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Instalação de um turbo/compressor

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    Instalação de um turbo/compressor

    E se eventualmente me desse na gana de instalar um turbo ou um compressor no meu carro?
    O que tinha que fazer quanto a legalização desta alteração?
    Terei que falar com a marca? E com o DGV?


    Cumprimentos.;)

    EDIT: -bloco MA12 inteiramente em aluminio SOHC de 8 válvulas.
    -1235c.c., 94Nm
    -60cv
    -carburador electrónico
    -compressão de 9.00:1

    #2
    Legalizado para andar na estrada deve ser quase impossivel, a unica maneira de o legalizar se calhar era só para corridas

    Comentário


      #3
      Não é possivel legalizar?
      Porra...

      Comentário


        #4
        além de que... qual é a graça de alterar um motor usando um turbo para tal ??? há formas mais originais de conseguir potência. Um turbo é sempre a maneira mais fácil que muitos carros usam. Num diesel é normal, mas se o carro for a gasolina, aí não faz qq sentido, na minha opinião claro.

        Comentário


          #5
          Os custos não justificam.

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por paulinhuu

            além de que... qual é a graça de alterar um motor usando um turbo para tal ??? há formas mais originais de conseguir potência. Um turbo é sempre a maneira mais fácil que muitos carros usam. Num diesel é normal, mas se o carro for a gasolina, aí não faz qq sentido, na minha opinião claro.
            Já há algum pessoal por aí que o tenha feito (em Hondas, etc.). E se levares em conta que depois de terem feito todas as alterações possíveis, para conseguir potência, enquanto o carro era atmosférico, instalam um turbo, as prestações ficam de facto num patamar muito muito alto.

            Cumps

            Comentário


              #7
              Não faz sentido??? [:0]

              Faz sentido se uma pessoa quiser e tiver dinheiro para isso. Quanto à legalidade da coisa já não sei bem como é!

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                além de que... qual é a graça de alterar um motor usando um turbo para tal ??? há formas mais originais de conseguir potência. Um turbo é sempre a maneira mais fácil que muitos carros usam. Num diesel é normal, mas se o carro for a gasolina, aí não faz qq sentido, na minha opinião claro.
                Existem de facto outras formas, mas essas formas não são adequadas para o meu carro pois alguns já "jogam" com componentes electrónicos avançados demais para o meu carro e outros são demasiado caros e apenas poderão ser feitos por altos especialistas (ou pelo menos deveriam ser).
                Daí a que a unica e melhor solução e aumento de potência seja a adição de um turbo/compressor.;)

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Vortice

                  citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                  além de que... qual é a graça de alterar um motor usando um turbo para tal ??? há formas mais originais de conseguir potência. Um turbo é sempre a maneira mais fácil que muitos carros usam. Num diesel é normal, mas se o carro for a gasolina, aí não faz qq sentido, na minha opinião claro.
                  Já há algum pessoal por aí que o tenha feito (em Hondas, etc.). E se levares em conta que depois de terem feito todas as alterações possíveis, para conseguir potência, enquanto o carro era atmosférico, instalam um turbo, as prestações ficam de facto num patamar muito muito alto.

                  Cumps
                  Digam o que disserem um carro com turbo fica com mais alma.
                  Sim, eu sei que a baixas não é tão eficaz como um aspirado, mas as altas compensam e quem perceber de "tuning" no verdadeiro sentido da palavra (e não na azeitice) sabe do que falo.;)

                  Comentário


                    #10
                    Então?.
                    Ninguém sabe copmo fazer para legalizar?

                    Comentário


                      #11
                      penso que a questão de legalização deve ser a mesma que para qualquer outra alteração. a marca tem de aprovar e homologar a alteração, depois tem de ir a uma inspecção técnica e depois tratar da alteração na DGV.

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por AF147

                        penso que a questão de legalização deve ser a mesma que para qualquer outra alteração. a marca tem de aprovar e homologar a alteração, depois tem de ir a uma inspecção técnica e depois tratar da alteração na DGV.
                        E será muito cara essa legalização?

                        Comentário


                          #13
                          <s>eh pá, não faço ideia. </s> Não sei se na marca cobram alguma coisa pela aprovação/homologação, nem o valor da inspecão da DGV.
                          mas fica aqui mais alguma info retirada do site da DGV...

                          IV - Alteração de características e transformações


                          V13 -Transformação de veículos de mercadorias em veículos de passageiros
                          (...)

