Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Autopédia – Tópico dos significados, das dúvidas, das perguntas e respostas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Autopédia – Tópico dos significados, das dúvidas, das perguntas e respostas

    Tenho reparado que em algunsassuntos relacionados com o significado de nomenclaturas, designações, etc.,surgem confusões, dúvidas e que não têm um tópico próprio onde as colocar ouonde procurar essa informação.

    Ora, este seria o lugar apropriadopara isso.

    E para perceberem melhor a utilidadede um tópico onde se podem colocar questões ou informação pertinente, eis quefica aqui o meu contributo.


    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    LCI – Life Cycle Impulse(a sua utilização é associada à BMW)

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    MK II – significa “Modification Two” "Mark 2" ou "Evolution 2".

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    (nota: se considerarem que este tópico é útil, o mesmo poderia figurar em Sticky)

    #2
    http://forum.autohoje.com/forum-gera...automovel.html

    Comentário


      #3
      A maioria dos tipos de automóvel pode-se classificar em segmentos, em especial as berlinas, os monovolumes e os SUV ou TT.
      Estes agrupam os automóveis segundo o seu tamanho, e correspondentemente em potência e preço.
      Independentemente de algumas variações e de existirem veículos de um segmento que em tamanho acabam por ocupar outro segmento, no geral será possível escalonar-se da seguinte maneira:

      Segmentos automóvel

      Segmento A [citadinos] automóveis de 4 lugares, mais pequenos, situam-se atualmente entre os 3.300 mm e os 3.700 mm. (ex: Renault Twingo, Citroen C1)

      Segmento B [utilitários] têm lugar para 4 adultos e 1 criança; os hatchback e monovolumes rondam os 3.900 mm, embora os sedans e familiares cheguem aos 4.200 mm. (ex: Renault Clio, Opel Corsa)

      Segmento C [compactos] são os mais pequenos com 5 lugares completos. Situam-se em torno dos 4.200 mm no caso dos hatchbacks e 4.500 mm no caso dos sedans e familiares. (ex: Alfa Romeo Giulietta, VW Golf)

      Segmento D [familiares] também têm 5 lugares, mas no global oferecem habitualmente motores mais potentes e uma mala consideravelmente maior. O tamanho é de aproximadamente 4.600 mm. (ex: Audi A4, Citroen C5)

      Segmento E [executivos] são normalmente os modelos maiores das fábricas de automóveis generalistas. O tamanho médio anda entre os 4.800 mm e 4.900 mm. (ex: BMW Série 5, Lancia Thema)

      Segmento F [topos de gama] normalmente neste tamanho só vendem modelos de gama alta. Superam sempre os 5.000 mm. (ex: Audi A8, Mercedes Classe S)


      Segmento G1 [monovolumes pequenos] com capacidade para 4 ou 5 lugares, situam-se abaixo dos 4,2 metros (ex: Opel Meriva, Kia Soul)

      Segmento G1
      [monovolumes médios e grandes] grande parte deles com capacidade para 7 lugares (ex: Renault Scenic, Seat Alhambra)


      Segmento H1
      [SUV compactos] normalmente com características mais citadinas, têm um comprimento abaixo dos 4,2 metros (ex: Mini Crountryman, Nissan Juke)

      Segmento H2
      [SUV médios e grandes] devido à maior altura ao solo têm boas capacidades off-road. Alguns podem albergar até 7 passageiros. (ex: BMW X3, Audi Q7)


      Segmento I1
      [coupés e cabriolets pequenos e médios] com 2 filas de bancos e capacidade para 4 lugares, possuem 2/3 portas (ex: Renault Megane CC, BMW Série 1 cabrio)

      Segmento I2
      [coupés e cabriolets topo de gama] com 2 filas de bancos e capacidade para 4 lugares, possuem 2/3 portas (ex: BMW Série 6, Jaguar XK)


      Segmento J1
      [roadsters pequenos] cabrios com 1 fila de bancos e capacidade para 2 lugares, possuem 2/3 portas (ex: Mini Roadster, Mazda MX-5)

      Segmento J2
      [roadsters médios e grandes] cabrios com 1 fila de bancos e capacidade para 2 lugares, possuem 2/3 portas (ex: Porsche Boxster, BMW Z4)


      Embora sejam valores variáveis ajudam a entender melhor a divisão dos carros por segmentos.

      Baseado na fonte: Wikipedia, Automotorundsport (e o tópico sticky do LinoMarques)
      Editado pela última vez por BLADERUNNER; 19 October 2012, 08:33. Razão: completar dados

      Comentário


        #4
        A ideia não é a de se restringir a abreviaturas. Pressupõe um âmbito muito mais alargado.
        Outro exemplo (embora em espanhol) que classifica os veículos segundo categorias.
        Categorias e Segmentos

        Todoterreno es lo que todos conocemos: un vehículo adaptado en mayor o menor medida para circular por terrenos complicados, con una orografía compleja o poca aderhencia. Lo consigue gracias a la tracción total, caja de cambios específica con reductora, suspensión elevada, bajos reforzados, ruedas de perfil más alto con menor presión de inflado, un ángulo de ataque mayor para poder abordar desniveles y ayudas electrónicas como control de descenso de colinas. Todo esto son características típicas, aunque no todos los todoterrenos equipan todas.

        Todocamino es la acepción española de SUV, que es la abreviatura de Sport Utility Vehicle. No es un todoterreno, aunque suele tener apariencia de todoterreno y alguna de sus características, como la suspensión algo más alta. Dicho de forma bruta: no es un todoterreno que puedas meter por el monte sin alto riesgo de quedarte atrapado, pero puedes subir un bordillo de la acera sin partir la llanta y rozar los bajos (al menos esa esa la idea).

