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Motor colado - O que fazer?

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    Motor colado - O que fazer?

    Boa tarde a todos

    Um Hiunday Coupé 16valvulas tem o motor colado, em principio pelo que disseram terá sido por falta de água, não sei se é verdade ou não. Há alguma maneira grosseira de o por a circular ou pelo menos a trabalhar? Já vi que tirar velas colocar WD40 e oleo (também vi que oleo de travões adequa-se mais) no sitio das velas e deixar ficar por uns tempos e depois aos poucos andar com ele engatado para trás e para a frente o poderia descolar...mas isto vi em forum de classicos para um datsun...

    Conhecem alguma maneira artesanal que possa descolar sem danificar os segmentos?

    Obrigado
    Pedro

    #2
    Antes de mais se colou foi por falta de lubrificação e não por aquecimento.

    Para que queres descolar o motor?
    Para seres tu a arranjá-lo?

    A partir do momento que colou por aquecimento os segmentos já eram, bem como outros componentes.

    Praticamente tudo o que é móvel e directamente ligado à cambota tem que ser revisto e só então ver o que se pode salvar.

    Na certeza porém que segmentos têm forçosamente que ser novos.

    Comentário


      #3
      O carro não é meu, só pergunto por curiosidade e so queria saber se há algum método artesanal para o descolar e se sim qual..
      A junta da colaça pode estar a bloquear o percurso dos pistoes, pois engatado ainda anda um bocadito para tras e para a frente e só depois é que chega a um ponto que começa a fazer força e deixa de andar.

      O que me foi dito é que terá sido por falta de água e que oléo tinha..

      Obrigado
      Aguardo feedback para poder ajudar a pessoa em questão

      Comentário


        #4
        Esse motor não volta a andar enquanto não for aberto.

        Estar a fazer isso só vai estragar ainda mais o que já está irremediavelmente estragado e aumentar o custo de possivel reparação

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
          Esse motor não volta a andar enquanto não for aberto.

          Estar a fazer isso só vai estragar ainda mais o que já está irremediavelmente estragado e aumentar o custo de possivel reparação
          Então como é que nos carros classicos funcionava? Sim, são clássicos, mas a lógica de funcionamento é igual..

          Comentário


            #6
            Repara numa coisa. Os clássicos quando colam - com raridade - colam por estarem parados e não por estarem irremediavelmente danificados. Aí existem de facto umas "mezinhas" para se descolarem os pistões dos cilindros. Neste caso colou porque aqueceu/não teve lubrificação. Está irremediavelmente danificado.
            Certo que para arranjar esse motor vai ser necessário proceder á retirada dos êmbolos seja de que forma for, mas. nunca mais volta a andar.
            O metal fundiu, nada feito.

            Comentário


              #7
              e um motor semelhante, se possivel a diesel em quanto ficara +/-?
              e a reparação deste?

              Comentário


                #8
                Nestes casos por norma não se arranjam os motores. Vai-se á sucata buscar um.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por pedrocrv Ver Post
                  e um motor semelhante, se possivel a diesel em quanto ficara +/-?
                  e a reparação deste?


                  Como referido, melhor será um motor da sucata.

                  Quanto a colocar um motor a diesel...

                  Bem, o modelo em causa não foi comercializado com motor diesel e assim sendo, mesmo que lá fosse instalado um, a viatura não estaria legal.

                  Comentário


                    #10
                    desde já obrigado pela ajuda.
                    e o custo +/- consegues estimar?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por pedrocrv Ver Post
                      Boa tarde a todos

                      Um Hiunday Coupé 16valvulas tem o motor colado, em principio pelo que disseram terá sido por falta de água, não sei se é verdade ou não. Há alguma maneira grosseira de o por a circular ou pelo menos a trabalhar? Já vi que tirar velas colocar WD40 e oleo (também vi que oleo de travões adequa-se mais) no sitio das velas e deixar ficar por uns tempos e depois aos poucos andar com ele engatado para trás e para a frente o poderia descolar...mas isto vi em forum de classicos para um datsun...

                      Conhecem alguma maneira artesanal que possa descolar sem danificar os segmentos?

                      Obrigado
                      Pedro
                      Originalmente Colocado por pedrocrv Ver Post
                      e um motor semelhante, se possivel a diesel em quanto ficara +/-?
                      e a reparação deste?

                      ?????????? O amigo não percebe muito de carros, pois não?????

