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Viagem através da Europa no Inverno [Portugal - Alemanha]

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    Viagem através da Europa no Inverno [Portugal - Alemanha]

    Olá a todos,

    Estou a pensar em fazer uma viagem de carro entre Portugal e Alemanha no início de Janeiro de 2013 e todos os conselhos para planear a dita cuja são bem-vindos!

    Basicamente tenho algum receio em relação a esta viagem porque se vai realizar no inverno e com um peugeot 107...

    Primeiro, as condições climatérias: frio, neve, gelo, chuva, estradas cortadas, problemas com o carro provocados pelas más condições, etc.

    Segundo, o carro: É um boguinhas, um carro citadinho com 1000 de cilindrada e não sei se "aguenta".

    A viagem será feita nas calmas, em vários dias, com pelo menos duas noites de paragem para dormir, com passagem por locais turísticos, etc.

    Já vou levar pneus de inverno e uma revisão geral feita antes de viajar.

    Mesmo assim preocupa-me o factor "clima" e o comportamento do carro na neve, por exemplo.

    Agradeço desde já os vosso comentários, sugestões e ajuda.

    #2
    Dependendo do trajecto que faças, nao deveras ter grandes problemas com a neve

    O "boguinhas" como lhe chamas, desde que lhe faças uma revisao normal e faças a viagem com calma nao teras problemas. Alias, viagens de 2 ou 3 mil kms seguidos por vezes fazem menos mal que andar o dia-a-dia em cidade

    De resto..... tem atençao aos limites de velocidade, principalmente em França, faz pausas regulares para descansar e caso encontres neve, uma vez que ja tens pneus de neve, basta adequares a velocidade para o estado da estrada.

    Comentário


      #3
      Que carro é já agora?

      Comentário


        #4
        Está no texto, é um 107 1.0.

        Também não vejo razões para não aguentar, a menos que haja indícios de que algo vai precisar de manutenção em breve.

        Comentário


          #5
          Claro que o carro aguenta desde que esteja bom de mecanica, e que não lhe pessas demasiado esforço ao motor.

          Eu nos idos anos "70", fiz viagens dessas pela a Europa com carros de menor cilindrada do que o teu (Fiat 126 "27cv", Dyane 6 "34cv" e Simca 1000 "45cv"), e por estradas que eram bem piores que as actuais, e eles foram e vieram sem qualquer problema.

          É certo que agora o pessoal pensa que para fazer grandes viagens, só carros para cima de 1.6 e a diesel é que aguentam essas distâncias.
          Editado pela última vez por Akagi; 16 October 2012, 12:24.

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            #6
            Não "aguenta" porquê?? É cada pergunta que se vê aqui...

            Dá-lhe mas é gás, que o carro precisa de espairecer! Isso ia ao Evereste e voltava sem se queixar!

            Comentário


              #7
              Uma viagem dessas é coisa para custar quanto? assim por alto ..

              Comentário


                #8
                com esse carro e pneus fininhos basicamente estás feito...

                agora a sério, uma boa manutenção, descansa bem durante as noites, pára sempre que te sentires algo cansado, cuidado com os ventos laterais quando fores a mais de 100 e... boa viagem.


                Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                Que carro é já agora?
                mais um que só deve ler a primeira linha...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                  Não "aguenta" porquê?? É cada pergunta que se vê aqui...

                  Dá-lhe mas é gás, que o carro precisa de espairecer! Isso ia ao Evereste e voltava sem se queixar!
                  Que pergunta e qual é o problema com ela?

                  Quando digo se "aguenta" refiro-me ao comportamento do carro em geral. Não é certamente o carro mais confortável para este tipo de viagem, tem pneus finos, é frágil, etc. O que pode acontecer em casos drásticos de temperaturas bem negativas e nevões? É claro que ele não se vai rebentar todo só porque vai fazer 2500 km mais mais vale fazes perguntas estúpidas e estar prevenido do que nenhuma.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ShakesBeer Ver Post
                    Uma viagem dessas é coisa para custar quanto? assim por alto ..
                    depende de vários factores mas estimo uns 350€ sem o alojamento e alimentação

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por lip108 Ver Post
                      depende de vários factores mas estimo uns 350€ sem o alojamento e alimentação
                      Acho que estas a fazer valores muito por baixo

                      So para portagens em PT, Espanha e França iras gastar bem perto de 100€ Junta a isso o combustivel........
                      Editado pela última vez por Ribeiros; 15 October 2012, 21:47.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por lip108 Ver Post
                        Que pergunta e qual é o problema com ela?

