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Problema Clio II 1.4

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    Problema Clio II 1.4

    O Clio II 1.4 16v da Maria anda a "roncar" mais que o devido. Ela já me tinha tentado explicar "a coisa" à cerca de 2 semanas mas eu pensei que era impressão dela.

    Ontem andei alguns km com o carro e detectei o seguinte:
    - Em ponto morto o barulho é normal
    - Olhei por baixo do carro e o aspecto da panela está 5* não apresentado furos ou batidas (pelo menos numa análise assim a olhómetro)
    - Quando se arranca o barulho é normal e não faz o barulho típico de uma panela furada
    - A partir dos 50km/h e mesmo com rotação baixa surge o "leão" e faz o barulho característico de uma panela rota.

    Alguém me pode dar uma luz do que poderá estar a provocar esta situação?

    #2
    É uma bobine, quase de certeza.

    Comentário


      #3
      Obrigado pela prontidão da resposta. Foram substituídas 2 à cerca de 1 ano e meio e não me recordo do carro "roncar" desta forma.

      Qual o melhor método para saber qual q bobine a substituir sem ter de levar à oficina para ligarem à máquina?

      Comentário


        #4
        Quando surge o "leão" este aumenta a "voz" com a velocidade ou com a rotação do motor?

        Ou seja, a "voz" a 50km/h e em 5ª velocidade é igual à "voz" na mesma a 50km/h mas em 4ª ou 3ª velocidades?


        (velocidades iguais, regimes de motor diferentes)

        Comentário


          #5
          A caixa é auto, por isso a 50km/h vai em 2ª ou 3ª mas a "voz" sobe com a velocidade. A 30km/h e independentemente da rotação, o trabalhar é normal.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
            A caixa é auto, por isso a 50km/h vai em 2ª ou 3ª mas a "voz" sobe com a velocidade. A 30km/h e independentemente da rotação, o trabalhar é normal.
            Pois, estes dados são fundamentais e tira logo de parte algo que tenha a ver com o motor.

            Tens algo relacionado com a transmissão.
            Poderás ter, inclusivé, algum rolamento que esteja gripado.
            Este é o problema menor.

            Um problema maior será eventualmente um problema na caixa de velocidades.

            A bobine quando dá problemas nada se relaciona com um barulho diferente no motor.
            Trata-se de um funcionamento errático.
            Pode trabalhar inconstante, pode trabalhar a 3 cilindros até, mas fazer um barulho de "leão" e só se sentir acima dos 50km/h coloca logo de parte esta hipótese.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
              Pois, estes dados são fundamentais e tira logo de parte algo que tenha a evr com o motor.

              Tens algo relacionado com a transmissão.
              Poderás ter, inclusivé, algum rolamento que esteja gripado.
              Este é o problema menor.

              Um problema maior será eventualmente um problema na caixa de velocidades.
              A caixa não apresenta qualquer erro no painel de instrumentos e tem um comportamento normal. Espero que seja algo menos complicado.

              Obrigado pela dica.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post

                A bobine quando dá problemas nada se relaciona com um barulho diferente no motor.
                Trata-se de um funcionamento errático.
                Pode trabalhar inconstante, pode trabalhar a 3 cilindros até, mas fazer um barulho de "leão" e só se sentir acima dos 50km/h coloca logo de parte esta hipótese.
                Errado. Quando uma bobine falha, o barulho de motor altera-se bastante e fica parecido com o relatado no post inicial. Quando o senti pela primeira vez, pensei que tivesse o escape roto.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                  Quando o senti pela primeira vez, pensei que tivesse o escape roto.
                  Foi essa a minha 1ª reacção ontem. Disse que a panela estava rota e que esta semana ia levar o carro a uma casa de escapes. Mas depois reparei que parado ao ralenti o barulho não era de "escape roto".

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                    Errado. Quando uma bobine falha, o barulho de motor altera-se bastante e fica parecido com o relatado no post inicial. Quando o senti pela primeira vez, pensei que tivesse o escape roto.
                    Ok, estou errado.

