Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Barulho mercedes 190d

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Barulho mercedes 190d

    Boa Tarde,


    Amigos, eu tenho um Mercedes 190 D de 1989, e ultimamente tenhem me aparecido um barulho estranho quando ele aquece...

    E um tipo dum "tik-tak-tik-tak", que vem da zona da ventoinha..

    Alguem ja passou pelo mesmo ?

    O que podera ser?

    Obrigado desde de ja.

    Cumprimentos, Jose Rocha.

    #2
    Abriste o capot e verificaste se vem mesmo da ventoinha?

    Pode ser a embraiagem da ventoinha.

    Faz uma coisa, pega numa chave de bocas:



    Depois a beira dos colectores há-de ter esta válvula vermelha.



    Levantas ligeiramente a ficha (não a tires totalmente porque é preciso corrente) e com a chave de fendas encostas aos dois terminais no espaço que levantaste a ficha (por isso tem que ser uma chave de fendas pequena mas ao mesmo tempo que dê para unir os terminais).

    Isto com o motor ligado obviamente.

    Este procedimento é para fazeres disparar a ventoinha manualmente, vê se esse barulho se agrava. Não te preocupes que não levas choque, é normal veres uma faísca (pequenina) ao encostares a chave.

    Vais ouvir um "tec" e a ventoinha vai disparar.

    Comentário


      #3
      Quando a chave esta encostada nos terminais, a ventoinha quando dispara faz o barulho a que me referia, mas depois para.
      Editado pela última vez por joserocha; 28 October 2012, 21:03.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por joserocha Ver Post
        Quando a chave esta encostada nos terminais, a ventoinha quando dispara faz o barulho a que me referia, mas depois para.
        Então só faz o barulho enquanto a ventoinha atraca?

        Isso é do magnético da ventoinha então. Pode ser até uma pequena falta de lubrificação.

        Comentário


          #5
          faz quando ela dispara, depois a ventoinha esta andar, mas nao faz esse barulho...

          ( Com a experecia que fiz abocado, daquilo que me referiu acima )

          Se ela disparar normalmente, o barulho do "tik-tak" e continuo, mas por varios momentos, para, e depois recomeça..

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por joserocha Ver Post
            faz quando ela dispara, depois a ventoinha esta andar, mas nao faz esse barulho...

            ( Com a experecia que fiz abocado, daquilo que me referiu acima )

            Se ela disparar normalmente, o barulho do "tik-tak" e continuo, mas por varios momentos, para, e depois recomeça..
            Em principio será alguma coisa relacionada com o magnético da ventoinha:



            Mas se ela dispara bem e roda com força deixa andar. Vê é se o motor não aquece. Até pode ter alguma areia ou assim que tenha entrado para a correia da ventoinha e faz mais barulho quando roda com mais velocidade.

            O barulho surgiu de repente?

            Também podias fazer um video a mostrar melhor o barulho que assim podia ajudar-te mais.

            Comentário


              #7
              Ja algum tempo que anda assim...

              O motor trabalha normalmente, so se puxar mais por ele ( aquecer mais ), esse barulho aparece, sendo raro isso acontecer...

              No sabado estive a mudar o termostato, e vim a descobrir que o "bocado" de termostato que la andava, tava partido, ao inicio pensei que esse barulho tivesse relacionado com isso, mas depois de tirar a peça, aonde o termostato aperta, reparei que era impossivel o resto do termostato ter passado para o motor, e que aquilo foi obra de algum mecanico de pouca confiança...

              Uma pergunta, aquela peça aonde esta o termostato, que tem a bomba de agua ( se nao estou em erro ), que aperta no motor, aquilo leva algum vedante ?

              ( Em relaçao ao video, amanha farei, e postarei aqui )

              Obrigado desde de ja, pela ajuda que me tem dado (:

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por joserocha Ver Post
                Ja algum tempo que anda assim...

                O motor trabalha normalmente, so se puxar mais por ele ( aquecer mais ), esse barulho aparece, sendo raro isso acontecer...

                No sabado estive a mudar o termostato, e vim a descobrir que o "bocado" de termostato que la andava, tava partido, ao inicio pensei que esse barulho tivesse relacionado com isso, mas depois de tirar a peça, aonde o termostato aperta, reparei que era impossivel o resto do termostato ter passado para o motor, e que aquilo foi obra de algum mecanico de pouca confiança...

                Uma pergunta, aquela peça aonde esta o termostato, que tem a bomba de agua ( se nao estou em erro ), que aperta no motor, aquilo leva algum vedante ?