                        Quando digo se "aguenta" refiro-me ao comportamento do carro em geral. Não é certamente o carro mais confortável para este tipo de viagem, tem pneus finos, é frágil, etc. O que pode acontecer em casos drásticos de temperaturas bem negativas e nevões? É claro que ele não se vai rebentar todo só porque vai fazer 2500 km mais mais vale fazes perguntas estúpidas e estar prevenido do que nenhuma.
                        Nos idos anos 50, os alemães iam de Isetta de armas e bagagens passar férias para Itália, e voltavam para casa, felizes da vida. Para quem não sabe, Isetta é isto:



                        Ora, como é que um moderno utilitário, concebido em pleno século XXI, não é capaz de fazer uma simples viagem da Alemanha para cá, mesmo sendo Inverno? Estamos no Pólo Norte, por acaso? Ou vais fazer estradas tipo a dos Andes?:



                        Ou estamos na Europa Ocidental, com boas estradas e serviços de remoção de neve eficazes?

                        O 107 é um carro pequeno, mas é um carro de pleno valor, estudado para ter a melhor segurança activa e passiva possível. É um 1000, mas tem perto de 70 CV. É mau? Comparado com os carros que já aqui mencionaram, como o 2CV, com o seu poderoso motor de 400 ou 600 cm3 e ca. de 20 CV?? Ainda para mais sendo o 107 recente e com poucos kms. Se o carro vai dormir na rua em noites geladas, aconselha-se apenas o uso de um óleo adequado para isso, alguns pequenos itens para descongelar fechaduras e raspar gelo dos vidros, os já referidos pneus de Inverno (correntes poderão ser necessárias para arranques em subidas íngremes, e mesmo assim raramente) e, de resto, está a andar. Não te preocupes, que o carro aguenta tudo isso e muito mais!!!

                        Comentário


                          #13
                          Leva correntes dentadas ( Penso que se chama assim ).

                          Podem dar jeito.

                          Comentário


                            #14
                            E o famoso anti-congelante no radiador Mas daquele que custa uns aerios.... e nao do que "oferecem" no Roady

                            Quando fui a PT com o meu carro, aproveitei e fiz a muda de oleo la, foram ver os niveis todos e quando chegou a altura de ir atestar o radiador queriam que eu pagasse o anti-congelante porque o que estava no carro nao era igual ao corrente usado em PT

                            Comentário


                              #15
                              Qualquer carro, por pouca cilindrada que tenha, aguenta viagens dessas, contando que tenha a revisão em dia e esteja em boas condições mecânicas. Mas, neste caso particular (Peugeot 107) apenas vejo como problema a ausência de termómetro da água no quadrante. Em Portugal é naquela, mas em França e na Alemanha, onde faz temperaturas negativas, nunca se sabe se o motor já aqueceu ou se continua esfriado.

                              Vê se tens as luzes todas funcionais (se quiseres aprofundar um pouco e se o 107 for fácil de trocar as lâmpadas dos faróis, aconselho vivamente umas Osram NightBreaker Plus H4; fazem maravilhas e estás mais à vontade com a luz extra). Toma especial atenção à luz de nevoeiro, pois com os nevões és capaz de as usar um bom par de vezes.

                              Comentário


                                #16
                                Ora cá está uma viagem que tenho há muito projectada, infelizmente ainda não consegui realizá-la.

                                O carro aguenta perfeitamente desde que não queira fazer dele um fórmula 1, repito o que aqui já foi dito, cuidado com os radares, sobretudo em França onde qualquer Km/h acima do limite encandea-nos logo com o flash. O orçamento estimado parece-me curto, se estivermos a falar só da ida e tentando evitar as portagens.......ainda vá, se estivermos a falar de ia e volta, acho pouco realista!
                                Editado pela última vez por luissousa6; 12 November 2012, 23:57.

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                                  #17
                                  Obrigado pelas respostas. A estimativa do viamichelin.com é de 350€ para gasolina e portagens. Uma vez que os preços dos voos para esta altura do ano estão proibitivos vou aproveitar para ir buscar o carro da minha namorada a Portugal. Estar a pagar as prestações do pequenote e não o usar não está com nada.

                                  Comentário


                                    #18
                                    O carro não terá qualquer problema em fazer a viagem.