        Técnicamente se diferencian de los todoterreno por tener chásis monocasco y porque su tracción integral, en caso de tenerla, suele tener una distribución distinta de 50-50 (la mayoría de la fuerza se entrega a las ruedas delanteras) o bien no es permanente, además de que no tienen reductora.

        Crossover es un vehículo basado en un turismo normal (utilitario, compacto, berlina) que no ha sido diseñado originalmente para tener esas capacidades offroad, pero que ha sido modificado con una suspensión algo más alta y las defensas reforzadas (por nombrar algunas de las características más habituales) para poder, por ejemplo, circular por caminos empedrados con algo más de falicidad que su versión normal. Un ejemplo podría ser el Audi Allroad basado en el A6 o el Volkswagen CrossPolo.

        Tipos de automóvil: Los tres tipos de automóviles más generales (y por lo tanto vagos e imprecisos) son turismos, camionetas y deportivos. El término camioneta abarca varios tipos más precisos: monovolúmenes, todoterrenos, pickups y furgonetas. Los turismos y deportivos incluyen distintas carrocerías, pero no tipos de automóviles esencialmente distintos.

        Un microcoche, que es de dos plazas y muy pequeño (menos de tres metros de largo) puede describirse como un turismo más pequeños que uno del segmento A o como un tipo de automóvil totalmente distinto al resto.

        Automóvil de turismo

        Un automóvil de turismo es relativamente bajo y tiene capacidad para transportar unas cuatro o cinco personas y equipaje. Las carrocerías asociadas a un turismo son hatchback, liftback, sedán y familiar. Un automóvil con carrocería cupé o descapotable que comparte la estructura y diseño con un turismo se suele describir como un cupé/descapotable "derivado de un turismo".

        Automóvil deportivo

        Un automóvil deportivo está diseñado para circular a altas velocidades. Suele tener un motor de gran potencia, así como mejor aceleración, velocidad máxima, adherencia y frenada que otros tipos de automóviles. Las carrocerías relacionadas con los deportivos son las cupé y descapotable. Existen varias variantes de deportivos, entre ellas roadster, gran turismo y superdeportivo. Normalmente suelen ser de dos plazas, aunque también hay deportivos con cuatro plazas. En muchos casos, las dos plazas traseras son pequeñas y poco aptas para adultos; esta configuración de asientos se la llama 2+2.

        Monovolumen

        Un monovolumen es un automóvil relativamente alto en el que el compartimiento del motor, la cabina y el maletero están integrados en uno. Esta configuración de diseño pretende aumentar el espacio del habitáculo y el maletero para una longitud exterior dada. En algunos casos, los asientos pueden desplazarse e incluso desmontarse, para configurar el interior del automóvil de acuerdo con las necesidades del usuario en cada momento.

        Todoterreno

        Un automóvil todoterreno está específicamente diseñado para conducción en todoterreno, es decir, en superficies de tierra, de arena, de piedras y agua, y en pendientes pronunciadas. Disponen de mecanismos necesarios para este tipo de conducción, como la tracción a las cuatro ruedas y la reductora de marchas. La suspensión está reforzada para soportar cargas pesadas, y el despeje al piso es mayor para sortear obstáculos como piedras o vadenes.

        Vehículo deportivo utilitario

        Traducido del inglés Sport Utility Vehicle (SUV), un deportivo utilitario es una combinación entre todoterreno y turismo, con aspecto similar al primero pero diseñado para circular principalmente por asfalto. Fueron desarrollados en años recientes para captar clientes que querían un vehículo con aspecto "aventurero". Es habitual que tengan tracción simple sin reductora, chasis monocasco y despeje al suelo idéntico al de un turismo o monovolumen.

        Furgoneta
        Una furgoneta es un vehículo para transporte de objetos o grupos de personas, con puertas laterales corredizas y portón trasero de dos hojas. Se asemejan estructuralmente a los monovolúmenes, aunque tienen algunas diferencias: su altura es superior y los asientos van aún más verticales.

        Pickup

        Un pickup es un automóvil de carga que tiene en su parte trasera una plataforma descubierta, en que se pueden colocar objetos grandes.
        Perdi a fonte.
        É capaz de não ter interesse.
        Just my 2 cents.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
          A ideia não é a de se restringir a abreviaturas. Pressupõe um âmbito muito mais alargado.
          Outro exemplo (embora em espanhol) que classifica os veículos segundo categorias.

          É capaz de não ter interesse.
          Just my 2 cents.
          Sim, mas pelo menos essa parte já está tratada, pode ficar este para referência ao resto.

          Comentário


            #6
            Sem duvida que é algo interessante e diria mais, traduzido (neste caso o que ai puseste em espanhol) e colocado como sticky era uma excelente ideia. Criar bases para muita gente que vem aqui colocar duvidas e evitar confusões e off-topic desnecessários em alguns tópicos.

            Vou ajudar com coisas básicas

            Carroçaria: É a estrutura que envolve e define a forma de um veiculo.

            Chassis: É a estrutura de suporte dos sistemas associados a um veiculo. Motor, transmissão, carroçaria, etc.

            Carroçaria Monobloco: É o nome dado à carroçaria que dispensa o chassis, ou seja, os sistemas acima referidos são directamente acoplados à carroçaria.
            Editado pela última vez por CharGerGTi; 17 October 2012, 22:17.

            Comentário


              #7
              Não sou grande especialista de carros e tenho ocasionalmente dúvidas que gostaria de colocar aos experts do fórum.
              E presumo que, como eu, haverá mais utilizadores que têm dúvidas sobre os mais diversos assuntos relacionados com automóveis.
              Além de que iria ficando uma compilação de perguntas e respostas que serviriam para consulta.

              Porém, foi só uma ideia que poderá ter pernas para andar ou não. Vou dormir, que acho que se calhar o meu mal é sono.

