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És mau condutor ?

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    És mau condutor ?

    Não sou de falar mal de outros veículos ou marcas que não os meus e do que me tem dado a parecer é que muitas vezes empurramos para os veículos que possuímos ou conhecemos toda a responsabilidade quando se tratam de avarias que aparecem, principalmente se for o carro do amigo ou vizinho. Já pensaram que algumas delas poderão ser devido ao mau uso que o condutor lhe dá em determinadas situações?
    Quem nunca puxou pelo motor sem esta ainda estar á temperatura ideal de funcionamento ?
    Quem é que ainda se lembra de deixar os motores a trabalhar ao ralenti 1 minuto antes de os desligarem depois de uma condução mais apressada?
    Quem é que nunca arranhou uma passagem de caixa ou deixou patinar em demasia a embraiagem ?
    Quantos já não foram surpreendidos com a luz de nível de óleo mínimo ?
    Quantos e quantos é que não têm qualquer noção de cuidados com so veículos ?
    Estes e outros "best-sellers" do panorama diário do condutor já vos aconteceram ficando com a consciência pesada no que se refere é integridade do vosso veículo ?

    #2
    A maior parte das dores de cabeça que se ouvem sobre carros mais velhos costumam ser por maus hábitos ou má manutenção.. Basta usar água da torneira durante vários anos em vez de liquido de refrigeração para afectar o motor.. já vi alguns que só levavam água e para além de ficarem com ferrugem (os canais ficam completamente vermelhos), acaba por obstruir e dificultar a boa circulação.

    Acho que é tudo uma questão de bom senso e de querer cuidar do que se tem.. Pessoalmente tenho bastante cuidado com isso.. todas as semanas vejo os níveis, só aperto com o carro ao fim de algum tempo a trabalhar para chegar a temperatura "normal", deixo-o sempre ao relanti uns momentos depois de andar com ele.. São cuidados que não custam nada e que podem fazer a diferença

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      #3
      Sou muito cuidadoso com a mecânica. Até porque, da forma como conduzo, se não seguir as regras sou bem capaz de arruinar a mecânica em poucos kms.

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        #4
        Raramente fico com consciência pesada quando acontece alguma coisa pois sou muito cuidadoso com a mecânica.

        Sempre bons óleos, líquidos de refrigeração bons (nada de água da torneira ou água tingida do supermercado), revisões a tempo e horas, não puxo por nenhum motor em frio e normalmente fica 20 segundos a trabalhar na garagem antes de arrancar e depois sempre devagar durante uns 3 km.

        À chegada não deixo ao relanti muito tempo (no máximo uns 5 segundos) mas até lá vou num ritmo muito mais lento para possibilitar um arrefecimento mais homogéneo de todos os componentes mecânicos.

        Quando alguma avaria acontece tem sido sempre culpa do fraco material usado pelas marcas e não por mau uso (ou pelo menos mau uso meu, porque quem compra carros usados está sujeito...)

        Comentário


          #5
          A questão da água no circuito de limpa parabrisas e pior ainda no circutio de refrigeração é algo comum nos veículos que se encontram normalmente em stands de usados.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
            A questão da água no circuito de limpa parabrisas e pior ainda no circutio de refrigeração é algo comum nos veículos que se encontram normalmente em stands de usados.
            Infelizmente é verdade. Já estive no ramo e de facto para não se gastar uns euros toca a encher tudo com água da torneira.

            Comentário


              #7
              Tem mal na refrigeração. Check. Mas nos "mija mija" também?

              Comentário


                #8
                Nos esguichos não vejo problema, a não ser que a longo prazo estrague os tubos (??), mas isso tambem é um mal menor..

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Van00 Ver Post
                  Nos esguichos não vejo problema, a não ser que a longo prazo estrague os tubos (??), mas isso tambem é um mal menor..

                  A razão é a mesma que no circuito de refrigeração.
                  O calcário da água não abona nada para o correto funcionamento do sistema.
                  Os sintomas mais visíveis são no próprio esguicho com a perca de eficácia deste, já para não falar da efetividade da lavagem
                  A utilizar água convém ser na diluição de produto específico.

