Tive a hipótese de andar um par de dias com um F20, neste caso um 116d. A motorização não era a que me despertava mais interesse, preferia a 114i ou a versão ED do 116d, ou então o 120d que ainda não testei na versão de 184cv.
É um modelo sem muitos extras, Pack Urban com jantes brancas que nem são feias, mas casam MUITO mal com a cor escolhida... Prata.... Além disso a grelha em prata no carro prata também não resulta.
Mais uma vez o Série 1 necessita de Xenon para receber os angel eyes e ganhar outra vida na frente, coisa que este não tem. O aspecto global é infelizmente borring...
Já no interior algumas coisas melhoraram, todo o interior do E81/E87 estava cansado, e nota-se que as melhorias são muitas, o novo sistema de AC, o rádio com ecrã grande e os mostradores com o ecrã suplementar.
Mas também se nota que nem sempre mudar é melhor, o interior antigo nunca coisa não falhava, a ergonomia estava estudada e bem estudada. Neste novo F20 já não consigo entender algumas escolhas.
O travão de mão já devia ser eléctrico, mas não, foi reduzido e ficou atarracado e numa posição péssima. O cruise control passou para o volante o que nem é mau, mas obrigou a concentrar tudo o resto no lado direito, e os botões do aumento do som são estranhos, com o + bem mais pequeno que o - com um espaço no meio que n serve para nada.
Além disso o novo volante pertence a um S5 e não a um S1, é demasiado encorpado e grande. Não entendo. Além que se o chego para cima tapa-me a informação inferior do painel, se o chego para baixo tapa-me a parte superior dos mostradores...
Outra coisa que parece que se esqueceram foi os dois botões de apoio à condução que ficaram relegados para a parte inferior do tablier numa posição péssima.
Com a utilização de saída de faixa a ser usada principalmente em AE, não entendo como o botão está tão escondido. Eu só no final do 2º dia é que reparei nos botões...
Em relação a qualidade de materiais.
O volante parece de muito melhor qualidade do que os antigos, que eram mais plásticos e descascavam com facilidade.
Já os bancos, com apenas 11.000km têm fios a sair da risca "estilosa" que têm ao meio. Uma vergonha.
O tablier na versão com ecrã grande, fica estranho, com um espaço morto que não serve para nada e com plástico duro, ladeado por espuma mole, fica ali desenquadrado!
Olhando agora para a foto, lembrei-me da chave! Mais bonita, mas MUITOOOOO maior, deve ter 2 ou 3x mais volume que a anterior.
E depois se o antigo sistema de colocar a chave na ranhura era "parvo" este é ainda mais parvo.
- Chegamos ao carro, tiramos a chave do bolso, abrimos o carro, entramos e ficamos com a chave na mão, ou a colocamos no porta copos (se estiver sem copos) ou temos de a colocar no bolso....
- Depois ao chegar ao destino desligamos o carro e as portas abrem-se logo, mas o rádio fica ligado. E só depois de sair é que o volante tranca automaticamente e só despois de fechar o carro é que o rádio desliga O sistema antigo de desligar o carro mas deixar a chave na ranhura permitia manter as portas fechadas e o rádio a funcionar, e assim que se retirava a chave é que o volante trancava, as portas abriam e o rádio desligava.
Em relação a ligar/desligar, o novo botão de Start/Stop ficou aliado ao botão de ligar, atrás do volante... Um local absurdo e que também não dá jeito nenhum.
Para finalizar o interior, mais uma nota negativa para a luz do tecto que ficou com um aspecto muito mais fraco e desenquadrada.
Um pormenor "giro" mas que eu n gosto é a colocação de luzes de ambiente (sempre ligadas à noite) nos pilares B. Aproveitaram para colocar na tampa que indica a presença de air-bag que não é propriamente bonita... É giro, mas acho que fica mal!
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Condução e motor.
O motor N47 não é como se sabe bom em vibrações e no pegar/desligar. Continua na mesma, apesar das vibrações em andamento serem muito reduzidas. Nota-se uma boa melhoria nesse ponto. Já o start/stop continua a mesma treta. Parece que o carro se desmonta a desligar e a ligar! E acho que o funcionamento está bem mais irregular do que eu tinha no E81.
A direcção é estranha! Muito leve, mas directa o suficiente, o que é estranha. Estando eu habituado ao servotronic, acho que esta direcção é sempre demasiado leve, mas a verdade é que aponta-se o carro e ele vai. Mas torna a condução mais empenhada um pouco estranha.
Já o motor 116d foi uma agradável surpresa, anda o mesmo (ou mais) que o 18d no X1. Até 4ª nota-se que há sempre muita disponibilidade e até tem muita suavidade na subida de regime. E em plano ou a descer, mete-se em valores proibidos com uma agradável facilidade.
Por outro lado os consumos são bastante comedidos, conseguindo-se fazer abaixo de 6l com cuidados, mas sem exageros, e mantendo nos 7.1 / 7.2 condução em cidade sem cuidados.
Sinceramente para cidade é um motor que chega e sobra, só não permite puxar por ele pelo taquímetro acima, porque a partir das 3.000rpm parece que não tem mais força.
Resumindo a estética exterior continua a precisar da ver~soa 3 portas + kit M + xenon + jantes + cor garrida, para se tornar apelativo.
O interior continua a precisar de extras para ficar bom.
O motor para quem anda pouco e desloca-se calmamente o 16d chega e sobra e muito possivelmente o 14d também irá chegar!
