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Cabrios & Lonas: Chuva e Segurança (C70 e Saab 9-3)

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    Cabrios & Lonas: Chuva e Segurança (C70 e Saab 9-3)

    Caros,

    Alguns já me conhecem como aquele que anda a namorar a compra de um de dois cabrios acima (anos entre 2000 e 2004 +/-). Tenho questões específicas relativamente ao facto de estarmos a falar de softtops.

    Impermeabilização:
    a) As lonas deixam passar água? Como se porta tudo num daqueles dilúvios de Inverno? Isto porque ouço falar em produtos "impermebilizantes"
    b) Um cabrio pode ser lavado à máquina (ou pode meter água)?
    c) Naqueles locais onde os lavam à mão, é comum terem serviço de tratamento, ou cuidado especial com lonas?
    d) Aliás: que cuidados e chatices devo eu esperar ter, no que toca a "águas" e "durabilidade" com o meu cabrio soft-top?
    e) É particularmente desanconselhável deixar um softtop na rua (i.e., degrada-se mais que qualquer outro carro)?

    Segurança:
    a) Softtops, ficando na rua, são mais propensos a assaltos que outros (tudo o resto igual)? Por poder ser mais fácil entrar...

    Fiabilidade:
    a) Quão comum é os mecanismos automáticos de abertura e fecho da capota avariarem?
    b) Se acontecer, têm forma de o fazer manualmente?

    Obrigado,
    CBD

    #2
    As tuas duvidas "no meu tempo" resolviam-se com um bom balde de agua despejado sobre a lona.

    As capotas rígidas são propensas a criar barulhos parasitas.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por CBD Ver Post
      Caros,

      Alguns já me conhecem como aquele que anda a namorar a compra de um de dois cabrios acima (anos entre 2000 e 2004 +/-). Tenho questões específicas relativamente ao facto de estarmos a falar de softtops.

      Impermeabilização:
      a) As lonas deixam passar água? Como se porta tudo num daqueles dilúvios de Inverno? Isto porque ouço falar em produtos "impermebilizantes"
      Por norma não deixam passar água, a menos que tenham rasgões.
      b) Um cabrio pode ser lavado à máquina (ou pode meter água)?
      Eu numa máquina automática não metia, mas num elefante azul de jacto, sim sem problemas. Claro que se estiveres 2 min com o jacto directo para as borrachas vai entrar àgua, mas isso até numa porta normal.
      c) Naqueles locais onde os lavam à mão, é comum terem serviço de tratamento, ou cuidado especial com lonas?
      Depende do local, uns têm outros não.
      d) Aliás: que cuidados e chatices devo eu esperar ter, no que toca a "águas" e "durabilidade" com o meu cabrio soft-top?
      Basta proteger com um produto bom e dura séculos. Excesso de sol tb costuma ser mau. E se o óculo traseiro for de plástico é quase sempre o 1º ponto a estragar-se, fica baço, amarelo e parte. Se for de vidro já não tens problemas.
      e) É particularmente desanconselhável deixar um softtop na rua (i.e., degrada-se mais que qualquer outro carro)?
      Respondido no anterior. Com poucos cuidados prolongas a vida da capota durante vários anos. Mas não te esqueças que estás a ver carro com 8 as 12 anos sem saberes qual o tratamento que tiveram.
      Segurança:
      a) Softtops, ficando na rua, são mais propensos a assaltos que outros (tudo o resto igual)? Por poder ser mais fácil entrar...
      Sempre achei a "facada na capota" um mito. Claro que estando lá, pode acontecer, mas se deixares bens dentro do carro qualquer um é assaltável, e é mais fácil partir um vidro do que rasgar uma capota. Agora se tiveres uma ex-mulher chateada contigo... Nunca se sabe!

      Fiabilidade:
      a) Quão comum é os mecanismos automáticos de abertura e fecho da capota avariarem?
      Sendo mais um elemento electrónico e com dobradiças e amortecedores, é mais uma coisa para avariar. O maior problema são acidentes que o carro tenha tido que tenham empenado alguma coisa.
      b) Se acontecer, têm forma de o fazer manualmente?
      Por norma não...


      Obrigado,
      CBD

      A Azul!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
        A Azul!
        Muito obrigado. Parece que apenas tenho de tratar melhor a mulher. Mais ainda, a amante!
        CBD

        Comentário


          #5
          Vou aproveitar este tópico pois comprei recentemente um cabrio com capota de lona e surgiram-me essas dúvidas. Por preguiça ainda não tinha pesquisado sobre o assunto, mas aproveito a boa vontade do SilverArrow (ou outros que possam ajudar) para perguntar:
          Com que periodicidade se devem aplicar esses produtos de protecção/impermeabilização?

          Comentário


            #6
            Tenho a ideia que a maioria dos cabrios com capota de lona permite abrir e fechar a capota manualmente, em caso de avaria do mecanismo. Desde que tenham o sistema de abertura e fecho dos "ganchos" manual.

