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hipotético desgaste 4.2 TDI vs 250CDI

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    [Comparativo] hipotético desgaste 4.2 TDI vs 250CDI

    Estava eu hoje a andar pela rua quando me deparo num semáforo, um ao lado do outro com um A8 4.2 TDI e um C250 CDI, ao olhar para o audi veio-me logo à memória que até não há muito tempo era o diesel mais potente do mercado, tendo sido depois, ultrapassado pela BMW.

    Após isso comecei a pensar num hipotético comparativo de longa duração, olhando apenas para os motores e imaginando por exemplo que o mercedes apenas tenha percorrido 50 mil km e o Audi 100 mil poderá dizer se que ambos obtiveram o mesmo tipo de desgaste?
    O que eu não sei é se se pode dizer que por exemplo um cilindro num V8 com a mesma quilometragem de um 4 cilindros fez menos "ciclos" ?

    Qual a vossa opinião?

    Audi
    V 8
    4.1 litre
    4134 cc
    (252.272 cu in)
    83 × 95.5 mm
    3.27 × 3.76 in
    0.87
    DOHC
    4 valves per cylinder
    32 Total valves
    326.5 PS (322 bhp) (240.1 kW)
    at 3750 rpm
    77.9 bhp/litre
    1.28 bhp/cu in
    650 Nm (479 ft·lb) (66.3 kgm)
    at 1600-3500 rpm
    157.23 Nm/litre
    Wet sumped
    16.5:1
    common rail direct diesel injection
    1975.8 kPa (286.6 psi)
    Water
    516.75
    Turbo D.
    2 turbochargers
    Mercedes-Benz
    Straight 4
    2.1 litre
    2143 cc
    (130.774 cu in)
    83 × 99 mm
    3.27 × 3.9 in
    0.84
    DOHC
    4 valves per cylinder
    16 Total valves
    203.8 PS (201 bhp) (149.9 kW)
    at 4200 rpm
    93.8 bhp/litre
    1.54 bhp/cu in
    500 Nm (369 ft·lb) (51 kgm)
    at 1600 rpm
    233.32 Nm/litre
    cast iron block; aluminium head
    Wet sumped
    16.2:1
    common rail direct diesel injection
    2932 kPa (425.2 psi)
    Water
    535.75
    Turbo D.

    #2
    Originalmente Colocado por S2 Ver Post
    Estava eu hoje a andar pela rua quando me deparo num semáforo, um ao lado do outro com um A8 4.2 TDI e um C250 CDI, ao olhar para o audi veio-me logo à memória que até não há muito tempo era o diesel mais potente do mercado, tendo sido depois, ultrapassado pela BMW.

    Após isso comecei a pensar num hipotético comparativo de longa duração, olhando apenas para os motores e imaginando por exemplo que o mercedes apenas tenha percorrido 50 mil km e o Audi 100 mil poderá dizer se que ambos obtiveram o mesmo tipo de desgaste?
    O que eu não sei é se se pode dizer que por exemplo um cilindro num V8 com a mesma quilometragem de um 4 cilindros fez menos "ciclos" ?

    Qual a vossa opinião?

    Audi
    V 8
    4.1 litre
    4134 cc
    (252.272 cu in)
    83 × 95.5 mm
    3.27 × 3.76 in
    0.87
    DOHC
    4 valves per cylinder
    32 Total valves
    326.5 PS (322 bhp) (240.1 kW)
    at 3750 rpm
    77.9 bhp/litre
    1.28 bhp/cu in
    650 Nm (479 ft·lb) (66.3 kgm)
    at 1600-3500 rpm
    157.23 Nm/litre
    Wet sumped
    16.5:1
    common rail direct diesel injection
    1975.8 kPa (286.6 psi)
    Water
    516.75
    Turbo D.
    2 turbochargers
    Mercedes-Benz
    Straight 4
    2.1 litre
    2143 cc
    (130.774 cu in)
    83 × 99 mm
    3.27 × 3.9 in
    0.84
    DOHC
    4 valves per cylinder
    16 Total valves
    203.8 PS (201 bhp) (149.9 kW)
    at 4200 rpm
    93.8 bhp/litre
    1.54 bhp/cu in
    500 Nm (369 ft·lb) (51 kgm)
    at 1600 rpm
    233.32 Nm/litre
    cast iron block; aluminium head
    Wet sumped
    16.2:1
    common rail direct diesel injection
    2932 kPa (425.2 psi)
    Water
    535.75
    Turbo D.
    Oi? BMW
    Editado pela última vez por WARXYU; 02 November 2012, 13:05.

