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Mudança de embreagem

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    Mudança de embreagem

    Olá.
    Tive que mudar a embreagem aos 98000Km, porque já não dava mais. O custo foi tão elevado que tenho repensado na forma como a tenho utilizado.
    Fui sempre alertada para não 'descansar' o pé no pedal, cuidado que eu tinha, apesar de vez em quando me esquecer.
    Mas, dependi sempre da embreagem para:
    1. Não deixar o carro 'morrer' em subidas íngremes, no caso de parar por congestionamento ou por obrigação.
    2. No pára-arranca para controlo de marcha, na situação lentidão de congestionamento intenso.
    3. Ao estacionar, na entrada da vaga para controlar a marcha, de modo a que o carro não pare em manobra.
    Para os melhores, pergunto o que estará de errado na minha utilização. É normal o desgaste ao fim de 98000Km? O que poderei fazer poupar a embreagem?
    Obrigada.

    #2
    eu sempre tive alguns cuidados (o meu pai alertava-me para tal)
    1º em rampas puxo sempre o travão de mão ou uso o de pé, depende da rampa, e fico com carro em ponto morto, nunca seguro o carro no "ponto de embraiagem".
    2º quando estou parado no sinal, deixo em ponto morto, desta forma tiro por completo o pé do pedal.

    Onde acho que faço algum abuso, é para estacionar, de forma a conseguir controlar a velocidade, mas aí não tenho mesmo hipótese.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por fabiodobill20 Ver Post
      eu sempre tive alguns cuidados (o meu pai alertava-me para tal)
      1º em rampas puxo sempre o travão de mão ou uso o de pé, depende da rampa, e fico com carro em ponto morto, nunca seguro o carro no "ponto de embraiagem".
      2º quando estou parado no sinal, deixo em ponto morto, desta forma tiro por completo o pé do pedal.

      Onde acho que faço algum abuso, é para estacionar, de forma a conseguir controlar a velocidade, mas aí não tenho mesmo hipótese.
      Eu não tenho a prática do ponto morto porque nunca me ensinaram. Ao começar, quais os riscos ao ser mal-sucedida? Ou sai sempre bem?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por vespa Ver Post
        Eu não tenho a prática do ponto morto porque nunca me ensinaram. Ao começar, quais os riscos ao ser mal-sucedida? Ou sai sempre bem?
        Em que situação ?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por golf6680 Ver Post
          Em que situação ?
          Por exemplo, numa subida é fácil retomar a marcha sem descair?
          Num semáforo, fica apenas em ponto morto sem travar?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por vespa Ver Post
            Olá.
            Tive que mudar a embreagem aos 98000Km, porque já não dava mais. O custo foi tão elevado que tenho repensado na forma como a tenho utilizado.
            Fui sempre alertada para não 'descansar' o pé no pedal, cuidado que eu tinha, apesar de vez em quando me esquecer.
            Mas, dependi sempre da embreagem para:
            1. Não deixar o carro 'morrer' em subidas íngremes, no caso de parar por congestionamento ou por obrigação.
            2. No pára-arranca para controlo de marcha, na situação lentidão de congestionamento intenso.
            3. Ao estacionar, na entrada da vaga para controlar a marcha, de modo a que o carro não pare em manobra.
            Para os melhores, pergunto o que estará de errado na minha utilização. É normal o desgaste ao fim de 98000Km? O que poderei fazer poupar a embreagem?
            Obrigada.
            Mas o custo foi assim tão elevado? Tenho ideia que, ao contrário do "mito" que se criou, mudar a embraiagem fica um pouco caro em mão-de-obra, mas como intervenção propriamente não é muito dispendiosa.

            Qual é o carro? Fizeste a mudança na marca?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Homer Ver Post
              Mas o custo foi assim tão elevado? Tenho ideia que, ao contrário do "mito" que se criou, mudar a embraiagem fica um pouco caro em mão-de-obra, mas como intervenção propriamente não é muito dispendiosa.

