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Trocar Corsa C Van por carro 5 portas. Opiniões procuram-se!

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    Trocar Corsa C Van por carro 5 portas. Opiniões procuram-se!

    Olá a todos! Como estou meio indeciso sobre o que fazer e após ter feito as minhas pesquisas devidas aqui pelo forum, decidi criar um tópico para tentar perceber qual será a melhor decisão.


    Na garagem temos os seguintes carros que usamos para fazer circuitos diários de 60Km cada um:
    - Alfa Giulietta 1.6 JTD com 30mil Km, comprado o ano passado , substituiu um Corsa C van.
    - Opel Corsa C Van 1.3 CDTI com 140 mil Km a ser substituído agora.

    Ora como o carro está a chegar àquela altura de começar a pedir dinheiro, quero desfazer-me dele o mais depressa possível.

    O objectivo é então arranjar um substituto para o carro comercial, que terá se basear nestes requisitos:
    - Ter 5 portas
    - Diesel
    - Ser usado, com poucos Km (aceitável até 50mil, com preferência na casa dos 20mil). Um Semi-novo portanto.
    - Idealmente do segmento C, já que no segmento B o conforto, segurança e equipamento é, regra geral, inferior.
    - O valor do carro a comprar deverá andar pelos 15000€.
    - Este upgrade terá que incluir a retoma do Corsa (com valor de cerca de 3000€).
    - Por enquanto ainda não temos filhos mas a médio-prazo eles farão parte dos planos.


    O que andei a ver e que gosto:
    - Opel Astra 1.3CDTI
    Eu sempre gostei deste carro e esteve em cima da mesa quando comprámos o Alfa Romeo. Sou é algo reticente quanto ao motor, sei que se desenrasca bem para a cilindrada que tem mas...

    - Fiat Bravo 1.6 JTD
    Tem o bloco que tenho no Alfa e parece ser um motor bastante bom e forte no Bravo, com 105 ou 120cv. De resto o carro até é bonito, mas tenho pouca informação acerca da fiabilidade geral e da qualidade geral.

    - Ford Focus 1.6 Diesel
    Não conheço muito este carro e pelo que andei a ver, os preços já sobem um pouco mais face aos dois anteriores.

    Depois existe a possibilidade de continuar no segmento B:
    - Fiat Punto Evo ou Grande Punto
    Até gosto do carro mas a mulher não gosta muito (nada!). Li que o 1.3 diesel está mais agradável na Fiat do que na Opel. Resta saber da qualidade/conforto

    - Ford Fiesta
    Gosto da estética, o motor 1.4D PSA desconheço. Qualidade geral e conforto idem.

    - Franceses (Clio e 207) equaciono mas desconheço de uma forma geral.


    Gostava de obter opiniões sobre qual a melhor solução para este upgrade, tendo em conta estes factores que acabei de enumerar.

    Desde já agradeço todo o feedback que se revele útil para esta questão.

    #2
    Esclarece-me algo que não percebi bem: queres gastar 12 mil + o teu carro, ou 15 + o teu carro?

    Comentário


      #3
      Se a retoma for 3 mil quero gastar 12 mil, portanto o carro que procuro andará num valor à volta de 15 mil.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
        Esclarece-me algo que não percebi bem: queres gastar 12 mil + o teu carro, ou 15 + o teu carro?
        Pelo que percebi é 12mil mais o carro dele.
        Acho estranho é darem 3000€ de retoma pelo Corsa Van.

        Comentário


          #5
          Acho que é possivel num carro em fim de vida, tipo clio ou 207, conseguires preços dessa ordem, para novos. Se calhar seria a minha opção.

          Comentário


            #6
            Se estás satisfeito com o teu Alfa, o Bravo é uma optima opção

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
              Acho que é possivel num carro em fim de vida, tipo clio ou 207, conseguires preços dessa ordem, para novos. Se calhar seria a minha opção.
              Sim são uma optima opção também. O clio então acho que estava com campanhas nos concessionários.
              E sempre preferia um Segmento B novo a um Segmento C usado

              Comentário


                #8
                Fiat Bravo 1.6 MJET SPORT 120 CV NACIONAL, € 15.500, Quinta-vagos - Standvirtual

                Ford Focus tdci Tittannium X, € 15.899, São João De Ver VFR - Standvirtual

                Opel Astra 1.3 CDTi Enjoy, € 15.740, Vila Nova De Gaia - Standvirtual

                São meros exemplos, tive o cuidado de procurar stands que aceitassem retoma. Preferia algum dos 2 primeiros e se calhar o Bravo. Tudo terá sempre que ser verificado.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por john_5414 Ver Post
                  Acho estranho é darem 3000€ de retoma pelo Corsa Van.
                  Achas muito/pouco?

