Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Navios afundados ao largo de Portimão (Projecto "Ocean Revival")

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Navios afundados ao largo de Portimão (Projecto "Ocean Revival")

    Não encontrei mais nenhum tópico sobre isto.

    Foram afundados na terça feira e estão agora disponíveis os vídeos a bordo durante a operação.

    Veja como foram afundados os navios de guerra em Portimão - Expresso.pt
    Veja como foram afundados os navios de guerra em Portimão

    A corveta "Oliveira e Carmo" e o navio-patrulha "Zambeze" foram afundados ao largo de Portimão. O Expresso teve acesso às câmaras do navio, que permitem vê-lo a afundar-se.




    "Serviram Portugal durante muitos anos e vão continuar a servir. Estarão a navegar, no fundo...". As palavras de Luis Sá Couto, coordenador do projeto "Ocean Revival", referem-se aos dois primeiros navios a serem naufragados ao largo de Portimão, a corveta "Oliveira e Carmo" e o navio-patrulha "Zambeze", que irão servir de "casa" à fauna marinha e de atração turística.

    Os navios estavam inoperacionais no cais da Lisnave, em Almada, e foram cedidos gratuitamente à Câmara Municipal de Portimão, mas o custo do afundamento, cerca de um milhão de euros, foi assumido por privados, entre eles Luis Sá Couto, dono do centro de mergulho Subnauta de Portimão. Ainda assim, o acesso aos navios será possível a qualquer mergulhador, a título gratuito.

    "A Subnauta e a Navaltrade juntaram-se para preparar os navios, limpá-los de óleos e de outros produtos. Foram também abertas entradas verticais para permitir uma melhor navegação aos mergulhadores dentro do barco", explica Luis Sá Couto.

    Dois minutos e 21 segundos foi o tempo que a corveta "Oliveira e Carmo" demorou a chegar ao fundo do oceano Atlântico, depois de ter sido afundada a cerca de três milhas a sudoeste de Portimão.

    O afundamento da "Oliveira e Carmo" ocorreu a 30 de Outubro às 11h38, na sequência de uma explosão controlada. O mesmo aconteceu com o Zambeze, afundado às 16h04, que demorou cerca de três minutos a afundar-se.

    A ação foi executada por uma empresa canadiana especializada neste tipo de operações e os explosivos - que permitem o corte do aço, quando do rebentamento - vieram dos Estados Unidos da América sob elevadas medidas de segurança."A ideia era fazer algo de mediático e espetacular para colocar Portugal como destino de mergulho mundial", explica ao Expresso o promotor do projeto "Ocean Revival".

    Em 2004, algo de semelhante foi feito na Europa, com o afundamento do Sylla, um navio de guerra britânico. Mas é a primeira vez que se afunda quatro navios de uma Armada, criando um verdadeiro museu subaquático.

    Os dois outros navios, o navio hidrográfico "Almeida Carvalho" e o maior de todos, a fragata "Hermenegildo Capelo", estão ainda a ser preparados para o afundamento, e deverão ir ao fundo até maio do próximo ano.

    Vídeo: Imagens inéditas afundamento Corveta Oliveira e Carmo - SAPO Vídeos

    Navios de guerra afundados em Portimão - Expresso.pt
    Navios de guerra afundados em Portimão

    Corveta 'Oliveira e Carmo' e navio-patrulha 'Zambeze' foram os primeiros de quatro antigos barcos da Marinha portuguesa a ser afundados propositadamente, com o objetivo de criar um polo de turismo subaquático.




    Dois minutos e 21 segundos foi o tempo que a corveta 'Oliveira e Carmo' demorou a chegar ao fundo do oceano Atlântico, depois de ter sido propositadamente afundada a cerca de três milhas a sudoeste de Portimão.
    O episódio ocorreu esta manhã, às 11h38, e na sequência de uma explosão controlada a antiga corveta jaz agora a cerca de 30 metros de profundidade. Durante a tarde, o navio-patrulha 'Zambeze' teve idêntico destino. A ação foi executada por uma empresa canadiana, especializada nestes procedimentos.

    "Os navios ficaram na posição que estava programada, ou seja, direitos e a cerca de 30 metros de profundidade", sublinha Luís Sá Couto, promotor do projeto Ocean Revival. Os dois navios, que durante cerca de 40 anos serviram a Marinha portuguesa, ficaram hoje "sepultados" no mar a três milhas a sudoeste de Portimão (uma milha náutica equivale a 1852 metros) e a cerca de 1,5 milhas da praia de Alvor, em Portimão, no parque subaquático, cujo investimento está estimado em cerca de três milhões de euros.