                    Comentário


                      #11
                      Então gostaria de saber porque é que só se revela a 50 km/h independentemente da rotação.

                      Mais uma vez da bobine não é.

                      Está relacionado com algo independente do motor.

                      Comentário


                        #12
                        Não é invulgar as bobinas trabalharem bem a regimes baixos e passarem a trabalhar mal com o aumento de rotação. Não estou a dizer que seja disso, mas é um caso a ver. Lembro-me de casos com estes Clios em que uma bobina compatível de um outro fabricante dava chatices à mesma (e até era um fabricante reputado, julgo que Delphi ou Denso). O problema das de origem (Sagem ou Magneti Marelli, não sei ao certo) se estragam com facilidade.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                          Então gostaria de saber porque é que só se revela a 50 km/h independentemente da rotação.

                          Mais uma vez da bobine não é.

                          Está relacionado com algo independente do motor.

                          Até pode ser, Mad. As bobinas do motor normalmente têm um condensador em paralelo, formando um circuito sintonizado a uma determinada frequência angular (é um sistema regido por uma equação diferencial de segunda ordem, tal como uma suspensão - pêndulo elástico). Se a bobina formar um curto nalgumas espiras lá se vai a sintonia - pode não ser importante ao ralenti, mas a regimes mais elevados é. Pode dar-se também o caso desse curto não ser permanente, mas com a subida da tensão do alternador a diferença de potencial entre as espiras provocar um arco eléctrico interno à bobina que não se manifesta a regimes mais baixos. Tudo isto são "ses", mas serve para te explicar que as bobinas podem ter comportamentos estranhos por vezes.

                          Comentário


                            #14
                            A questão nem está tanto no barulho ou na velocidade a que aparece.

                            Está na independência do som relativa ao regime de motor.
                            Aqui é que está o ponto chave deste problema.

                            Conheci um Clio II com problema na bobine - avariou à minha frente e à frente do dono.
                            O trabalhar errático e pouco depois passou a 3 cilindros.

                            Poderá traduzir-se num som de "leão", não sei mas se o JGTB teve o problema disse que sim, tudo bem.
                            Mas a questão chave não está aqui.

                            No entanto seria interessante saber se o barulho neste caso também aumentava com a velocidade ou com a rotação.

                            Se se confirmar que era com a velocidade, corto o pulsos...
                            Editado pela última vez por MadDragon; 29 October 2012, 11:18.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                              Até pode ser, Mad. As bobinas do motor normalmente têm um condensador em paralelo, formando um circuito sintonizado a uma determinada frequência angular (é um sistema regido por uma equação diferencial de segunda ordem, tal como uma suspensão - pêndulo elástico). Se a bobina formar um curto nalgumas espiras lá se vai a sintonia - pode não ser importante ao ralenti, mas a regimes mais elevados é. Pode dar-se também o caso desse curto não ser permanente, mas com a subida da tensão do alternador a diferença de potencial entre as espiras provocar um arco eléctrico interno à bobina que não se manifesta a regimes mais baixos. Tudo isto são "ses", mas serve para te explicar que as bobinas podem ter comportamentos estranhos por vezes.
                              Certo e esse fenómeno também acontece nos alternadores.
                              Mas tal e qual nos alternadores, a zoada aumenta com o regime.

                              Aparentemente não é o que acontece aqui.

                              PS - de vez em quando aparecem fenómenos destes nas BOXES. Isto é que dá gosto desvendar.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                A questão nem está tanto no barulho ou na velocidade a que aparece.

                                Está na independência do som relativa ao regime de motor.
                                Aqui é que está o ponto chave deste problema.

                                Conheci um Clio II com problema na bobine - avariou à minha frente e à frente do dono.
                                O trabalhar errático e pouco depois passou a 3 cilindros.

                                Poderá traduzir-se num som de "leão", não sei mas se o JGTB teve o problema disse que sim, tudo bem.
                                Mas a questão chave não está aqui.

                                No entanto seria interessante saber se o barulho neste caso também aumentava com a velocidade ou com a rotação.

