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Ford encerra Genk e transfere para Valência

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    Ford encerra Genk e transfere para Valência

    Ford encerra fábrica na Bélgica e poderá eliminar cerca de 4.300 postos de trabalho, afirmam líderes sindicais.



    Sindicatos reuniram-se com a Ford esta quarta-feira e afirmam que a fabricante automóvel irá fechar as portas da fábrica na Bélgica em 2014, segundo a BBC.

    A fábrica, situada em Genk, na Bélgica, é responsável pelo fabrico dos modelos Mondeo e S-MAX. O fecho desta unidade irá levar ao despedimento de cerca de 4.300 trabalhadores. Os modelos até então produzidos nessa unidade passarão a ser fabricados na unidade espanhola de Valência, explicou o sindicato.

    A Ford emprega cerca de 15.000 trabalhadores na Bélgica, Alemanha, Espanha e Reino Unido.

    A quebra na procura no mercado automóvel levou a empresa a comunicar que os resultados este ano poderiam sofrer perdas na ordem dos mil milhões de dólares (cerca de 1,6 milhões de euros). As vendas caíram cerca de 10% no primeiro semestre de 2012, para o nível mais baixo em 17 anos.

    As acções da fabricante seguem a desvalorizar 0,36% para 7,70 euros, no mercado alemão. Ontem, a empresa fechou a sessão a perder 1,67% para 10,00 dólares no mercado americano.

    Esta reorganização surge como medida para a redução de custos e aumentar a eficácia.

    Sindicatos: Ford encerrará fábrica na Bélgica e pode despedir cerca de 4.300 trabalhadores- Empresas - Jornal de negócios online
    E (re)iniciou-se a vaga de fecho de fábricas automóveis na Europa

    #2
    Originalmente Colocado por Andre Ver Post
    E (re)iniciou-se a vaga de fecho de fábricas automóveis na Europa
    O que me extranha é eles fecharem na Belgica, país do centro da Europa e muito bem comunicado com os paises mais ricos, e virem para Espanha um pais periferico e á beira do resgate

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      #3
      Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
      O que me extranha é eles fecharem na Belgica, país do centro da Europa e muito bem comunicado com os paises mais ricos, e virem para Espanha um pais periferico e á beira do resgate
      E com uma taxa de desemprego de 25% com muita gente disposta a trabalhar ao preço da uva mijona.

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        #4
        A Ford já tem fábrica em Valencia, logo os custos de transferencia de produção vão ser minimos, e ficam com mão-de-obra mais barata ! As poupanças em salários e equipamentos eventualmente duplicados são muito maiores do que enviar os carros de comboio/camião/barco para outros locais.

        Lamento que não venha para Portugal...

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          #5
          O que me extranha é eles fecharem na Belgica, país do centro da Europa e muito bem comunicado com os paises mais ricos, e virem para Espanha um pais periferico e á beira do resgate
          Não é estranho.
          Até faz bastante sentido

          S-Max, Galaxy e Mondeo terão sucessores até 2014.
          Ou seja, o investimento em novas linhas de produção não será feito em Genk mas em Valência, fazendo uma transição natural, sem paragens de produção para transferência de linhas de montagem.

          Valencia de momento produz o Fiesta e o C-Max, modelos ainda a mais ou menos meio do seu ciclo de vida, e que produzem em quantidades que os outros 3 não conseguem igualar.
          Haver uma transferência de Valencia para Genk seria uma dor de cabeça consideravelmente superior para a Ford, além de que Valencia emprega ainda mais pessoas que Genk.

          É triste o fecho de uma fábrica, mas integrar num mesmo espaço o maior número de modelos possivel é a única solução para melhor aproveitamento da capacidade total da fábrica.

          A Fiat tinha encerrado uma fábrica em 2011, e todos os outros construtores tentaram manter ao máximo abertas as suas sub-aproveitadas fábricas.
          Dado este anúncio da Ford, também acredito que possamos começar a assistir ao anúncio de encerramento de mais fábricas por parte de outros construtores.
          GM e PSA poderão aproveitar a deixa

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            #6
            Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
            O que me extranha é eles fecharem na Belgica, país do centro da Europa e muito bem comunicado com os paises mais ricos, e virem para Espanha um pais periferico e á beira do resgate

            Akagi, estranhar é com "s".

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              #7
              Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
              O que me extranha é eles fecharem na Belgica, país do centro da Europa e muito bem comunicado com os paises mais ricos, e virem para Espanha um pais periferico e á beira do resgate
              A fábrica trabalhava a 48% da capacidade de produção. O que é estranho é optarem pela fábrica de Genk e não de Colónia (mais antiga, mão de obra mais cara) ...... mas espera, Colónia fica na Alemanha ..... então está tudo explicado. Não se fecha uma fábrica na Alemanha, a Angela não ia deixar.

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                #8
                Originalmente Colocado por crash Ver Post
                GM e PSA poderão aproveitar a deixa
                A PSA ia fechar Aulnay mas, aparentemente, vai acabar a fechar Madrid (os espanhóis não ganham sempre ). Rennes também está numa situação muito complicada...