                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                  Acho que é possivel num carro em fim de vida, tipo clio ou 207, conseguires preços dessa ordem, para novos. Se calhar seria a minha opção.
                  Hmm, é uma questão de fazer uma visita aos stands.

                  Originalmente Colocado por john_5414 Ver Post
                  E sempre preferia um Segmento B novo a um Segmento C usado
                  Essa preferência é justificada com base em quê?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                    Fiat Bravo 1.6 MJET SPORT 120 CV NACIONAL, € 15.500, Quinta-vagos - Standvirtual

                    Ford Focus tdci Tittannium X, € 15.899, São João De Ver VFR - Standvirtual

                    Opel Astra 1.3 CDTi Enjoy, € 15.740, Vila Nova De Gaia - Standvirtual

                    São meros exemplos, tive o cuidado de procurar stands que aceitassem retoma. Preferia algum dos 2 primeiros e se calhar o Bravo. Tudo terá sempre que ser verificado.
                    Já tinha olhado para esse Bravo, mas tão poucos Km (menos de 10mil/ano) não será para desconfiar? Ainda para mais numa versão Sport a diesel

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por fjlour Ver Post
                      Já tinha olhado para esse Bravo, mas tão poucos Km (menos de 10mil/ano) não será para desconfiar? Ainda para mais numa versão Sport a diesel
                      É uma questão de verificares isso no livro de revisões, e fazeres um checkup geral ao carro, incluindo leitura da centralina para confirmares os Kms. Mas isso é em todos....

                      Comentário


                        #12
                        Então e como é que eu faço isso a um carro que está num stand? Só posso fazer isso depois de o comprar, não?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por fjlour Ver Post
                          Então e como é que eu faço isso a um carro que está num stand? Só posso fazer isso depois de o comprar, não?
                          Se o vendedor não tiver nada a esconder, deixa-te fazer todos os testes que queiras. Não gostam disso, como é óbvio, mas "quem não deve, não teme". Se o carro tem mesmo esses 20 mil Kms, está de certeza em bom estado, pelo que não se deverá importar com o tal checkup.

                          Comentário


                            #14
                            Iria para um Bravo...se tens um Giu e tás satisfeito, não pensava muito mais. Ficavas com dois grandes carros e algo equivalentes...há sempre o facto de não quereres um carro com o mesmo motor do que o que já tens.
                            De resto o Astra 1.3 CDTi, é como dizes, o motor desenrasca...se já num Alfa MiTo por vezes se torna curto num astra é pior.
                            O Focus seria uma boa escolha, bem como um Megane 1.5 DCi.

                            EDIT:

                            Dava uma olhada nos Golf's...como por exemplo neste

                            http://www.standvirtual.com/carros/VW/Golf/P7352367/
                            Editado pela última vez por Cunhao; 05 November 2012, 00:19.

                            Comentário


                              #15
                              Eu gosto do Bravo e como partilha muito com o Giulietta, inspira-me uma certa confiança. Mas(!) a minha mulher não gosta do aspecto exterior do carro, portanto será difícil. (quem é que as entende...?)

                              Golf não me puxa muito...

                              Do segmento B, qual seria a melhor opção?
                              Os Ford Fiesta e Peugeot 207 (1.4HDi) costumam dar problemas?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por fjlour Ver Post
                                Eu gosto do Bravo e como partilha muito com o Giulietta, inspira-me uma certa confiança. Mas(!) a minha mulher não gosta do aspecto exterior do carro, portanto será difícil. (quem é que as entende...?)

                                Golf não me puxa muito...