                  Comentário


                    #10
                    A água para dentro de um carro,tem que ser destilada.Quando um mecânico atencioso te vier encher o depósito do lava vidros com àgua da torneira,manda-o regar as couves com ela.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Mashahiro Ver Post
                      Tem mal na refrigeração. Check. Mas nos "mija mija" também?
                      Sim, se leres as especificações dos produtos limpa vidros próprios para automóveis vais ver que têm propriedades anti corrosão. A água faz mal esteja onde estiver.

                      No mínimo mistura-se líquido com água, mas água "sozinha" nunca.

                      Comentário


                        #12
                        Mas depois tambem temos o inverso da moeda Nos sermos cuidadosos e na oficina é meia bola e força

                        Passou se uma hoje comigo que nem sei quem esta errado, se sou eu ou os mecanicos... Provavelmente devo ser eu mas pronto....

                        Ando com uma Kangoo Dci 90 de 2011, conta apenas com 22 mil kms, mas a 3 semanas acendeu a luzinha a assinalar que faltavam apenas 3000 kms para ir mudar oleos e companhias..... Dito isto e como precisava de meter os pneus de inverno, aproveitei e marquei para mudar pneus e fazerem a muda de oleo.

                        Quando fui marcar a revisao, o Sr. da recepcao achou estranho ela com apenas 22 mil ja estar a acender a luz da revisao, no entanto marcou....

                        Hoje fui la deixar a carroça, e a meio da manha recebi um telefonema a dizer que a carrinha nao precisava ainda de mudar o oleo, muda esta que esta prevista para os 30 mil. Ok. Entretanto tinha um tubo do radiador que vai para o turbo que estava todo babado de oleo e mandei ver isso porque nao sei se é normal ou nao.

                        Fui buscar o carro a pouco e a resposta foi a seguinte : O oleo é so para mudar aos 30 mil, o tubo, o mecanico diz que é normal ele estar babado, de resto esta tudo ok.

                        Entao perguntei ao Sr se era normal a carrinha estar com a luz da muda de oleo acesa e ele diz que provavelmente deve ter o nivel de oleo baixo ( mentira, que esta pelo nivel ).

                        Disto tudo, leva me a crer que afinal a carrinha nao esta a 100% e que existe ali um problema qualquer, os senhores andam a fugir com o rabinho a seringa por causa da garantia....

                        Afinal quem esta com a razao?

                        Comentário


                          #13
                          Eu tenho tendência para depois de uma longa viagem deixar o carro a trabalhar pelo menos 30s em vez de desligar logo.

                          De resto faço como está no manual do carro, só passo das 2000rpm depois de o motor atingir a temperatura mínima para tal, não clicar a fundo em qualquer circunstância abaixo das 2000rpm.

                          De resto estou sempre atento aos níveis, revisões normalmente antes do programado para precaução, a cada 1000KM verificar a pressão dos pneus, enfim as coisas normais.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                            Mas depois tambem temos o inverso da moeda Nos sermos cuidadosos e na oficina é meia bola e força

                            Passou se uma hoje comigo que nem sei quem esta errado, se sou eu ou os mecanicos... Provavelmente devo ser eu mas pronto....

                            Ando com uma Kangoo Dci 90 de 2011, conta apenas com 22 mil kms, mas a 3 semanas acendeu a luzinha a assinalar que faltavam apenas 3000 kms para ir mudar oleos e companhias..... Dito isto e como precisava de meter os pneus de inverno, aproveitei e marquei para mudar pneus e fazerem a muda de oleo.

                            Quando fui marcar a revisao, o Sr. da recepcao achou estranho ela com apenas 22 mil ja estar a acender a luz da revisao, no entanto marcou....

                            Hoje fui la deixar a carroça, e a meio da manha recebi um telefonema a dizer que a carrinha nao precisava ainda de mudar o oleo, muda esta que esta prevista para os 30 mil. Ok. Entretanto tinha um tubo do radiador que vai para o turbo que estava todo babado de oleo e mandei ver isso porque nao sei se é normal ou nao.

                            Fui buscar o carro a pouco e a resposta foi a seguinte : O oleo é so para mudar aos 30 mil, o tubo, o mecanico diz que é normal ele estar babado, de resto esta tudo ok.

                            Entao perguntei ao Sr se era normal a carrinha estar com a luz da muda de oleo acesa e ele diz que provavelmente deve ter o nivel de oleo baixo ( mentira, que esta pelo nivel ).