    Antes de serem afundados, os navios foram limpos dos resíduos como óleos e amiantos, de forma a garantir que a operação não tem implicações ambientais negativas. Os trabalhos de descontaminação dos quatro navios custaram cerca de 2,4 milhões de euros, verba que foi angariada pela empresa junto de grupos privados.

    Para o Comandante de Marinha Gomes de Sousa, um dos últimos a prestar serviço a bordo da corveta 'Oliveira e Carmo', o evento motivou sentimentos contraditórios. "Tive alguma pena, mas a alternativa seria o desmantelamento e a reciclagem. Assim, desta forma, o navio fica preservado", adiantou ao Expresso.

    O afundamento da corveta 'Oliveira e Carmo' foi o primeiro de outros três que serão executados proximamente. Durante a tarde, na mesma zona, foi a vez do 'Zambeze' ir ao fundo.

    Estas ações inserem-se no projeto Ocean Revival, que pretende dinamizar o turismo subaquático ao largo da costa algarvia, uma vez que os barcos servirão agora de recife natural de algumas das espécies marinhas existentes no Atlântico.

    O projeto Ocean Revival tem o apoio da Câmara Municipal de Portimão e da Marinha Portuguesa e é liderado pela empresa Subnauta, do empresário Luís Sá Couto. Este responsável prevê que os outros dois navios "cheguem a Portimão ainda este ano, para que se inicie a preparação para o afundamento, previsto para março de 2013".

    Veja os vídeos dos dois afundamentos:Navios de guerra afundados em Portimão - Expresso.pt

    #2
    custa-me a ver mandar estes navios ao fundo, parece que estão a varrer o lixo para debaixo do tapete.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
      custa-me a ver mandar estes navios ao fundo, parece que estão a varrer o lixo para debaixo do tapete.
      A vida marinha costuma ficar agradecida.

      A carteira do contribuinte é que já não sei...está ali muito metal para reciclar!?

      Comentário


        #4
        fica agradecida porque? aquilo é contra natura

        comparo isto a mandar pneus para o fundo do mar..

        Comentário


          #5
          Parece-me uma excelente iniciativa.

          Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
          A vida marinha costuma ficar agradecida.

          A carteira do contribuinte é que já não sei...está ali muito metal para reciclar!?
          É uma questão de fazer as contas, quanto tempo demorará a arrecadar em impostos (provenientes de um possível aumento do turismo sub-aquático) o dinheiro que daria a reciclagem?

          Comentário


            #6
            Isto já é pratica comum em muitos paises ... estes navios são um chamariz para mergulhadores , estimula a economia, promove o crescimento de fauna maritima... em vez de ficarem a apodrecer numa sucata.

            Achei muito bem.

            Comentário


              #7
              Fico a pensar no que acontece ao ecossistema local ao mandar metais, tintas e óleos para lá...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                Fico a pensar no que acontece ao ecossistema local ao mandar metais, tintas e óleos para lá...
                Tudo o que era nocivo para o ecossistema foi retirado.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                  fica agradecida porque? aquilo é contra natura

                  comparo isto a mandar pneus para o fundo do mar..
                  Já foi respondido. Mas pelo que se vê e diz em programas sobre vida sub aquática tem um efeito oposto a mandar pneus para o mar

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                    Tudo o que era nocivo para o ecossistema foi retirado.
                    Nem podia ser de outra forma...mas estamos a falar de Portugal por isso não meto as mãos no fogo

                    Comentário


                      #11
                      Li este verão em Portimão alguma info sobre esta iniciativa e se bem me recordo é patrocinada por capitais privados sendo que o Estado deu navios que já estavam para abate.

                      Os navios foram alvo de tratamento especial e todo o projecto penso que alvo de estudo ambiental positivo.

                      O retorno estimado em termos de vida subaquatica e turismo era positivo.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                        Nem podia ser de outra forma...mas estamos a falar de Portugal por isso não meto as mãos no fogo

                        Podes ficar descansado

                        Já agora o projecto é privado, assim como os fundos para o seu desenvolvimento (aliás, até podem contribuir se quiserem), descansem que não é "com o nosso dinheiro".

                        Para além da componente turística, esses navios vão servir de objecto de estudo da vida marinha, o projecto prevê ainda a construção de um museu em Portimão. Na sequência do projecto vai também ser oferecida uma câmara hiperbárica ao hospital do Algarve.

                        Como é costume por cá, antes de conhecerem o projecto e todas as suas dimensões já estão a criticar... e não, não tenho nenhuma ligação ao projecto.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Cavin Ver Post
                          Podes ficar descansado

                          Já agora o projecto é privado, assim como os fundos para o seu desenvolvimento (aliás, até podem contribuir se quiserem), descansem que não é "com o nosso dinheiro".