    Comentário


      #3
      Acho que não se deve/pode levar as coisas por aí. Tem mais cilindros menor desgaste.

      Mas não percebo muito de mecanica.

      Comentário


        #4
        É um assunto que "não tem ponta por onde se lhe pegue", porque não há nada que possa-mos comparar e tirar conclusões ! Carros diferentes, motores diferentes, etc.. tudo diferente.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por WARXYU Ver Post
          Oi?
          A Audi possuía com este motor o título do motor mais potente diesel à venda, tendo sido batida pela BMW alguns anos mais tarde

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
            É um assunto que "não tem ponta por onde se lhe pegue", porque não há nada que possa-mos comparar e tirar conclusões ! Carros diferentes, motores diferentes, etc.. tudo diferente.
            O factor comum aqui é o desgaste das partes que se movem, então para ser mais rigoroso, ambos os motores num laboratório, mesma quilometragem, mesmo número de horas em fucionamento, depois ambos desmontados e verificados os sinais de desgaste normais, cilindros etc...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por S2 Ver Post
              A Audi possuía com este motor o título do motor mais potente diesel à venda, tendo sido batida pela BMW alguns anos mais tarde
              e continua a ser a Audi com o 5.0 TDI do Q7

              Q7 V12 TDI (2008-)

              The engine was based on the diesel technology from Audi R10 TDI race car, but with larger displacement. The engine was rated at 500 PS (370 kW; 490 hp) and 1,000 N·m (740 lb·ft), making it the only twelve-cylinder diesel engine used in any passenger car. It has 0–100 km/h acceleration of 5.5 seconds. The Q7 V12 TDI according to Audi is the best handling Q7 due to a revised suspension, tires and brakes. Audi claims the Q7 V12 TDI can handle a lateral inclination of over .9 g on a 300-foot (91 m) skid-pad.[14]
              The concept vehicle originally appeared at the 2006 Paris Motor Show.
              Audi had announced V12 diesel version for the US market using diesel emission treatment technology jointly developed with Volkswagen and Mercedes-Benz under the label "BlueTec".[15] Audi cancelled the plan to federalize the Q7 V12 TDI for the US market due in part to the global financial crisis of 2008.[16]
              This V12 version is now available only per special order. The German Audi website no longer has listing or any information about its V12 version of Q7. The auto listing websites, mobile.de, has shown the 2012 model year availability of V12 version.
              Editado pela última vez por JDEM; 02 November 2012, 13:15.

              Comentário


                #8
                As mesmas RPM's , Mesmo material usado , mesmo bloco tudo 100% igual ... Penso que o desgaste é o mesmo.

                Comentário


                  #9
                  Lá por um motor ser mais pequeno ou ter menos cilindros não implica que seja menos fiável ou neste caso durável.

                  A história automobilística tem-nos ensinado isso.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por WARXYU Ver Post
                    Oi? BMW
                    fizeste quote ao post inteiro pra dizer isso???

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                      As mesmas RPM's , Mesmo material usado , mesmo bloco tudo 100% igual ... Penso que o desgaste é o mesmo.
                      Se falarmos em desgaste por cilindro, é menor no V8.
                      Editado pela última vez por Crysis; 02 November 2012, 14:46.

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