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Dúvida - Prazos na resolução de sinistros

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    Dúvida - Prazos na resolução de sinistros

    No dia 3 deste mês, ao contornar uma rotunda, fui abalroado por um carro que entrava. O outro condutor prontificou-se a preencher a declaração amigável, assinou e fomos à nossa vida. No dia seguinte logo de manhã encontrámo-nos nas instalações do mediador dele, a participação foi feita e dirigi-me de seguida ao meu mediador onde participei também o sinistro.
    Fui encaminhado para um Centro Liberty (aconselhado pelo mediador, visto que estes centros aceleram bastante o processo) onde me desloquei de imediato e me foi feita a peritagem na hora, com a promessa de que dentro de 2 ou 3 dias teria novidades. Uma semana depois sem notícias, contactei o Centro Liberty e fui informado de que estaria tudo OK, havia sido encomendada uma porta e dependia agora do tempo que esta demorasse a chegar. Acedi à área de clientes no site da Liberty onde estavam disponíveis os documentos relativos à participação e à peritagem (DAAA, relatório, etc). A peritagem estava definida como de carácter definitivo.


    Faz hoje duas semanas da data da peritagem, acedi novamente ao site da Liberty e vejo que existe agora uma nova peritagem, com data de ontem, de carácter condicional, sem sequer o carro ter lá voltado. Liguei para a Liberty e informaram-me que se trata de um aditamento da oficina devido ao preço da porta no mercado espanhol.


    Ora, as minhas questões são:


    - É normal esta demora? existem prazos a cumprir da parte deles? Há uma semana atrás dizem que já encomendaram as peças e agora ainda estão a pedir aditamentos devido ao valor destas?


    - Tendo eu seguro contra danos próprios e franquia 0%, não seria o procedimento mais lógico terem dado logo ordem de reparação visto que o arranjo será pago na totalidade por uma das companhias independentemente de quem tiver responsabilidade no acidente?


    Eu sei que o carro pode e tem circulado, mas é desagradável andar assim. Como felizmente nunca precisei de recorrer ao seguro, queria só saber se estas demoras são normais.


    Obrigado desde já.

    #2
    Se não tinhas culpa e tens um seguro com franquia 0, pq raio não foste meter o carro na marca e mandar arranjar?

    Eles nestes "centros" a ideia é o prejuízo mínimo... Foste-te meter na boca do lobo.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
      Se não tinhas culpa e tens um seguro com franquia 0, pq raio não foste meter o carro na marca e mandar arranjar?
      Pois, o meu primeiro instinto foi esse, mas depois pesaram outros factores:

      - Supostamente maior rapidez
      - Fiquei muito mal impressionado com o concessionário da Suzuki quando fui à revisão e assim evitava estar a ir a outro, muito mais longe.
      - O Centro Liberty funciona num concessionário de 3 marcas, com boa reputação, pelo menos entre os clientes dessas marcas.

      O meu raciocínio foi: sendo só chapa, desde que trabalhem bem, não deve haver problema. E destes tinha bom feedback.
      Acho que já aprendi.

      Comentário


        #4
        Há que destrinçar duas coisas bem distintas embora neste caso relacionadas com a mesma entidade:

        1º A seguradora, os trâmites normais e os prazos destes. - Pelo que referes, os prazos legais para a peritagem e atribuição de responsabilidades foram cumpridos.

        2º A reparação do veiculo. - Neste ponto é a oficina que tem que responder. Embora seja um Centro Liberty, a Liberty apenas paga a reparação, sendo esta executada pela oficina onde o tal centro funciona.

        Telefona para a Liberty - mesmo Liberty, não Centro Liberty - e esclarece a situação pois, pelo que referes e tendo em conta que o teu carro é um Suzuki, o mais provável é haver mesmo problemas/demoras com o material.

        Comentário


          #5
          Sim, a seguradora "portou-se bem"... até agora estou satisfeito, tanto pela rapidez com que trataram do caso como pelos serviços disponibilizados (a documentação toda online, por ex). E o atendimento telefónico (da Liberty mesmo), também rápido e eficaz. Não queria que os meus posts ficassem vistos como uma queixa para não induzir outros users em erro na hora de decidir. Expliquei a história toda para ajudar à compreensão, mas o meu objectivo era mesmo saber se é normal esta demora, se costuma acontecer ou não.

