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Onde está actualmente o Cuore Sportivo da Alfa Romeo?

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    Onde está actualmente o Cuore Sportivo da Alfa Romeo?

    Pois bem, o título do tópico resume praticamente aquilo que pretendo, no entanto há que aprofundar a questão.

    Ninguém pode negar que a Alfa Romeo foi um colosso do desporto automóvel. ...Mas e nos dias de hoje?!

    A mesma já não se encontra presente em qualquer competição automóvel (pelo menos que seja do meu conhecimento).

    A sua gama de produtos é cada vez menor, e pior que isso, não vejo grandes argumentos na mesma. As versões mais hardcore (Quadrifoglio Verde) do MiTo e do Giulietta não chegam aos calcanhares (pelo menos a meu ver) do que a concorrência faz (Megane RS, Clio RS, Focus RS, novo OPC com certeza, e isto para não entrar nas marcas premium).

    Para além disso, houve outras situações que me fizeram alguma confusão. Como pôde uma marca, cuja sua máxima é a paixão pelo desporto automóvel, lançar no passado recente produtos que se revelaram demasiado amadores em termos dinâmicos como o 147 GTA ou o Alfa spider.

    A verdade é que vejo cada vez menos argumentos por parte da Alfa que façam justiça à sua "veia" desportiva.

    É verdade que posso estar a olhar para os produtos da perspectiva errada, podendo esta "veia" desportiva estar presente no feeling dos seus carros. Mas também já vi várias criticas negativas ao feeling das actuais direcções da Alfa e ao facto de o DNA agir de forma contrária ao pretendido, sendo apelidado de "Spoiler".

    Fez agora 2 anos que entrei pela última vez num Alfa, mais propriamente num Giulietta. Faz ainda mais tempo desde que andei num Alfa. Mesmo aquando da compra do meu actual carro, a marca nunca foi grande opção dada a questão da assistência técnica no meu local da residência.

    Não quero com este tópico ser incendiário ou arrogante. Quero apenas perceber porque alguns consideram actualmente a Alfa Romeo como sendo uma marca à parte, porque é aquela que lhes desperta paixão, porque está num patamar acima.

    Resumindo, faz sentido o "Cuore Sportivo" na actual Alfa Romeo, ou não passa de mais um slogan à boa moda do "Auto Emoción"?

    #2
    Espera um pouco que já aí veem os fan-boys dos italianos dizer que o GIU e o MITO são implacáveis máquinas de condução.... quase ferraris.....

    Comentário


      #3
      Creio existir uma grande diferença entre o actual espirito alfa e o seat. Neste momento a Seat é quase uma low cost da VW, o que outrora era para ser a concorrente da Alfa dentro do grupo VAGões.

      Apesar de criticavel, esta paragem de mandar modelos para o mercado (estando apenas representada por 2) devera ser para corrigir os defeitos que o produto 159 teve, nomeadamente a germinização que o destruiu.

      Se olhares para as gamas Alfa da ultima decada e meia, a começar pelo 156, verás que foram produtos com cuore Sportivo, e não apenas rebadge que poderiam ser coreanos ou japoneses. A nova gama de motores, nomadamente os MultiAir, são uns reais dignos sucessores das conhecidas e famosas familias de motores Alfa. Mesmo os TS eram motores acima do que era comum no mercado, e davam um gozo extraordinario.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
        Espera um pouco que já aí veem os fan-boys dos italianos dizer que o GIU e o MITO são implacáveis máquinas de condução.... quase ferraris.....
        Se não vinha idiotice da tua parte era de admirar.

        Comentário


          #5
          Respondendo ao tópico - e tendo eu um Alfa Romeo estando por isso completamente à vontade para dizer o que penso - também me incluo no lote de que a Alfa Romeo não é mais aquela marca com cariz especial, por muito que me custe, como aficionado quer da marca, quer automóvel em geral, admitir.

          Acho inclusive que não existe ninguém que possa dizer o contrário, alfista ou não.
          Aliás, nas lides alfistas, estes são os primeiros a dizer que a marca já não é o que era, por mais que continuem a gostar da marca.

          A questão do 147 não me parece muito relevante.
          O 147 GTA nunca teve o intuito de ser uma master piece na dinâmica, mas sim ter um grande e bom motor. Era diferente de qualquer hot hatch da época. Penso que nenhum na época tinha uma grande e majestoso motor como o 3200 V6 Busso.
          O facto é que, apesar de mediano na dinâmica, era fantástico de se conduzir porque todos os ingredientes Alfa - menos o da dinâmica - estavam lá.
          Faltou o autoblocante.