              Comentário


                #8
                Potência: Relaciona o trabalho (W) pela unidade de tempo (t). Cada ignição produz uma certa quantidade de energia durante um determinado tempo, P=W/t
                Por isso é que os carros a gasolina (a gasolina é mais "explosiva", tem uma combustão mais rápida) atigem maiores rotações, logo têm maiores potências, porque produzem um valor de trabalho ou energia mais rapidamente.

                Binário: É a força que é aplicada sobre o pistão pela ignição do combustivel pela distancia do braço ao centro da cambota. A existência do binário não implica rotação. T= raio * Força
                Os carros a diesel têm ignições mais "lentas" mas mais fortes, por isso é que não atingem velocidades tão grandes e têm valores de binário mais altos que os motores a gasolina.

                Diferencial: É um sistema mecânico utilizado para transmitir binário a dois eixos que podem girar a velocidades diferentes.

                Videos ilustrativos: Around The Corner (1937) How Differential Steering Works - YouTube e How a Differential Works and Types of Differentials - YouTube

                Comentário


                  #9
                  Boa iniciativa BLADERUNNER, aliás, mais uma.

                  Comentário


                    #10
                    Vou ja por aqui uma pergunta: tenho um fiat punto de 95 SX. O que e que significa SX. E ELX?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por N1csm Ver Post
                      Vou ja por aqui uma pergunta: tenho um fiat punto de 95 SX. O que e que significa SX. E ELX?
                      SX — Standard Extra
                      EX — Economic Extra
                      ELX — Elegance Extra
                      HLX — High Level Extra
                      HGT — High Gran Tourism
                      Stile — Estilo
                      Working — Trabalho

                      Requer confirmação.

                      Comentário


                        #12
                        Já agora, LE, LS e LX na Lancia?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                          Já agora, LE, LS e LX na Lancia?
                          Não achei fontes crediveis, mas:

                          LE - Luxury Economic
                          LS - Luxury Standard
                          LX - Luxury Extra

                          Requer confirmação.

                          Comentário


                            #14
                            Vou deixar excertos de um trabalho meu sobre motores alternativos. As imagens é que não sao de minha autoria, nem vou colocar as do meu trabalho.

                            Turbo (Turbo-Compressor)

                            O turbo é constituido por uma turbina e um compressor. Quando os gases de escape saem do motor para os colectores de escape, fazem rodar a turbina, que está solidária com o compressor fazendo-a girar. Isto faz com que o ar seja comprimido. Quanto mais gases de escape saírem e com mais força, mas rápido irá girar o compressor e maior a massa de ar a entrar para o motor. Isto permite que seja introduzido também mais combustível e que se aumente assim a potência do motor. Um motor turbo comprimido consegue aumentar a sua potência até cerca de 40% mais do que o motor equivalente sem turbo. São contudo sistemas muito delicados e que exigem alguns cuidados devido às características extremas em que operam. O turbo, ao permitir que entre mais ar para o motor, permite que a combustão seja mais completa, tornando-o mais eficiente, melhorando o seu rendimento.



                            Turbo de Geometria Variável VTG

                            Para conseguir a máxima compressão do ar a baixas rpm devem fechar-se as aletas já que diminuindo a secção entre elas, aumenta a velocidade dos gases de escape que incidem com mais força sobre as pás da turbina (menor secção = maior velocidade). Quando o motor aumenta de rpm e aumenta a pressão no colector de admissão, a cápsula pneumática detecta-o através de um tubo ligado directamente ao colector de admissão e transforma-o num movimento que empurra o sistema de comando das aletas para que estas se movam para uma posição de abertura que faz diminuir a velocidade dos gases de escape que incidem sobre a turbina (maior secção = menor velocidade).




                            Compressor Volumétrico

                            O compressor de accionamento mecânico também é conhecido por Compressor Volumétrico ou de deslocamento positivo e dispensa o componente turbina. Os compressores volumétricos são accionados pelo movimento natural do motor, geralmente por uma correia, noutras ocasiões, por uma corrente ou por um conjunto de engrenagens. Giram a uma velocidade de 10.000 a 15.000 rpm, pelo que são muito mais lentos que os turbo-compressores. A pressão de sobrealimentação está limitada pela velocidade do motor (não é necessária válvula de descarga como nos turbo-compressores).

                            Comentário


                              #15
                              Parece-me uma boa ideia, e como tal, podes criar um género de índice para ajudar mais, e colocar tudo no primeiro/mesmo post.
                              Entretanto, como já foi dito, criei há uns meses um tópico das abreviaturas e siglas do mundo automóvel, e se quiseres, juntar tudo num só tópico.
                              Este tópico, também como já foi dito, poderia ficar sticky, como também tinha sido sugerido no meu

                              Deixo-te a lista que tenho:

