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Acidente com VW Passat mal travada

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    Acidente com VW Passat mal travada

    Hoje em Lisboa, na zona de São Sebastião da Pedreira, vi um acidente um tanto ou quanto estranho. Uma VW Passat Station de 2011, veio de marcha-atrás, destravada e embateu na traseira de um VW Polo estacionado em segunda fila e num Opel Astra. Para perceber a situação e ver se ninguém se tinha magoado, estacionei e fui falar com a senhora do Polo, que estava com uma criança de poucos meses e por sorte ninguém se magoou, mas do dono da Passat, ninguém sabia. Entretanto espreitei para dentro do carro e conferi que não tinha caixa de velocidades automática, no entanto o travão de mão, esse sim, era automático.
    Fiquei sem compreender a situação, porque pensei que o sistema de travão de mão automático fosse sofisticado e evitasse estas situações de "destravamento" quando o condutor trava e não engata.
    Alguém encontra uma explicação lógica para isto, ou será que sendo o travão de mão automático a tendência, estes problemas tornem-se mais frequentes?

    A carrinha era do género desta:

    #2
    Travão de mão automatico... modernices.

    Comentário


      #3
      Quantas mais modernices maiores são as surpresas.

      Nada como o velho cabo com travão de mão (ou pé nos mercedes). A electrónica nunca é de fiar.

      Comentário


        #4
        Automático... eléctrico ?

        Comentário


          #5
          Apesar de concordar com os comentários acima, e de eu próprio ter algum receio a este tipo de tecnologias e electrónicas modernas que nos servem no dia a dia, a verdade é que também acontece em carros antigos. Já vi carros com travão de mão ''normal'' à antiga, a destravarem-se e a provocar acidentes do género do relatado pelo autor do tópico. Só travado, nunca é seguro, travado e engatado, é como ensinam na escola de condução, pelo menos no tempo que lá andei. E a mudança deve ser sempre contrária a inclinação da estrada, se bem que isso já acho que são preciosismos a mais.

          Comentário


            #6
            Deve ser eléctrico e deve ter-se esquecido de o accionar...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
              Deve ser eléctrico e deve ter-se esquecido de o accionar...
              O acionamento é automático quando se desliga o motor, pelo menos na Renault Scenic, desde 2003.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                Deve ser eléctrico e deve ter-se esquecido de o accionar...
                E o carro nao devia de avisar que o travao de mao nao esta colocado?
                Editado pela última vez por Drifter; 13 October 2012, 01:15.

                Comentário


                  #9
                  Acho que com o estrago que fez, devia ter alguma inclinação, e ao ter inclinação se fosse esquecimento tinham dado conta, penso eu, se tiver que se mexer só com o dono ao sair notava-se, logo é mais provável que seja falha.
                  Eu por acaso raramente deixo engatada, quando vejo que é muita inclinação "não vá o diabo tecê-las" mas eu não sou exemplo, ás vezes volto atrás 2x pa ver se ficou tudo travado e fechado

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
                    Apesar de concordar com os comentários acima, e de eu próprio ter algum receio a este tipo de tecnologias e electrónicas modernas que nos servem no dia a dia, a verdade é que também acontece em carros antigos. Já vi carros com travão de mão ''normal'' à antiga, a destravarem-se e a provocar acidentes do género do relatado pelo autor do tópico. Só travado, nunca é seguro, travado e engatado, é como ensinam na escola de condução, pelo menos no tempo que lá andei. E a mudança deve ser sempre contrária a inclinação da estrada, se bem que isso já acho que são preciosismos a mais.
                    A regra é essa, mas imagina que alguém bate no teu carro fazendo-o deslocar-se?

