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    motor acelarado

    boas
    desde que pus a embraiagem nova no carro quando ponho o carro em ponto morto, o motor fica acelerado, já anda assim há 8 dias.
    será que ainda está afinar a embraiagem?

    #2
    Originalmente Colocado por truck Ver Post
    boas
    desde que pus a embraiagem nova no carro quando ponho o carro em ponto morto, o motor fica acelerado, já anda assim há 8 dias.
    será que ainda está afinar a embraiagem?
    Acelerado como? Relanti mais elevado do que o normal?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por truck Ver Post
      boas
      desde que pus a embraiagem nova no carro quando ponho o carro em ponto morto, o motor fica acelerado, já anda assim há 8 dias.
      será que ainda está afinar a embraiagem?
      Que carro é, que motor tem, e a que rotações fica no relanti?

      Comentário


        #4
        o relanti fica mais acelerado do que o normal quase as 1000 rpm.
        o carro é Citroen c3 1.4hdi 16v

        Comentário


          #5
          A única vez que isso me aconteceu era das velas. Mas pode ser outra coisa. O mecânico deve dar com o problema rapidamente.

          Comentário


            #6
            "Quase às 1000rpm", mesmo num diesel, não me parece nada do outro mundo.

            É o normal. Alguns andam a 750/800, outros mais.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
              "Quase às 1000rpm", mesmo num diesel, não me parece nada do outro mundo.

              É o normal. Alguns andam a 750/800, outros mais.
              Normal não será, se o autor do tópico diz que está acelerado em comparação ao que estava antes. Pode ser uma coisa simples de afinação do ralenti e deve estar relacionado com a intervenção à embraiagem.

              Comentário


                #8
                Velas, Cabos das Velas, Bomba de combustível, Filtros, Falta de agua ou óleo no motor, problemas na admissão de ar, etc...

                São tantas coisas que provocam o ralenti instável num carro que o melhor é mesmo ir ao mecânico.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                  Normal não será, se o autor do tópico diz que está acelerado em comparação ao que estava antes. Pode ser uma coisa simples de afinação do ralenti e deve estar relacionado com a intervenção à embraiagem.
                  Dificilmente a embraiagem está relacionada com o ralenti.

                  Comentário


                    #10
                    Sucata francesa... Já se sabe q isso é tipo swatch, não é suposto abrir...


                    Ps- j/k

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                      Sucata francesa... Já se sabe q isso é tipo swatch, não é suposto abrir...


                      Ps- j/k
                      Estou farto de abrir o meu swatch

                      Comentário


                        #12
                        Com motor quente? Experimenta dar um toque no acelerador quando isso acontece, e vê se ele vai ao sítio certo.

                        Comentário


                          #13
                          Normalmente num motor afinado, as rotações quando se ligam o carro são superiores, ou seja o ralenti a quente é 600 RPM mas a frio é do género 800 ou 900 RPM, não será isso?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                            Estou farto de abrir o meu swatch
                            Epá... Nao sei se isso será necessariamente um argumento positivo...



                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                              Epá... Nao sei se isso será necessariamente um argumento positivo...



                              De certeza que a embraiagem nao tem nada haver com o ralenti.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                Normalmente num motor afinado, as rotações quando se ligam o carro são superiores, ou seja o ralenti a quente é 600 RPM mas a frio é do género 800 ou 900 RPM, não será isso?
                                Isso acontece geralmente nos motores a gasolina, nos Diesel pode haver um aumento do ralenti a frio, mas praticamente nao se da por ele

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                  Dificilmente a embraiagem está relacionada com o ralenti.
                                  De um modo geral, sim, mas quando se troca de embraiagem, por vezes o ralenti demora a acertar. Não sei o porquê disto, uma vez que não sou mecânico, mas acontece. Até pode não estar relacionado com a embraiagem em si, mas com algum procedimento executado na troca da mesma.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Fahrenheit Ver Post
                                    Normalmente num motor afinado, as rotações quando se ligam o carro são superiores, ou seja o ralenti a quente é 600 RPM mas a frio é do género 800 ou 900 RPM, não será isso?
                                    O regime de ralenti varia de motor para motor, e mesmo o aumento a frio depende das condições. Lembro-me do toledo a gasolina chegar às 1500 rpms em regimes de 0ºC. A astra a diesel nunca a vi passar das 1000, mas o normal anda pelas 800/850. Já o 116i tem no seu regime normal 650/700, e também sobe bem quando está frio, como o toledo fazia.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                      De um modo geral, sim, mas quando se troca de embraiagem, por vezes o ralenti demora a acertar. Não sei o porquê disto, uma vez que não sou mecânico, mas acontece. Até pode não estar relacionado com a embraiagem em si, mas com algum procedimento executado na troca da mesma.
                                      Maravilhoso Post

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                        Maravilhoso Post
                                        Obrigado pela parte que me toca, mas se não percebeste eu explico:

                                        após uma troca de embraiagem, já me aconteceu por diversas vezes em vários carros diferentes, após ligar o carro, ou ao chegar ao destino e colocar em ponto morto, o ralenti demora muito mais a baixar ao regime normal, reportando ao que faria antes da troca do kit de embraiagem.

                                        Em vez que estares aí a bater palmas, se tens algo a acrescentar, agradecia, porque como já te disse, não sou mecânico, e este fenómeno tem sido recorrente no meu percurso de condutor. E os kits não foram colocados pelo mesmo mecânico (só para que não se associe este defeito a um determinado factor).