                          V14 - Outras Transformações


                          Com plano geral de transformação

                          Documentos necessários:

                          - Impresso modelo 1402
                          - Certificado comprovativo da conformidade da transformação com o plano geral
                          - Documento alfandegário (DAV) comprovativo da regularização do Imposto Automóvel
                          - Documento de identificação do veículo (Livrete + Título de Registo de Propriedade ou Certificado de Matrícula)
                          - Documento de identificação do requerente (ou fotocópia)
                          - Taxa: € 46


                          O veículo será inspeccionado pelos serviços da DGV

                          Modelo 1402 - http://www.dgv.pt/formularios/formul...odelo_1402.pdf

                          Comentário


                            #14
                            Para legalizar isso, provavelmente terias de fazer uma inspecção de tipo B, e se não estou em erro, logo aí pagavas 250 euros só pela inspecção...[8)] Corrijam-me se estiver errado.

                            Comentário


                              #15
                              AF147, essa informação é bastante útil.;)

                              Vórtice, espero mesmo que estejas enganado...

                              Comentário


                                #16
                                O bloco MA12 é de que marca?

                                Sabes onde irias fazer a alteração? É que para isso já é preciso ter conhecimento e experiência, não é qualquer oficina de esquina que faz isso. E há muitas variáveis a considerar: marca e modelo de turbo a aplicar, forma de controlar a pressão do turbo, compra de colectores para poderes acoplar o turbo, lubrificação do turbo, etc. É uma preparação com muitas vantagens, mas penso que é um bocado dispendiosa.

                                Pelo que me lembro, acho que tinha visto pelo TOL alguém que tinha montado um turbo num Honda. Tenta procurar ou perguntar por lá sobre isso.

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por Vortice

                                  O bloco MA12 é de que marca?

                                  Sabes onde irias fazer a alteração? É que para isso já é preciso ter conhecimento e experiência, não é qualquer oficina de esquina que faz isso. E há muitas variáveis a considerar: marca e modelo de turbo a aplicar, forma de controlar a pressão do turbo, compra de colectores para poderes acoplar o turbo, lubrificação do turbo, etc. É uma preparação com muitas vantagens, mas penso que é um bocado dispendiosa.

                                  Pelo que me lembro, acho que tinha visto pelo TOL alguém que tinha montado um turbo num Honda. Tenta procurar ou perguntar por lá sobre isso.
                                  O bloco MA12 serviu no nosso mercado apenas para o Nissan Micra de 1988 até 1992.
                                  A alteração ia ser feita por mim e ia ser uma alteração básica que acreditem, qualquer pessoa com um mínimo de conhecimentos a poderia fazer.
                                  Eu reconsiderei e não vou instalar um turbo mas sim um "turbo-charger".
                                  A marca e a compressão não será problema, tenho todos os dados que preciso.;)
                                  Não venham agora os fundamentalistas dizer que só vou fazer ***** porque sei o que faço.;)

                                  Comentário


                                    #18
                                    tenho apenas uma dúvida.
                                    O meu carro não vem de fábrica com um conta-rotações. Posto isto e sabendo que nenhum Micra tinha conta-rotações disponível para este bloco, como poderei saber o conta-rotações mais apropriado?

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                                      tenho apenas uma dúvida.
                                      O meu carro não vem de fábrica com um conta-rotações. Posto isto e sabendo que nenhum Micra tinha conta-rotações disponível para este bloco, como poderei saber o conta-rotações mais apropriado?
                                      metes um destes todo racing. [8D]

                                      Comentário


                                        #20
                                        Não estou a duvidar que saibas aquilo que vais fazer, mas onde é que ganhaste conhecimento e experiência para fazê-lo? É só mesmo por curiosidade que pergunto.

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por AF147

                                          citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                                          tenho apenas uma dúvida.
                                          O meu carro não vem de fábrica com um conta-rotações. Posto isto e sabendo que nenhum Micra tinha conta-rotações disponível para este bloco, como poderei saber o conta-rotações mais apropriado?
                                          metes um destes todo racing. [8D]

                                          :D
                                          Acho que esse Red Line começa muto cedo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por Vortice

                                            Não estou a duvidar que saibas aquilo que vais fazer, mas onde é que ganhaste conhecimento e experiência para fazê-lo? É só mesmo por curiosidade que pergunto.
                                            Ganhei estes conhecimentos vendo, lendo, mexendo e aprendendo com tudo o que era de especialização sobre o assunto.
                                            Estudei, além de outros, a fundo este tema e neste momento pretendo pôr em prática este processo, tanto para ver onde consigo chegar, como para sentir outra alma do meu carro.;)

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                                              citação:Originalmente colocada por AF147

                                              citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                                              tenho apenas uma dúvida.
                                              O meu carro não vem de fábrica com um conta-rotações. Posto isto e sabendo que nenhum Micra tinha conta-rotações disponível para este bloco, como poderei saber o conta-rotações mais apropriado?
                                              metes um destes todo racing. [8D]

                                              :D
                                              Acho que esse Red Line começa muto cedo.
                                              deve ser ajustável.