                          Para além da componente turística, esses navios vão servir de objecto de estudo da vida marinha, o projecto prevê ainda a construção de um museu em Portimão. Na sequência do projecto vai também ser oferecida uma câmara hiperbárica ao hospital do Algarve.

                          Como é costume por cá, antes de conhecerem o projecto e todas as suas dimensões já estão a criticar... e não, não tenho nenhuma ligação ao projecto.
                          Eu não conheço o projecto nem preciso de conhecer. Coloquei apenas uma questão acerca da carteira do contribuinte.
                          Se rend€u alguma coisa ao estado, se o estado teve de pagar alguma coisa, se a alternativa de vender os navios para sucata não seria mais vantajosa monetariamente!

                          A pergunta e a crítica (que até nem foi o caso, porque nem mencionei o projecto) ainda têm conotação positiva por estes lados, obrigado

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                            A pergunta e a crítica (que até nem foi o caso, porque nem mencionei o projecto) ainda têm conotação positiva por estes lados, obrigado
                            Citei-te e respondi-te no primeiro parágrafo do meu comentário.

                            O restante não era destinado a ti e nem sequer era particularmente para ninguém que aqui comentou, era um apontamento que não vinha na notícia e que considerei relevante mencionar. Aliás, como tu dizes e bem, não se podia dirigir a ti porque nem sequer tocaste nos pontos que eu referi.

                            [EDIT] quanto à pergunta se rendeu ou não dinheiro ao Estado não sei responder mas sei que o Estado também não gastou dinheiro

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                              Fico a pensar no que acontece ao ecossistema local ao mandar metais, tintas e óleos para lá...

                              "A Subnauta e a Navaltrade juntaram-se para preparar os navios, limpá-los de óleos e de outros produtos. "

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                                "A Subnauta e a Navaltrade juntaram-se para preparar os navios, limpá-los de óleos e de outros produtos. "

                                Há mais...

                                "Antes de serem afundados, os navios foram limpos dos resíduos como óleos e amiantos, de forma a garantir que a operação não tem implicações ambientais negativas. Os trabalhos de descontaminação dos quatro navios custaram cerca de 2,4 milhões de euros, verba que foi angariada pela empresa junto de grupos privados."

                                Comentário


                                  #17
                                  Na sucata ainda eram uns trocos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                    Na sucata ainda eram uns trocos.
                                    No fundo do mar provavelmente serão uns milhões

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
                                      No fundo do mar provavelmente serão uns milhões
                                      Quase de certeza. Mesmo que não seja, ninguém está a contar.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Lembram-se do Bolama, depois de ter ido ao fundo passou também a ser um destino turístico?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                          Lembram-se do Bolama, depois de ter ido ao fundo passou também a ser um destino turístico?
                                          Tem resultado bem?
                                          deve ser giro andar lá por dentro.

                                          Comentário


                                            #22
                                            E que tal fazer do navio algo tipo isto?

                                            Navio-Museu Santo André :: Museu Marítimo de Ílhavo



                                            Comentário


                                              #23
                                              Sempre que se toma uma iniciativa há sempre críticas... é fantástico...

                                              Afundar navios para criar pontos de mergulho e/ou sistemas de ecosistema é super comum e faz-se em centenas de países.

                                              Parece-me uma excelente iniciativa.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                Tem resultado bem?
                                                deve ser giro andar lá por dentro.
                                                No Bolama?!?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                  Sempre que se toma uma iniciativa há sempre críticas... é fantástico...
                                                  Se fosse 1 ciclovia ja todos aplaudiam, agora como é algo ainda pouco conhecido cá.......

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Até pode ter vantagens económicas etc.. mas para mim não passa de encher com entulho o fundo do mar

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                                      Até pode ter vantagens económicas etc.. mas para mim não passa de encher com entulho o fundo do mar
                                                      O "entulho" facilita a fixação de vida marinha naquele ponto. Vais ter todo um novo ecossistema que sem o "entulho" nunca ali iria existir.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                                        Até pode ter vantagens económicas etc.. mas para mim não passa de encher com entulho o fundo do mar
                                                        Não é entulho! é ferro que faz de suporte a natureza e que de qualquer maneira, daqui umas décadas terá desaparecido.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Ainda alguem de lembra a cancelar os programas de investigação espacial e o lançamento de naves espaciais para não encher o espaço de entulho

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                            Ainda alguem de lembra a cancelar os programas de investigação espacial e o lançamento de naves espaciais para não encher o espaço de entulho
                                                            Atençao que ja é outro campeonato, é que esse entulho ja obrigou a ISS a mudar de posiçao penso que 2 vezes.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X