          De qualquer forma não invalida a cada vez mais banalização da marca.
          Os Alfa de hoje não passam de figuras bonitas, muito longe de aprumo mecanico de outrora.
          Editado pela última vez por MadDragon; 05 October 2012, 15:05.

          Comentário


            #6
            É um facto que a Alfa precisa de diversificar a sua gama, mas para lançarem modelos apenas por lançar e que não sejam dignos representantes da sua marca mais vale demorarem o seu tempo e fazerem as coisas em condições...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
              Se não vinha idiotice da tua parte era de admirar.
              Idiotice? o que mais se lê aqui é endeusar 2 carros que não passam de isso mesmo. Carros banalissimos.

              Comentário


                #8
                Penso que a Era desportiva da Alfa Romeo já era, mas também devido à situação económica que atravessamos.
                Conseguiram sempre aliar performance, bons motores e desportivismo aos Alfas, mas agora acho que estão mais virados para o mercado "racional" de hoje em dia, em que as pessoas querem poupar e não passar a vida na bomba de gasolina.
                Os QV representam que percentagem de vendas da Alfa?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                  Idiotice? o que mais se lê aqui é endeusar 2 carros que não passam de isso mesmo. Carros banalissimos.
                  É mais que idiotice, é parvoice a primeira resposta a um post ser incendiária e tu és exímio nisso.

                  Comentário


                    #10
                    O Spider e o Brera com aqueles motores

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
                      Penso que a Era desportiva da Alfa Romeo já era, mas também devido à situação económica que atravessamos.
                      Conseguiram sempre aliar performance, bons motores e desportivismo aos Alfas, mas agora acho que estão mais virados para o mercado "racional" de hoje em dia, em que as pessoas querem poupar e não passar a vida na bomba de gasolina.
                      Os QV representam que percentagem de vendas da Alfa?
                      Ainda não chegou a esse pounto e, até ver, não me parece que venha a ser conotada como marca racional.

                      Não é uma marca ainda cujos modelos sejam os mais espaçosos, sejam os mais confortáveis e sejam os que gastem menos.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                        É mais que idiotice, é parvoice a primeira resposta a um post ser incendiária e tu és exímio nisso.
                        Secalhar, e se fores ver bem, não é a minha resposta que é incediária. É o tópico. É que pede mesmo este tipo de respostas....

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                          O Spider e o Brera com aqueles motores
                          Culpa do importador.

                          Os V6 sempre estiveram no catálogo - ainda que não fossem V6 de cariz Alfa Romeo.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                            Secalhar, e se fores ver bem, não é a minha resposta que é incediária. É o tópico. É que pede mesmo este tipo de respostas....
                            Isso é outra parvoice tua.

                            A tópico até pode ser incendiário - porque o user (e acho que todos nós) já sabemos perfeitamente qual a resposta ao topico - mas tu colocaste mais lenha na fogueira.


                            Podias perfeitamente ter dado a tua opinião.
                            Podias perfeitamente ter dito que a Giulietta e o Mito são automoveis normais sem teres colocado a palavra fanboy no post, um autêntico insulto cliché da tua parte.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                              Ainda não chegou a esse pounto e, até ver, não me parece que venha a ser conotada como marca racional.

                              Não é uma marca ainda cujos modelos sejam os mais espaçosos, sejam os mais confortáveis e sejam os que gastem menos.
                              Mas apresentando um Giulietta com o 1.6 JTD-M, passa a ser tão válido e racional como um BMW 116d ou um Audi A3 1.6 TDi.
                              O mercado diesel imergiu, e a Alfa como uma grande marca no sector automóvel que é, não se ia deixar "ir abaixo", ou seja teve que deixar campos como a performance e começar a "investir" em carros de segmento C com motores fiáveis e que não bebessem que nem desalmados, sem nunca perder a beleza natural da Alfa Romeo

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                Isso é outra parvoice tua.

                                A tópico até pode ser incendiário - porque o user (e acho que todos nós) já sabemos perfeitamente qual a resposta ao topico - mas tu colocaste mais lenha na fogueira.


                                Podias perfeitamente ter dado a tua opinião.
                                Podias perfeitamente ter dito que a Giulietta e o Mito são automoveis normais sem teres colocado a palavra fanboy no post, um autêntico insulto cliché da tua parte.
                                eu não considero fanboy como um insulto.... mas ok.... tens o direito de achares o que quiseres.....