                                              olha este digital. :D

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por AF147

                                                citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                                                citação:Originalmente colocada por AF147

                                                citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                                                tenho apenas uma dúvida.
                                                O meu carro não vem de fábrica com um conta-rotações. Posto isto e sabendo que nenhum Micra tinha conta-rotações disponível para este bloco, como poderei saber o conta-rotações mais apropriado?
                                                metes um destes todo racing. [8D]

                                                :D
                                                Acho que esse Red Line começa muto cedo.
                                                deve ser ajustável.

                                                olha este digital. :D
                                                2275RPM e já vai a mais de meio?
                                                Isso é gazoil não?
                                                ;)

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Vais meter um turbo num 1.0?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                                                    citação:Originalmente colocada por Vortice

                                                    Não estou a duvidar que saibas aquilo que vais fazer, mas onde é que ganhaste conhecimento e experiência para fazê-lo? É só mesmo por curiosidade que pergunto.
                                                    Ganhei estes conhecimentos vendo, lendo, mexendo e aprendendo com tudo o que era de especialização sobre o assunto.
                                                    Estudei, além de outros, a fundo este tema e neste momento pretendo pôr em prática este processo, tanto para ver onde consigo chegar, como para sentir outra alma do meu carro.;)
                                                    Ok. Posso-te só perguntar onde pesquisaste essa informação? Também me interessa bastante.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por AF147

                                                      <s>eh pá, não faço ideia. </s> Não sei se na marca cobram alguma coisa pela aprovação/homologação, nem o valor da inspecão da DGV.
                                                      mas fica aqui mais alguma info retirada do site da DGV...

                                                      IV - Alteração de características e transformações


                                                      V13 -Transformação de veículos de mercadorias em veículos de passageiros
                                                      (...)

                                                      V14 - Outras Transformações


                                                      Com plano geral de transformação

                                                      Documentos necessários:

                                                      - Impresso modelo 1402
                                                      - Certificado comprovativo da conformidade da transformação com o plano geral
                                                      - Documento alfandegário (DAV) comprovativo da regularização do Imposto Automóvel
                                                      - Documento de identificação do veículo (Livrete + Título de Registo de Propriedade ou Certificado de Matrícula)
                                                      - Documento de identificação do requerente (ou fotocópia)
                                                      - Taxa: € 46


                                                      O veículo será inspeccionado pelos serviços da DGV

                                                      Modelo 1402 - http://www.dgv.pt/formularios/formul...odelo_1402.pdf
                                                      Estas instruções são mais adequadas à instalação de um caixa de carga num veículo de mercadorias do que à transformação que o Mad Dragon pretende operar no motor do veículo.

                                                      Infelizmente, a legislação automóvel no que concerne à montagem de elementos "não-homologados" pela marca é nula. Ou seja, podes comprar o equipamento, pagar os impostos devidos, montar no teu carro, mas depois ninguém autoriza/responsabiliza-se pela alteração. Ou seja, ficas na mesma!

                                                      Mais depressa conseguias a autorização da marca para trocar de motor (desde que estivesse homologado para o carro em questão) do que uma autorização para montares um turbo...

                                                      De qualquer forma aconselho-te a pedir um esclarecimento ao representante oficial da marca antes de fazeres qualquer coisa.

                                                      Um abraço.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                                                        citação:Originalmente colocada por AF147

                                                        citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                                                        citação:Originalmente colocada por AF147

                                                        citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

                                                        tenho apenas uma dúvida.
                                                        O meu carro não vem de fábrica com um conta-rotações. Posto isto e sabendo que nenhum Micra tinha conta-rotações disponível para este bloco, como poderei saber o conta-rotações mais apropriado?
                                                        metes um destes todo racing. [8D]

                                                        http://cre.abginc.com/rpm/tachometer.jpg
                                                        :D
                                                        Acho que esse Red Line começa muto cedo.
                                                        deve ser ajustável.

                                                        olha este digital. :D
                                                        http://members.aol.com/horizonins/IMAGES/RPM.jpg
                                                        2275RPM e já vai a mais de meio?
                                                        Isso é gazoil não?
                                                        ;)
                                                        deve ser. :D:D

                                                        mas a sério, o ideal era mesmo um contador rpm desse género, evitava "grandes" alterações no painel.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por serafas

                                                          citação:Originalmente colocada por AF147

                                                          <s>eh pá, não faço ideia. </s> Não sei se na marca cobram alguma coisa pela aprovação/homologação, nem o valor da inspecão da DGV.
                                                          mas fica aqui mais alguma info retirada do site da DGV...