          Telefona para a Liberty - mesmo Liberty, não Centro Liberty - e esclarece a situação pois, pelo que referes e tendo em conta que o teu carro é um Suzuki, o mais provável é haver mesmo problemas/demoras com o material.
          Eu descrevi exactamente isso logo no post inicial. Liguei para a Liberty e foi-me dito que tinha sido um aditamento, da parte da oficina, acerca do preço da porta no mercado espanhol. A haver falha deverá ser da oficina, visto que há uma semana atrás me disseram que já tinham encomendado as peças e estavam à espera delas. Não é que o material não possa demorar, é que informam que já encomendaram e afinal ainda andam à procura dele.

          Comentário


            #6
            Gostava de me intrometer aqui (é o mesmo assunto!) e peço desde já desculpa ao autor, mas pergunto e vou-me já embora Espero que não te importes.

            É o seguinte:

            - a minha namorada ia no seu 107 na Av. das Forças armadas (2ª feira) a caminho do Eixo NS quando na subida (lado a lado com a saída para sete rios) o trânsito começou a parar.. parou o da frente, parou ela.. A madame lá de trás não os viu (era em curva) e vinha a dar calor e mandou uma castanhada de tal maneira que a minha namorada estando parada foi bater ao da frente e ficou com os 2 para-choques em bom estado..para o caixote.

            Ora bem, preencheu-se tudo (com a ajuda da polícia - havia dúvidas devido a serem 3 carros - impecáveis nesse aspecto) e entregou-se tudo na seguradora da outra (Axa) por indicação da Mapfre, a seguradora da minha pequena (é de facto pequena ).

            Ora bem, o caro foi peritado já na terça-feira e ficou com a peritagem condicional (viatura ficou imobilizada durante 24 horas enquanto se aguardava a ida do perito) à espera que todos os intervenientes se mexessem.. Ora bem, o outro individuo (carro de empresa) tratou de tudo e hoje, sexta feira, ela ligou para a Axa e para a Mapfre a perguntar como estava tudo e à companhia dela ainda não chegou .. Da axa ficou a saber que ainda nada foi entregue.

            Entretanto ela tem o carro desmanchado à frente e atrás, matrículas partidas e sem luzes de matrícula (segundo o polícia que lá foi desde que ande com a DAAA não tem problema) e nada de ficar resolvido.. Quais são os prazos máximos de resolução?

            Para entrega da DAAA julgo que são 8 dias.. E se ela não entregar? Mesmo depois de entregue qual é o prazo máximo? Só nos disseram que ia demorar mais porque uma convenção qualquer não era aplicável dado o número de veículos..

            Obrigado pela ajuda!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
              Gostava de me intrometer aqui (é o mesmo assunto!) e peço desde já desculpa ao autor, mas pergunto e vou-me já embora Espero que não te importes.

              É o seguinte:

              - a minha namorada ia no seu 107 na Av. das Forças armadas (2ª feira) a caminho do Eixo NS quando na subida (lado a lado com a saída para sete rios) o trânsito começou a parar.. parou o da frente, parou ela.. A madame lá de trás não os viu (era em curva) e vinha a dar calor e mandou uma castanhada de tal maneira que a minha namorada estando parada foi bater ao da frente e ficou com os 2 para-choques em bom estado..para o caixote.

              Ora bem, preencheu-se tudo (com a ajuda da polícia - havia dúvidas devido a serem 3 carros - impecáveis nesse aspecto) e entregou-se tudo na seguradora da outra (Axa) por indicação da Mapfre, a seguradora da minha pequena (é de facto pequena ).

              Ora bem, o caro foi peritado já na terça-feira e ficou com a peritagem condicional (viatura ficou imobilizada durante 24 horas enquanto se aguardava a ida do perito) à espera que todos os intervenientes se mexessem.. Ora bem, o outro individuo (carro de empresa) tratou de tudo e hoje, sexta feira, ela ligou para a Axa e para a Mapfre a perguntar como estava tudo e à companhia dela ainda não chegou .. Da axa ficou a saber que ainda nada foi entregue.

