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    1 hibrido diesel + filtro particulas = problema ?

    queria aqui pedir opiniões sobre os novos modelos do grupo PSA com o 2.0 diesel de 163 + hybrid 4

    os modelos hibridos (em geral) não estão indicados "especialmente" para uso em cidade e com transito, no para-arranca, pois aí é que conseguem poupar combustivel ?
    em estrada a ideia que tenho é que dão uma força extra nas ultrapassagens, mas aí o uso é essencialmente do motor "normal".

    por outro lado, os carros a diesel estão indicados para elevadas quilometragens,
    em especial os modelos dos ultimos anos que tem obrigatoriamente o filtro de particulas,
    que não se dão bem com percursos pequenos, obrigando a "ir passear o cão" uma vez por semana.

    Estes novos Ds5 ou 3008 ou 508 hybrid que junta o motor diesel e electrico, de que forma precisam de uma "manutençao" igual para ultrapassar o problema do filtro de particulas ?
    será que tecnicamente foi criada alguma solução para isso ?
    por outro lado, o desgaste em cidade do motor diesel será menor, pelo que a necessidade do fap actuar será tambem menor ?

    todas as opiniões são bem vindas, e apesar de eu perceber pouco tecnicamente, se alguem tiver alguma explicação mais tecnica, agradeço desde já
    ou opiniões sobre o FAP tambem são bem vindas
    Editado pela última vez por Ccorreia; 09 October 2012, 14:16.

    #2
    Bem, pela logica, um Hibrido Diesel poupara mais o FAP porque em percursos curto nao utiliza o motor a Diesel ou pelo menos de uma forma mais desgastante.

    O problema esta na pouca autonomia do motor electrico, penso que o maximo sao 2km pelo que apesar da poupança, tanto do FAP como de combustivel, nao é nada do outro mundo.

    Comentário


      #3
      mas o motor electrico deverá ajudar no arranque do carro, o que poupa o fap,
      tenho a ideia que a partir de x / km/h o motor a diesel liga-se e é essencial para o andamento do carro, o electrico serve apenas para ajudar nas subidas, ultrapassagens, etc

      Comentário


        #4
        Uma questão pertinente, mas não creio que haja assim tanta diferença para os diesel normais (isto, claro, se houver alguma). A questão do FAP não se prende só com ir "passear o cão" uma vez por semana, isso não é tanto dessa forma. É todo um conjunto de coisas. P.e. na minha Astra H, eu sei quando o FAP está a regenerar ( o consumo aumenta cerca de 3 L) e acabo por ter cuidado em não desligar o carro, e se possivel manter um andamento razoável acima das 2000rpms. Mas a questão prende-se com os Peugeots (acho que esse não é excepção) em que não existe qualquer informação, directa ou indirecta, sobre o funcionamento do FAP, o que pode levar a que interrompas as regenerações sem o saber.

        A questão da "cidade" e FAPs é em vista, e de facto não combina, provocando mais desgaste (mais uso) e queimas menos efectivas já que torna-se mais complicado atingir a temperatura necessária.

        Em teoria os sistemas actuais dos hibridos, já permitem uma economia de combustivel em todos os tipos de utilização, sendo que em cidade é mais notória.

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