                            Disto tudo, leva me a crer que afinal a carrinha nao esta a 100% e que existe ali um problema qualquer, os senhores andam a fugir com o rabinho a seringa por causa da garantia....

                            Afinal quem esta com a razao?
                            Pergunta a esse canalha da oficina,se no caso de fazeres 5000Klm por ano,vais andar 6 anos até mudares o óleo do motor,assim como tubos babados num carro novo ser absolutamente natural,tão natural como eu mandar o gajo à me&#da e mudar de oficina.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                              Pergunta a esse canalha da oficina,se no caso de fazeres 5000Klm por ano,vais andar 6 anos até mudares o óleo do motor,assim como tubos babados num carro novo ser absolutamente natural,tão natural como eu mandar o gajo à me&#da e mudar de oficina.
                              Estao muito sujeitos a perder um monte de carros A empresa so tem Renault's e os serviços sao todos feitos na mesma oficina. Amanha o meu responsavel ja vai ser informado. Caso exista problemas daqui para a frente a responsabilidade é da oficina e nao minha.

                              Mas isto vindo de um concessionario oficial da vontade de rir

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                A razão é a mesma que no circuito de refrigeração.
                                O calcário da água não abona nada para o correto funcionamento do sistema.
                                Os sintomas mais visíveis são no próprio esguicho com a perca de eficácia deste, já para não falar da efetividade da lavagem
                                A utilizar água convém ser na diluição de produto específico.
                                Eu normalmente uso um produto que diluo com água, nunca uso só água.. Mas nunca tinha visto as coisas por esse prisma.

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                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                                  Estao muito sujeitos a perder um monte de carros A empresa so tem Renault's e os serviços sao todos feitos na mesma oficina. Amanha o meu responsavel ja vai ser informado. Caso exista problemas daqui para a frente a responsabilidade é da oficina e nao minha.

                                  Mas isto vindo de um concessionario oficial da vontade de rir
                                  Parece o jogo do empurra, até porque se está a pedir a muda de óleo, deve ser por causa da própria qualidade do mesmo já estar deteriorada. Além de que ter um tubo babado de óleo, não me parece normal, digo eu....

                                  Comentário


                                    #18
                                    Diria que, de um modo geral, tenho cuidado a mais e até ver não me posso queixar, dos 5 carros que já me passaram pelas mãos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                      Não sou de falar mal de outros veículos ou marcas que não os meus e do que me tem dado a parecer é que muitas vezes empurramos para os veículos que possuímos ou conhecemos toda a responsabilidade quando se tratam de avarias que aparecem, principalmente se for o carro do amigo ou vizinho. Já pensaram que algumas delas poderão ser devido ao mau uso que o condutor lhe dá em determinadas situações?
                                      Quem nunca puxou pelo motor sem esta ainda estar á temperatura ideal de funcionamento ? - Culpado!
                                      Quem é que ainda se lembra de deixar os motores a trabalhar ao ralenti 1 minuto antes de os desligarem depois de uma condução mais apressada? - Faço sempre, independentemente se vim apressado ou não (é o tempo de tirar a antena )
                                      Quem é que nunca arranhou uma passagem de caixa ou deixou patinar em demasia a embraiagem ? - Culpado!
                                      Quantos já não foram surpreendidos com a luz de nível de óleo mínimo ? - Nunca aconteceu porque vejo os níveis todas as semanas
                                      Quantos e quantos é que não têm qualquer noção de cuidados com so veículos ?
                                      Estes e outros "best-sellers" do panorama diário do condutor já vos aconteceram ficando com a consciência pesada no que se refere é integridade do vosso veículo ?
                                      Quanto ao não deixar aquecer o carro, ás vezes acontece quando saio com pressa mas nada de passar das 2200rpm, só que o acelerador vai a fundo até lá chegar

