto todos os meus carros têm sido automaticos ... incluindo os 3 saab's que já tive (dois deles ainda tenho)

                                    Consumo do 9-3 TID fica-se pelos 6.5 em percurso misto e a 9-3X anda pelos 7 nas mesmas condições.
                                    A caixa penso que são denominadas por Sentronic ... de 6 velocidades. Tenho pena que a caixa só engate a velocidade seguinte acima das 2.200 RPM's ... porque as vezes vou a 110Km/h em 5ª quando podia ir perfeitamente em 6ª

                                    Quanto a manutenção erradamente nunca fiz em nenhum deles mas já apurei que a mudança de oleo fica a volta dos 80€ , dependendo do local claro. Fiabilidade 100% pois nunca tive problemas com nenhum deles.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                      Sim, o 9-5 é superior em tudo ao 9-3 da 1.ª geração [...] No entanto, só se vendeu em formato sedan de 4 portas e carrinha.
                                      Pois reparo agora, mesmo nos novos: cabrio apenas o 9-3 e não o 9-5. Santa ignorância. Algo a ponderar...

                                      Entretanto, mais inputs são benvindos.

                                      Obrigado,
                                      CBD

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                        Tenho pena que a caixa só engate a velocidade seguinte acima das 2.200 RPM's ... porque as vezes vou a 110Km/h em 5ª quando podia ir perfeitamente em 6ª
                                        Mas isto deverá ser regulável, não? Nem que seja na oficina?...

                                        Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                        Fiabilidade 100% pois nunca tive problemas com nenhum deles.
                                        É bom saber de alguém com a experiência que tu tens com eles.

                                        Obrigado,
                                        CBD

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por CBD Ver Post
                                          Mas isto deverá ser regulável, não? Nem que seja na oficina?...


                                          Nao sei se será possivel ... Nunca perguntei tambem.

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                                            #22
                                            Caros muito obrigado pelo vosso input. Estando indeciso entre o C70 e o 9-3 criei um novo tread para o efeito, em jeito de comparativo. Obviamente estão todos convidados a deixar a vossa opinião e comentário.
                                            Um grande bem haja a todos
                                            CBD

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