            Comentário


              #7
              O Saab 9-3 tem uma das melhores capotas do segmento . É excelente para um cabrio soft-top.

              E sim abre manualmente ... tens de ir a mala carregar na válvula para aliviar o sistema hidráulico.

              Ve no manual que diz lá.

              Comentário


                #8
                O que me ri com a parte da mulher chateada!!!

                Comentário


                  #9
                  Ninguém dá uma resposta à maneira como o SilverArrow?
                  Vamos lá pessoal... isto serve para mais gente
                  CBD

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por CBD Ver Post
                    Ninguém dá uma resposta à maneira como o SilverArrow?
                    Vamos lá pessoal... isto serve para mais gente
                    CBD
                    Não tenho uma vírgula a acrescentar ao que ele disse. Apenas uma pergunta, o a4 cabrio não entra na equação?

                    Comentário


                      #11
                      Só sei que aquele moço famoso que cantava capotou o S6 cabrio e foi-se...

                      Se fosse a versão coupe quem sabe se não estaria ainda entre nós...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                        A Azul!
                        Conheço uma pessoa a quem rasgaram (com facadas) uma capota de um Fiat Punto Cabrio, na Almirante Reis, isto à cerca de 9-10 anos atrás. Não roubaram nada, foi mesmo pelo simples vandalismo.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por aimartinho Ver Post
                          Não tenho uma vírgula a acrescentar ao que ele disse. Apenas uma pergunta, o a4 cabrio não entra na equação?
                          Par além de ter fetiche por carros suecos, embora não desgoste de alemães, pelo que investiguei, para o mesmo ano e kms, são algo mais caros.

                          CBD

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por CBD Ver Post
                            Ninguém dá uma resposta à maneira como o SilverArrow?
                            A maior parte das respostas às tuas perguntas é "depende":

                            - Vandalismo - depende onde habitas, o nível de criminalidade numa zona habitacional de classe média numa cidade de dimensão média comparado com o nível de criminalidade em zonas de bairros perigosos na capital costuma ser "um pouco" diferente, só tu é que podes avaliar o nível de segurança que tens nas zonas que frequentas

                            - Impermeabilidade - depende do estado em que estiver a capota, uma coisa é uma capota em estado perfeito, com as borrachas impecavelmente justas e o mecanismo perfeitamente alinhado, outra coisa é um carro com uma capota velha sem manutenção com o mecanismo meio empenado que nunca foi bem tratado

                            - Fiabilidade - depende da marca e do tratamento, há capotas que ficaram famosas por terem tido os seus problemas (lembro-me dos Peugeot CC virem referenciados nas revistas como problemáticos no mecanismo), há outras marcas que globalmente tem melhor fama. Se o carro tiver sido sempre estacionado com uma roda em cima do passeio e as outras três no asfalto, talvez alguma torção do chassis tenha afectado o alinhamento da capota e ela não abra ou não feche em condições, se tiver sido sempre bem tratada pelo dono anterior talvez esteja impecável

                            Resumindo:
                            - compra o melhor que encontrares, que te pareça no melhor estado de conservação possível e tem sempre algum dinheiro de reserva para a eventualidade de teres algum problema por resolver
                            - existem seguros contra danos próprios, vandalismo, etc. que te podem pagar a reparação da lona caso apareça rasgada ou vandalizada mas lembra-te que os seguros para veículos descapotáveis costumam ser mais caros precisamente por essa mesma razão

                            Comentário


                              #15
                              Já agora aproveito para pedir uma opinião.

                              As capotas de tecido(mohair) são muito melhores que as de vinil?

                              Comentário


                                #16
                                Experiencia de dois anos com um Serie 1 Cabrio. Carro sai todos os dias, e dorme 90 % das vezes em garagem.


                                Impermeabilização:
                                a) As lonas deixam passar água? Como se porta tudo num daqueles dilúvios de Inverno? Isto porque ouço falar em produtos "impermebilizantes"

                                Nunca entrou água nenhuma, nem espero que tal aconteça.

                                b) Um cabrio pode ser lavado à máquina (ou pode meter água)?

                                Nunca foi à maquina, é sempre lavado a mão. Mas também penso não haver problema.

                                c) Naqueles locais onde os lavam à mão, é comum terem serviço de tratamento, ou cuidado especial com lonas?

                                Não faço ideia.

                                d) Aliás: que cuidados e chatices devo eu esperar ter, no que toca a "águas" e "durabilidade" com o meu cabrio soft-top?

                                Como já foi dito, basta proteger e deve durar bastante tempo.

                                e) É particularmente desanconselhável deixar um softtop na rua (i.e., degrada-se mais que qualquer outro carro)?

                                Penso que dos maiores inimigos seja o sol. Além de deixar a capota feia, poderá causar outros problemas a nivel de durabilidade.

