Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A3 1.9TDI 8L vs 8p

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Comparativo] A3 1.9TDI 8L vs 8p

    Boas, gostaria de saber qual deste é o melhor a nível geral, tendo em conta as motorizações na 8p (90 e 110) e a da 8l (105).
    Acelaração, velocidade, estabilidade, segurança, consumos, etc.

    Obrigado

    #2
    É ao contrário, o A3 8L é que é o primeiro, que teve os 1.9 TDi 90 (este penso que também seja VP) e 1.9 TDi 110 VP. O primeiro tem turbo de geometria fixa, gasta pouco e anda bem para apenas 90cv.

    Depois apareceu o tal 1.9 TDi 110cv, o "VP110". Foi vendido em simultaneo com a versão de 90cv penso.

    Este motor de 110cv foi marcante quando saiu em 1996 no A4, e depois também no A3 e outros VAGs pois andava bastante bem (na altura os diesel eram lentos e não havia nada do género dentro desta cilindrada) e gastava incrivelmente pouco para a época. Tendo em conta o preço do gasóleo na época, em PT, mas também no resto da Europa (penso?), foi claro, um tremendo sucesso. Actualmente 110cv num A3 ou A4 sabe a pouco, mas na altura era a loucura.

    Mais tarde, ficou também comprovado serem motores bastantes fiáveis. Apenas as MAFs estragam o quadro, mas como é algo fácil e rápido de substituir, acaba por não ser algo dramático.

    Entre 2001 e 2003, durante o restyling, o A3 teve o 1.9 TDi 130, o "PD130", motor mítico para os fãs por apresentar um andamento muito bom para apenas 130cv, e fazer sempre excelentes consumos, tendo por isso um binómio performance/consumos imbatível para a época. Actualmente, em traços gerais, é a BMW a rainha deste binómio.

    Mas este A3 PD130 não é referido por ti, por isso não te deve interessar (?).


    Em fins de 2003 apareceu o A3 8P com, entre outros motores, o 1.9 TDI PD 105cv que referes. Motor muito gabado, super fiável, e que em banco debita sempre mais de 115cv, chegando por vezes até aos 120cv!

    Portanto, A3 8P PD105 vs A3 8L VP110 é capaz de ser ela por ela em performances (apesar de eu talvez apostar no PD105) e provavelmente equilibrado em consumos, talvez com vantagem para o PD, mas por muito pouco.

    Já o A3 8L 1.9 TDi 90 é claro, mais lento que os outros dois.

    Em termos de estabilidade e segurança o modelo mais recente é com certeza melhor, e até mais confortável (comparativamente com o 8L pois não é mesmo confortável como alguns carros) e com melhor comportamento em curva.

    Penso que seja tudo.

    Cumps

    Comentário


      #3
      Acho que é um bocado non-sense perguntar qual deles é o melhor, pois um é evolução do outro (8L -> 8P).

      Logo é lógico que o 8P seja melhor em tudo face ao 8L.
      Se ainda tivesses na dúvida em comprar o 8L 1.9 TDi 130cv face ao 8P 1.9 TDi 105cv, ainda seria uma dúvida que dava que pensar, agora sendo esses motores VP antigos no 8L (o que traduz que estás a pensar num 8L Pré-Restyling (1997-2000)) contra um 8P já com motor PD, vai para o 8P sem pensar duas vezes. É outro carro.

      Comentário


        #4
        Realmente... Se ainda fosse o PD100 (8L) Vs. PD105 (8P) dava algum pano para mangas, sendo assim a escolha é óbvia.

        Depois tens a escolha mais "emocional" o PD130, e no 8P tens o CR140 motores que adoram estrada aberta e prego a fundo

        Mesmo só tendo dinheiro para o "VP90" ou "VP110", Audi A3 anterior a 2000, não vais mal servido, o 90 já tem 200 Nm.

        Qual é o plafond?

        Comentário


          #5
          O 8P é melhor em tudo face ao 8L (exepto no preço)

          Comentário


            #6
            Aproveito este tópico para pedir informações aos especialistas sobre os TDI para perguntar pelo ja antigo 90cv (VP?) montado no New Beetle.
            Tirando as maf (que actualmente são um problema menor visto a peça ser muito barata) há mais alguma coisa a saber?

            Quando falam em VP e PD tem a ver com o tipo da bomba injectora?

            Comentário


              #7
              O VP90 por vezes também traz geometria variável, pelo menos o meu tem e sei que não é caso único ;)

              A diferença entre o VP90 e o VP110 são os bicos, pouco coisa mais muda.

              Comentário

              AD fim dos posts Desktop

              Collapse

              Ad Fim dos Posts Mobile

              Collapse
              Working...
              X