              Qual é o carro? Fizeste a mudança na marca?
              Não fiz a mudança na marca. Mas sei que há sítios onde ainda sai mais caro, por isso, decidi não procurar muito. Pelo que oiço falar, é normal o seu custo ser caro.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por vespa Ver Post
                Por exemplo, numa subida é fácil retomar a marcha sem descair?
                Num semáforo, fica apenas em ponto morto sem travar?
                Numa subida usas o travão de mão e deixas ficar em ponto morto, quando for para arrancar engrenas a 1ª acelarando um pouco, quando sentires o carro a querer subir largas o travao de mao, num semaforo em plano ou numa descida ponto morto e arrancas normalmente

                Comentário


                  #9
                  Os cuidados a ter? Não andar com o pé lá em cima.
                  O resto tens que utilizar a embraiagem.
                  Agora começa a ter medo ("gasta embraiagem") de por a 1ª quando páras e arranca em 2ª que dura ainda menos.

                  Comentário


                    #10
                    Agradeço a todos. Vou ter que fazer a experiência num sítio ermo.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por fabiodobill20 Ver Post
                      eu sempre tive alguns cuidados (o meu pai alertava-me para tal)
                      1º em rampas puxo sempre o travão de mão ou uso o de pé, depende da rampa, e fico com carro em ponto morto, nunca seguro o carro no "ponto de embraiagem".
                      2º quando estou parado no sinal, deixo em ponto morto, desta forma tiro por completo o pé do pedal.

                      Onde acho que faço algum abuso, é para estacionar, de forma a conseguir controlar a velocidade, mas aí não tenho mesmo hipótese.
                      Na escola de condução ensinaram-me a não fazer isto. E com uma justificação muito plausível: se vier um gajo largado e não conseguir travar atrás de ti, sem teres a mudança engrenada não tens hipótese de arrancar e levas com ele na traseira. Se tiveres uma mudança engrenada, arrancas logo e ou consegues escapar, ou minimizas a pancada.

                      Aliás, o que me foi ensinado é nunca utilizar o ponto morto, nem a andar, nem com o carro parado.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por golf6680 Ver Post
                        Numa subida usas o travão de mão e deixas ficar em ponto morto, quando for para arrancar engrenas a 1ª acelarando um pouco, quando sentires o carro a querer subir largas o travao de mao, num semaforo em plano ou numa descida ponto morto e arrancas normalmente
                        Nunca precisei de usar o travão de mão para segurar o carro, nem sinto necessidade disso. Quando paro numa subida, meto em ponto morto e tiro o pé da embraiagem (o carro fica seguro pelo travão de pé). Quando é preciso arrancar, pé na embraiagem, meto 1ª, faço o ponto e arranco. Acho que mais fácil não há, e o momento em que faço o ponto é super reduzido, logo não esforço a embraiagem.

                        Acho que o bom senso e a prática são a melhor maneira de se poupar a embraiagem. Quanto mais prolongados forem os pontos de embraiagem, mais esta será esforçada. Reduções à patrão também podem causar stress na embraiagem (se tenho que fazer uma redução assim, faço sempre um rev matching enquanto reduzo). Descansar o pé por cima do pedal também é um erro, mas conheço muita boa gente que tem este hábito.

                        No fundo, fazer uma condução suave e usar apenas a embraiagem quando necessário.
                        Editado pela última vez por genioux; 27 October 2012, 12:16.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                          Na escola de condução ensinaram-me a não fazer isto. E com uma justificação muito plausível: se vier um gajo largado e não conseguir travar atrás de ti, sem teres a mudança engrenada não tens hipótese de arrancar e levas com ele na traseira. Se tiveres uma mudança engrenada, arrancas logo e ou consegues escapar, ou minimizas a pancada.

                          Aliás, o que me foi ensinado é nunca utilizar o ponto morto, nem a andar, nem com o carro parado.
                          Numa situação de trânsito bem podes ter a 1ª metida, se vier alguém lançado não tens por onde ir. Nestas situações meto sempre em ponto morto, mas com o objectivo de descansar a perna. Agora, se tiver que parar num stop (ou algo do género), é embraiagem a fundo (com 1ª metida) e esperar pela minha vez para arrancar.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                            Na escola de condução ensinaram-me a não fazer isto. E com uma justificação muito plausível: se vier um gajo largado e não conseguir travar atrás de ti, sem teres a mudança engrenada não tens hipótese de arrancar e levas com ele na traseira. Se tiveres uma mudança engrenada, arrancas logo e ou consegues escapar, ou minimizas a pancada.

                            Aliás, o que me foi ensinado é nunca utilizar o ponto morto, nem a andar, nem com o carro parado.
                            Isso é pouco relativo, se formos a pensar assim mais vale não conduzir. Com o carro em andamento nunca meto em ponto morto, isso sim é que é perigoso.

