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    Teste Drive 116d F20

    Tive a hipótese de andar um par de dias com um F20, neste caso um 116d. A motorização não era a que me despertava mais interesse, preferia a 114i ou a versão ED do 116d, ou então o 120d que ainda não testei na versão de 184cv.

    É um modelo sem muitos extras, Pack Urban com jantes brancas que nem são feias, mas casam MUITO mal com a cor escolhida... Prata.... Além disso a grelha em prata no carro prata também não resulta.
    Mais uma vez o Série 1 necessita de Xenon para receber os angel eyes e ganhar outra vida na frente, coisa que este não tem. O aspecto global é infelizmente borring...

    Já no interior algumas coisas melhoraram, todo o interior do E81/E87 estava cansado, e nota-se que as melhorias são muitas, o novo sistema de AC, o rádio com ecrã grande e os mostradores com o ecrã suplementar.

    Mas também se nota que nem sempre mudar é melhor, o interior antigo nunca coisa não falhava, a ergonomia estava estudada e bem estudada. Neste novo F20 já não consigo entender algumas escolhas.
    O travão de mão já devia ser eléctrico, mas não, foi reduzido e ficou atarracado e numa posição péssima. O cruise control passou para o volante o que nem é mau, mas obrigou a concentrar tudo o resto no lado direito, e os botões do aumento do som são estranhos, com o + bem mais pequeno que o - com um espaço no meio que n serve para nada.
    Além disso o novo volante pertence a um S5 e não a um S1, é demasiado encorpado e grande. Não entendo. Além que se o chego para cima tapa-me a informação inferior do painel, se o chego para baixo tapa-me a parte superior dos mostradores...

    Outra coisa que parece que se esqueceram foi os dois botões de apoio à condução que ficaram relegados para a parte inferior do tablier numa posição péssima.



    Com a utilização de saída de faixa a ser usada principalmente em AE, não entendo como o botão está tão escondido. Eu só no final do 2º dia é que reparei nos botões...

    Em relação a qualidade de materiais.
    O volante parece de muito melhor qualidade do que os antigos, que eram mais plásticos e descascavam com facilidade.
    Já os bancos, com apenas 11.000km têm fios a sair da risca "estilosa" que têm ao meio. Uma vergonha.
    O tablier na versão com ecrã grande, fica estranho, com um espaço morto que não serve para nada e com plástico duro, ladeado por espuma mole, fica ali desenquadrado!



    Olhando agora para a foto, lembrei-me da chave! Mais bonita, mas MUITOOOOO maior, deve ter 2 ou 3x mais volume que a anterior.
    E depois se o antigo sistema de colocar a chave na ranhura era "parvo" este é ainda mais parvo.
    - Chegamos ao carro, tiramos a chave do bolso, abrimos o carro, entramos e ficamos com a chave na mão, ou a colocamos no porta copos (se estiver sem copos) ou temos de a colocar no bolso....
    - Depois ao chegar ao destino desligamos o carro e as portas abrem-se logo, mas o rádio fica ligado. E só depois de sair é que o volante tranca automaticamente e só despois de fechar o carro é que o rádio desliga O sistema antigo de desligar o carro mas deixar a chave na ranhura permitia manter as portas fechadas e o rádio a funcionar, e assim que se retirava a chave é que o volante trancava, as portas abriam e o rádio desligava.

    Em relação a ligar/desligar, o novo botão de Start/Stop ficou aliado ao botão de ligar, atrás do volante... Um local absurdo e que também não dá jeito nenhum.

    Para finalizar o interior, mais uma nota negativa para a luz do tecto que ficou com um aspecto muito mais fraco e desenquadrada.
    Um pormenor "giro" mas que eu n gosto é a colocação de luzes de ambiente (sempre ligadas à noite) nos pilares B. Aproveitaram para colocar na tampa que indica a presença de air-bag que não é propriamente bonita... É giro, mas acho que fica mal!


    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Condução e motor.

    O motor N47 não é como se sabe bom em vibrações e no pegar/desligar. Continua na mesma, apesar das vibrações em andamento serem muito reduzidas. Nota-se uma boa melhoria nesse ponto. Já o start/stop continua a mesma treta. Parece que o carro se desmonta a desligar e a ligar! E acho que o funcionamento está bem mais irregular do que eu tinha no E81.

