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    Ventoinhas Motores Mercedes

    Não sei se alguém alguma vez achou estranho mas eu já e à muito tempo que me pergunto: porque é que as ventoinhas de certos motores Mercedes-Benz têm as pás com distâncias entre umas e outras diferentes?

    Existem as ventoinhas normais como estas.


    Por exemplo o motor M119 trazia uma ventoinha dessas ;)


    Agora os motores OM601 e M102 trazem uma ventoinha com uma construção curiosa




    #2
    O tamanho das pás é maior no segundo caso...

    Se reparares, o somatório da superfície das pás é semelhante, logo capacidades de ventilação equiparáveis...

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      #3
      Isso da distância diferente entre as pás deverá estar relacionado ou com o ruído de funcionamento ou com o equilíbrio da mesma. O 2.5 Di da Transit também tem uma ventoinha toda atrofiada. Parece que lhe faltam pás, mas é mesmo assim...

      Comentário


        #4
        Belo tópico que quanto mais não seja vale pelas belíssimas fotos dos motores mercedes. Principalmente dos meus meninos OM601 e M102.

        Esse formato permite a que a ventoinha em movimento se mantenha equilibrada, o barulho de funcionamento seja menor e as lufadas de ar sejam progressivas permitindo um melhor arrefecimento.

        Comentário


          #5
          Obrigado pelas respostas ;)

          No entanto porque é que este tipo de ventoinha não se generalizou em muitos outros motores?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por DiogoLisboa Ver Post
            Obrigado pelas respostas ;)

            No entanto porque é que este tipo de ventoinha não se generalizou em muitos outros motores?
            Menor turbulência de funcionamento logo menor ruído...

            A MB tem atenção a estes pormenores

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por DiogoLisboa Ver Post
              Obrigado pelas respostas ;)

              No entanto porque é que este tipo de ventoinha não se generalizou em muitos outros motores?
              Porquê? Até parece que não tens mercedes na garagem.

              Mercedes é mercedes, tem atenção ao detalhe e à fiabilidade das suas máquinas.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                Porquê? Até parece que não tens mercedes na garagem.

                Mercedes é mercedes, tem atenção ao detalhe e à fiabilidade das suas máquinas.
                Eu referia-me aos outros motores MercedesxD

                A concorrência ainda não foi chamada lol

                Comentário


                  #9
                  A ventoinha dos W123, nomeadamente 200D, 240D, 300D e as versões a gasolina também apresentam essa particularidade.

                  Parece-me que cada ventoinha era desenhada consoante a necessidade e arquitectura do motor onde estivessem acopladas.

                  A tal época do overenginnered. Mais tarde com o aumento e massificação da produção de peças, com a furiosa procura pela redução de custos e aumento dos lucros perderam-se algumas particularidades e deu-se uma machadada na época dourada da Mercedes.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por DiogoLisboa Ver Post
                    Eu referia-me aos outros motores MercedesxD

                    A concorrência ainda não foi chamada lol
                    Talvez por não haver necessidade. Casos deve de haver em que o ruído do motor é superior ao da ventoinha... A do meu não se ouve (w202 d), mas algumas em carros iguais são bem audíveis... Isso é que não consigo perceber porquê. Tal como a da minha carrinha... Essa então, não se faz ouvir de motor. Mas a ventoinha dá sinal, parece um Range V8 a arrancar no semáforo. É só ruído, mas que se lixe...

                    E pronto, já cá faltava a concorrência...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                      Esse formato permite a que a ventoinha em movimento se mantenha equilibrada,
                      Se uma ventoinha destas fosse mais equilibrada que as usuais simétricas, então seriam mais utilizadas, não achas?

                      Esta é uma ventoinha claramente desequilibrada.

                      Desconheço as razões por que assim seja...de facto é um bom tema lançado pelo DiogoLisboa.

                      Antes de mais, é preciso analisar a forma pela qual a ventoinha recebe energia motriz. A maior parte das ventoinhas são movidas a motores eléctricos (as tais simétricas e equilibradas). No entanto, estas ventoinhas desequilibradas são movidas pelo movimento do motor, através de correias.

                      O meu palpite é que estas ventoinhas são assim para compensarem os tempos mortos vindos do motor. Mas poderá haver outra razão.