                                Do segmento B, qual seria a melhor opção?
                                Os Ford Fiesta e Peugeot 207 (1.4HDi) costumam dar problemas?
                                Do que sei sobre o motor, é que é muito fiável, poupado e bom em baixas rotações.
                                O novo fiesta ando regularmente num, mas é o 1.6 TDCi 90cv, que já é outra loiça, faz o carro parecer bem rápido. O 207 tenho um amigo com o 1.4 VTI e é um carro bom no global.

                                Eu por esse orçamento que falas iria sempre optar por um segmento C

                                Mais umas opções:

                                Kia Ceed S COUPE 1.6 CRDI 115 TX, € 15.500, Penafiel - Standvirtual
                                Seat Leon 1.6 TDI CR REFERENCE+LIV REVIS, € 14.999, Braga - Standvirtual
                                Hyundai i30 1.6 CRDI CONFORT, € 14.700, Leiria - Standvirtual

                                Caso te queiras manter na onda dos Alfas
                                Alfa Romeo 147 1.9 JTD Progression, € 14.650, Vila Nova De Gaia - Standvirtual

                                Comentário


                                  #17
                                  É chato ter que estar a excluir carros que me interessariam por causa da opinião da mulher mas começo a pensar que às tantas valerá mais a pena comprar um segmento B mais barato, pelos 10 mil €, e daqui a uns 5 anos trocar por uma carrinha do segmento C ou D (Gosto muito das Mondeo).
                                  Ela gosta do Fiesta e 207 e muito do Astra e não gosta de Fiat (Mas da Giulietta já gosta! Vá-se lá entender a cabeça de uma mulher!)...

                                  Comentário


                                    #18
                                    o corsa c com 140 kkm já está a pedir dinheiro? em todo o caso talvez valha mais que esses 3 k euros.

                                    O bravo acho que é um valor muito seguro, e por 12-13 ja deves conseguir um bom negocio.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por fjlour Ver Post
                                      Achas muito/pouco?


                                      Hmm, é uma questão de fazer uma visita aos stands.


                                      Essa preferência é justificada com base em quê?
                                      Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                                      o corsa c com 140 kkm já está a pedir dinheiro? em todo o caso talvez valha mais que esses 3 k euros.
                                      Ainda há pouco soube de um negócio de um amigo sobre a troca de um Corsa C Van por um Insignia novo, que à troca com mais 2 Vectras só deram 1500€ pelo Corsa.

                                      Não digo que ele valha só isso porque não, mas 2500€ acho mais realista até porque dizes vai precisar mais cedo ou mais tarde de manutencção mais cara, 3000/3500€ vai meter depois o stand à venda

                                      Comentário


                                        #20
                                        tens os rio que são carros engraçados KIA Aprovado. Os Usados da KIA - RIO 1.1 CRDI TX

                                        Comentário


                                          #21
                                          Seat Ibiza? Talvez encontres algum com 1.9 tdi, mas penso que os 1.4 tdi também se safem bem nesse modelo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Bom, hoje fomos fazer umas visitas aos stands.

                                            A minha cara metade continua a não gostar do Bravo, particularmente em branco que já disse ser impossível, mas amanhã vamos fazer um test-drive na mesma. Aqui encontra-se boas oportunidades e com garantia de 2 anos, mas vejo dificil vir a concretizar-se devido à preferência dela.

                                            Também nos foi proposto um Fiesta 1.4 TDCi novo com 0Km matriculado com garantia de 5 anos, versão Techno (a antiga Trend, base) mas com vidros elétricos atrás e bluetooth, por 17 mil €. Só tem é um pequeno senão, é que a cor é laranja avermelhado, tipo a cor do focus ST e tem tampões, preferia 1000x em preto... Negociado poderia vir pros 16 mil € mais umas jantes especiais, digo eu.

                                            Na Renault estava um Clio 1.5 DCI com 0Km matriculado por 13.900€, versão base, mas não gostei nada dos interiores e mesmo daquela frente, o vendedor ficou de me mandar preços de meganes de serviço, mas pelo que ele disse e para os Km que eu pretendo só acima de 18 mil €.

                                            Continua em cima da mesa e com grande probabilidade a opção do Astra Enjoy 1.3 CDTI com 45mil Km por 16 mil € e para ser sincero, se não fosse o receio (infundamentado, diga-se) que tenho em relação ao motor já teria sido escolhido. É o carro que mais gosto esteticamente por fora e por dentro, no segmento C logo depois do meu Giulietta claro!