                                    Para além das naturais recomendações em termos de horas de descanso e boas noites dormidas, eu refiro o seguinte:

                                    - Correntes de neve: mesmo tendo pneus de inverno, recomenda-se levar correntes de neve. E sendo um PUG 107, permite levar as tradicionais correntes de elos metálicos. Convêm treinar antes a forma das colocar porque ao frio, vento e neve torna-se depois muito complicado.
                                    Os pneus de inverno devem ter esta marca:




                                    - Levar sempre água e comida dentro do carro, bem como uma manta. Também é aconselhável levar uma vela de cera. Isto porque ficando parado numa estrada, tendo o cuidado de ir renovando o ar interior, com a abertura por uns instantes de uma janela, o calor produzido por uma vela é suficiente para manter o interior do carro quente.



                                    - Tentar manter sempre o carro com o depósito cheio. Ficando parado numa estrada devido a neve ou gelo, pode-se ficar bastantes horas no mesmo sitio. E convêm ter o carro sempre atestado.

                                    - Ter um raspador de gelo para limpar os vidros e se possível álcool. Nunca colocar água quente num vidro gelado (pode partir); Uma pá para limpar neve também é recomendável.

                                    - Ter as escovas limpa-vidros em boas condições. E nãso esquecer das levantar quando se estaciona o carro à noite porque depois estão congeladas e coladas ao vidro e podem ficar estragadas.

                                    - Colocar um bom anticongelante no depósito do radiador. Há uns concentrados que permitem -20ºC e que se colocam diretamente no depósito.


                                    Julgo que é tudo.


                                    EDIT: Esqueci-me da bateria. O frio mata as baterias. Tanto é que é costume nos paises nórdicos levar a bateria do carro todos os dias para dentro de casa.

                                    Se possível colocar uma espécie de cobertor térmico daqueles metálicos em seu redor.
                                    Editado pela última vez por asjesus; 16 October 2012, 10:44.

                                    Comentário


                                      #19
                                      boas, não te esqueças de levar também um jogo extra de lâmpadas, 1L de óleo/liquido de refrigeração, abraçadeiras de vinil,um canivete,rolo de fita isoladora, 2latas de tapa furos pneus e uma daquelas de descongelar vidros(ou fazes uma mistura caseira com limpa vidros e álcool) e como já disseram aqui umas correntes de neve pode dar jeito

                                      Comentário


                                        #20
                                        O carro não aguenta! Ainda se fosse o gémeo Aygo que esse ao menos é fiável.

                                        Ainda antes de sair de Portugal vão gamar-te a antena do rádio, o gps que está no porta luvas e as escovas!

                                        Em Espanha (que atravessar é uma seca) vão roubar-te todo o conteúdo do porta-bagagens. Não há volta a dar! É a sina dos tugas! Com sorte ainda te vão vender gasolina adulterada e tentar violar-te durante a noite. Todo o cuidado é pouco!

                                        Quando chegares aos Pirinéus o carro certamente vai perder um pistão (sai pelo escape com biela e segmentos incluidos) e a partir daí estás feito! Tens que andar sempre com uma bilha de óleo de 5 litros para ir atestando e avisar para fugirem da tua traseira, tal o fumo do óleo queimado!

                                        Em França o relevo é mais plano e esforças menos o motor, mas como os gajos estão fartos de carros tugas (mesmo que de uma marca francesa) vão roubar-te os bancos e os espelhos, mas deixam os pneus que são de marca roskov e as jantes que são fatelas! Cuidado ainda que eles e elas costumam cheirar mal!

                                        Chegado à Alemanha e às suas célebres autobahn vais querer puxar pelo bicho (óbvio) e vais acabar por perder mais um pistão (este vai ficar preso no catalisador, mas pronto) e vais ter muita dificuldade, mas chegas ao destino com o carro ainda a rodar, mas mal! Epopeia conseguida!

                                        No regresso, vais ter com um turco (não é para banhos) e fazes um negócio com ele em que ele te engana (óbvio) e trazes um Aygo a diesel (motor psa, mas fiável) com as matrículas do teu e quando chegares cá (desta vez a viagem vai correr bem que tens um Toyota), vais com o carro à inspeção e o inspetor nem se apercebe que o carro é a diesel e que afinal nem sequer é um 107! Ele quer é que chumbes porque o carro tem 15% a menos de eficácia num dos amortecedores...