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Van00 Ver Post
                                        A maior parte das dores de cabeça que se ouvem sobre carros mais velhos costumam ser por maus hábitos ou má manutenção.. Basta usar água da torneira durante vários anos em vez de liquido de refrigeração para afectar o motor.. já vi alguns que só levavam água e para além de ficarem com ferrugem (os canais ficam completamente vermelhos), acaba por obstruir e dificultar a boa circulação.
                                        Vermelhos?
                                        É mesmo mais castanhos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por diogo13 Ver Post
                                          Quanto ao não deixar aquecer o carro, ás vezes acontece quando saio com pressa mas nada de passar das 2200rpm, só que o acelerador vai a fundo até lá chegar
                                          A mim acontece-me o mesmo de vez em quando.
                                          Agora que consigo ver também a temperatura do óleo é mais uma coisa para ter em conta.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Tenho tendência para acelerar muito em 2ª e 3ª pelo menos com o pedal a 3/4 (principalmente quando saio de semáforos, intersecções, rotundas e pára-arrancas e tenho caminho livre), e por vezes levando em recta a 1ª às 2500-3 mil (otto). Mas isso é mais com motor quente.
                                            Não faço brincadeiras com os pneus, quando é possível tento travar o necessário antes de entrar na curva e depois de desfazer a curva começo a acelerar progressivamente. Mas mesmo não acelerando nas curvas, tendo tendência a apertar (para não perder energia e ter de acelerar para recuperar), embora o chassis "avisa" cedo do limite de aderência .
                                            Evito estacionamentos com metade na estrada e metade no passeio. Já basta meter o carro em ruas inclinadas.
                                            Quando ligo o motor a frio, espero pelo menos meio-minuto e se for preciso dou umas aceleradas leves e contínuas (coisas do frio), até porque o carro tem de subir a rampa da garagem em marcha-atrás.

                                            De resto, água nem para os esguichos vai, e só uso em caso de emergência (que por enquanto ainda não precisei), verifico o nível de óleo e tento não deixar passar o limite de quilometragem, regulo a pressão dos pneus a cada quinzena (quando não é todas as semanas).

                                            Só sou é descuidado com banhos. Pouquíssimas vezes dou banho completo ao carro. Estou é atento a trampa de animais na pintura, insectos e afins,e passo água para tirar as poeiras DESDE QUE TENHA A CHAPA FRIA.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Bom, não percebi bem a relação entre as perguntas (e o assunto, em geral) e o título do tópico. Ser bom condutor não é tratar bem o carro, mas sim conduzir com segurança e dentro das regras. Nos locais próprios, também se pode considerar a capacidade de guiar a máquina nos seus limites de forma eficiente. Adiante...

                                              Respondendo ao assunto, eu tenho imenso cuidado com os meus carros, sobretudo porque ando de mota e habituei-me a mantê-la sempre bem estimada: é que num carro, uma avaria estraga uma viagem, mas na mota pode estragar a vida! No entanto, recentemente troquei de carro num stand onde tinha comprado o meu, novo, por outro novo. A verdade é que o vendedor nem quis ver o meu carro velho: apenas perguntou os km, consultou as tabelas dele, falou com o chefe ao telefone longe de mim, e ofereceu um valor pelo meu carro velho irrecusável. Estava feito o negócio. E isso deixou-me a pensar: se eu tivesse esmifrado o carro todo, tinha resultado no mesmo valor.

                                              Continuo a ter cuidado com os meus carros depois deste episódio, quanto mais não seja para evitar ficar apeado por uma coisa parva, mas na economia actual dos produtos descartáveis, onde os carros são feitos para durar até ao fim da garantia (como se discutia noutro tópico), será que vale mesmo a pena?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                Parece o jogo do empurra, até porque se está a pedir a muda de óleo, deve ser por causa da própria qualidade do mesmo já estar deteriorada. Além de que ter um tubo babado de óleo, não me parece normal, digo eu....
                                                Nem a ti nem a mim Principalmente um tubo do turbo Mas adiante..... ainda a pouco fui ver o nivel de oleo novamente, e encontra se ligeiramente a abaixo do nivel maximo, mas nada de preocupante....

                                                Quanto a qualidade do oleo..... ainda parece estar grosso e ter alguma viscosidade.... mas de qualquer forma se a luz acendeu é porque algo nao esta bem

                                                Ja para nao falar que quando ultrapassar a marca da kilometragem prevista no CB para a muda de oleo, vai ainda acender mais uma luz no tablier.... Ou seja..... vou andar com o tablier tipo arvore de natal Isso para os Srs. da Renault tambem deve ser normal
                                                Editado pela última vez por Ribeiros; 09 October 2012, 17:08.

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