              Entretanto ela tem o carro desmanchado à frente e atrás, matrículas partidas e sem luzes de matrícula (segundo o polícia que lá foi desde que ande com a DAAA não tem problema) e nada de ficar resolvido.. Quais são os prazos máximos de resolução?

              Para entrega da DAAA julgo que são 8 dias.. E se ela não entregar? Mesmo depois de entregue qual é o prazo máximo? Só nos disseram que ia demorar mais porque uma convenção qualquer não era aplicável dado o número de veículos..

              Obrigado pela ajuda!

              Fia-te na virgem e não corras.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ambmorais Ver Post
                Sim, a seguradora "portou-se bem"... até agora estou satisfeito, tanto pela rapidez com que trataram do caso como pelos serviços disponibilizados (a documentação toda online, por ex). E o atendimento telefónico (da Liberty mesmo), também rápido e eficaz. Não queria que os meus posts ficassem vistos como uma queixa para não induzir outros users em erro na hora de decidir. Expliquei a história toda para ajudar à compreensão, mas o meu objectivo era mesmo saber se é normal esta demora, se costuma acontecer ou não.



                Eu descrevi exactamente isso logo no post inicial. Liguei para a Liberty e foi-me dito que tinha sido um aditamento, da parte da oficina, acerca do preço da porta no mercado espanhol. A haver falha deverá ser da oficina, visto que há uma semana atrás me disseram que já tinham encomendado as peças e estavam à espera delas. Não é que o material não possa demorar, é que informam que já encomendaram e afinal ainda andam à procura dele.
                Pelo que percebi a Liberty é a tua companhia, o processo deve ter entrado na Convenção IDS.
                Basicamente em prazos são: dois dias para marcação da peritagem (após reclamação) e, havendo DAAA devidamente preenchida, 15 dias úteis para se pronunciarem sobre responsabilidades.
                O problema pelo que relatas não estará neste aspecto mas em falta de peças. Ora aqui pouco haverá a fazer, enquanto a peça não chegar de Espanha (se não houver terá que vir da Holanda salvo erro ou mesmo do Japão).
                Se a viatura estivesse imobilizada terias direita a carro de substituição, assim...

                P.s.- creio que há uns problemas com o representante da Suzuki em PT, eu estive uma semana à espera de um tubo

                Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                ...

                Ora bem, preencheu-se tudo (com a ajuda da polícia - havia dúvidas devido a serem 3 carros - impecáveis nesse aspecto) e entregou-se tudo na seguradora da outra (Axa) por indicação da Mapfre, a seguradora da minha pequena (é de facto pequena ).

                Ora bem, o caro foi peritado já na terça-feira e ficou com a peritagem condicional (viatura ficou imobilizada durante 24 horas enquanto se aguardava a ida do perito) à espera que todos os intervenientes se mexessem.. Ora bem, o outro individuo (carro de empresa) tratou de tudo e hoje, sexta feira, ela ligou para a Axa e para a Mapfre a perguntar como estava tudo e à companhia dela ainda não chegou .. Da axa ficou a saber que ainda nada foi entregue.

                Entretanto ela tem o carro desmanchado à frente e atrás, matrículas partidas e sem luzes de matrícula (segundo o polícia que lá foi desde que ande com a DAAA não tem problema) e nada de ficar resolvido.. Quais são os prazos máximos de resolução?

                Para entrega da DAAA julgo que são 8 dias.. E se ela não entregar? Mesmo depois de entregue qual é o prazo máximo? Só nos disseram que ia demorar mais porque uma convenção qualquer não era aplicável dado o número de veículos..

                Obrigado pela ajuda!
                Como disse anteriormente, com DAAA devidamente preenchida as responsabilidades devem ser comunicadas em 15 dias úteis.
                Sendo 3 viaturas não pode entrar na Convenção IDS (indemnização directa ao segurado - era a companhia de cada um que tratava com o seu segurado, assim tens que reclamar directamente na outra).

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                  #9
                  Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                  P.s.- creio que há uns problemas com o representante da Suzuki em PT, eu estive uma semana à espera de um tubo
                  Pelo que me tenho apercebido desde há vários anos, as marcas Japonesas e Coreanas têm sempre "problemas" com peças pois aparentemente os stocks são escassos.