                              AE- Auto-estrada
                              2Lug -> 2 lugares
                              2P -> 2 portas
                              4WD - 4 wheel drive - tracção às 4 rodas
                              AB -> airbag
                              ABS - Antilock brake system - sistema de travões anti*bloqueio
                              AC - Ar condicionado
                              AE -> antena eléctrica
                              AI -> aileron/spoiler
                              AL - Alarme
                              Argolinhas - Audi
                              arrastadeira - 1.4hdi 70cv (inside joke) ou http://pt.wikipedia.org/wiki/Citro%C...Traction_Avant
                              ASR - anti-skid regulation - controla a diferença de "rotação" das rodas
                              AWD - All wheel drive
                              BA -> bancos aquecidos
                              bimmer = BMW
                              Blue efficiency - modelos "verdes" da Mercedes
                              Bluemotion - modelos "verdes" da VW
                              BMW = Bayerische Motoren Werke
                              Boca de sapo - Citroen DS
                              BR -> bola de reboque
                              BRA -> bancos reguláveis em altura
                              CA -> caixa automática
                              CAT -> catalisador
                              CB -> computador de bordo
                              cc - cilindrada do motor
                              CC - Cruise Control
                              CDi - Motores diesel Common Rail Mercedes-Benz
                              CDTi - Common-rail Diesel Turbo Injection - Motores diesel OPEL (origem FIAT, VM Motori ou IZUSU)
                              Cepo - Opel
                              CR - Common Rail - Sistema de Injecção
                              CRDI - Common Rail Direct Injection - KIA
                              CSC - Concentric Slave Cylinder ([conhecido por] rolamento hidráulico de embraiagem)
                              CTDI (Honda) - Common-rail Turbo Diesel
                              CTR- Civic Type-R
                              CVT - Continuously variable transmission - Citroen
                              "d" - Por exemplo 20d, motores diesel BMW
                              D5 - Motor diesel Volvo de 5 cilindros (2400 cc)
                              D3 e D4 - Motor diesel Volvo de 5 cilindros (1984 cc)
                              DA -> direcção assistida
                              dCi - Direct Common-rail Injection - Motores diesel de origem Renault (actualmente os Nissan também usam estes, e proximamente a Mercedes no Citan)
                              DRL - Daytime Running Light - normalmente Led´s diurnos
                              DMF - Dual Mass Flywheel (volante motor bimassa)
                              DriveE - modelos "verdes" da Volvo
                              DSG (VW) - Direct Shift Gearbox - caixa automática
                              DPF - Diesel Particule Filter (filtro de partículas diesel)
                              ED -> embaladeiras desportivas
                              Efficient dynamics - modelos "verdes" da BMW
                              EGR - Exhaust Gas Recirculation (recirculação dos gases de escape)
                              EP -> estofos em pele/couro
                              ESP - electronic stability program - controlo electrónico de estabilidade
                              EST -> estribos
                              FAH - Fórum auto hoje
                              FAP - Filtro de partículas
                              FC - fecho central
                              FDS - fim-de-semana
                              FE -> full extras/todos os extras
                              FLA -> faróis de longo alcance
                              FN -> faróis de nevoeiro
                              Focas - Focus (Ford)
                              FOCEL - Fdx, O Carro É Lindo!
                              fogareiro - diesel
                              FSI - Fuel Stratified Injection - Injecção Directa de Gasolina Vw
                              Fumarolas = Diesel
                              FWD - Front wheel drive (tracção dianteira)
                              GF -> grelha frontal
                              GPL -> Gás de petróleo liquefeito (botijas ou churrasqueiras ambulantes)
                              HDi - High pressure Direct Injection - Motores diesel PSA (Peugeot, Citroen)
                              hp (horse power) = cv (cavalos de vapor) - referindo-se à potência de um carro.
                              HSD (Toyota) - Hybrid Synergy Drive - motor híbrido Toyota
                              ICE- Internal combustion engine ou, em português, MCI- motor de combustão interna
                              -Também pode ser para In-car entertainment, os sistemas multimédia
                              I#- motor de # cilindros em linha
                              IMA - (Integrated Motor Assist) tecnologia híbrida da Honda
                              INSP -> inspecionado/inspeção
                              ITR - Integra Type-R
                              JE -> jantes especiais
                              JLL -> jantes liga leve
                              JTD - Jet Thrust Diesel - Motores diesel FIAT/Alfa Romeo/Lancia - motor common rail a diesel
                              JTS - Jet Thrust Stoichiometric - motor a gasolina
                              kW (killowatt) - também se refere à potência de um carro, em semelhança a cv ou
                              L12 - 12 Cilindros posicionados em Linha, caso de alguns veículos militares
                              MAF -> Mass Air Flow (fluxo de massa de ar)
                              Magoo - Mégane ( da renault)
                              MAP - Manifold Absolute Pressure (pressão absoluta do colecto [de admissão])
                              MB - Mercedes-Benz
                              MFA -> Multi Function Adapter (adaptador multi-funções)
                              mJet - Motores diesel FIAT/Alfa Romeo/Lancia
                              Motor boxer / flat engine - motor de combustão interna onde os cilindros se movem no plano horizontal em vez do tradicional plano vertical; São motores tipicamente vistos em Alfa Romeo (4 cilindros) ou então na Porsche (6 cilindros).
                              mk - designaçaõ usada para os vários modelos e facelifts de marcas; por exemplo: Focus mk1, mk1.5, mk2, mk2.5, mk3
                              MPI - injecção Multiponto
                              NA - Naturally Aspirated (motor atmosférico)
                              Nm (Newton/metro) - referindo-se ao par motor, a "força" disponível no motor.
                              Pão-de-forma - VW type2 / transporter (o primeiro modelo)
                              PD - Pump Duse - Injector-Bomba Sistema de Injecção
                              PM -> pintura metalizada
                              PM . Private message (mensagem privada, mandar PM seria enviar uma mensagem privada para outro utilizador do fórum, embora isto já se deva saber graças ao regulamento do fórum)
                              PSA - Peugeot Société Anonyme
                              Pug - Peugeot
                              PST (Toyota) - Power Split Transmission
                              Quattro - sistema 4x4 da Audi
                              RA -> retrovisores aquecidos
                              Ralenti - ponto mais baixo do regime de funcionamento do motor
                              RC -> rádio-cassete
                              RCD -> rádio cd
                              RWD - Rear wheel drive (tracção traseira)
                              Scooby = Subaru
                              T5 - Motor gasolina da Volvo de 5 cilindros (2500 cc)
                              TA - Tecto de Abrir
                              tank de guerra- Mercedes 190D
                              TCE - Motores sobrealimentados a gasolina de origem Renault.
                              TCS (traction control system) - controlo de tracção
                              TDCi - Turbocharged Diesel Common-rail Injection - Motores diesel Ford (que podem ter origem Ford, PSA ou FIAT)
                              TDDi - Turbo Diesel Direct Injection - Motores diesel Ford apenas de origem Ford, penso
                              TDI - turbo diesel injection - Seat por exemplo
                              TDi PD - Motores diesel grupo VW de tecnologia PD
                              TDi CR - Motores diesel grupo VW de tecnologia CR
                              Tjet - Motores turbo a gasolina do grupo FIAT
                              Tjet Multi-air - Motores turbo a gasolina do grupo FIAT mais recentes com a tecnologia Multi-air
                              TSI/TFSI - Turbocharged Stratified Injection - Injecção Directa de Gasolina c/sobrealimentação (simples (turbo) ou dupla (turbo&compressor))
                              Tuga - estereótipo de uma pessoa que nasce em Portugal
                              V8 - 8 cilindros posicionados em V, caso do Ferrari Enzo ou Aston Martin Vanquish
                              VAG - Grupo Volkswagen
                              VE - vidros eléctricos
                              VD -> volante desportivo
                              VP -> volante em pele/couro
                              VRA -> volante regulável em altura
                              VVT-i = Variable Valve Timing with intelligence - motor a gasolina Toyota
                              VVTL-i -> Variable Valve Timing and Lift intelligent system (Toyota)
                              W12 - 12 Cilindros posicionados em W, caso do Audi A8/VW Phaeton
                              Xdrive - sistema 4x4 da BMW