                    Já viste como a transmissão é afectada? É que depois o seguro deita o rabinho de fora, e as consequências podem só aparecer a longo prazo.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                      Acho que com o estrago que fez, devia ter alguma inclinação, e ao ter inclinação se fosse esquecimento tinham dado conta, penso eu, se tiver que se mexer só com o dono ao sair notava-se, logo é mais provável que seja falha.
                      Eu por acaso raramente deixo engatada, quando vejo que é muita inclinação "não vá o diabo tecê-las" mas eu não sou exemplo, ás vezes volto atrás 2x pa ver se ficou tudo travado e fechado
                      Ha uns valentes anos, aconteceu o mesmo com o meu pai, o Cordoba ca de casa levou com uma Berlingo destravada, e pelo dono que a estacionou, ainda teve uma dezena de minutos parada e so depois é que foi por ali fora. Possivelmente, como aconteceu com o meu pai, a Passat foi estacionada no inicio da subida e foi descaindo lentamente.
                      Editado pela última vez por Drifter; 13 October 2012, 01:14.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                        Automático... eléctrico ?
                        É um automatismo e como é óbvio não podia deixar ser electrónico..

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                          A regra é essa, mas imagina que alguém bate no teu carro fazendo-o deslocar-se?

                          Já viste como a transmissão é afectada? É que depois o seguro deita o rabinho de fora, e as consequências podem só aparecer a longo prazo.
                          Entre uma transmissão afectada, ou o carro destravar-se e provocar um acidente, ou matar alguém, acho que a escolha é óbvia. E não acredito que uma pancada dê cabo de uma transmissão, para isso acontecer, tem de ser um acidente muito grande, e a transmissão acaba por ser um mal menor.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                            O acionamento é automático quando se desliga o motor, pelo menos na Renault Scenic, desde 2003.
                            Também tinha esta ideia...

                            Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                            A regra é essa, mas imagina que alguém bate no teu carro fazendo-o deslocar-se?

                            Já viste como a transmissão é afectada? É que depois o seguro deita o rabinho de fora, e as consequências podem só aparecer a longo prazo.
                            O motivo que faz-me evitar colocar o carro travado e engatado.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
                              Entre uma transmissão afectada, ou o carro destravar-se e provocar um acidente, ou matar alguém, acho que a escolha é óbvia. E não acredito que uma pancada dê cabo de uma transmissão, para isso acontecer, tem de ser um acidente muito grande, e a transmissão acaba por ser um mal menor.
                              Eu raramente deixo o carro em zonas inclinadas por tudo isto. Podem dizer que é paranóia, mas prefiro andar mais uns metros a pé e ficar tranquilo.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                Ha uns valentes anos, aconteceu o mesmo com o meu pai, o Corboba ca de casa levou com uma Berlingo destravada, e pelo dono que a estacionou, ainda teve uma dezena de minutos parada e so depois é que foi por ali fora. Possivelmente foi no inicio da subida e a carrinha foi descaindo lentamente.
                                Sendo assim já é outra coisa, mesmo assim ainda estranhava, mas não é impossível, tendo pouca inclinação não se notar ao inicio(apesar de achar estranho tendo a diferença do peso sem o condutor e a acção do fechar da porta e tudo mais, mesmo numa berlingo que é bem leve) e ir ganhando balanço... atenção não estou a duvidar, é possível, mas estranho ao mesmo tempo.
                                Mas já vi parecido, aquele camião que levou 20 carros á uns bons anos, ali na Ajuda era da empresa onde os meus pais trabalham(e também por acaso era o meu pai foi encarregado lá eheheh) penso que foi falha do travão, não travava bem, mais o condutor que não o travou como deve ser, está-se a ver um camião a descer aquilo

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por HVELOS Ver Post

                                  O motivo que faz-me evitar colocar o carro travado e engatado.
                                  Então como fazes quando estacionas? Metes um calço debaixo do pneu? lol

                                  Estou a perguntar só por curiosidade, não interpretes como gozo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
                                    Então como fazes quando estacionas? Metes um calço debaixo do pneu? lol

                                    Estou a perguntar só por curiosidade, não interpretes como gozo.
                                    O meu tio já com alguma idade faz isso, trava e mete um calço tudo isto no seu Ferrari(leia-se Ligier topo de gama) e aí dele que não ponha o calço a mulher ainda o mata

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu quando andei com um carro equipado com travão de mão eléctrico, deixava-o sempre engatado, aquele travão não accionava automaticamente, apenas destravava automaticamente ao fazer ponto de embraiagem, ou seja, para travar tinha de carregar no botão, muita vez ficou a carrinha destravada engatada.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
                                        Então como fazes quando estacionas? Metes um calço debaixo do pneu? lol

                                        Estou a perguntar só por curiosidade, não interpretes como gozo.
                                        Simplesmente não engato..