                                            Portanto excluindo o Bravo da equação e o Focus (que ela também rejeita), entre um Clio ou Fiesta versões base com 0Km e um Astra 1.3 CDTI de serviço com 45mil Km por onde iria melhor servido? Pese nesta opinião a segurança/estabilidade, conforto, equipamento, custos de manutenção e consumos, estética e prestações, obviamente.

                                            Também irá influenciar a nossa decisão o valor que os stands nos derem pela retoma do Corsa, que até ver apenas temos uma proposta concreta.

                                            Comentário


                                              #23
                                              São carros diferentes, uma das eternas questões: usado do segmento acima, ou novo do segmento abaixo.....conduz o Astra e depois ficas com uma ideia do motor (eu não faço a minima ideia, pois nunca o conduzi). Se gostares, podes considerá-lo como opção, mas se não for o caso, esquece o carro. O mesmo raciocionio para os outros.

                                              Comentário


                                                #24
                                                As mulheres sao danadas Mas é como se costuma dizer..... Nao podemos viver com elas, mas tambem nao podemos viver sem elas

                                                Ja que tens o Giu e a esposa aprova, nao ponderas te o Mito?

                                                Alfa Romeo Mito Sport, € 13.990, Lisboa - Standvirtual

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Sim, já conduzi o 1.3 do Astra e não me impressionou, mas... também não desiludiu, digamos que cumpre aquilo que é pedido, mas não dá para extravagâncias como dá o 1.6 do giulietta, são 210Nm contra 320Nm... :D
                                                  Mas é como o Ribeiros diz pá, são as mulheres pá! E são lixadas! :D
                                                  Ela gosta muito do Mito e seria concerteza a opção a tomar, SE, tivesse 5 portas. Ela vê no facto de só ter 3 portas um inconveniente para o futuro quando houver o 3º e 4º elementos da família no banco de trás. Não sei até que ponto é imprático um carro de 3 portas nessas situações de mete puto tira puto com toda a artilharia que isso implica.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Entre um Astra vs Clio vs Fiesta, que venha o Astra! Mesmo com o motor 1.3 CDTi (que cumpre), é sempre melhor carro.
                                                    O MiTo seria uma boa escolha e fica muito bem à beira do Giullieta que já tens

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      A Giu é de 3 portas tambem?

                                                      Do meu ponto de vista, ter 5 portas é uma vantagem, mas o facto de ter apenas 3 em nada inviabiliza a colocaçao dos vossos futuros herdeiros.

                                                      Num carro de 3 portas temos que ser nos a fazer um pouco mais de ginastica para colocar os miudos la atras, mas por um lado somos mais cuidadosos ao coloca-los la Falo por experiencia propria.

                                                      A minha filhota quando era mais pequena, quando a metia no 206 de 3 portas da minha maria nunca bateu com a cabeca em lado nenhum e quando a tinhamos que meter na Espace....... a coisa por vezes mudava de figura, devido mesmo ao facto de a metermos la mais a "vontade" dando origem a umas cabeçadas da pequena nos pilares das portas

                                                      Talvez por essas cabeçadas todas, hoje com 4 anos ela é tao maluca

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por fjlour Ver Post
                                                        Sim, já conduzi o 1.3 do Astra e não me impressionou, mas... também não desiludiu, digamos que cumpre aquilo que é pedido, mas não dá para extravagâncias como dá o 1.6 do giulietta, são 210Nm contra 320Nm... :D
                                                        Mas é como o Ribeiros diz pá, são as mulheres pá! E são lixadas! :D
                                                        Ela gosta muito do Mito e seria concerteza a opção a tomar, SE, tivesse 5 portas. Ela vê no facto de só ter 3 portas um inconveniente para o futuro quando houver o 3º e 4º elementos da família no banco de trás. Não sei até que ponto é imprático um carro de 3 portas nessas situações de mete puto tira puto com toda a artilharia que isso implica.
                                                        Pois se colocares o 1.3 do Astra ao lado do Giu 1.6, vai ser goleada.