                      P.S.- enfim, possivel até será, tudo é possivel, agora economica ou legalmente viável ............
                      Editado pela última vez por luissousa6; 28 October 2012, 15:59.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por luissousa6 Ver Post
                        ?????????? O amigo não percebe muito de carros, pois não?????

                        P.S.- enfim, possível até será, tudo é possível, agora economica ou l egalmente viável ............

                        Por me ter enganado a escrever Hyundai, e preferir se fosse possível colocar um motor diesel em vez de um a Gasolina já não percebo de carros?

                        Caso para dizer então que por não perceber dos tipos de arroz não sei cozinhar...

                        Comentário


                          #13
                          Atendendo que o Hyundai Coupé nunca teve versão diesel, nunca conseguirás homologar a viatur, para que possa circular na estrada.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                            Atendendo que o Hyundai Coupé nunca teve versão diesel, nunca conseguirás homologar a viatur, para que possa circular na estrada.
                            Já percebi, obrigado pela ajuda.

                            Ninguém me sabe dizer quanto rondará um motor destes que penso que seja 1.6 16 válvulas (sem certeza que é para não virem mandar postas de pescada)?

                            Comentário


                              #15
                              Um motor desses deve rondar os 500€ em qualquer casa de peças usadas
                              Editado pela última vez por jpmb; 28 October 2012, 16:44.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por pedrocrv Ver Post
                                Por me ter enganado a escrever Hyundai, e preferir se fosse possível colocar um motor diesel em vez de um a Gasolina já não percebo de carros?

                                Caso para dizer então que por não perceber dos tipos de arroz não sei cozinhar...
                                Sim, basicamento é isso .
                                Adiante, como ja foi dito, uma coisa é colar por falta de uso outra coisa é colar ou FUNDIR por aquecimento

                                Comentário


                                  #17
                                  Obrigado, tenho mais informações do que aconteceu... Pelos vistos o dono ia num pequeno troço de AE e o carro aqueceu e pediu água, ele colocou e deixou a trabalhar até a temperatura arrefecer, prosseguiu e um pedaço à frente na portagem parou para pagar (mas não desligou) e o carro parou completamente. Uma coisa estranha é que agora em tentativa de ligar o carro não dá sinal eletrico nenhum estando tudo o resto da parte electrica a funcionar...

                                  Novas opiniões ou mantêm as mesmas?

                                  Espero feedback

                                  Comentário


                                    #18
                                    Pedrocrv, o motor não deve estar colado. Pelo que tu dizes agora, o carro aqueceu na autoestrada por falta de água o que deve ter provocado algum dano na junta do motor. Isso normalmente fica um arranjo bastante caro mas não é tão grave como ter um motor colado por falta de óleo. O aquecimento pelo que vejo tambem não deve ter sido muito grande ao ponto de danificar o bloco do motor caso contrario o condutor teria visto muito fumo branco a sair da zona do motor. O problema do carro não pegar pode ser bateria ou motor de arranque. Já pensaram nisso?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por VascoC Ver Post
                                      Pedrocrv, o motor não deve estar colado. Pelo que tu dizes agora, o carro aqueceu na autoestrada por falta de água o que deve ter provocado algum dano na junta do motor. Isso normalmente fica um arranjo bastante caro mas não é tão grave como ter um motor colado por falta de óleo. O aquecimento pelo que vejo tambem não deve ter sido muito grande ao ponto de danificar o bloco do motor caso contrario o condutor teria visto muito fumo branco a sair da zona do motor. O problema do carro não pegar pode ser bateria ou motor de arranque. Já pensaram nisso?
                                      Hoje foi feita a tentativa com cabos ligados a outro carro...
                                      O que se vai tentar fazer para "desbloquear" o motor vai ser aos poucos e muito devagar puxar o carro com um cabo de aço ligado a uma Transit...
                                      Será que fará o desbloqueio?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por pedrocrv Ver Post
                                        Por me ter enganado a escrever Hyundai, e preferir se fosse possível colocar um motor diesel em vez de um a Gasolina já não percebo de carros?