                                        Comentário


                                          #21
                                          Se andar com o auto-hold ligado o carro fica travado de certeza.
                                          E quase que jurava que mesmo com ele desligado também.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por HVELOS Ver Post
                                            Simplesmente não engato..
                                            Pelo post acima que deixaste, dizias: ''O motivo que faz-me evitar colocar o carro travado e engatado.''

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                              Se andar com o auto-hold ligado o carro fica travado de certeza.
                                              E quase que jurava que mesmo com ele desligado também.
                                              Com o auto-hold desligado e o carro desligado, se não se travar o carro, ele fica destravado.

                                              Comentário


                                                #24
                                                O meu tem travão eléctrico e não trava automaticamente.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                  Se andar com o auto-hold ligado o carro fica travado de certeza.
                                                  E quase que jurava que mesmo com ele desligado também.
                                                  Como o daqui não tem essa função Auto-Hold só destrava automaticamente, enquanto travar tens que ser tu, mas como na nova geração o Auto-Hold já vem em todos de série não sei como funciona agora.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Mais um recall em lista de espera...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Mas ainda há quem deixe o carro desengatado?

                                                      Não tenho por hábito deixar o carro estacionado em grandes declives, mas mesmo a direito ele fica engatado. Até na garagem que é em plano eu o engato.. Sei lá se alguém por qualquer motivo não se encosta e os cabos deixam de fazer o que é suposto... Já não é a primeira vez que ao meter o pé à embraiagem para o ligar sinto a caixa a "soltar", pelo que se não estivesse engatado o resultado seria óbvio. Basta não puxar adequadamente o travão.

                                                      Desde que numa aula de condução (já há uns anitos ) deixei o carro desengatado e levei uma castanhada do instrutor que tenho esse hábito. Muitos colegas meus cagam-se no assunto, mas eu não.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Por falares em levar uma castanhada do instrutor, lembrei-me, que numa das minhas aulas de condução, em que 60% do tempo o instrutor ia a dormir, passei num parque de estacionamento, em que a estrada atravessava o estacionamento mais a menos a meio. O estacionamento de um lado era inclinado, e ao passar por um dos carros, não sei porque, ele começou a andar, ganhou velocidade, e espetou-se contra uma arvore, tive sorte me não me acertar, nem em acertar em ninguém, pois havia pessoas por perto. O instrutor apanhou tal susto, com o barulho, que nunca mais adormeceu até ao fim da aula. E mais uma vez disse que os carros são para ficarem estacionados, com travão, e em primeira se o carro estiver com a frente para baixo, ou marcha atrás se estiver com a frente para cima. Eu estaciono sempre em 2ª, apenas por hábito, desengatado é que nunca.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
                                                          Pelo post acima que deixaste, dizias: ''O motivo que faz-me evitar colocar o carro travado e engatado.''
                                                          Amigo, lê lá e pensa um pedacinho, eu disse, evito deixar o carro engatado, mas quando é realmente necessário, obviamente que o faço, né? Há pessoas que até em plano engatam o carro, eu não faço isso..

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                            O meu tem travão eléctrico e não trava automaticamente.
                                                            A i40 do meu pai é a mesma coisa. A não ser que durante o andamento se active a paragem automática.

                                                            É algo que não está bem feito. Por defeito ao desligar o carro devia accionar o travão. Se fosse preciso desactivar era só ir ao botão.

                                                            Comentário

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