                  Com a crise que Portugal (e a Europa) atravessa, o problema está certamente bastante mais agravado.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                    Pelo que me tenho apercebido desde há vários anos, as marcas Japonesas e Coreanas têm sempre "problemas" com peças pois aparentemente os stocks são escassos.

                    Com a crise que Portugal (e a Europa) atravessa, o problema está certamente bastante mais agravado.
                    Para além desse problema crónico, a Cimpomóvel parece que anda em "baixo" e por isso...

                    Comentário


                      #11
                      a mim bateram me no carro no dia de pascoa (abril) entretanto meteu,pericias,orçamentos,reunião com um membro da AXA.
                      Depois foi o tempo de espera,ai tive a autorização de reparação do meu carro.meti o carro a arranjar no meu dia de anos, 23 de maio.
                      um mês e pouco de espera.Se bem que a mim bateram me 2 vezes,mas na segunda o homem foi impecavel e assinou como culpado,visto que ele era mesmo,
                      porque fez marcha atrás e meteu a astra em cima do meu clio,essa demorou 1 semana.
                      Agora pergunto,ele não respeitou o sinal de cedencia de passagem e não se declara culpado?
                      Quer queira quer não a culpa e dele.tem sinal.
                      Editado pela última vez por azegrokas; 20 October 2012, 22:25.

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                        #12
                        Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                        Gostava de me intrometer aqui (é o mesmo assunto!) e peço desde já desculpa ao autor, mas pergunto e vou-me já embora Espero que não te importes.
                        Não tens que pedir desculpa!

                        Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                        Pelo que percebi a Liberty é a tua companhia, o processo deve ter entrado na Convenção IDS.
                        Basicamente em prazos são: dois dias para marcação da peritagem (após reclamação) e, havendo DAAA devidamente preenchida, 15 dias úteis para se pronunciarem sobre responsabilidades.
                        O problema pelo que relatas não estará neste aspecto mas em falta de peças. Ora aqui pouco haverá a fazer, enquanto a peça não chegar de Espanha (se não houver terá que vir da Holanda salvo erro ou mesmo do Japão).
                        Se a viatura estivesse imobilizada terias direita a carro de substituição, assim...
                        Entretanto já recebi uma carta da seguradora a informar que o outro condutor tinha sido considerado responsável e que tinha sido dada ordem de reparação. A oficina, parece-me que não terá nenhum interesse em atrasar o início do arranjo, portanto o problema deve mesmo estar na escassez de peças. É esperar...


                        Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                        Pelo que me tenho apercebido desde há vários anos, as marcas Japonesas e Coreanas têm sempre "problemas" com peças pois aparentemente os stocks são escassos.

                        Com a crise que Portugal (e a Europa) atravessa, o problema está certamente bastante mais agravado.
                        De facto é um dos pontos negativos que se costumam apontar aos carros japoneses, mas pensei que hoje, com a facilidade com que se chega a qualquer parte, já fosse mais fama que outra coisa... venho de um Honda e nunca me apercebi disto, mas também acho que pouco mais precisou do que a manutenção programada.

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                          #13
                          Voltei ao tópico, 1 mês e 20 dias depois do sinistro, para dar conhecimento de como tudo se resolveu.

                          De facto, o principal problema estava na Cimpomóvel (entretanto já saiu a notícia de que está em processo de insolvência). Assim, não havendo quem importe as peças para Portugal, foi necessário recorrer a Espanha. A porta não demorou assim tanto tempo a chegar, só que... chegou a porta errada só depois de desmontarem a minha e tentarem colocar a nova é que se aperceberam de que se tratava da porta do modelo de 5 portas. "Faltava-lhe um bocado", foram as palavras do responsável da oficina.
                          Montaram de novo a porta danificada, trouxe outra vez o carro e duas semanas depois lá veio a porta certa. Fui buscá-lo ontem. Aparentemente tudo impecável, só dentro da cava da roda traseira é que se notam algumas imperfeições, mas pequenas.

                          Depois de tanta confusão, só espero não estar envolvido noutra destas tão cedo.

                          Obrigado aos que ajudaram no tópico a esclarecer as dúvidas que tinha.

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