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                  Espera um pouco que já aí veem os fan-boys dos italianos dizer que o GIU e o MITO são implacáveis máquinas de condução.... quase ferraris.....
                                  Só se fossem diesel.

                                  Comentário


                                    #18

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                                      Só se fossem diesel.
                                      Os diesel não podem ter cuore sportivo.... tem só martelar.... pode é ser um martelar sportivo...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                        eu não considero fanboy como um insulto.... mas ok.... tens o direito de achares o que quiseres.....
                                        Pode até não ser um insulto mas não deixa de ter uma conotação negativa...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
                                          Mas apresentando um Giulietta com o 1.6 JTD-M, passa a ser tão válido e racional como um BMW 116d ou um Audi A3 1.6 TDi.
                                          O mercado diesel imergiu, e a Alfa como uma grande marca no sector automóvel que é, não se ia deixar "ir abaixo", ou seja teve que deixar campos como a performance e começar a "investir" em carros de segmento C com motores fiáveis e que não bebessem que nem desalmados, sem nunca perder a beleza natural da Alfa Romeo
                                          Eu não considero esses carros racionais, precisamente pelos pontos que disse antes.

                                          Carros racioanis são Méganes, Focus etc.
                                          Carros bons, referenciais em muitos aspectos racionais e por bons preços.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Request Ver Post
                                            Pode até não ser um insulto mas não deixa de ter uma conotação negativa...
                                            Obviamente que sim e ele sabe-o muito bem que o fanboy tem conotação negativa.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                              Os diesel não podem ter cuore sportivo.... tem só martelar.... pode é ser um martelar sportivo...
                                              É só pisar e eles andam, em qualquer situação, queres mais cuore que isso? E sempre muito mais agradáveis de conduzir.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                Eu não considero esses carros racionais, precisamente pelos pontos que disse antes.

                                                Carros racioanis são Méganes, Focus etc.
                                                Carros bons, referenciais em muitos aspectos racionais e por bons preços.
                                                Para quem quer um "premium" abaixo de 30000€, é a coisa mais racional do mundo
                                                O problema destes automóveis não é o PVP base, é os extras que sobem em flecha se a pessoa quiser pôr os bancos em couro, um tecto panorâmico ou até um simples rádio com melhor qualidade de som.
                                                Também há o problema, se é que lhe podemos chamar problema, que é não haver versões break destes carros, tenho a certeza que maior parte das pessoas iria deixar os Golfs, Focus e afins e ia para o "carro de senhor" para mostrar na rua que é o maior.
                                                Mas à parte de ser premium ou não, se estivesse comprador de um segmento C hatch (o meu caso foi break), iria seriamente dar uma vista de olhos ao Alfa.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Embora sendo subjectivo, a alfa Romeo tem só o Seg B e Seg C mais bonitos do mercado...
                                                  A qualidade tem vindo a aumentar gradualmente nos carros na alfa, embora não sendo um Audi ou BMW no que toca à escolha e montagem dos materiais, fica de minha parte bem vista nesse aspecto. Os motores utilizados estão de acordo com o panorama do nosso mercado.

                                                  Agora o que falha em grande parte na marca é o programa de marketing e a falta de mais modelos. Isto é nitidamente um desleixo de quem comanda a marca. O substituto do 159 já deveria estar no mercado à um bom tempo, para além de um SUV e muito provavelmente uma versão SW do Giullieta.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                    Idiotice? o que mais se lê aqui é endeusar 2 carros que não passam de isso mesmo. Carros banalissimos.

                                                    Eu percebi a provocação, e também tenho a opinião q são carros "banais", mas creio q cumprem muito bem esse objectivo.

                                                    O Mito é simplesmente o meu segmento B favorito, apesar de não gostar de alguns pormenores. Mas no todo prefiro-o ao "melhor" A1 (por exemplo).

                                                    Em relação ao Giulietta é um carro "banal", mas também não fica atrás da concorrência em nada (tem uns pontos melhores e outros menos bons), e no geral será uma tão boa compra como qualquer outro modelo do segmento, dependendo só do gosto de cada um.

                                                    Eu pessoalmente gosto, apesar de (e aí compreeender a tua crítica) o considerar um carro "normal".

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por cjr Ver Post
                                                      Eu percebi a provocação, e também tenho a opinião q são carros "banais", mas creio q cumprem muito bem esse objectivo.

                                                      O Mito é simplesmente o meu segmento B favorito, apesar de não gostar de alguns pormenores. Mas no todo prefiro-o ao "melhor" A1 (por exemplo).