                            Comentário


                              #15
                              Já vi que existem por aqui muitos mau hábitos e tal mas isso é um mal comum á grande maioria dos condutores

                              Mas deixo aqui uma pergunta(em especial ao utilizadores de carros diesel):

                              No arranque, largam apenas a embraiagem, ou aceleram sempre um pouco?

                              O que gastará mais? Largar a embraiagem sem acelerar ou dar um pouco de acelerador?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por genioux Ver Post
                                Nunca precisei de usar o travão de mão para segurar o carro, nem sinto necessidade disso. Quando paro numa subida, meto em ponto morto e tiro o pé da embraiagem (o carro fica seguro pelo travão de pé). Quando é preciso arrancar, pé na embraiagem, meto 1ª, faço o ponto e arranco. Acho que mais fácil não há, e o momento em que faço o ponto é super reduzido, logo não esforço a embraiagem.

                                Acho que o bom senso e a prática são a melhor maneira de se poupar a embraiagem. Quanto mais prolongados forem os pontos de embraiagem, mais esta será esforçada. Reduções à patrão também podem causar stress na embraiagem (se tenho que fazer uma redução assim, faço sempre um rev matching enquanto reduzo). Descansar o pé por cima do pedal também é um erro, mas conheço muita boa gente que tem este hábito.

                                No fundo, fazer uma condução suave e usar apenas a embraiagem quando necessário.
                                Na minha opinião depende da região onde se vive, aqui no norte, existem subidas muito inclinadas em que a ajuda do travão de mao é uma mais valia...aqueles que já têm o hillhold, não ha tanto esta preocupação...aquilo que eu quero dizer é que o facto do o carro não descair numa subida muito inclinada, ajuda ao arranque com sucesso e a poupar embraiagem

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por genioux Ver Post
                                  Nunca precisei de usar o travão de mão para segurar o carro, nem sinto necessidade disso. Quando paro numa subida, meto em ponto morto e tiro o pé da embraiagem (o carro fica seguro pelo travão de pé). Quando é preciso arrancar, pé na embraiagem, meto 1ª, faço o ponto e arranco. Acho que mais fácil não há, e o momento em que faço o ponto é super reduzido, logo não esforço a embraiagem.
                                  Eu uso mas depende da subida, mas isso agora a prática está em jogo.
                                  Onde eu uso com algum regularidade que me lembre agora, é a sair do parque do vasco da gama, que eu não quero correr o risco que o carro descaia um pouco uso logo o travão de mão. Para quem é recém-encartado, o ideal é usar o travão de mão, puxa-se, quando se sente que o carro quer ir é só largar.

                                  edit:
                                  Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                  Já vi que existem por aqui muitos mau hábitos e tal mas isso é um mal comum á grande maioria dos condutores

                                  Mas deixo aqui uma pergunta(em especial ao utilizadores de carros diesel):

                                  No arranque, largam apenas a embraiagem, ou aceleram sempre um pouco?

                                  O que gastará mais? Largar a embraiagem sem acelerar ou dar um pouco de acelerador?
                                  Tenho ideia que se não acelerar terá mais desgaste...
                                  mas no meu carro como é a gasolina é mais difícil de arrancar dessa forma, mas é possível.
                                  Editado pela última vez por fabiodobill20; 27 October 2012, 13:29.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                    Já vi que existem por aqui muitos mau hábitos e tal mas isso é um mal comum á grande maioria dos condutores

                                    Mas deixo aqui uma pergunta(em especial ao utilizadores de carros diesel):

                                    No arranque, largam apenas a embraiagem, ou aceleram sempre um pouco?

                                    O que gastará mais? Largar a embraiagem sem acelerar ou dar um pouco de acelerador?
                                    Fala por mim neste caso, acelero sempre um bocadinho...até porque o meu 1,6hdi é um pouco fraco em aguentar-se só com a embraiagem

                                    Relativamente ao facto do desgas-te a impressão que eu tenho é que ao não acelerar poupamos o disco da embraiagem, mas esforçamos mais o conjunto motor caixa

                                    Comentário


                                      #19
                                      Acelero um pouco, sem dúvida.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                        Na escola de condução ensinaram-me a não fazer isto. E com uma justificação muito plausível: se vier um gajo largado e não conseguir travar atrás de ti, sem teres a mudança engrenada não tens hipótese de arrancar e levas com ele na traseira. Se tiveres uma mudança engrenada, arrancas logo e ou consegues escapar, ou minimizas a pancada.