                                        Boa sorte! Vais precisar

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                          O carro não aguenta! Ainda se fosse o gémeo Aygo que esse ao menos é fiável.
                                          (...)
                                          Boa sorte! Vais precisar
                                          Genial!!!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                            Nos idos anos 50, os alemães iam de Isetta de armas e bagagens passar férias para Itália, e voltavam para casa, felizes da vida. Para quem não sabe, Isetta é isto:





                                            Ou seja: BMW 300 (Isetta).

                                            Havia tambem um mais alongado, que para alem da porta frontal, tinha uma porta lateral do lado dtº:, e com lotação para 4 pessoas, era o BMW 600
                                            Editado pela última vez por Akagi; 16 October 2012, 18:40.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por petrus Ver Post

                                              Boa sorte! Vais precisar
                                              Obrigado pelo toque humorístico e sarcástico, é algo que nunca se vê em fóruns da internet. Nunca mesmo.

                                              Julgo que o meu tópico pede essencialmente dicas e todo o tipo de informação possível, incluindo possíveis imprevistos. Ser roubado é algo com que tem de se ter sempre cuidado. Muito obrigado mesmo porque agora já não me esqueço do gps no portaluvas.

                                              Comentário


                                                #24
                                                O máximo que fiz foi para França, mas quase colado a suíça. Isto num corsa B de 96 1.7D com 200 000kms, com pneus 145. Posso dizer que numa ida a Chamonix, esses pneus fininhos salvaram-me a vida. vi outros carros completamente atascados e o raio do boguinhas sempre na boa, não cheguei a precisar das correntes, que também foram. Tão importante como o liquido anticongelante, é liquido do limpa-vidros com anti-congelante. Esqueci-me deste detalhe, e quando ia a limpar os vidros, cheios de gelo sujo, e tinha o liquido congelado e vi-me a nora para limpar os vidros. Isto no meio de Chamonix, com -12º cá fora. E o carro que custou um bocado a pegar nesse dia. Tirando isso, não houve stress nenhum. Portanto, o meu conselho é:

                                                - Correntes de neve
                                                - Liquido anti-congelante praí até -30º
                                                - Detergente do limpa-vidros com anti-congelante
                                                - Planeares minimamente bem a viagem, com os pontos de paragem/reabastecimento definidos. O sempre que puderes reabasteceres também é bom conselho. Consegues passar frança sem pagares portagens, se fores pelas nacionais, que são boas q.b. Pelas A.E., as portagens são a doer.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por lip108 Ver Post
                                                  Obrigado pelo toque humorístico e sarcástico, é algo que nunca se vê em fóruns da internet. Nunca mesmo.

                                                  Julgo que o meu tópico pede essencialmente dicas e todo o tipo de informação possível, incluindo possíveis imprevistos. Ser roubado é algo com que tem de se ter sempre cuidado. Muito obrigado mesmo porque agora já não me esqueço do gps no portaluvas.
                                                  Boa noite , eu como ex. Motorista de internacional ,digo-te que não tens qualquer problema em fazer a viagem, nevões em Espanha só de Burgos até à fronteira com a França , mas por norma as estradas estam sempre limpas, em França a mesma coisa , só aconcelho a ter muito cuidado onde dorme, de preferência em áreas de serviço bem iluminadas . Quanto a custos, depende da zona da Alemanha para onde vais , se vais pelo lado da Suiça ou por Paris . Acho mais que rondará os 450€ só para o carro . Há já me esquecia, atenção aos limites de velocidade, pois os Gendarmes são peritos em camuflagem , sempre prontos para aplicar as coimas, que por norma são de 90€ ( telemovel ,cinto,excesso de velocidade,etc). Boa sorte e boa viagem.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Nessa revisão geral verificar se o óleo colocado é o correcto

                                                    Por exemplo

                                                    Castrol Magnatec 5W-30 C2 4Lt - TEXOLEO.com

                                                    TOTAL INEO ECS 5W30 5Lt - TEXOLEO.com

                                                    Pedir para verificar o ponto de congelação do liquido de refrigeração que se não estiver adulterado deve suportar temperaturas de -37ºC

                                                    https://wex.rm.total.com/pt/content/NT0000BABE.pdf

                                                    De resto é só mesmo colocares o anticongelante no liquido do lava vidros, para não ficares sem agua se precisares dela.

                                                    Comprar também uma espátula e spray anti gelo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                      O carro não aguenta! Ainda se fosse o gémeo Aygo que esse ao menos é fiável.

                                                      Boa sorte! Vais precisar


                                                      Deu para soltar uma boa gargalhada.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Como correu?

                                                        Comentário

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