                                Segurança:
                                a) Softtops, ficando na rua, são mais propensos a assaltos que outros (tudo o resto igual)? Por poder ser mais fácil entrar...

                                É sempre aconselhável teres uma garagem, nem que não seja para descanso teu. Pode haver alguém mal intencionado que te rasgue a capota, mas penso que seja mais fácil partir um vidro se te quiserem assaltar.

                                Fiabilidade:
                                a) Quão comum é os mecanismos automáticos de abertura e fecho da capota avariarem?

                                Se acontecer provavelmente será um pincel enorme. É como a questão dos tectos de abrir.

                                b) Se acontecer, têm forma de o fazer manualmente?

                                Em geral penso que não.



                                Respondido.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por CBD Ver Post
                                  Par além de ter fetiche por carros suecos, embora não desgoste de alemães, pelo que investiguei, para o mesmo ano e kms, são algo mais caros.

                                  CBD
                                  Quando andei para fazer o mesmo que tu, comecei pelo a4 cabrio como este Audi A4 Cabrio 1.8 T LIVRO REVISOES, € 11.300, Sassoeiros - Standvirtual, e até se arranjam alguns porreiros a bom preço. Depois tropecei no saab e acabou a conversa mas continuo a gostar deles. Mas, para mim, entre volvo e a4, ia para o 2º.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por bzugo Ver Post
                                    Vou aproveitar este tópico pois comprei recentemente um cabrio com capota de lona e surgiram-me essas dúvidas. Por preguiça ainda não tinha pesquisado sobre o assunto, mas aproveito a boa vontade do SilverArrow (ou outros que possam ajudar) para perguntar:
                                    Com que periodicidade se devem aplicar esses produtos de protecção/impermeabilização?




                                    Exemplo :

                                    Renovo Ultra Proofer Canvas - 500 ml - Car Care Europe

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                                      Muito obrigado rucsantos. Era mesmo isso que necessitava.

                                      Estou a ver que nos próximos meses apenas tenho que me preocupar em não capotar pois isso poderá fazer-me falecer (o que seria no minimo aborrecido) e também ter cuidado com a malta que anda por aí com facas a rasgar capotas...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                                        b) Se acontecer, têm forma de o fazer manualmente?

                                        Em geral penso que não.



                                        Respondido.

                                        A maior parte dos cabrios tem um bypass para abrir a capota manualmente ... no caso do SAAB tem uma valvula para aliviar o sistema hidráulico ... no caso do teu Bimmer tens de consultar o manual que deve dizer lá . Nos antigos serie 3 por ex tinha um botão por baixo do banco do passageiro ... penso que era assim.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Outra Questão: Vi um C70 de 2000 em que a abertura e fecho de capota pode apenas ser feita com travão de mão puxado. Isto sofreu alguma alteração? É algo da Volvo, mesmo com os novos? Sei que há outras marcas que permitem isso seja feita a baixa velocidade (20km/h).

                                          C

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                                            Os produtos da Renovo são 5*, sem dúvida uma mais valia para manter a capota em bom estado.

                                            Quanto a chuvadas...nunca me aconteceu meter água pela chuva. E já apanhei uns diluvios valentes.

                                            Apenas a lavar o carro se dirigir o jacto para os vidros laterais de baixo para cima...entra água. Não uma poça...mas faz um fio por dentro do vidro. Mas falo de um cabrio simplista e com 10 anos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Alguém sabe alguma coisa disto?

                                              Originalmente Colocado por CBD Ver Post
                                              Outra Questão: Vi um C70 de 2000 em que a abertura e fecho de capota pode apenas ser feita com travão de mão puxado. Isto sofreu alguma alteração? É algo da Volvo, mesmo com os novos? Sei que há outras marcas que permitem isso seja feita a baixa velocidade (20km/h).

                                              C

                                              Comentário


                                                #24
                                                Fazendo um desenterro do tema: alguém tem recomendações quanto a locais onde façam tratamento de protecção/impermeabilização de capotas, principalmente no PORTO, mas também em LISBOA? Idealmente, mas não necessariamente, seria um local onde fariam limpeza a fundo de estofos - banco, portas, parte de dentro da capota (tablier não é vital, mas já agora). Referências são muito bem vindas!

                                                Abraço pessoal (estou quase a atravessar-me!)

                                                CBD

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por CBD Ver Post
                                                  Fazendo um desenterro do tema: alguém tem recomendações quanto a locais onde façam tratamento de protecção/impermeabilização de capotas, principalmente no PORTO, mas também em LISBOA? Idealmente, mas não necessariamente, seria um local onde fariam limpeza a fundo de estofos - banco, portas, parte de dentro da capota (tablier não é vital, mas já agora). Referências são muito bem vindas!

                                                  Abraço pessoal (estou quase a atravessar-me!)

                                                  CBD
                                                  Procura na net por detalhe.pro .

                                                  Comentário

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