                              Comentário


                                #16
                                O teu tópico saltou todo para aqui Diogo

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                  O teu tópico saltou todo para aqui Diogo
                                  Dito de uma maneira mais simplista, é verdade

                                  Comentário


                                    #18
                                    Compressor Roots
                                    O compressor de deslocamento mais popular é o de tipo "Roots", denominado "compressor de lóbulos". Neste caso existe um par de rotores em forma de "oitos" ligados a rodas dentadas que giram à mesma velocidade mas em sentidos contrários bombeiam e comprimem o ar conjuntamente. Este compressor mais que comprimir o ar o que realmente faz é impulsioná-lo.




                                    Lysholm
                                    Uma variante do compressor "Roots" de lóbulos rectos é o compressor Lysholm composto por duas peças helicoidais que giram engrenadas. O ar entra entre estas duas peças que, ao girar, diminuem o volume de onde está alojado esse ar e aumentam a sua pressão. O compressor Lysholm é movido normalmente pelo veio de excêntricos mediante uma correia. Principalmente usados pela Mercedes



                                    Compressor “G”
                                    Os compressores utilizados pela Volkswagen, chamados de compressor centrífugo ou "G", apresentam uma forma nas suas câmaras similar a esta letra. As peças alojadas no seu interior movem-se num movimento excêntrico (não giram). Caracteriza-se por um elemento disposto excentricamente com estrutura espiral em ambos os lados (espiras móveis), que dá lugar, junto com as carcaças (cárter fixo), também em espiral, a câmaras de volume variável.




                                    Entre outros. Sprintex, Comprex, etc.

                                    Comentário


                                      #19
                                      parabéns aos que contribuiram.

                                      outra coisa que gosto e que se a maioria estiver de acordo é falar e rever conceitos mecânicos básicos, outros menos provavelmente, e com que tenho gosto em ajudar se a maioria estiver de acordo, assim como com o objectivo inicial do tópico claro.

                                      com conceitos mecânicos refiro-me a coisas como:

                                      um carro turbinado morre mais cedo em relação a um atmosférico.

                                      um diesel perde em quase tudo em relação a um otto semelhante.

                                      o turbo de geometria variável permite melhor resposta a baixa rotação e mais potência em altas que um de fixa.

                                      creio ter-me explicado com estes exemplos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ulrich Ver Post
                                        um diesel perde em quase tudo em relação a um otto semelhante.
                                        Ui. Isso já foi tão batido.

                                        E, mesmo assim, há muitos que não encaixam.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Bullit68 Ver Post
                                          Ui. Isso já foi tão batido.

                                          E, mesmo assim, há muitos que não encaixam.
                                          disso já não tenho culpa eh eh.

                                          são impressionantes as virtudes dum motor a gasolina turbinado (melhor ainda se convertido).

                                          ainda mais seriam se a poluição fosse de facto uma preocupação de muitos, em particular de quem legisla.

                                          eu não sou um fanático verde, até porque se for em quantidade reduzida é um bom mobilizador do sistema imunitário de cada um, não compreendo é como é que é possivel simplesmente optar pela pior alternativa de todas neste campo com outras disponiveis mais fáceis de aproveitar.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Duas duvidas que quero esclarecer:

                                            - Primeira pergunta é para o amigo CharGerGT, o teu ultimo post fala em rotores, envolve de alguma forma a "forma" dos Rotary?

                                            - Todo o processo de funcionamento do Turbo, IC, MAF, EGR, entre outros sistemas.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                              Duas duvidas que quero esclarecer:

                                              - Primeira pergunta é para o amigo CharGerGTi, o teu ultimo post fala em rotores, envolve de alguma forma a "forma" dos Rotary?

                                              - Todo o processo de funcionamento do Turbo, IC, MAF, EGR, entre outros sistemas.
                                              Vou responder primeiro ao segundo ponto. No meu trabalho falo tambem desses sistemas de forma individual e irei aqui colocar essa informação. Convem não sobrecarregar isto com informação e vários comentários seguidos

                                              Sobre o primeiro ponto, a resposta é não. Um Rotor é toda e qualquer peça que roda em torno do seu eixo e está apoiada em 2 pontos. Os motores eléctricos têm um rotor, tal como as turbinas, helicopteros, etc.

                                              O Rotary ou Wankel, utiliza o principio de uma peça a rodar sobre o seu eixo. Mas não está directamente relacionado com as peças que referi.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por CharGerGTi Ver Post
                                                Potência: Relaciona o trabalho (W) pela unidade de tempo (t). Cada ignição produz uma certa quantidade de energia durante um determinado tempo, P=W/t
                                                Por isso é que os carros a gasolina (a gasolina é mais "explosiva", tem uma combustão mais rápida) atigem maiores rotações, logo têm maiores potências, porque produzem um valor de trabalho ou energia mais rapidamente.