                ( Em relaçao ao video, amanha farei, e postarei aqui )

                Obrigado desde de ja, pela ajuda que me tem dado (:
                Estás a falar da zona assinalada a vermelho?



                Isso não é a bomba de água, isso é a falange do termostato (a peça onde encaixa o termostato).

                Penso que não leva nada aí no meio (assinalado a vermelho). Mas verifica se não está com fuga.

                Comentário


                  #9
                  Boas amigo,

                  Estive a tratar duma fuga de agua que tinha, ( devio a junta estar danificada )..
                  Neste momento a ventoinha, esta sempre a funcionar, e o barulho desapareceu..
                  E normal a ventoinha estar a funcionar mesmo sem estar com o motor quente ?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por joserocha Ver Post
                    Boas amigo,

                    Estive a tratar duma fuga de agua que tinha, ( devio a junta estar danificada )..
                    Neste momento a ventoinha, esta sempre a funcionar, e o barulho desapareceu..
                    E normal a ventoinha estar a funcionar mesmo sem estar com o motor quente ?
                    Está a funcionar mas devagar certo?

                    Comentário


                      #11
                      desculpem intrometer-me neste tópico, mas como há aqui entendidos nestes carros, aproveitava para colocar uma pergunta: um conhecido tem um mercedes, não tenho a certeza mas acho que é 200 ou 200d, tem uma luz sempre acesa que indica falta de líquido no radiador, diz que já trocou o sensor no vaso de expansão, mas aquilo não apaga, terá algum truque, ou a avaria será outra? obrigado

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                        desculpem intrometer-me neste tópico, mas como há aqui entendidos nestes carros, aproveitava para colocar uma pergunta: um conhecido tem um mercedes, não tenho a certeza mas acho que é 200 ou 200d, tem uma luz sempre acesa que indica falta de líquido no radiador, diz que já trocou o sensor no vaso de expansão, mas aquilo não apaga, terá algum truque, ou a avaria será outra? obrigado
                        Depende. Pode até ser a bomba de água com falta de pressão. O motor aquece?

                        Ah, ele meteu um sensor de origem? É que as peças de concorrência Mercedes deixam muito a desejar.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                          desculpem intrometer-me neste tópico, mas como há aqui entendidos nestes carros, aproveitava para colocar uma pergunta: um conhecido tem um mercedes, não tenho a certeza mas acho que é 200 ou 200d, tem uma luz sempre acesa que indica falta de líquido no radiador, diz que já trocou o sensor no vaso de expansão, mas aquilo não apaga, terá algum truque, ou a avaria será outra? obrigado
                          Falta de água no reservatório do limpa vidros...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Fadjadjas Ver Post
                            Falta de água no reservatório do limpa vidros...

                            Mas essa tem uma luz de aviso específica.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Maraki Ver Post

                              Mas essa tem uma luz de aviso específica.
                              Mas pode acender a do radiador... Não era nem o primeiro nem o segundo que eu via assim...

                              Comentário


                                #16
                                isso é um problema de junta.... Junta tudo e deita fora

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                  isso é um problema de junta.... Junta tudo e deita fora
                                  Tipo.........

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                    Depende. Pode até ser a bomba de água com falta de pressão. O motor aquece?

                                    Ah, ele meteu um sensor de origem? É que as peças de concorrência Mercedes deixam muito a desejar.
                                    eu acho que o motor não aquece anormalmente. acho que ele trocou o sensor por outro doutro carro, podia dar-se o caso de estarem os dois avariados, mas partindo do princípio que estaria bom tentei medir na ficha que nele liga e esperava encontrar 12v num dos fios, mas só apanhei uma corrente residual de 0.1v ou assim, já nem me lembro que já foi há algum tempo. já me disseram que se calhar tem de apagar o erro, será? não sabes como funciona esse sensor? obrigado

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Fadjadjas Ver Post
                                      Mas pode acender a do radiador... Não era nem o primeiro nem o segundo que eu via assim...
                                      falas neste modelo de carro em particular ou no geral?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                        Está a funcionar mas devagar certo?
                                        esse sistema da ventoínha é do género das ford transit, tipo embraiagem?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                          eu acho que o motor não aquece anormalmente. acho que ele trocou o sensor por outro doutro carro, podia dar-se o caso de estarem os dois avariados, mas partindo do princípio que estaria bom tentei medir na ficha que nele liga e esperava encontrar 12v num dos fios, mas só apanhei uma corrente residual de 0.1v ou assim, já nem me lembro que já foi há algum tempo. já me disseram que se calhar tem de apagar o erro, será? não sabes como funciona esse sensor? obrigado
                                          Não tem que apagar erro nenhum. Estes carros não têm centralina. É meter o sensor e está a andar. Pode é ser a ficha com algum problema.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                            esse sistema da ventoínha é do género das ford transit, tipo embraiagem?
                                            É tipo embraiagem mas no caso dos 190 é magnético. Quando chega a uma certa temperatura o magnético "liga" e a ventoinha atraca começando a rodar com mais velocidade.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Boa Noite amigo Maraki, peço desculpa nao ter respondido mais cedo, ja resolvi o meu problema.