                                                          IV - Alteração de características e transformações


                                                          V13 -Transformação de veículos de mercadorias em veículos de passageiros
                                                          (...)

                                                          V14 - Outras Transformações


                                                          Com plano geral de transformação

                                                          Documentos necessários:

                                                          - Impresso modelo 1402
                                                          - Certificado comprovativo da conformidade da transformação com o plano geral
                                                          - Documento alfandegário (DAV) comprovativo da regularização do Imposto Automóvel
                                                          - Documento de identificação do veículo (Livrete + Título de Registo de Propriedade ou Certificado de Matrícula)
                                                          - Documento de identificação do requerente (ou fotocópia)
                                                          - Taxa: € 46


                                                          O veículo será inspeccionado pelos serviços da DGV

                                                          Modelo 1402 - http://www.dgv.pt/formularios/formul...odelo_1402.pdf
                                                          Estas instruções são mais adequadas à instalação de um caixa de carga num veículo de mercadorias do que à transformação que o Mad Dragon pretende operar no motor do veículo.
                                                          nada disso.

                                                          o necessário para alteração de motor é semelhante, com excepção da dec. de compatibildiade do motor e suia origem.

                                                          V15 - Substituição de motor

                                                          Documentos necessários:

                                                          - Impresso modelo 1402
                                                          - Declaração do representante da marca onde conste que o motor é compatível com o veículo
                                                          - Documento comprovativo da origem e propriedade do motor
                                                          - Documento alfandegário (DAV) comprovativo da regularização do imposto automóvel (só aplicável no caso dos automóveis ligeiros quando se verifique aumento de cilindrada)
                                                          - Documento de identificação do veículo (Livrete+Título de Registo de Propriedade ou Certificado de Matrícula)
                                                          - Documento de identificação do requerente (ou fotocópia)
                                                          - Taxa: € 46

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por AF147

                                                            citação:Originalmente colocada por serafas

                                                            citação:Originalmente colocada por AF147

                                                            <s>eh pá, não faço ideia. </s> Não sei se na marca cobram alguma coisa pela aprovação/homologação, nem o valor da inspecão da DGV.
                                                            mas fica aqui mais alguma info retirada do site da DGV...

                                                            IV - Alteração de características e transformações


                                                            V13 -Transformação de veículos de mercadorias em veículos de passageiros
                                                            (...)

                                                            V14 - Outras Transformações


                                                            Com plano geral de transformação

                                                            Documentos necessários:

                                                            - Impresso modelo 1402
                                                            - Certificado comprovativo da conformidade da transformação com o plano geral
                                                            - Documento alfandegário (DAV) comprovativo da regularização do Imposto Automóvel
                                                            - Documento de identificação do veículo (Livrete + Título de Registo de Propriedade ou Certificado de Matrícula)
                                                            - Documento de identificação do requerente (ou fotocópia)
                                                            - Taxa: € 46


                                                            O veículo será inspeccionado pelos serviços da DGV

                                                            Modelo 1402 - http://www.dgv.pt/formularios/formul...odelo_1402.pdf
                                                            Estas instruções são mais adequadas à instalação de um caixa de carga num veículo de mercadorias do que à transformação que o Mad Dragon pretende operar no motor do veículo.
                                                            nada disso.

                                                            o necessário para alteração de motor é semelhante, com excepção da dec. de compatibildiade do motor e suia origem.

                                                            V15 - Substituição de motor

                                                            Documentos necessários:

                                                            - Impresso modelo 1402
                                                            - Declaração do representante da marca onde conste que o motor é compatível com o veículo
                                                            - Documento comprovativo da origem e propriedade do motor
                                                            - Documento alfandegário (DAV) comprovativo da regularização do imposto automóvel (só aplicável no caso dos automóveis ligeiros quando se verifique aumento de cilindrada)
                                                            - Documento de identificação do veículo (Livrete+Título de Registo de Propriedade ou Certificado de Matrícula)
                                                            - Documento de identificação do requerente (ou fotocópia)
                                                            - Taxa: € 46

                                                            Mas mencionaste o V14 e não o V15!

                                                            O problema mantem-se, ele não vai trocar de motor, mas fazer um "upgrade" ao motor. Não é bem a mesma coisa e do ponto de vista processual acaba por ser mais complicado e não há instruções específicas.

                                                            Eventualmente, num futuro mais ou menos próximo/distante com o regulamento de transformações em veículos automóveis estas dúvidas ficarão sanadas, mas até lá....

                                                            Comentário

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