(Vou tentar colocar mais umas fotos e um ou outro pormenor que me tenha esquecido! )
É um modelo sem muitos extras, Pack Urban com jantes brancas que nem são feias, mas casam MUITO mal com a cor escolhida... Prata.... Além disso a grelha em prata no carro prata também não resulta.
Mais uma vez o Série 1 necessita de Xenon para receber os angel eyes e ganhar outra vida na frente, coisa que este não tem. O aspecto global é infelizmente borring...
Já no interior algumas coisas melhoraram, todo o interior do E81/E87 estava cansado, e nota-se que as melhorias são muitas, o novo sistema de AC, o rádio com ecrã grande e os mostradores com o ecrã suplementar.
Mas também se nota que nem sempre mudar é melhor, o interior antigo nunca coisa não falhava, a ergonomia estava estudada e bem estudada. Neste novo F20 já não consigo entender algumas escolhas.
O travão de mão já devia ser eléctrico, mas não, foi reduzido e ficou atarracado e numa posição péssima. O cruise control passou para o volante o que nem é mau, mas obrigou a concentrar tudo o resto no lado direito, e os botões do aumento do som são estranhos, com o + bem mais pequeno que o - com um espaço no meio que n serve para nada.
Além disso o novo volante pertence a um S5 e não a um S1, é demasiado encorpado e grande. Não entendo. Além que se o chego para cima tapa-me a informação inferior do painel, se o chego para baixo tapa-me a parte superior dos mostradores...
Outra coisa que parece que se esqueceram foi os dois botões de apoio à condução que ficaram relegados para a parte inferior do tablier numa posição péssima.
Com a utilização de saída de faixa a ser usada principalmente em AE, não entendo como o botão está tão escondido. Eu só no final do 2º dia é que reparei nos botões...
Em relação a qualidade de materiais.
O volante parece de muito melhor qualidade do que os antigos, que eram mais plásticos e descascavam com facilidade.
Já os bancos, com apenas 11.000km têm fios a sair da risca "estilosa" que têm ao meio. Uma vergonha.
O tablier na versão com ecrã grande, fica estranho, com um espaço morto que não serve para nada e com plástico duro, ladeado por espuma mole, fica ali desenquadrado!
Olhando agora para a foto, lembrei-me da chave! Mais bonita, mas MUITOOOOO maior, deve ter 2 ou 3x mais volume que a anterior.
E depois se o antigo sistema de colocar a chave na ranhura era "parvo" este é ainda mais parvo.
- Chegamos ao carro, tiramos a chave do bolso, abrimos o carro, entramos e ficamos com a chave na mão, ou a colocamos no porta copos (se estiver sem copos) ou temos de a colocar no bolso....
- Depois ao chegar ao destino desligamos o carro e as portas abrem-se logo, mas o rádio fica ligado. E só depois de sair é que o volante tranca automaticamente e só despois de fechar o carro é que o rádio desliga O sistema antigo de desligar o carro mas deixar a chave na ranhura permitia manter as portas fechadas e o rádio a funcionar, e assim que se retirava a chave é que o volante trancava, as portas abriam e o rádio desligava.
Em relação a ligar/desligar, o novo botão de Start/Stop ficou aliado ao botão de ligar, atrás do volante... Um local absurdo e que também não dá jeito nenhum.
Para finalizar o interior, mais uma nota negativa para a luz do tecto que ficou com um aspecto muito mais fraco e desenquadrada.
Um pormenor "giro" mas que eu n gosto é a colocação de luzes de ambiente (sempre ligadas à noite) nos pilares B. Aproveitaram para colocar na tampa que indica a presença de air-bag que não é propriamente bonita... É giro, mas acho que fica mal!
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Condução e motor.
O motor N47 não é como se sabe bom em vibrações e no pegar/desligar. Continua na mesma, apesar das vibrações em andamento serem muito reduzidas. Nota-se uma boa melhoria nesse ponto. Já o start/stop continua a mesma treta. Parece que o carro se desmonta a desligar e a ligar! E acho que o funcionamento está bem mais irregular do que eu tinha no E81.
A direcção é estranha! Muito leve, mas directa o suficiente, o que é estranha. Estando eu habituado ao servotronic, acho que esta direcção é sempre demasiado leve, mas a verdade é que aponta-se o carro e ele vai. Mas torna a condução mais empenhada um pouco estranha.
Já o motor 116d foi uma agradável surpresa, anda o mesmo (ou mais) que o 18d no X1. Até 4ª nota-se que há sempre muita disponibilidade e até tem muita suavidade na subida de regime. E em plano ou a descer, mete-se em valores proibidos com uma agradável facilidade.
Por outro lado os consumos são bastante comedidos, conseguindo-se fazer abaixo de 6l com cuidados, mas sem exageros, e mantendo nos 7.1 / 7.2 condução em cidade sem cuidados.
Sinceramente para cidade é um motor que chega e sobra, só não permite puxar por ele pelo taquímetro acima, porque a partir das 3.000rpm parece que não tem mais força.
Resumindo a estética exterior continua a precisar da ver~soa 3 portas + kit M + xenon + jantes + cor garrida, para se tornar apelativo.
O interior continua a precisar de extras para ficar bom.
O motor para quem anda pouco e desloca-se calmamente o 16d chega e sobra e muito possivelmente o 14d também irá chegar!
(Vou tentar colocar mais umas fotos e um ou outro pormenor que me tenha esquecido! )
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