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Problema - Ibiza 1.9 TDI Motor AGR

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    Problema - Ibiza 1.9 TDI Motor AGR

    Olá a todos,

    Tenho um Ibiza de 2001, 90 cvs com motor AGR, que há coisa de uns meses teve uma quebra súbita de potência (a melhor maneira de o descrever é dizer que "não estava lá" o turbo), para além de largar muito fumo, branco e negro (num dia um, no dia seguinte outro). Foi substituído o medidor de massa de ar, electroválvula, filtros de ar e gasóleo, colector de admissão e EGR foram limpos, e levou ainda um sensor de pressão de ar. As quebras de potência desapareceram (à primeira vista), mas o que noto agora é que ao acelerar, comparando com os tempos pré-avaria, o carro ficou a andar muito menos. Experimentei então um medidor de massa de ar usado, mas OEM, uma vez que o novo que comprei é linha branca. O carro responde muito melhor, sem dúvida, mas ficou a deitar muito mais fumo e, sempre que puxo um pouco mais por ele, principalmente em 4ª e 5ª velocidades, noto nova quebra de potência, entrando o carro em "safe-mode", tendo que o desligar e voltar a ligar para ficar "bom".
    Alguém me pode ajudar? Estou desesperado, pois o carro faz muita falta e esta filosofia do troca e experimenta começa a não ser solução quando já não se sabe para onde olhar. Agradecia a vossa atenção.

    Cumprimentos.

    #2
    Andei assim uns tempos de mecanico em mecanico e no fim acabou-se por descobrir que existia uma pequena fuga de ar num tubo.

    HÁ pouco tempo atrás, começou a assobiar bem alto e ficou com menos força , conclusao ; uma braçadeira que prende um tubo do intercooler ao turbo desapertou-se.

    Probavelmente tens uma fuga de ar em algum lado

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      #3
      Obrigado pela resposta. Também já me tinham dado essa possibilidade, fui com o carro ao mecânico e não se deu com nada. Mas ao saber de mais casos assim, dá-me alguma esperança. A fuga pode estar lá, e não se deu ainda com ela. Vou manter essa possibilidade e agradeço que quem possa ajudar, continue a dar uma ajudinha. Obrigado mais uma vez, jpmb.

      Cumps.

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        #4
        Faz um teste aos injectores.

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          #5
          Sensor MAP avariado.

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            #6
            O sensor MAP é o sensor de pressão de ar, no colector de admissão? Também já foi trocado, mas agradeço a sugestão. Quanto aos injectores, ligando o carro à máquina de diagnóstico não dá erro nenhum. Obrigado a ambos. Cumps.

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              #7
              Originalmente Colocado por Isaac Ver Post
              O sensor MAP é o sensor de pressão de ar, no colector de admissão? Também já foi trocado, mas agradeço a sugestão. Quanto aos injectores, ligando o carro à máquina de diagnóstico não dá erro nenhum. Obrigado a ambos. Cumps.
              E qual é a máquina que lê? Vagcom/VCDS?

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                #8
                É provável que seja a geometria do turbo presa, é preciso mandar fazer uma limpeza ao turbo e fica novo.

                Com fuga na admissão nunca entrava em safe mode porque este só é activado quando atinge X pressão, a mais que o estipulado, no colector de admissão. Logo se há perdas de pressão para o exterior nunca pode fazer safe por excesso de pressão.

                Comentário


                  #9
                  Não sei responder ao certo, mas posso ir ao mecânico tentar saber. Uma das vezes eu vi fazerem o exame ao carro, por wireless/bluetooth (não sei ao certo), e fiquei espantado porque nem sabia que aquilo era possível. O carro estava "sozinho", à entrada da oficina, e a partir da máquina fizeram os testes e dava para ouvir perfeitamente o carro a trabalhar de maneira diferente, durante o teste. Mas como disse, não sei o nome da tecnologia. Darei notícias acerca disto. Obrigado.

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                    #10
                    Uma das poucas vezes em que acusou um erro, foi precisamente excesso de pressão de sobrealimentação. Relativamente à geometria presa, não poderá ser porque o meu carro é de geometria fixa. O que mais poderá ser? Obrigado meus caros.

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                      #11
                      Apontava para a geometria do turbo com carvão. Pode não ser de geometria variável mas ter carvão na mesma. Já aconteceu a um amigo meu com um Golf 4 1.9 TDI 90cv.

                      Quanto ao fumo verifica se o intercooler ou algum dos tubos que ligam a ele tem fuga ou está mal encaixado em alguma união.

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                        #12
                        Em VAGs, só vejo erros com o Vagcom+KKLinterface. Outros aparelhos nada. Mas atenção, não sou nenhuma oficina com equipamento milionário

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                          #13
                          Obrigado pelas vossas opiniões. Vou tentar ver se encontro alguma fuga. Já o turbo, vou ter que o levar à oficina para verificarem. Cumps e obrigado mais uma vez.

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                            #14
                            Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                            É provável que seja a geometria do turbo presa, é preciso mandar fazer uma limpeza ao turbo e fica novo.

                            Com fuga na admissão nunca entrava em safe mode porque este só é activado quando atinge X pressão, a mais que o estipulado, no colector de admissão. Logo se há perdas de pressão para o exterior nunca pode fazer safe por excesso de pressão.
                            O meu 1.9tdi 110cv com fuga grande entre o turbo e o intercooler em qualquer subida mesmo de pouca inclinaçao, morria e tinha-se que reduzir até a primeira velocidade e nao passava dos 20kms hora.
                            A descer todos os santos ajudavam.

                            Outra situaçao que já me aconteceu; pequena fuga num tubo perto do coletor de admiçao e a partir das 2 mil rotaçoes cortava quando estava quente em frio já andava bem.

                            Quando o motor aquecia o tubo ficava mais mole , mais flexivel e a fenda dilatava
                            Editado pela última vez por jpmb; 28 October 2012, 17:05.

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                              #15
                              acho que te posso ajudar...
                              existe uma valvula que regula a pressão do turbo (N75 ou similiar) quando essa valvula avaria passas a ter sobrepressão naçgumaa situações e falta de pressão noutras
                              um sintoma da avaria é quando ligas a ignição, antes de pores o carro a trabalhar, ouves um tctctctctctctctc electrico vindo do compartimento do motor.
                              valida e diz alguma coisa, se for isso,com 40 euros matas o tema

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