                                              O problema estava na ficha, que estava um fio solto, e com o tremer do motor, estava a encostar ao outro, ficando assim a ventoinha atracar, e desatracar. Ja resolvi o problema

                                              Obrigado a todos pelas respostas.

                                              Aproveitando este topico,

                                              Sera possivel acrescentar um Manometro de Rotaçoes ao Quandrate ?

                                              Cilindrada de 2.000 cc, de 75 cv.

                                              Que precisaria para meter ?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por joserocha Ver Post
                                                Boa Noite amigo Maraki, peço desculpa nao ter respondido mais cedo, ja resolvi o meu problema.

                                                O problema estava na ficha, que estava um fio solto, e com o tremer do motor, estava a encostar ao outro, ficando assim a ventoinha atracar, e desatracar. Ja resolvi o problema

                                                Obrigado a todos pelas respostas.

                                                Aproveitando este topico,

                                                Sera possivel acrescentar um Manometro de Rotaçoes ao Quandrate ?

                                                Cilindrada de 2.000 cc, de 75 cv.

                                                Que precisaria para meter ?
                                                O problema da ventoinha 99% das vezes tem a ver com essa ficha ou a válvula vermelha. Bem me parecia.

                                                Para o conta rotações tens que comprar um quadrante com conta rotações (de preferência diesel). Depois é veres se a caixa de velocidades já tem o buraco para encaixar o sensor das rotações e é fazer as ligações.

                                                Se não tiver esse buraco (a mercedes por uma questão de redução de custos optou a certa altura por fazer as caixas de velocidades todas iguais, preparadas para conta rotações, mesmo que não o levassem) tens que com uma broca craniana furar a caixa nesse local com o diâmetro suficiente para caber o sensor.

                                                Podes também comprar um quadrante de uma versão a gasolina, mas aí o conta rotações terá que ser ligado ao alternador.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                                  falas neste modelo de carro em particular ou no geral?
                                                  W124,210 e 202 e onde tenho notado esta "falha" que ocorre no circuito... A outra luz esta la e acende quando se liga a ignicao, mas quando falta a agua no reservatorio do limpa-vidros acende a luz de falta de agua no vaso de expansao

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Fadjadjas Ver Post
                                                    W124,210 e 202 e onde tenho notado esta "falha" que ocorre no circuito... A outra luz esta la e acende quando se liga a ignicao, mas quando falta a agua no reservatorio do limpa-vidros acende a luz de falta de agua no vaso de expansao
                                                    Ah mas nos W201 isso não acontece.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                      isso é um problema de junta.... Junta tudo e deita fora
                                                      Mais uma pérola!

                                                      De vez em quando um gajo apanha os teus posts e lê sempre o mesmo, tretas sem qualquer significado!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                                        O problema da ventoinha 99% das vezes tem a ver com essa ficha ou a válvula vermelha. Bem me parecia.

                                                        Para o conta rotações tens que comprar um quadrante com conta rotações (de preferência diesel). Depois é veres se a caixa de velocidades já tem o buraco para encaixar o sensor das rotações e é fazer as ligações.

                                                        Se não tiver esse buraco (a mercedes por uma questão de redução de custos optou a certa altura por fazer as caixas de velocidades todas iguais, preparadas para conta rotações, mesmo que não o levassem) tens que com uma broca craniana furar a caixa nesse local com o diâmetro suficiente para caber o sensor.

                                                        Podes também comprar um quadrante de uma versão a gasolina, mas aí o conta rotações terá que ser ligado ao alternador.

                                                        E serve qualquer um?

                                                        encontrar quadrantes com o manometro das rotaçoes, so encontro os do 2.5 a gasoleo, e depois sao os a gasolina.

                                                        Qual sera melhor? meter na caixa, ou no alternador ?

                                                        Obrigado desde de ja.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por joserocha Ver Post
                                                          E serve qualquer um?

                                                          encontrar quadrantes com o manometro das rotaçoes, so encontro os do 2.5 a gasoleo, e depois sao os a gasolina.

                                                          Qual sera melhor? meter na caixa, ou no alternador ?