                                Se se confirmar que era com a velocidade, corto o pulsos...
                                Eu só conduzi o carro ontem e por poucos km, daí o meu testemunho poder não ser o desejável. Segundo me apercebi o barulho acompanha a velocidade e só se manifesta a partir dos 50k/h (+/-).

                                Como já referi anteriormente o som é idêntico ao da panela de escape roto.

                                Comentário


                                  #17
                                  Tens mecânico de confiança?

                                  Se sim leva-lhe o carro e depois estás obrigado a vir cá contar o veredicto.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                    Tens mecânico de confiança?

                                    Se sim leva-lhe o carro e depois estás obrigado a vir cá contar o veredicto.
                                    Sim, tenho mas só lá vou na 6ª. Garanto que depois relato o desfecho.

                                    Se entretanto tiver oportunidade de testar o carro com mais atenção também digo qualquer coisa.

                                    Obrigado a todos pelas dicas. Fico contente se for um problema "apenas" de bobines.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                      Certo e esse fenómeno também acontece nos alternadores.
                                      Mas tal e qual nos alternadores, a zoada aumenta com o regime.

                                      Aparentemente não é o que acontece aqui.

                                      PS - de vez em quando aparecem fenómenos destes nas BOXES. Isto é que dá gosto desvendar.

                                      Bem, ao que me apercebo a zoada aparece com a subida do regime (e se calhar depois acompanha o aumento, os donos podem é não ter vontade de ter forçado - e bem!).

                                      Se a bobina provocar uma faísca deficiente ou fora do tempo podes muito bem ter gasolina a passar para o escape ainda por queimar. A um regime ligeiramente mais alto, em que o tempo de combustão é necessariamente mais curto, isto é ainda mais notório.



                                      PS: é, isto de se andar a fazer CSI aos carros tem a sua piada! Opa opa sucateiro style..!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                        Bem, ao que me apercebo a zoada aparece com a subida do regime (e se calhar depois acompanha o aumento, os donos podem é não ter vontade de ter forçado - e bem!).

                                        Se a bobina provocar uma faísca deficiente ou fora do tempo podes muito bem ter gasolina a passar para o escape ainda por queimar. A um regime ligeiramente mais alto, em que o tempo de combustão é necessariamente mais curto, isto é ainda mais notório.



                                        PS: é, isto de se andar a fazer CSI aos carros tem a sua piada! Opa opa sucateiro style..!
                                        Não foi isso que o user disse.
                                        Referiu que aumentava com a velocidade e não com a rotação.

                                        Só ele então nos poderá elucidar melhor...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                          Bem, ao que me apercebo a zoada aparece com a subida do regime (e se calhar depois acompanha o aumento, os donos podem é não ter vontade de ter forçado - e bem!).

                                          Se a bobina provocar uma faísca deficiente ou fora do tempo podes muito bem ter gasolina a passar para o escape ainda por queimar. A um regime ligeiramente mais alto, em que o tempo de combustão é necessariamente mais curto, isto é ainda mais notório.



                                          PS: é, isto de se andar a fazer CSI aos carros tem a sua piada! Opa opa sucateiro style..!

                                          Perguntei agora à Maria se notou algo de anormal nos últimos dias além do barulho. Disse que já sentiu um cheiro a "fios queimados" mas que podia ser impressão dela.

                                          Espero que isso possa dar mais algumas pistas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                            Não foi isso que o user disse.
                                            Referiu que aumentava com a velocidade e não com a rotação.

                                            Só ele então nos poderá elucidar melhor...
                                            Com uma caixa automática é difícil de dizer, às tantas a 50km/h tem uma 3ª engatada em todas as situações (deve ser caixa de 4, nestes Clios). Mas lá nisso tens razão, só com mais ensaios e mais atenção é que as coisas se descobrem.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                                              Perguntei agora à Maria se notou algo de anormal nos últimos dias além do barulho. Disse que já sentiu um cheiro a "fios queimados" mas que podia ser impressão dela.

                                              Espero que isso possa dar mais algumas pistas.