    A direcção é estranha! Muito leve, mas directa o suficiente, o que é estranha. Estando eu habituado ao servotronic, acho que esta direcção é sempre demasiado leve, mas a verdade é que aponta-se o carro e ele vai. Mas torna a condução mais empenhada um pouco estranha.

    Já o motor 116d foi uma agradável surpresa, anda o mesmo (ou mais) que o 18d no X1. Até 4ª nota-se que há sempre muita disponibilidade e até tem muita suavidade na subida de regime. E em plano ou a descer, mete-se em valores proibidos com uma agradável facilidade.
    Por outro lado os consumos são bastante comedidos, conseguindo-se fazer abaixo de 6l com cuidados, mas sem exageros, e mantendo nos 7.1 / 7.2 condução em cidade sem cuidados.

    Sinceramente para cidade é um motor que chega e sobra, só não permite puxar por ele pelo taquímetro acima, porque a partir das 3.000rpm parece que não tem mais força.

    Resumindo a estética exterior continua a precisar da ver~soa 3 portas + kit M + xenon + jantes + cor garrida, para se tornar apelativo.
    O interior continua a precisar de extras para ficar bom.
    O motor para quem anda pouco e desloca-se calmamente o 16d chega e sobra e muito possivelmente o 14d também irá chegar!

    (Vou tentar colocar mais umas fotos e um ou outro pormenor que me tenha esquecido! )

    #2
    Gostei do que li!
    Tambem nao entendo porque é que os botoes estão tão escondidos. Qual era o problema de os colocar na consola central (como a BMW fazia antes?)

    Comentário


      #3
      Gostava de ver mais fotos gerais do interior, se as tiveres, para poder perceber melhor as tuas críticas, e poder dizer algo também...

      Comentário


        #4
        principalmente do volante..

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por gemini Ver Post
          Gostava de ver mais fotos gerais do interior, se as tiveres, para poder perceber melhor as tuas críticas, e poder dizer algo também...
          Mais logo já ponho mais.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
            ...
            Um pormenor "giro" mas que eu n gosto é a colocação de luzes de ambiente (sempre ligadas à noite) nos pilares B. Aproveitaram para colocar na tampa que indica a presença de air-bag que não é propriamente bonita... É giro, mas acho que fica mal!
            ...
            Isto não atrapalha a condução à noite? Não há hipótese de desligar (mesmo que seja em alguma opção escondida no fundo de algum menu)?

            Comentário


              #7
              Pelo que relataste, o sistema da chave é semelhante ao meu.

              Pode-se considerar que é "quase keyless", onde "apenas" é necessário abrir e fechar o carro através dos botões da chave.

              Deverá estar disponível como extra um sistema full keyless, em que basta a pessoa se aproximar do carro para o mesmo se destrancar, ou carregar no botão à saída do carro para o mesmo trancar.

              Para mim, que sou homem, não me faz grande confusão o ter que carregar no botão para abrir o carro, sendo que nunca chego a tirar a chave do bolso. É só meter a mão no bolso e já está.

              No entanto, para uma mulher, este sistema "quase keyless" não faz qualquer sentido, pois tem de andar a perder tempo à procura da chave na mala para depois voltar a guardá-la, ou andar com a mesma solta no porta copos ou coisa parecida. É estúpido.

              Comentário


                #8
                Este carro pode ser muito bom mas é feio todos os dias, nunca o compraria por isso. Ainda consegue ser mais feio que o modelo anterior, isto na minha opinião.
                Editado pela última vez por Scutar; 10 October 2012, 12:46.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                  Este carro pode ser muito bom mas é feio todos os dias, nunca o compraria por isso. Ainda consegue ser mais feio que o modelo anterior, isto na minha opinião.
                  Partilho a opinião!!
                  Não consigo ficar indiferente àquela frente tão mal concebida de cada vez que me cruzo com algum!!
                  A traseira, até consigo aceitar!!

                  Comentário


                    #10
                    Essa cena da chave é de facto esquesita, já me aconteceu sair do carro e esquecer-me da chave no porta-copos (ou outro espaço qualquer, não me lembro) e depois é que reparei que estava lá dentro. Não é intuitivo este sistema, e podia ser diferente para melhor. Não deixaria de comprar o carro por isso, mas é algo desconfortável.