                                                          Obrigado desde de ja.
                                                          Mais fiável é na caixa, fica a marcar mais certinho. É só levar o sensor se tiver o buraco, senão tens que o fazer. O melhor é arranjares um quadrante de um diesel, ainda que seja o 2.5.

                                                          Aqui fica um que já tinha buraco e foi só encaixar.

                                                          Originalmente Colocado por R31 Ver Post
                                                          Boas

                                                          Como sabem, eu andava "louco" desde que
                                                          comprei um CR a gasoleo de saber como ponha
                                                          aquilo a funcionar, para isso além de "estudar"
                                                          o caso, através de conversas, pesquisas e observações,
                                                          tive de recorrer a um electricista, para conseguir por
                                                          o CR a funcionar...

                                                          Mas qualquer um pode fazer isto, pois é bastante
                                                          simples...

                                                          O que necessitam:

                                                          Motor que tenha orifício para o sensor (senão têm de o fazer)
                                                          Um CR a gasóleo ref. 2014521816
                                                          Sensor do CR para o W201
                                                          2 fichas (MB para ligar ao CR e outra ou sensor)
                                                          ou 4 fichas tipo "banana" (foi o que eu usei)
                                                          1 terminal de tipo "anilha"
                                                          1 metro de fio eléctrico (2 cores, qualquer uma + vermelho)
                                                          Alicate e fita isoladora

                                                          Procedimento (infelizmente, não tenho fotos de todos os passo)

                                                          1º passo

                                                          Ligar o sensor no orificio






                                                          2º passo


                                                          Puxar os terminai do sensor para junto da caixa de fusiveis





                                                          3º passo

                                                          Pegar no fio electrico e conectar-lo com fichas aos
                                                          terminais do sensor (não interessa a ordem da cor)

                                                          4º passo

                                                          Retirar a protecção que se encontra por debaixo do
                                                          volante e retirar o Quadrante

                                                          5º passo

                                                          Fazer passar os fios para o interior do carro



                                                          6º passo

                                                          um dos fios (de preferência tudo menos vermelho)
                                                          ligar ao terminal do CR que diz W

                                                          7º passo

                                                          Pegar no outro fio e através de um terminal tipo
                                                          "anilha" (para apertar com um parafuso) e ligar
                                                          á massa (chassi) do carro

                                                          8º passo

                                                          Procurar um fio que ligue com a ignição
                                                          (+12V), expecto o que vai para o manipulo dos
                                                          piscas e limpa parabrisas, senão pode influenciar
                                                          o ponteiro do CR quando estes estiverem a funcionar
                                                          (piscas e limpa parabrisas).

                                                          9º passo

                                                          Descarnar esse fio, e depois ligar a ponta de um (outro)
                                                          fio de preferência vermelho, mas não se esqueçam de isolar
                                                          a ligação com fita adesiva

                                                          10º passo

                                                          A ponta do fio (vermelho) que ficou solta, ligar com uma ficha tipo "banana"
                                                          ao terminal do CR que diz +(mais)


                                                          Um esquema da ligação:


                                                          E está pronto, é só dar á chave...




                                                          Espero ter sido útil...

                                                          Abraços
                                                          In: Mercedesbnezclubeportugal
                                                          Editado pela última vez por Maraki; 02 November 2012, 08:49.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            E aqui fica o caso de um que não tinha o orifício:

                                                            Originalmente Colocado por peixoto1 Ver Post
                                                            para quem nao tem a furaçao para o sensor do CR,aqui fica a modificaçao a fazer



                                                            boa tarde a todos.
                                                            ca estou eu para vos dizer que o meu CR ja mexe,
                                                            aqui fica o que foi feito.
                                                            mal cheguei ao mecanico,fomos logo ver se tinha ou nao furaçao para colocar o sensor.
                                                            ja tava a imaginar...nao tinha.
                                                            no local onde leva o sensor achamos o meio,e comesamos a furar com uma broca de 3 ou 4 mm.
                                                            depois folos alargadndo até chegar a medida exata do sensor.
                                                            depois de colocar o sensor no locar,marcamos o ponto para fazer a rosca para o fixar.
                                                            fizemos a rosca,fixamos.
                                                            baixamos o carro do elevador,liguei os dois terminais tipo banana ao dois terminais machos do sensor.
                                                            de referir que o quadrante ja estava no locar certo e tudo ligado direitinho,como o amigo R31 me tinha dito.
                                                            demos a chave,e pronto...
                                                            CR a funcionar...
                                                            tenho algumas fotos,mas nao muito descriminado...
                                                            aqui ficam as fostos...


























                                                            e pronto esta foi a operaçao feita.para colocar o sensor no local certo.



                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X