                                                      Em relação ao Giulietta é um carro "banal", mas também não fica atrás da concorrência em nada (tem uns pontos melhores e outros menos bons), e no geral será uma tão boa compra como qualquer outro modelo do segmento, dependendo só do gosto de cada um.

                                                      Eu pessoalmente gosto, apesar de (e aí compreeender a tua crítica) o considerar um carro "normal".
                                                      Existe uma diferença entre achar um carro normal e dizer que o mesmo é banal, tal como tu também acho ambos, Mito e Giu, carros normais mas nunca lhe chamaria banais...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Se compararmos a Alfa Romeo de há uns bons anos atrás esta de hoje deixa a desejar!

                                                        É verdade que não lhes falta um cunho desportivo e dinamismo de topo além de motores muito interessantes como o 1.7 Tbi. É indiscutível que a Alfa Romeo continua a apresentar automóveis lindíssimos (2 anos depois continuo a olha para os Giu que passam na rua) mas falta-lhes sem dúvida algo que tiveram...

                                                        Quanto ao futuro vemos alguns sinais positivos como o "169" além do magnífico 4C! Mas teima em aparecer uma gama mais completa e versões de excepção de vertente desportiva!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Se um MiTo e o Giu marcam a diferença nos respectivos segmentos...se isso é banal...banal é um 208 que ainda agora saiu e já estou farto de o ver, que não tem "sal" nenhum...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            A resposta a esta questão é muito simples : o tempo.


                                                            Existem duas Alfas :

                                                            - A Alfa Romeo até meados da década de 90.

                                                            - A Alfa Romeo desde então.


                                                            Diferenças ? Até meados dos anos 90 tivemos Alfa Romeo como carros muito maus... não era possível conviver com eles todos os dias, apesar de serem extremamente especiais por uma série de características técnicas e de design que chamava pelo coração de quem gostava de conduzir um automóvel.

                                                            Quem queria ir trabalhar, ir ao supermercado, ir buscar os filhos à escola (ok, uma mordomia mais pertencente aos tempos modernos), não achava muita piada a um carro que por vezes se recusava a pegar de manhã, ou que soluçava em andamento, ou perdia fluídos todos os meses, não operava os pára-brisas, etc...

                                                            Quem não se importava de andar de volta do carro valorizava a sonoridade e andamento dos motores Bialbero, Boxer, nascidos em competição, das mecânicas projectadas com a componente dinâmica em mente, as direcções pesadas e comunicativas, os pedais mais juntos para facilitar algumas técnicas de condução desportiva, etc...


                                                            O problema veio depois... A marca deixou de vender porque com a massificação do automóvel para o povo veio revelar muito mais gente que valorizava um automóvel pela função em vez da emoção. As marcas alemãs continuaram as referências de vendas e as francesas começaram a afirmar-se fora de França. A indústria italiana de automóveis generalistas continuava entregue à Fiat, com a Lancia e Alfa Romeo (considerados automóveis para gente que já ganhava mais algum dinheiro) a serem forçadas a entrar no jogo generalista mas sem perder de vista o mercado "intermédio", entre o "generalista" e o de "luxo" (entregues à Ferrari e Maserati).

                                                            A primeira tentativa da marca em fazer automóveis mais racionais "para as massas" foi o 145/146. Apesar de não terem vendido mal, continuavam a ser automóveis que desenvolviam alguns problemas típicos do passado. Era necessária mais qualidade ! Foi então que lançaram o 156, um êxito de vendas e que terá provavelmente tirado a corda da garganta da Alfa Romeo. Pouco depois seguiu-se o 166, 147, 159, MiTo, Giulietta... Os 3 últimos são automóveis com níveis de qualidade semelhantes ou superiores à concorrência, porém, por alguma razão a marca continua a não vender como as grandes potências.

                                                            O público desconfia ? Provavelmente. Os aficionados torcem o nariz ? E fazem-no com razão. No entanto é de louvar a evolução de uma marca que nunca alinhou pelo mesmo diapasão de filosofia automóvel, e mesmo assim continua a conseguir um toque de distinção do restante mercado.

                                                            Seja pelo desenho dos interiores, pelo desenho exterior da carroçaria, das jantes, dos manómetros... Seja pelas prestações ainda muito interessantes da maioria das versões de cada modelo. Seja pela beleza e elegância do emblema cravado no volante...

                                                            Já não é o "coração desportivo" de outros tempos. Mas é um "Cuore" que ainda transpira automóvel italiano. E a memória do "Cuore Sportivo" mantem-se assim ligada ao fabricante.

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