                    Depreende que a unidade ensaiada é a 2.0 de 116cv, certo?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por betel Ver Post
                      Isto não atrapalha a condução à noite? Não há hipótese de desligar (mesmo que seja em alguma opção escondida no fundo de algum menu)?
                      Não. Os Bmw sempre tiveram luz de ambiente "âmbar" sempre acesa. Mas agora está disponível noutros pontos do carro e não apenas no "plafonier" frontal.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por DigCb Ver Post
                        Pelo que relataste, o sistema da chave é semelhante ao meu.

                        Pode-se considerar que é "quase keyless", onde "apenas" é necessário abrir e fechar o carro através dos botões da chave.

                        Deverá estar disponível como extra um sistema full keyless, em que basta a pessoa se aproximar do carro para o mesmo se destrancar, ou carregar no botão à saída do carro para o mesmo trancar.

                        Para mim, que sou homem, não me faz grande confusão o ter que carregar no botão para abrir o carro, sendo que nunca chego a tirar a chave do bolso. É só meter a mão no bolso e já está.

                        No entanto, para uma mulher, este sistema "quase keyless" não faz qualquer sentido, pois tem de andar a perder tempo à procura da chave na mala para depois voltar a guardá-la, ou andar com a mesma solta no porta copos ou coisa parecida. É estúpido.
                        Sim há uma opção full key less, mas esta opção intermédia é absurda. Porque não dá jeito nenhum nem a abrir nem fechar, nem à situação que indiquei que mal desligas o carro abrem-se as portas.

                        Comentário


                          #13
                          O ambiente geral interior é bom:





                          O volante que tem bastante bom aspecto, mas acho demasiado encorpado para o carro em questão:





                          As jantes brancas na carroçaria prata...

                          Comentário


                            #14
                            O plafonier frontal que acho que está com pior aspecto!




                            O central:




                            Os cintos que não permitem regulação:

                            Comentário


                              #15
                              O banco do condutor que com apenas 11.000km está assim:

                              Comentário


                                #16
                                Esses bancos parecem-me ter muito pouco apoio lateral.
                                Que tal o conforto ?

                                EDIT: os cintos não permitem regulção ? No way
                                Editado pela última vez por TerranoII; 10 October 2012, 14:43.

                                Comentário


                                  #17
                                  Realmente, parece que andam a poupar no design! Tomara eles chegarem agora à elegancia do interior e dos pormenores do antigo E46! Nisso a Audi está bem mais atenta! As vezes estes novos BMW parecem carros generalistas, nos pormenores.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                    Esses bancos parecem-me ter muito pouco apoio lateral.
                                    Que tal o conforto ?

                                    EDIT: os cintos não permitem regulção ? No way
                                    Os bancos são os normais e não têm apoio nenhum. Compensa sempre comprar o pack sport com bancos com mais apoio.

                                    Comentário


                                      #19
                                      O interior é uma grande evolução face à anterior geração. O design segue a mesma linha, mas a qualidade dos materiais subiu consideravelmente e o recheio tecnológico é maior.

                                      O modo ecopro, ainda que torne o carro mais lento, reduz os consumos e torna a direção muito menos cansativa de utilizar. Aliás, em relação à utilização citadina, há a destacar o facto dos comandos estarem todos muito mais leves, exceto a caixa de velocidades.

                                      Em relação à chave, de facto, não se compreendo o exacerbado tamanho. No bolso, fica enorme! Quanto ao sítio para a colocares, o série 1 costuma ter um sítio próprio, na zona dos porta-copos. Não sei porque é que esse não tem.

                                      O cinto sem regulação é um ponto negativo, tal como é a chapa à mostra, junto às portas. Os bancos da linha urban são francamente maus, daí aconselhar sempre que se escolha a linha Sport, que já tem uns bancos decentes.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                        O interior é uma grande evolução face à anterior geração. O design segue a mesma linha, mas a qualidade dos materiais subiu consideravelmente e o recheio tecnológico é maior.

                                        O modo ecopro, ainda que torne o carro mais lento, reduz os consumos e torna a direção muito menos cansativa de utilizar. Aliás, em relação à utilização citadina, há a destacar o facto dos comandos estarem todos muito mais leves, exceto a caixa de velocidades.