                                        Aliás, o que me foi ensinado é nunca utilizar o ponto morto, nem a andar, nem com o carro parado.
                                        E se tiveres uma mudança engatada há a possibilidade de num embate traseiro desses te mandar a caixa de velocidades e restante transmissão para o lixo.

                                        São escolhas.

                                        Quando chego a um semáforo ponho sempre em ponto morto.

                                        Nas subidas só arranco quando não tiver carros à frente, não me ponho ali a fazer ponto de embraiagem desnecessariamente.

                                        De resto ando o mínimo possível com o pé na embraiagem e também não faço arranques à maluca (às vezes pronto quando está a chover e apetece-me brincar com a tracção traseira).

                                        Em muitos anos de carta e muitos carros me passaram pelas mãos, nunca tive que trocar uma embraiagem.

                                        Na garagem tenho um com 400 mil km e que nunca mudou embraiagem, também é Mercedes, mas mesmo assim explica que o meu tipo de condução é amigo da mecânica.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por genioux Ver Post
                                          Nunca precisei de usar o travão de mão para segurar o carro, nem sinto necessidade disso. Quando paro numa subida, meto em ponto morto e tiro o pé da embraiagem (o carro fica seguro pelo travão de pé). Quando é preciso arrancar, pé na embraiagem, meto 1ª, faço o ponto e arranco. Acho que mais fácil não há, e o momento em que faço o ponto é super reduzido, logo não esforço a embraiagem.

                                          Acho que o bom senso e a prática são a melhor maneira de se poupar a embraiagem. Quanto mais prolongados forem os pontos de embraiagem, mais esta será esforçada. Reduções à patrão também podem causar stress na embraiagem (se tenho que fazer uma redução assim, faço sempre um rev matching enquanto reduzo). Descansar o pé por cima do pedal também é um erro, mas conheço muita boa gente que tem este hábito.

                                          No fundo, fazer uma condução suave e usar apenas a embraiagem quando necessário.
                                          As reduções também depende muito. Se forem feitas rapidamente a embraiagem não sofre muito, sofre mais a caixa (carretos).

                                          Já fiz muitas reduções de 5ª para 3ª e muita mais porradinha como arranques, etc e a embraiagem do bicho continua impecável.

                                          Depende da condução mas depende muito mais da qualidade do material.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                            As reduções também depende muito. Se forem feitas rapidamente a embraiagem não sofre muito, sofre mais a caixa (carretos).

                                            Já fiz muitas reduções de 5ª para 3ª e muita mais porradinha como arranques, etc e a embraiagem do bicho continua impecável.

                                            Depende da condução mas depende muito mais da qualidade do material.
                                            Sim, a qualidade do material é factor determinante.

                                            Quantos às reduções, se forem feitas rapidamente sentes o "coice", por isso opto sempre por fazer um rev matching, o que torna a redução muito mais suave.

                                            O que desgasta muito a embraiagem é andar a fazer subidas sempre em ponto, arranques em 2ª, fazer do pedal um descanso, etc.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por genioux Ver Post
                                              Sim, a qualidade do material é factor determinante.

                                              Quantos às reduções, se forem feitas rapidamente sentes o "coice", por isso opto sempre por fazer um rev matching, o que torna a redução muito mais suave.

                                              O que desgasta muito a embraiagem é andar a fazer subidas sempre em ponto, arranques em 2ª, fazer do pedal um descanso, etc.
                                              Subidas em ponto morto? Não percebi.

                                              Sim os arranques em 2ª e mesmo 3ª matam a embraiagem.

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por genioux Ver Post
                                                Sim, a qualidade do material é factor determinante.

                                                Quantos às reduções, se forem feitas rapidamente sentes o "coice", por isso opto sempre por fazer um rev matching, o que torna a redução muito mais suave.

                                                O que desgasta muito a embraiagem é andar a fazer subidas sempre em ponto, arranques em 2ª, fazer do pedal um descanso, etc.
                                                Concordo, o facto de igualar as rotaçoes do motor às da caixa contribui para um maior conforto, tanto para nós como para quem vai ao lado...e ajuda também a poupar material

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                                  Na escola de condução ensinaram-me a não fazer isto. E com uma justificação muito plausível: se vier um gajo largado e não conseguir travar atrás de ti, sem teres a mudança engrenada não tens hipótese de arrancar e levas com ele na traseira. Se tiveres uma mudança engrenada, arrancas logo e ou consegues escapar, ou minimizas a pancada.