                                                        Também escolheria de 5 portas, acaba por ser mais prático e menos custoso para as costas (falo por experiência própria). O mito é muito giro, sempre gostei do carro e com o 1.3 acaba por ser muito equilibrado (já o 1.6 de 120cv deve ser uma loucura). Enfim, tens que resolver o embróglio

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Cunhao Ver Post
                                                          Entre um Astra vs Clio vs Fiesta, que venha o Astra! Mesmo com o motor 1.3 CDTi (que cumpre), é sempre melhor carro.
                                                          Também partilho dessa opinião do Astra vs pequenitos.

                                                          Originalmente Colocado por Cunhao Ver Post
                                                          O MiTo seria uma boa escolha e fica muito bem à beira do Giullieta que já tens
                                                          Opá tá calado, nem me digas nada que fico doido só de pensar nisso! Mas os Mitos ainda são caros pró proposito que é esta troca, para brinquedo já tenho a Giu.

                                                          Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                                                          A Giu é de 3 portas tambem?

                                                          Do meu ponto de vista, ter 5 portas é uma vantagem, mas o facto de ter apenas 3 em nada inviabiliza a colocaçao dos vossos futuros herdeiros.

                                                          Num carro de 3 portas temos que ser nos a fazer um pouco mais de ginastica para colocar os miudos la atras, mas por um lado somos mais cuidadosos ao coloca-los la Falo por experiencia propria.

                                                          A minha filhota quando era mais pequena, quando a metia no 206 de 3 portas da minha maria nunca bateu com a cabeca em lado nenhum e quando a tinhamos que meter na Espace....... a coisa por vezes mudava de figura, devido mesmo ao facto de a metermos la mais a "vontade" dando origem a umas cabeçadas da pequena nos pilares das portas

                                                          Talvez por essas cabeçadas todas, hoje com 4 anos ela é tao maluca
                                                          A Giu é de 5 portas. Andei aqui a dar uma leitura nas threads das 3 portas vs 5 e há sempre que defenda as 3p e há sempre quem se queixe das costas, mas conhecendo a saude lombar da minha mulher como conheço, não lhe desejo muito as 3 portas. Além disso nos tópicos quem usa carros de 3 portas a maior parte são pessoal que já tinha o carro antes dos filhos, no meu caso é o inverso, comprar o carro agora para os filhos virem depois.

                                                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                          Pois se colocares o 1.3 do Astra ao lado do Giu 1.6, vai ser goleada.
                                                          É a comparação que se faz sempre e assim é fácil relegar o Astra 1.3 para ultimo, mas temos que ter em conta que já tenho a Giu, portanto se no 2º carro não tiver a mesma performance não faz mal, é só pegar a outra chave.
                                                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                          Também escolheria de 5 portas, acaba por ser mais prático e menos custoso para as costas (falo por experiência própria). O mito é muito giro, sempre gostei do carro e com o 1.3 acaba por ser muito equilibrado (já o 1.6 de 120cv deve ser uma loucura). Enfim, tens que resolver o embróglio
                                                          Embróglio do caraças que aqui anda... Ás vezes gostava de ser mais leigo nesta matéria só para não complicar tanto estas tomadas de decisão, é que se fosse ignorante, comprava uma coisa qualquer, vinha satisfeito do stand porque sabia que tinha feito a escolha acertada, mesmo que se tivesse tratado duma borrada!
                                                          Editado pela última vez por fjlour; 06 November 2012, 23:41.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por fjlour Ver Post
                                                            É a comparação que se faz sempre e assim é fácil relegar o Astra 1.3 para ultimo, mas temos que ter em conta que já tenho a Giu, portanto se no 2º carro não tiver a mesma performance não faz mal, é só pegar a outra chave.
                                                            Pois eu ando com uma Astra Ecoflex 1.7 que tem 110 cv, é bem razoável e não me queixo do andamento. Mas quando quero sorrir um pouco mais peço a chave à minha Maria e vou queimar um pouco de gasolina e pneus no 116i de 122cv. Tem um "ronco" mais porreiro que o Opel diesel e é preciso tirar aquele carvão que a minha Maria vai acumulando.

                                                            Isto para dizer que não vejo mal nenhum no Astra 1.3, especialmente quando é para o teu 2º carro. Tomara muitos poderem tê-lo como 1º....

                                                            Comentário

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