                Por acaso estou a ver uma grande problemática nas fábricas a encerrar neste acordo GM-PSA.

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                  #9
                  Originalmente Colocado por Zizo Ver Post
                  A fábrica trabalhava a 48% da capacidade de produção. O que é estranho é optarem pela fábrica de Genk e não de Colónia (mais antiga, mão de obra mais cara) ...... mas espera, Colónia fica na Alemanha ..... então está tudo explicado. Não se fecha uma fábrica na Alemanha, a Angela não ia deixar.
                  Com isto sobra a Audi em Bruxelas e a Volvo em Ghent ou está-me a faltar mais alguma?

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                    #10
                    Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                    E (re)iniciou-se a vaga de fecho de fábricas automóveis na Europa
                    Também me parece que nos próximos anos vamos assistir a isto frequentemente. O que vai ser terrível, só de pensar que a AutoEuropa representa sozinha cerca de 1% do PIB...

                    A capacidade instalada de produção de automóveis na Europa não foi pensada para tempos tão difíceis e numa indústria tão competitiva não há grande margem para evitar encerramentos.

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                      #11
                      Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                      Com isto sobra a Audi em Bruxelas e a Volvo em Ghent ou está-me a faltar mais alguma?
                      Só essas. Depois do fecho da Opel Antuérpia (2011) e da Renault Vilvorde (1997). A Gillet e a Imperia não contam para as estatísticas.

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                        #12
                        E a produção não ser absorvida por uma fábrica fora da europa já algo positivo.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Dias Ver Post
                          E a produção não ser absorvida por uma fábrica fora da europa já algo positivo.

                          Isso é um facto.

                          Por exemplo, a BMW com o novo X1 só o irá produzir na China.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Dias Ver Post
                            E a produção não ser absorvida por uma fábrica fora da europa já algo positivo.
                            É mau para a Bélgica mas bom para Espanha e, de certo modo, Portugal. Qto melhor estiver a Espanha melhor fica o nosso canto.

                            Comentário


                              #15
                              A Ford a "limpar" a casa
                              Depois de Genk, na Bélgica, agora é a vez do Reino Unido, com o encerramento da unidade de Southampton, onde é produzida a Transit e a unidade de estampagem de Dagenham, eliminando 1400 postos de trabalho directos.

                              in autocar
                              Ford is to close its Southampton plant and its stamping operations at Dagenham next year with the loss of 1400 jobs.

                              The move comes as part of Ford’s European restructuring which has already led to the closure of its Mondeo plant in Genk, Belgium. In total, Ford will lay off 6200 jobs, around 13 per cent of its workforce, across Europe. The total UK job losses includes logistics and support functions.

                              Last month, Ford said losses from its European operations could reach £929m this year. It blames a 20 per cent drop in demand for vehicles in Western Europe for the restructure.

                              The commercial vehicle market has been squeezed by the recession. Figures released by Ford shows its medium commercial vehicle sales fell by 19 per cent between 2007 and 2011, while light commercial sales slumped by 34 per cent over the same period. As a result, Southampton had been operating at 50 per cent capacity.

                              The closure at Southampton will lead to 500 job losses, with many more predicted in the supply chain. Dagenham’s stamping operations currently employs around 750 workers, some of whom are expected to be redeployed in the firm’s diesel engine production centre on the same site.

                              Southampton has been operating a single shift since 2009. It had been previously understood the plant would produce chassis cab variants of the next-generation Transit, but production will shift to Kocaeli, Turkey alongside the new 'one-tonne' Transit Custom and 'two-tonne' Transit panel vans.

                              The Dagenham Diesel Centre will begin production of a new global 2.0-litre, four-cylinder diesel engine in 2016, which is being developed at Ford's R&D operation in Dunton, Essex where the centre's 3500 jobs are unaffected by today's news.

                              Paul Everitt, SMMT chief executive, said: “This is difficult and disappointing news for all the people and families affected by today’s announcement, but it is part of wider restructuring to ensure a stronger and more competitive European automotive industry. The immediate priority is to help those impacted secure alternative employment.

                              “Ford has renewed its commitment to the company’s core R&D, design and engine manufacturing operations in the UK and these will continue to provide long-term and high value employment to many thousands of people. The UK automotive industry has seen £6billion of new investment from a wide-range of global vehicle manufacturers during the last two years and there is demand for skilled workers in the automotive industry and other high value manufacturing sectors."

                              Stephen Odell, CEO Ford of Europe said: "We have to act quickly and decisively to address the collapse in consumer demand in Europe today and position Ford for profitable growth tomorrow. We are reaffirming our commitment to the UK with a major investment in powertrain and engineering and one which will reinforce the UK’s central role in Ford’s global powertrain strategy"

                              Ford says it is unlikely to regain profitability in Europe until the middle of the decade, which will be driven by improved volume, market share and growth in emerging markets. It is targeting a long-term operating margin of between six and eight per cent in Europe. Ford has also announced third quarter 2012 pre-tax profits and earnings per share are better than those of the second quarter 2012. Full third quarter losses will be announced on October 30.