                                                  Aliás, o que me foi ensinado é nunca utilizar o ponto morto, nem a andar, nem com o carro parado.
                                                  A sério? Não sei que raio de instrutor é que ensina isso.
                                                  Então se estas parado num semáforo e ves um gajo a vir contra a tua traseira em vez de continuares com o pé no travão (que é o que deve estar nos semáforos) decides arrancar e correr o risco de bateres noutra pessoa que vem do lado verde do semáforo. Nesse caso culpa seria tua e o que vinha disparado fica como se não fosse nada com ele.
                                                  Além de que é bastante seguro (dentro do possível) levar com outro carro na tua traseira.

                                                  Mais ontopic: Eu normalmente só uso o travão de mão para arrancar em subidas muito íngremes quando alguém se colou a mim. De resto costumo por o carro em ponto morto com o pé no travão e depois arrancar normalmente com ponto de embraiagem sem acelerar muito.

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                                    Na escola de condução ensinaram-me a não fazer isto. E com uma justificação muito plausível: se vier um gajo largado e não conseguir travar atrás de ti, sem teres a mudança engrenada não tens hipótese de arrancar e levas com ele na traseira. Se tiveres uma mudança engrenada, arrancas logo e ou consegues escapar, ou minimizas a pancada.

                                                    Aliás, o que me foi ensinado é nunca utilizar o ponto morto, nem a andar, nem com o carro parado.
                                                    Essa justificação não só não é plausivel como é absurda.

                                                    Se estiveres num semáforo vais fugir para onde?
                                                    Para o trânsito que circula vindo do outro semáforo perpendicular?

                                                    E se estiveres numafila de trânsito?
                                                    Foges para ciam dos outros carros?

                                                    A realidade é que foste mal ensinado.
                                                    Toda a minha vida sempre foi dito que a embraiagem só serve para colocar relações de caixa.
                                                    Não serve para mais nada.
                                                    Com o carro parado, embraiagem a fundo -> ponto morto -> embraiagem em cima.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por genioux Ver Post
                                                      Nunca precisei de usar o travão de mão para segurar o carro, nem sinto necessidade disso. Quando paro numa subida, meto em ponto morto e tiro o pé da embraiagem (o carro fica seguro pelo travão de pé). Quando é preciso arrancar, pé na embraiagem, meto 1ª, faço o ponto e arranco. Acho que mais fácil não há, e o momento em que faço o ponto é super reduzido, logo não esforço a embraiagem.

                                                      Acho que o bom senso e a prática são a melhor maneira de se poupar a embraiagem. Quanto mais prolongados forem os pontos de embraiagem, mais esta será esforçada. Reduções à patrão também podem causar stress na embraiagem (se tenho que fazer uma redução assim, faço sempre um rev matching enquanto reduzo). Descansar o pé por cima do pedal também é um erro, mas conheço muita boa gente que tem este hábito.

                                                      No fundo, fazer uma condução suave e usar apenas a embraiagem quando necessário.
                                                      Não é necessidade por falta de saber fazer um ponto de embraiagem.
                                                      É apenas a necessidade de minimizar ao máximo o stress na embraiagem e no seu desgaste.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        APRENDE a conduzir!!!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por genioux Ver Post
                                                          Quantos às reduções, se forem feitas rapidamente sentes o "coice", por isso opto sempre por fazer um rev matching, o que torna a redução muito mais suave.
                                                          Como tenho um carro com motor fraco, faço rev matching nas subidas não só para não sentir o coice como também para não morrer tão depressa.
                                                          Mas para travagem não o faço. Aí estou mais interessado em minimizar a distância de paragem, e faço as reduções sem isso. Mas tento não reduzir precipitadamente. Posso é ter de reduzir mal passo abaixo das 2000. Não me posso dar ao luxo de travar colado à traseira do gajo da frente, como muito cheira-cu que apanho atrás de mim e que se safa de ter um bom sistema de travagem
                                                          Arranques em 2ª faço em descidas, porque não se justifica em descidas arrancar em 1ª, tal é o esforço na caixa. Em plano, faço se apenas estiver prestes a parar (mas ainda com alguma energia cinética no plano), desde que não sinta o motor a "afogar-se".

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por armandosilva Ver Post
                                                            APRENDE a conduzir!!!
                                                            E se calhar tu devias aprender a ter maneiras.

                                                            Comentário

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