                                        Em relação à chave, de facto, não se compreendo o exacerbado tamanho. No bolso, fica enorme! Quanto ao sítio para a colocares, o série 1 costuma ter um sítio próprio, na zona dos porta-copos. Não sei porque é que esse não tem.

                                        O cinto sem regulação é um ponto negativo, tal como é a chapa à mostra, junto às portas. Os bancos da linha urban são francamente maus, daí aconselhar sempre que se escolha a linha Sport, que já tem uns bancos decentes.
                                        Por acaso o modo ecopro nota-se bem o corte na potência, mas também se nota que os consumos são bons. E até tem o pormenor engraçado de dizer quanto é que já se poupou por estar em ecopro.

                                        Comentário


                                          #21
                                          e como está a caixa de velocidades ?
                                          continua cansativa de usar no dia-a-dia ?
                                          e excelente para uso desportivo (num 116d ) ?!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                                            e como está a caixa de velocidades ?
                                            continua cansativa de usar no dia-a-dia ?
                                            e excelente para uso desportivo (num 116d ) ?!
                                            Acho-a muito suave para uso no dia a dia. E precisa qb para uso mais "desportivo".

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                              O interior é uma grande evolução face à anterior geração. O design segue a mesma linha, mas a qualidade dos materiais subiu consideravelmente e o recheio tecnológico é maior.

                                              O modo ecopro, ainda que torne o carro mais lento, reduz os consumos e torna a direção muito menos cansativa de utilizar. Aliás, em relação à utilização citadina, há a destacar o facto dos comandos estarem todos muito mais leves, exceto a caixa de velocidades.

                                              Em relação à chave, de facto, não se compreendo o exacerbado tamanho. No bolso, fica enorme! Quanto ao sítio para a colocares, o série 1 costuma ter um sítio próprio, na zona dos porta-copos. Não sei porque é que esse não tem.

                                              O cinto sem regulação é um ponto negativo, tal como é a chapa à mostra, junto às portas. Os bancos da linha urban são francamente maus, daí aconselhar sempre que se escolha a linha Sport, que já tem uns bancos decentes.
                                              Está explicado o porquê do tamnho da chave

                                              Há pormenores que não se entende, a falta de regulação dos cintos é mesmo flagrante...


                                              Cump.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                O travão de mão já devia ser eléctrico, mas não, foi reduzido e ficou atarracado e numa posição péssima. O cruise control passou para o volante o que nem é mau, mas obrigou a concentrar tudo o resto no lado direito, e os botões do aumento do som são estranhos, com o + bem mais pequeno que o - com um espaço no meio que n serve para nada.
                                                Além disso o novo volante pertence a um S5 e não a um S1, é demasiado encorpado e grande. Não entendo. Além que se o chego para cima tapa-me a informação inferior do painel, se o chego para baixo tapa-me a parte superior dos mostradores...

                                                Outra coisa que parece que se esqueceram foi os dois botões de apoio à condução que ficaram relegados para a parte inferior do tablier numa posição péssima.


                                                Com a utilização de saída de faixa a ser usada principalmente em AE, não entendo como o botão está tão escondido. Eu só no final do 2º dia é que reparei nos botões...

                                                Em relação a qualidade de materiais.
                                                O volante parece de muito melhor qualidade do que os antigos, que eram mais plásticos e descascavam com facilidade.
                                                Já os bancos, com apenas 11.000km têm fios a sair da risca "estilosa" que têm ao meio. Uma vergonha.
                                                O tablier na versão com ecrã grande, fica estranho, com um espaço morto que não serve para nada e com plástico duro, ladeado por espuma mole, fica ali desenquadrado!



                                                Olhando agora para a foto, lembrei-me da chave! Mais bonita, mas MUITOOOOO maior, deve ter 2 ou 3x mais volume que a anterior.
                                                E depois se o antigo sistema de colocar a chave na ranhura era "parvo" este é ainda mais parvo.
                                                - Chegamos ao carro, tiramos a chave do bolso, abrimos o carro, entramos e ficamos com a chave na mão, ou a colocamos no porta copos (se estiver sem copos) ou temos de a colocar no bolso....
                                                - Depois ao chegar ao destino desligamos o carro e as portas abrem-se logo, mas o rádio fica ligado. E só depois de sair é que o volante tranca automaticamente e só despois de fechar o carro é que o rádio desliga O sistema antigo de desligar o carro mas deixar a chave na ranhura permitia manter as portas fechadas e o rádio a funcionar, e assim que se retirava a chave é que o volante trancava, as portas abriam e o rádio desligava.