                      Dito isto, duvido que baixe o ruído (se é que não aumenta), e também duvido que seja mais eficiente no arrefecimento do motor.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                        Se uma ventoinha destas fosse mais equilibrada que as usuais simétricas, então seriam mais utilizadas, não achas?

                        Esta é uma ventoinha claramente desequilibrada.

                        Desconheço as razões por que assim seja...de facto é um bom tema lançado pelo DiogoLisboa.

                        Antes de mais, é preciso analisar a forma pela qual a ventoinha recebe energia motriz. A maior parte das ventoinhas são movidas a motores eléctricos (as tais simétricas e equilibradas). No entanto, estas ventoinhas desequilibradas são movidas pelo movimento do motor, através de correias.

                        O meu palpite é que estas ventoinhas são assim para compensarem os tempos mortos vindos do motor. Mas poderá haver outra razão.

                        Dito isto, duvido que baixe o ruído (se é que não aumenta), e também duvido que seja mais eficiente no arrefecimento do motor.
                        Não achas que uma ventoinha simétrica poderá originar uma força que provocará a sua elevação, e ao contrário se for assimétrica poderá por outro lado criar uma espécie de downforce tornando-a mais equilibrada?

                        Comentário


                          #13
                          Essas ventoinhas eram usadas nos motores que por norma usam magnéticos e ao terem as pás dessa forma mantêm a inércia por mais tempo quando estão em roda livre.

                          Quanto ao Mercedes estarem overengineered, é um tema complicado.

                          O braço de limpa para brisas único deixou de ser usado, os motores de três válvulas e duas velas por cilindro idem, e por aí fora.

                          Nem sempre investiram em melhores produtos, embora tenham mais coisas boas que más.

                          Atualmente a diferença já não é motivo de festa, até porque outras marcas estão também muito á frente em muitas pesquisas e resultados.

                          Comentário


                            #14
                            Defeito de fabrico nada mais, porque é que alguns ardem?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por armandosilva Ver Post
                              Defeito de fabrico nada mais, porque é que alguns ardem?
                              Ardem os W204 que têm ventoinhas iguais à do teu carro. Estes antigos não ardem, só se lhe atearem fogo.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                Se uma ventoinha destas fosse mais equilibrada que as usuais simétricas, então seriam mais utilizadas, não achas?

                                Esta é uma ventoinha claramente desequilibrada.

                                Desconheço as razões por que assim seja...de facto é um bom tema lançado pelo DiogoLisboa.

                                Antes de mais, é preciso analisar a forma pela qual a ventoinha recebe energia motriz. A maior parte das ventoinhas são movidas a motores eléctricos (as tais simétricas e equilibradas). No entanto, estas ventoinhas desequilibradas são movidas pelo movimento do motor, através de correias.

                                O meu palpite é que estas ventoinhas são assim para compensarem os tempos mortos vindos do motor. Mas poderá haver outra razão.

                                Dito isto, duvido que baixe o ruído (se é que não aumenta), e também duvido que seja mais eficiente no arrefecimento do motor.


                                Aqui estou contigo, embora não possa afirmar com toda a certeza.

                                Por outro lado, lá por a ventoinha ser assimétrica não quer dizer que esteja desequilibrada: se o centro de massa coincidir com o eixo, a ventoinha é equilibrada à mesma.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                  Aqui estou contigo, embora não possa afirmar com toda a certeza.

                                  Por outro lado, lá por a ventoinha ser assimétrica não quer dizer que esteja desequilibrada: se o centro de massa coincidir com o eixo, a ventoinha é equilibrada à mesma.
                                  Mesmo que seja equilibrada em relação ao eixo, é desequilibrada radialmente...os esforços que produz no apoio também não são simétricos...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                    Mesmo que seja equilibrada em relação ao eixo, é desequilibrada radialmente...os esforços que produz no apoio também não são simétricos...
                                    Sim, isso também teria que ser assegurando, garantindo igual momento de inércia de 2 metads, fosse qual fosse o plano que as divida (passando pelo eixo, claro).

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
                                      Essas ventoinhas eram usadas nos motores que por norma usam magnéticos e ao terem as pás dessa forma mantêm a inércia por mais tempo quando estão em roda livre.
                                      Parece-me ser a explicação mais acertada.
                                      Uma ventoinha ou um qualquer equipamento rotativo em que não haja simetria ou compensação da assimetria é claramente desequilibrado!

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