                                                Binário: É a força que é aplicada sobre o pistão pela ignição do combustivel pela distancia do braço ao centro da cambota. A existência do binário não implica rotação. T= raio * Força
                                                Os carros a diesel têm ignições mais "lentas" mas mais fortes, por isso é que não atingem velocidades tão grandes e têm valores de binário mais altos que os motores a gasolina.

                                                Diferencial: É um sistema mecânico utilizado para transmitir binário a dois eixos que podem girar a velocidades diferentes.

                                                Videos ilustrativos: Around The Corner (1937) How Differential Steering Works - YouTube e How a Differential Works and Types of Differentials - YouTube
                                                Não querendo ser bruto, este post so tem asneiras!

                                                A ignição de um diesel não é mais forte. A produção de binário depende só da quantidade de ar e combustível disponível.
                                                Um diesel actual tem por norma mais binário (e por isso produz mais energia) só porque tem um turbo, e portanto temos quantidades enormes de ar.
                                                Por isso, e usando contas redondas, um 1.6 diesel é na verdade um 3200 (ou mais) e obviamente terá mais binário do que um otto 1.4 NA.
                                                Para a mesma cilindrada e pressão de sobrealimentação, um diesel terá sempre menos binário, pois apesar da quantidade de ar ser a mesma, a de combustível não é...


                                                A ignição de um diesel não é mais lenta, demora sim é mais a iniciar-se, dai o limite de rotação dos diesel.
                                                Os otto não produzem energia mais rapidamente.
                                                A energia é produzida, ponto, e isso é binário.
                                                A taxa a que essa energia é produzida é a potência, dai que mais rotação, mais potência (mas sempre dependente do binário).

                                                Por isso é que o facto dos Td terem mais binário do motor pouco inporta.
                                                Podemos relacionar um camião que tranposte cimento: Um demora 2 horas a fazer a viagem, e leva 100 toneladas.
                                                Outro demora 1 hora mas só leva 50. A potência de ambos é igual.

                                                Em relação aos turbos, quando dizes que estes tornam a combustão mais completa e eficiente por inserirem mais ar, não é verdade.
                                                Primeiro o rendimento de combustão por sí só já é um valor muito alto e relativamente próximo dos 100%, seja qual for o motor, segundo, se um turbo melhora a combustão será por provocar torbulência no ar de admissão, e isso sim é muito importante.
                                                Editado pela última vez por ednw; 20 October 2012, 12:36.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ednw Ver Post
                                                  Não querendo ser bruto, este post so tem asneiras!

                                                  A ignição de um diesel não é mais forte. A produção de binário depende só da quantidade de ar e combustível disponível.
                                                  Um diesel actual tem por norma mais binário (e por isso produz mais energia) só porque tem um turbo, e portanto temos quantidades enormes de ar.
                                                  Por isso, e usando contas redondas, um 1.6 diesel é na verdade um 3200 (ou mais) e obviamente terá mais binário do que um otto 1.4 NA.
                                                  Para a mesma cilindrada e pressão de sobrealimentação, um diesel terá sempre menos binário, pois apesar da quantidade de ar ser a mesma, a de combustível não é...


                                                  A ignição de um diesel não é mais lenta, demora sim é mais a iniciar-se, dai o limite de rotação dos diesel.
                                                  Os otto não produzem energia mais rapidamente.
                                                  A energia é produzida, ponto, e isso é binário.
                                                  A taxa a que essa energia é produzida é a potência, dai que mais rotação, mais potência (mas sempre dependente do binário).

                                                  Por isso é que o facto dos Td terem mais binário do motor pouco inporta.
                                                  Podemos relacionar um camião que tranposte cimento: Um demora 2 horas a fazer a viagem, e leva 100 toneladas.
                                                  Outro demora 1 hora mas só leva 50. A potência de ambos é igual.

                                                  Em relação aos turbos, quando dizes que estes tornam a combustão mais completa e eficiente por inserirem mais ar, não é verdade.
                                                  Primeiro o rendimento de combustão por sí só já é um valor muito alto e relativamente próximo dos 100%, seja qual for o motor, segundo, se um turbo melhora a combustão será por provocar torbulência no ar de admissão, e isso sim é muito importante.
                                                  Até estava a estranhar não aparecer um sabichão. Portanto sabes mais que um livro de mecânica automóvel de uma empresa no ramo automóvel, é isso?

                                                  Basta dizer que o motor a diesel nunca funcionará com a mesma relação de compressão de um motor a gasolina. Comparações sem sentido. A Energia não é binário. Tu sabes saquer o que é binário? Até lá pus a formula.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por CharGerGTi Ver Post
                                                    Vou responder primeiro ao segundo ponto. No meu trabalho falo tambem desses sistemas de forma individual e irei aqui colocar essa informação. Convem não sobrecarregar isto com informação e vários comentários seguidos

                                                    Sobre o primeiro ponto, a resposta é não. Um Rotor é toda e qualquer peça que roda em torno do seu eixo e está apoiada em 2 pontos. Os motores eléctricos têm um rotor, tal como as turbinas, helicopteros, etc.

                                                    O Rotary ou Wankel, utiliza o principio de uma peça a rodar sobre o seu eixo. Mas não está directamente relacionado com as peças que referi.
                                                    Obrigado rapaz.