                                                Em relação a ligar/desligar, o novo botão de Start/Stop ficou aliado ao botão de ligar, atrás do volante... Um local absurdo e que também não dá jeito nenhum.

                                                Para finalizar o interior, mais uma nota negativa para a luz do tecto que ficou com um aspecto muito mais fraco e desenquadrada.
                                                Um pormenor "giro" mas que eu n gosto é a colocação de luzes de ambiente (sempre ligadas à noite) nos pilares B. Aproveitaram para colocar na tampa que indica a presença de air-bag que não é propriamente bonita... É giro, mas acho que fica mal!


                                                --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

                                                Condução e motor.

                                                O motor N47 não é como se sabe bom em vibrações e no pegar/desligar. Continua na mesma, apesar das vibrações em andamento serem muito reduzidas. Nota-se uma boa melhoria nesse ponto. Já o start/stop continua a mesma treta. Parece que o carro se desmonta a desligar e a ligar! E acho que o funcionamento está bem mais irregular do que eu tinha no E81.

                                                A direcção é estranha! Muito leve, mas directa o suficiente, o que é estranha. Estando eu habituado ao servotronic, acho que esta direcção é sempre demasiado leve, mas a verdade é que aponta-se o carro e ele vai. Mas torna a condução mais empenhada um pouco estranha.
                                                Concordo contigo na maior parte das falhas que apontas, umas menos graves que outras, outras, feitio como o travão de mão mecânico.

                                                Em termos ergonómicos, o que mais se torna implicativo, pelo menos nos 10min que estive ao volante, é mesmo as dimensões do volante, e mesmo pior que isso, o apoio de braço demasiado elevado face à altura da manete de velocidades. Acabei o test drive a pensar se seria possível retirá-lo um dia caso me visse "obrigado" a comprá-lo!

                                                Os bancos, salvam-se mesmo os do pack sport.
                                                Quanto ao servotronic, está automaticamente lá uma vez que o pack conforto condução é um must have...

                                                Agora até se fica com a impressão que o interior não é muito melhor que o E87, mas é! Aliás, põe qualquer dono de E87 triste ao voltar ao seu carro...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Já é habitual nos modelos actuais da BMW não trazerem regulação de cintos, se não estou em erro já o antigo não permitia regular os cintos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Resumindo é preferivel um generalista que um S1.

                                                    De "bom" tem o facto de ser RWD , evidenciei o bom em aspas porque pode até em certas caracterisitcas nao o ser

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      A luz de presença no pilar B.



                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Ainda não descobri como é que se mete o AC em MONO, ou se é que dá. Só me falta testa carregar no Auto durante uns segundos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Gostei de ler.

                                                          Esta orientação critica é o que não é permitido à imprensa, sob pena de não lhes emprestarem carros

                                                          Seria engraçado a comparação com um generalista como o Focus e com outro premium como o A3.

                                                          Mas pelo que conheço deste novo A3, vai ser dificil para a BMW não perder na comparação dos interiores.

                                                          De qualquer forma fico com a ideia que para além de alguns "detalhes" o interior deste BMW é um bom sitio para "estar" !?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                            Resumindo é preferivel um generalista que um S1.
                                                            ...
                                                            Em boa verdade, concordo.
                                                            A minha esposa "passa-se" comigo porque ela adora BMW, e eu torço o nariz, pois não acho que sejam carros que se adequem racionalmente àquilo que pretendo.
                                                            E como o dinheiro está caro...
                                                            Lembro-me de ter ido ver o X1 ao stand, para obter propostas, e, apesar de ter ficado admirado com a evolução de praticabilidade e versatilidade ocorrida (relativamente à S3 Touring), mesmo assim, para mim, ainda não estava no meu gosto.
                                                            O vendedor admirou-se com as minhas críticas, e no fim sugeria "Também temos o X5, sempre é maior um bocado..."

                                                            Isto para dizer que este S1, que já tive oportunidade também de "analisar", acho que teve uma boa evolução no interior relativamente ao predecessor, mas... na verdade, os generalistas oferecem tanto, ou mais, por preços inferiores.

                                                            Comentário

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