                                        Curioso ou não, o título deste tópico reporta a um problema da mesma indole. Não queres bater palmas também?

                                        Comentário


                                          #21
                                          mas hoje aconteceu me melhor.
                                          eu estava numa fila de carros e era a descer e eu pus o carro em ponto morto e larguei a embraiagem, o motor estava nas rpm normais no relanti e quando tiro o pé do pedal do travão e deixo o carro ir em relenti , olho para o ponteiro das rpm subiu logo para perto das 1000 rpm e quando parava o carro o ponteiro descia para o normal do relanti. depois testei com o pé no pedal da embraiagem e já não acontecia nada.
                                          eu acho isto estranho.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                            Isso acontece geralmente nos motores a gasolina, nos Diesel pode haver um aumento do ralenti a frio, mas praticamente nao se da por ele
                                            Sim, principalmente motores a gasolina, a gasóleo já conduzi centenas deles mas nunca reparei nesse pormenor.
                                            Aliás eu só conheço as faixas de rotação ao ligar o carro a frio nos carros que foram meus até hoje...

                                            Originalmente Colocado por truck Ver Post
                                            mas hoje aconteceu me melhor.
                                            eu estava numa fila de carros e era a descer e eu pus o carro em ponto morto e larguei a embraiagem, o motor estava nas rpm normais no relanti e quando tiro o pé do pedal do travão e deixo o carro ir em relenti , olho para o ponteiro das rpm subiu logo para perto das 1000 rpm e quando parava o carro o ponteiro descia para o normal do relanti. depois testei com o pé no pedal da embraiagem e já não acontecia nada.
                                            eu acho isto estranho.
                                            Muito estranho, começa cada vez mais a ser caso de diagnóstico num mecânico.
                                            Principalmente se for no que te trocou a embraiagem.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por truck Ver Post
                                              mas hoje aconteceu me melhor.
                                              eu estava numa fila de carros e era a descer e eu pus o carro em ponto morto e larguei a embraiagem, o motor estava nas rpm normais no relanti e quando tiro o pé do pedal do travão e deixo o carro ir em relenti , olho para o ponteiro das rpm subiu logo para perto das 1000 rpm e quando parava o carro o ponteiro descia para o normal do relanti. depois testei com o pé no pedal da embraiagem e já não acontecia nada.
                                              eu acho isto estranho.
                                              O meu 1.6 TDI faz algo parecido desde o dia em que o tenho, quando por exemplo vou a travar para parar completamente com a embraiagem a fundo só fica ao relanti normal de ~800 rpm se estiver completamente parado fora isso fica entre as 800 e 1000. Assim como quando o ligo a frio a rotação inicial encosta-se ou passa as 1000 (depende do frio) e depois passados dois minutos no máximo desce para as normais ~800rpm.
                                              Editado pela última vez por AECM; 05 November 2012, 17:23.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu acho que tu só começaste a notar isso depois de mudares a embraiagem, e deve ter sempre acontecido.

                                                De qualquer das formas, o que relatas não é preocupante. Se acontece quando travas pode estar relacionado com a bomba de vácuo de travagem que pode ser eléctrica e acelera o motor quando a usas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  mas se eu for com o pedal da embraiagem a fundo já não sobe a rpm

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Hoje falei com o mecânico que assiste o meu carro, e perguntei-lhe por isto. O que me explicou, de um modo, rápido, foi que a embraiagem pode estar directa ou indirectamente relacionada com esse fenómeno:

                                                    - De um modo directo, se houver algo relacionado com o volante do motor.
                                                    - De um modo indirecto, se estiver relacionado com alguma peça que se desmontou para se chegar à embraiagem, como p.e. a caixa.

                                                    Foi uma conversa breve, pelo que não sei explicar melhor, mas também me referiu que há carros que acabam por acertar o regime de ralenti, e outros não (infelizmente não perguntei o porquê da diferença). Pode ser que fique para uma próxima.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      quando tiveres oportunidade pergunta o porquê da diferença e poes aqui no tópico
                                                      se faz favor

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Boas user Truck. É normal o carro ficar mais acelerado quando o motor está frio mas depois de aquecer um pouco tem de normalizar numa rotação mais baixa, se isso não acontece no teu carro tens aí algum problema. Como esse sintoma só apareceu depois de teres efectuado a troca da embraiagem o mais certo é o problema ter aí a sua origem. Um dos sensores que costuma enviar informação à centralina para controlo do relantim é o sensor da temperatura do liquido de refrigeração do motor mas existem outros. Pede ao mecânico para ligar o carro à maquina e ele que verifique em tempo real se os valores que cada sensor devolve está dentro dos parâmetros que são esperados pela centralina.

                                                        A outra situação que falas de o carro acelerar sozinho quando o deixas rolar em ponto morto, não tendo certeza acho que é normal. O meu Corsa 1.3cdti também faz isso e no manual do carro fala precisamente sobre isso. Diz para nunca deixar rolar o carro em ponto morto porque a poupança de combustível só se verifica quando o carro leva uma mudança engrenada e o pé fora do acelerador.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          eu ando sempre com o carro engatado mas naquele caso estava numa fila de carros eu pus em ponto morto.
                                                          mas antes de por embraiagem nova ela não me fazia isso, só agora é começou.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por truck Ver Post
                                                            eu ando sempre com o carro engatado mas naquele caso estava numa fila de carros eu pus em ponto morto.
                                                            mas antes de por embraiagem nova ela não me fazia isso, só agora é começou.
                                                            Pergunta parva, ou não: nao ligaste o AC nessa altura?

                                                            Comentário

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