                                                    Sendo assim também se pode colocar aqui info sobre os diferentes ciclos (Otto, Wankel, Miller, Diesel, GPL, Híbrido, etc...)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por CharGerGTi Ver Post
                                                      ...sabes mais que um livro de mecânica automóvel de uma empresa no ramo automóvel, é isso?
                                                      não quero entrar em polémicas, mas se copiaste dum livro convém indicares a fonte.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                                        não quero entrar em polémicas, mas se copiaste dum livro convém indicares a fonte.
                                                        Não copiei de um livro, pesquisei num livro que não está disponivel ao publico, logo nem há referência para pôr.

                                                        Uma pessoa tenta ajudar, dando exemplos simples e de fácil compreensão para todos e aparece alguem a dizer que um 1600 é na realidade um 3200 não sabe o que diz. A cilindrada é algo fisico e que não muda. Diametro * Curso.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Estive para colocar esta pergunta nas perguntas idiotas

                                                          Por exemplo um carro tem 70 cavalos, esses cavalos representam a força que o carro tem, certo?? Mas então e a cilindrada, tambem não representa força?? Nunca percebi a diferença ...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por CharGerGTi Ver Post
                                                            Até estava a estranhar não aparecer um sabichão. Portanto sabes mais que um livro de mecânica automóvel de uma empresa no ramo automóvel, é isso?

                                                            Basta dizer que o motor a diesel nunca funcionará com a mesma relação de compressão de um motor a gasolina. Comparações sem sentido. A Energia não é binário. Tu sabes saquer o que é binário? Até lá pus a formula.
                                                            Mas quem falou em RC???

                                                            Mas o binário é energia!
                                                            Já que gostas tanto de formulas olha lá para as unidades de binário e para as unidades de energia, e vê lá se não são as mesmas!

                                                            E eu duvido imenso que um livro (tão conceitudado como queres fazer parecer) diga que um diesel tem uma combustão mais forte e mais binário, quando tal não é verdade, e um livro de mecânica automóvel que se preze nunca diria tal coisa! O mesmo livro nunca diria que por um turbo meter mais ar no motor, tornaria a combustão mais eficiente, isto quando o rendimento da combustão depende do ciclo, RC, riqueza da mistura e torbulência do ar, nunca da quantidade do mesmo!

                                                            Um turbo aumenta sim o rendimento mecânico por diminuir as perdas por bombagem!

                                                            Originalmente Colocado por CharGerGTi Ver Post
                                                            Não copiei de um livro, pesquisei num livro que não está disponivel ao publico, logo nem há referência para pôr.

                                                            Uma pessoa tenta ajudar, dando exemplos simples e de fácil compreensão para todos e aparece alguem a dizer que um 1600 é na realidade um 3200 não sabe o que diz. A cilindrada é algo fisico e que não muda. Diametro * Curso.
                                                            Bem me parecia que eras aquele que falava de um tal livro não disponível a ninguém.
                                                            Diz lá o nome ou o ISBN que segunda feira dou-te já uma foto do mesmo.

                                                            Em relação à tua segunda frase, tu deturpas as coisas... O que eu disse é que um 1600 a funcionar com 1 bar de pressão relativa pode ser considerado um 3200NA, é alguma mentira? Basta olhar para a PME de um motor turbinado e fazer as contas!

                                                            Eu fartei-me de debitar informação com justificações, se eu estivesse errado em vez de mandares bitaites respondias com argumentos.

                                                            O que vou dizer vai-te deixar mais irritado, mas pronto, é a verdade: És mais um a frequentar Engenharia mecânica e que pensa que sabe algo sobre motores térmicos, só porque teve uma caideira sobre os mesmos.
                                                            Esqueces-te que há quem tenha frequentado licenciaturas em mecânica e que teve o mesmo que tu, e que depois frequentou engenharia automóvel, onde ai sim se realmente aprende sobre motores de CI, e não o básico.

                                                            Volto a frisar, e já to teinha pedido à meses atrás, o nome do livro SFF.

                                                            Originalmente Colocado por acca Ver Post
                                                            Estive para colocar esta pergunta nas perguntas idiotas

                                                            Por exemplo um carro tem 70 cavalos, esses cavalos representam a força que o carro tem, certo?? Mas então e a cilindrada, tambem não representa força?? Nunca percebi a diferença ...
                                                            Copiado doutro local:


                                                            Originalmente Colocado por D
                                                            Sendo que o binário é a "Força" do motor. OU seja, a capacidade de aceleração.
                                                            HP (cavalos) é apenas a energia que o motor disponibiliza.
                                                            Basicamente, mais HP = mais velocidade maxima, e mais binário = chegar a essa velocidade mais depressa.
                                                            Isso é uma visão muito simplista e errada das coisas :fixe:

                                                            Segundo essa lógica, explica-me como é que um M3, que tem 400 N.m de binário tem muito mais aceleração (4.8 segundos) do que um 325d quem tem 430 N.m e demora 6.9 segundos dos 0 aos 100?

                                                            Simples, caixa de velocidades!
                                                            O binário do motor pouco interessa, o que interessa é o binário à roda, pois é a roda que "roda" no chão, e não a cambota.

                                                            A ver se consigo explicar isto de maneira fácil:

                                                            Um motor produz binário, ponto! O binário é, fisicamente, uma força vezes uma distancia. No caso dos motores, a força é aplicada no pistão, e a distância é o raio da cambota.
                                                            Então, mais binário é melhor? sim, e não!

                                                            Sim, porque o binário é o trabalho (energia) realizado pelo motor.
                                                            Não, porque binário só por sí só não quer dizer nada. E é ai que entra a potência.

                                                            A potência é uma taxa de binário, ou seja, quantos "binários" temos por segundo.
                                                            Um camião até pode ter imenso binário, 2000 N.m, mas porque não acelera tanto como um carro? Para além da questão do peso (que obviamente também conta e muito), a sua potência é baixa pois são motores pouco rotativos.

                                                            As unidade de binário são newton (força) vezes metro (distância), e as de potência são w, ou então, joule (energia) a divir por segunto (tempo).
                                                            As rpm são uma frequência, ou seja, quantas vezes (neste caso por minuto) a cambota dá uma volta. Se divirem por 60 ficam com o valor em segundos.