                              Joe Greenwell, Ford of Britain boss said: "While this is an important new investment in UK R&D, engineering and manufacturing, we fully recognise the impact these actions will have on the workforce at Southampton and Dagenham Stamping and Tooling operations. Investing in what we do best here in the UK, and building on our strengths is the only way to deal decisively with the new economic reality in Europe, and help build a profitable business."

                              Ford of Europe has already confirmed plans to close its Belgian Genk plant, with the loss of 4300 employees, and to withdraw from the World Rally Championship.

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                                #16
                                Quando estes gigantes se começam a mexer, é cada abalo nos postos de trabalho que nem é bom.

                                Comentário


                                  #17
                                  Ford announces European restructuring, Mondeo could be delayed until late 2014



                                  When Ford pulled out of the World Rally Championship, they hinted it was due to a "review of its European business in the current difficult economic environment." While it was sad to see the automaker exit the racing series, it's nothing compared to what the company announced today.

                                  In an effort to cut costs, Ford plans to shut three European factories: the Southampton, UK assembly plant, the Genk, Belgium assembly plant and the Dagenham stamping / tooling operation in the UK. The company expects the closures will reduce overcapacity and save $450-500 (€346-385) million a year.
                                  Besides affecting approximately 5,700 employees, the closures will wreak havoc on Ford's production plans. Most notably, the recently unveiled Mondeo could be delayed until late 2014. Other key changes under the proposed plan include:

                                  • Moving next-generation S-MAX, Galaxy and Mondeo production to Valencia, Spain
                                  • Transferring C-MAX and Grand C-MAX production from Valencia, Spain to Saarlouis, Germany
                                  • Consolidating Transit production in Kocaeli, Turkey



                                  The changes are drastic, but Ford's European operations are expected to post a loss of more than $1.5 (€1.1) billion in 2012. The company blames this on the sagging economy which has slashed new car sales to a nearly 20 year low.
                                  In a statement, Ford CEO Alan Mulally said "Using the same One Ford plan that led to strong profitability in North America, we will address the crisis in Europe with a laser focus on new products, a stronger brand and increased cost efficiency."

                                  in worlcarfans

                                  o encerramento de fábricas, deslocamento de produção, atrasos no calendário de lançamento de modelos.
                                  A Ford a atacar a sua situação delicada na Europa de forma decidida.
                                  Infelizmente a significar a perca de 5700 postos de trabalho directos.
                                  Quantos indirectos significará, quando se junta fornecedores e outros negócios que prosperam À voltam das fábricas?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                    E (re)iniciou-se a vaga de fecho de fábricas automóveis na Europa


                                    Que venham todas para Portugal, ganham mão de óbra escrava, qualificada e principalmente barata.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Há indicação/rumores, de que a fábrica da Ford na Roménia, poderá absorver a produção, após o fecho das fábricas da Bélgica e Grande Bretanha.

                                      Atendendo que a mesma foi adquirida em 2008 à Daewoo e na qual, a Ford investiu 800 milhões de Euros.

                                      De momento, está lá a ser produzido o Ford B-Max


                                      Ford ferme ses usines d'Europe de l'Ouest mais investit en Roumanie

                                      Si Ford a bien annoncé son intention de fermer 3 de ses sites européens en Grande Bretagne et en Belgique, le constructeur américain souhaite surtout investir à long terme sur son site roumain de Craiova. L'Europe de l'Ouest perd ses emplois industriels au profit de l'Europe de l'Est, cela
                                      ne devrait pas rester sans conséquence.

                                      Après avoir plombé la fin d'année des ouvriers des sites de Genk, de Dagenham et de Southampton, Ford a cru bon annoncer sa « détermination à faire du site de Craiova un succès à long terme. » Et Wolgang Schneider de poursuivre :
                                      « Notre stratégie a été d'apporter en Roumanie le véhicule et le moteur les plus sophistiqués et cela a porté ses fruits. Elle est notre usine la plus intégrée en Europe et elle accomplit tous les pas du processus de construction automobile. Par rapport au site de 2008, c'est le jour et la nuit.»

                                      Ford a racheté cette usine en 2008 à Daewoo puis y a investi 800 millions d'euros. Le site fait travailler plus de 4000 personnes qui produisent le B-Max (500 ex/jour) mais, même si rien n'a encore été annoncé sur le sujet, la cadence risque fort d'augmenter avec les fermetures de site programmées pour l'année prochaine. La capacité totale de 300,000 exemplaires annuels n'a pour l'instant jamais été atteinte.

                                      in: Ford ferme ses usines d'Europe de l'Ouest mais investit en Roumanie

                                      Comentário


                                        #20
                                        Os sintomas não são nada bons, gente para o desemprego, economias ainda mais enfraquecidas, no me gusta!

                                        Comentário

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