                                              Eu estou para aqui a escrever sem ver o carro, logo tudo o que eu digo pode ser acertado ou então estar a falhar completamente o tiro no porta-aviões.

                                              Em todo o caso, o tal cheiro a queimado aponta para arco eléctrico a saltar algures onde não deve (possivelmente dentro das bobinas, como já referi).

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                Com uma caixa automática é difícil de dizer, às tantas a 50km/h tem uma 3ª engatada em todas as situações (deve ser caixa de 4, nestes Clios). Mas lá nisso tens razão, só com mais ensaios e mais atenção é que as coisas se descobrem.
                                                A caixa é gerida conforme o peso no pé direito. Numa condução calma a 50km/h vai em 3ª a 1500 rpm (+/-). De qualquer forma espero logo dar uma voltinha e estar mais atento a todos os pontos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  a caixa é auto mas de certeza que da para colocar em modo MANUAL/sequencial.. logo a questão é pertinente..
                                                  a 50km/h em 2ª faz o mesmo barulho que a 50km/h em 3ª e a 50km/h em quarta?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por maxpayne Ver Post
                                                    a caixa é auto mas de certeza que da para colocar em modo MANUAL/sequencial.. logo a questão é pertinente..
                                                    a 50km/h em 2ª faz o mesmo barulho que a 50km/h em 3ª e a 50km/h em quarta?
                                                    Não tem modo sequencial.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                      A questão nem está tanto no barulho ou na velocidade a que aparece.

                                                      Está na independência do som relativa ao regime de motor.
                                                      Aqui é que está o ponto chave deste problema.

                                                      Conheci um Clio II com problema na bobine - avariou à minha frente e à frente do dono.
                                                      O trabalhar errático e pouco depois passou a 3 cilindros.

                                                      Poderá traduzir-se num som de "leão", não sei mas se o JGTB teve o problema disse que sim, tudo bem.
                                                      Mas a questão chave não está aqui.

                                                      No entanto seria interessante saber se o barulho neste caso também aumentava com a velocidade ou com a rotação.

                                                      Se se confirmar que era com a velocidade, corto o pulsos...
                                                      O barulho manifesta-se ao ralenti e o carro fica, efetivamente, a trabalhar a três cilindros. A verdade é que quanto mais aceleras, mais se acentua o barulho. Já mudei mais que uma bobine, por isso já estou especialista.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                        O barulho manifesta-se ao ralenti e o carro fica, efetivamente, a trabalhar a três cilindros. A verdade é que quanto mais aceleras, mais se acentua o barulho. Já mudei mais que uma bobine, por isso já estou especialista.
                                                        Presumindo que será mesmo um problema de bobines (assim espero) quais são os valores e marcas recomendadas para este carro?

                                                        Obrigado.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                          Tens algo relacionado com a transmissão.
                                                          Poderás ter, inclusivé, algum rolamento que esteja gripado.
                                                          Este é o problema menor.
                                                          Quem sabe, sabe!

                                                          Foi hoje ao Sr. Dr. e já foi diagnosticado. Sexta vai ser substituido o rolamento do eixo traseiro que gripou.

                                                          Foi sem dúvida uma ajuda preciosa. Não querendo abusar, aconselhas-me a substituir ambos no eixo, ou apenas o que gripou?

                                                          Obrigado

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                            O barulho manifesta-se ao ralenti e o carro fica, efetivamente, a trabalhar a três cilindros. A verdade é que quanto mais aceleras, mais se acentua o barulho. Já mudei mais que uma bobine, por isso já estou especialista.
                                                            Eu acredito que saibas diagnosticar um problema de bobine, mas claramente este não era o caso e nem era necessário eu já ter visto, ao vivo, um problema semelhante.

                                                            Tinha tudo para não ser um problema destes, começando na independência relacionada com o regime do motor, passando por se manifestar apenas a 50km/h e acabando no simples facto do dono não relatar qualquer problema no funcionamento do motor.

                                                            Convenhamos que um trabalhar a 3 cilindros é algo demasiado evidente, mesmo para quem não sabe o que um clindro é.

                                                            Comentário

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