                                        Caso para dizer então que por não perceber dos tipos de arroz não sei cozinhar...
                                        Amigo, não me estava a referir à forma como escreveu, todos nós, numa ou noutra altura, atentamos contra a escrita. Referia-me ao facto do modelo em questão nunca ter sido comercializado numa versão diesel.....Não fique aborrecido comigo, sou pela paz!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por pedrocrv Ver Post
                                          Obrigado, tenho mais informações do que aconteceu... Pelos vistos o dono ia num pequeno troço de AE e o carro aqueceu e pediu água, ele colocou e deixou a trabalhar até a temperatura arrefecer, prosseguiu e um pedaço à frente na portagem parou para pagar (mas não desligou) e o carro parou completamente. Uma coisa estranha é que agora em tentativa de ligar o carro não dá sinal eletrico nenhum estando tudo o resto da parte electrica a funcionar...

                                          Novas opiniões ou mantêm as mesmas?

                                          Espero feedback
                                          Agora não sei o que pensar.

                                          O que queres dizer com não dá sinal eléctrico?
                                          O motor de arranque não roda?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Não forces isso a puxar com outro carro!

                                            O mais provável é que tenha rachado a cabeça e que tenha entrado água para um ou mais cilindros. Tira as velas e tenta rodar o motor com uma chave de caixa a poli da cambota a ver se sai a água que lá está. Se o motor estiver bloqueado por ter água dentro e se vais arrastá-lo com outro carro, vais empenar as bielas...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Isso não está colado. Está gripado. Já existe limalha em algum lado, e não foi por falta de água, mas sim de óleo. E não se resolve com água benta...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por pedrocrv Ver Post
                                                Hoje foi feita a tentativa com cabos ligados a outro carro...
                                                O que se vai tentar fazer para "desbloquear" o motor vai ser aos poucos e muito devagar puxar o carro com um cabo de aço ligado a uma Transit...
                                                Será que fará o desbloqueio?
                                                E em que resultou?
                                                O motor de arranque rodou?

                                                Quanto à parte que não está a bold, é meio caminho andado para o desastre...

                                                A mecanica não se resolve nem se conserta dessa forma, fica o aviso.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por pedrocrv Ver Post
                                                  Hoje foi feita a tentativa com cabos ligados a outro carro...
                                                  O que se vai tentar fazer para "desbloquear" o motor vai ser aos poucos e muito devagar puxar o carro com um cabo de aço ligado a uma Transit...
                                                  Será que fará o desbloqueio?
                                                  Epá nao venho aqui descobrir a polvora mas ja pensaram em rebocar o carro para um mecanico? É que vao andar a inventar para quê? Avariado ja está e avariado continuará portanto para quê isso tudo? Com um pouco de sorte leva mas é motor novo devido ás invençoes

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    luissousa6
                                                    Não há problema, só não estou dentro da gama deste tipo de carros.

                                                    MadDragon
                                                    Pelo que me disseram rodando a chave não dá em nada, zero barulhos.. O resto da electronica funcionava tudo..

                                                    madeira
                                                    O carro depois de ter sido posto agua e ter arrefecido circulou sem problema, se fosse agua nos cilindros para além de não haver combustão no respectivo o ruido do motor era diferente.. penso eu..

                                                    MadDragon
                                                    Obrigado pelo aviso..

                                                    Só gostava de saber +/- o que fazer em relação a isto, pois daqui a uns dias vai haver tentativa de arranjo "artesanal" pelo que sei..

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Não fazes nada.
                                                      Mandas o carro - ou dizes para mandarem - a quem entenda do assunto.
                                                      Se for pela via da "sucatisse" pode ficar pior a emenda que o soneto.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        A pessoa em questão vai querer po-lo a trabalhar, pois acha que não tem porque estar colado..
                                                        Depois do que me contaram do episódio também fiquei com as minhas dúvidas que tivesse colado...Mas não sei, se ao menos ainda desse algum sinal de que "tentou" trabalhar quando se roda a chave...

                                                        Às tantas o carro parou na portagem e não andou mais por algum problema electrico

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Como já referido, o carro terá algum problema.

                                                          Quer seja a nível do motor ou então, a nível da parte electrica (atendendo que o carro nem dá sinal).

                                                          Mas independentemente do que tenha, não será por arrastar o carro com uma Transit (ou o que quer que seja), que o vai colocar a trabalhar.

                                                          Assistência em viagem serve para ser accioada, portanto não será má ideia o fazer e levar o carro para uma oficina.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por pedrocrv Ver Post
                                                            O carro depois de ter sido posto agua e ter arrefecido circulou sem problema
                                                            Mas isso foi mesmo assim? É que nao é só meter agua

                                                            Comentário

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