                                                            Exemplo: A minha CBR têm 64 N.m às 10500 rpm.
                                                            Isto significa que a cambota dá 10500 voltas num minuto, e 175 num minuto.

                                                            Ora, sendo potência j/s, e sendo j = N.m, então podemos conluir que potência é igual a binário por unidade de tempo.
                                                            Correcto, no entanto temos que multiplicar por 2 e Pi (porque o raio da cambota faz uma circunferência), e dividir por 2.
                                                            Porquê dividir por 2? Simples, porque estamos a falar de motores a 4 tempos. Num motor 4T, só é produzido binário a cada duas rotações, e por isso temos que dividir por 2.

                                                            Então fazendo a conta, tenho que a potência dá 70371w. Para passar para cavalos, basta dividir por 735 (porque 1cv = 735w), ou seja, 95,7cv. Esta é a potência ao regime de binário máximo.
                                                            Às 12000 a mota tem 100cv, ou seja, podemos calcular o binário, 58,5 N.m

                                                            Por isso é que um M3 consegue 440 cv (salvo erro) com "apenas" 400 N.m de binário e um autocarro de 300 cv tem prai 2000 N.m, mas pouquissima rotação.

                                                            Caso não tenham percebido alguma coisa, não hesitem em dizer :fixe:

                                                            Originalmente Colocado por D

                                                            Noutro assunto...

                                                            Encontrei!


                                                            CBF 600(hornet de 100cvs, a minha mota de instrucao) vs o motor da nc700.

                                                            Podem ver que a nc700 tem quase sempre mais binario. Só a partir das 4500rpm é que a hornet tem um binario superior ás da nc700... quando a mesma ainda vem nos 2000rpm.
                                                            Só ás 6000rpm é que a hornet tem mais binario na mesma rotacao que a nc.
                                                            Basicamente, a ncdevera acelerar sempre mais rápidamente. MAS vai ficar sem folego muito mais depressa.

                                                            Resumindo, teoricamente a nc deverá acelerar que nem um fogete.. até atingir velocidades mais elevadas (140?), aonde a hornet continuará a acelerar... acelerar...
                                                            Potencia = até que velocidade ela puxa
                                                            Binário = o quanto ela puxa.

                                                            Mais potencia - tem mais energia para puxar a mota - comporta-se melhor contra resistencias do vento, inclinações, etc.
                                                            Mais binario - tem mais "força" para puxar. fica mais irrelevante pesos a mais e afins.

                                                            Qual é melhor? nenhum. os dois. são coisas diferentes.
                                                            Esse exemplo está totalmente errado!
                                                            Estás-te a esquecer das relações de caixa, o que implica que para a mesma velocidade, as duas motas nunca vão às mesma rotação.
                                                            Ou seja, a Hornet vai sempre a uma rotação superior, o que implica que terá sempre mais binário.
                                                            Não podes comparar a curva de binário de dois motores diferentes com a rotação no eixo horizontal, deves sim comparar com a velocidade, pois as relações de caixa são diferentes.

                                                            A NC às 4750 rpm em 6ª vai a cerca de 121.33 km/h. Para essa mesma velocidade a Hornet vai às 7539 rpm, e como nesse regime tem um binário de 55 N.m dá uma potência de 59 cv, nquanto que a NC tem apenas 44cv.

                                                            Como as curvas do gráfico apresentam o máximo (acelerador a fundo), isto significa que a NC vai de punho aberto, e a Hornet para igualar os mesmos 44 cv só precisa do punho a cerca de 75%!

                                                            Metam na cabeça que o binário do motor por sí só não quer dizer nada.
                                                            O exemplo mais simples de perceber já o dei, o M3 vs 325d.
                                                            E o mesmo exemplo se aplica qualquer carro a gasolina vs diesel. Os diesel têm sempre mais binário (não por ser diesel, mas sim por ser sobrealiemntado), no entanto carros equivalente têm performances semelhantes, porquê? Porque a potência é semlehante.

                                                            Um diesel tem sempre uma caixa mais longa, por isso o binário à roda vai ser mais desmultiplicado do que num Otto, e esse sim é o binário que interessa, o binário que faz o veiculo andar para a frente!

                                                            E tambémas basta pegar nas duas para ver que nunca na vida a uma NC acelera como uma Hornet :lol!:

                                                            O que dizes faria todo o sentido se, e só se, ambas as motas tivessem a mesma caixa, o que (obviamente) não acontece.

                                                            Como é que alguém mete um diesel a andar que desdunha sem mexer no motor? Mete a caixa de um otto, e se esta nao partir, a aceleração aumenta brutalmente devido à caixa ser mais curta, no entanto dificilmente dava mais de 120 km/h.
                                                            O contrário também se poderia fazer, ou seja, meter a caixa de um diesel num otto (e aqui já não partia), ficava-se com uma velocidade de ponta enorme, mas demora uma decada a lá chegar.

                                                            O que é que a malta faz? Aumenta brutalmente a potência do motor e espeta a caixa de um diesel.

                                                            Exemplo:

                                                            http://www.youtube.com/watch?v=5QqRUR0W5lk

                                                            Se ele não tivesse mudado a caixa, podia ter toda a potência do mundo que o carro não passava de uma cerca velocidade (imaginemos 200 km/h).
                                                            No entanto se ele tivesse mantido a caixa de origem, fazia um buraco no chão :lol!:
                                                            O carro está com 900 cv, e no entanto é fácil encontrar carros menos potêntes e com aceleração semelhante. Porquê? Porque têm a caixa correcta, esta foi posta para poder chegar aos 300 e tal, e obviamente tem potência para tal.
                                                            Editado pela última vez por ednw; 20 October 2012, 13:55.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X