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Acidente - Peritagem estranha, a meu ver :S

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    [Acidente] Acidente - Peritagem estranha, a meu ver :S

    Boa noite! Penso que este será o local para tirar a minha dúvida e de, provavelmente, de outras pessoas.

    Há cerca de uma semana e meia tive um acidente. Eu ia numa estrada nacional, com uma via de trânsito para cada sentido.

    Um veículo que seguia no sentido oposto ao meu, meteu-se à minha frente repentinamente, e para tentar evitar uma colisão, tentei desviar-me. Ora, a colisão com o outro veículo, eu consegui evitar, mas infelizmente, devido a piso molhado e uma mancha de óleo na estrada, perdi o controlo do meu automóvel e bati num poste eléctrico.

    O outro condutor, apercebeu-se do sucedido, veio ter comigo e prontamente assinamos tudo direitinho e logo de seguida fui com ele à minha seguradora e à dele, assim não se perdia tempo.

    A peritagem foi feita 4 dias depois (não sei o porquê da demora) e foi aí que tive más notícias, aliás, nem foram más, simplesmente não foram bem notícias.

    O valor comercial do meu automóvel, segundo o contrato da seguradora, há cerca de 4 meses, quando o comprei, é de 15300€. O perito estimou o arranjo em 5000€ (pouco menos), mas a peritagem ficou condicionada, porque não houve colisão com o outro veículo.

    A minha dúvida é: posso correr o risco de a companhia de seguros do outro veículo não tratar do arranjo do meu?
    Porque, na declaração e participação de acidente, o outro condutor diz que não cedeu passagem a quem tinha prioridade e deu-se prontamente como culpado.

    #2
    Dadas as circunstâncias do acidente, é perfeitamente normal que a peritagem tenha ficado condicional e que as seguradoras queiram instruir o processo de forma mais aprofundada.

    Comentário


      #3
      Eu compreendo perfeitamente isso, sem qualquer problema. É um emprego que poderá estar em causa se não for feito correctamente, como todos os outros.
      Só acho que para além de estar a demorar um bocadinho, o silêncio do perito deixa qualquer um nervoso, até o chefe dos sinistros da BMW :S

      Comentário


        #4
        Mas o perito avaliador (que vai orçamentar a reparação) não é o gestor do processo.

        O perito limita-se a orçamentar e a informar que a peritagem se encontra condicional.

        Todas as restantes informações devem ser solicitadas junto da gestão de sinistros da seguradora.

        Comentário


          #5
          Isso é tudo muito lindo, mas conhecia um rapaz que para evitar um acidente contra um A5 que vinha lançado na sua faixa, se mandou para a berma. O carro entrou em derrapagem e foi bater directo contra um Passat que vinha também em sentido contrário. Esse rapaz e a mulher (jovens, tinham casado recentemente) faleceram nesse acidente.
          Adivinha de quem foi a culpa? Foi do rapaz porque ele é que saiu da estrada... E o gajo do A5 ninguém o viu nem ninguém o apanhou.
          Quando vem alguém de frente o máximo que podemos fazer é encostarmos-nos ao limite da estrada e travarmos até ficar imobilizados. Se o outro bater azar, mas ao menos já não é com tanta velocidade e sabemos que o valor da perda total reverte para nós e não para o outro.

          Comentário


            #6
            Os seguradores tem prazo para reposta, no caso da existência de DAAA de 15 dias úteis.

            Comentário


              #7
              Enfim. Eu devo ter uma ideia muito errada de muitas coisas, incluindo seguradoras. Acho que enquanto lhes cair lá o dinheiro, somos muito bem tratados, mas quando precisamos delas, mandam-nos dar uma voltinha bem grande... a pé

              Eu tenho pena desse rapaz e do casal falecido.. São três inocentes. Não me quero imaginar na pele do rapaz! Acho que ficava com um trauma tão grande que tinha medo de voltar a conduzir.

              No meu caso é diferente, porque o outro condutor deu-se como culpado e ambos assinamos a DAAA. Só fico pensativo, até porque o chefe de sinistros da BMW me disse que podia ter problemas, porque não houve colisão directa ou indirecta com o automóvel causador do acidente... e quem diz problemas, diz "paga tu e vai trabalhar".

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Netlogin Ver Post
                Enfim. Eu devo ter uma ideia muito errada de muitas coisas, incluindo seguradoras. Acho que enquanto lhes cair lá o dinheiro, somos muito bem tratados, mas quando precisamos delas, mandam-nos dar uma voltinha bem grande... a pé

                Eu tenho pena desse rapaz e do casal falecido.. São três inocentes. Não me quero imaginar na pele do rapaz! Acho que ficava com um trauma tão grande que tinha medo de voltar a conduzir.

                No meu caso é diferente, porque o outro condutor deu-se como culpado e ambos assinamos a DAAA. Só fico pensativo, até porque o chefe de sinistros da BMW me disse que podia ter problemas, porque não houve colisão directa ou indirecta com o automóvel causador do acidente... e quem diz problemas, diz "paga tu e vai trabalhar".
                Se não lês a legsilação em vigor é normal que assim penses .
                Os seguros estão regulamentados pelo Decreto-Lei 291/2007 , podes ler aqui:

                http://dre.pt/pdf1sdip/2007/08/16000/0548705507.pdf.


                Na parte dos prazos lê ao artigo 36º do referido Decreto-Lei.

                Como disse o Valium e muito bem , o prazo pode ser reduzido a metade ( 15 dias ) .

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Netlogin Ver Post
                  ...

                  No meu caso é diferente, porque o outro condutor deu-se como culpado e ambos assinamos a DAAA. Só fico pensativo, até porque o chefe de sinistros da BMW me disse que podia ter problemas, porque não houve colisão directa ou indirecta com o automóvel causador do acidente... e quem diz problemas, diz "paga tu e vai trabalhar".
                  Os bold:
                  1º - isso de "dar-se como culpado" não é significatvio, o Segurador irá analisar de existe realmente responsabilidade do seu segurado;

                  2º - A "opinião" do chefe de sinistro está relacionado com a sua experiência. Efectivamente poderá ser mais complicado provar a intervenção e responsabilidade. Mas o outro condutor ter assinado a DAAA já é uma ajuda.
                  Agora é uma questão de como foi explicado o sinistro.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                    Os bold:
                    1º - isso de "dar-se como culpado" não é significatvio, o Segurador irá analisar de existe realmente responsabilidade do seu segurado;

                    2º - A "opinião" do chefe de sinistro está relacionado com a sua experiência. Efectivamente poderá ser mais complicado provar a intervenção e responsabilidade. Mas o outro condutor ter assinado a DAAA já é uma ajuda.
                    Agora é uma questão de como foi explicado o sinistro.


                    Dá uma ajuda aqui :

                    http://forum.autohoje.com/forum-gera...guradoras.html

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                      Isso é tudo muito lindo, mas conhecia um rapaz que para evitar um acidente contra um A5 que vinha lançado na sua faixa, se mandou para a berma. O carro entrou em derrapagem e foi bater directo contra um Passat que vinha também em sentido contrário. Esse rapaz e a mulher (jovens, tinham casado recentemente) faleceram nesse acidente.
                      Adivinha de quem foi a culpa? Foi do rapaz porque ele é que saiu da estrada... E o gajo do A5 ninguém o viu nem ninguém o apanhou.
                      Quando vem alguém de frente o máximo que podemos fazer é encostarmos-nos ao limite da estrada e travarmos até ficar imobilizados. Se o outro bater azar, mas ao menos já não é com tanta velocidade e sabemos que o valor da perda total reverte para nós e não para o outro.
                      Sentado ao computador é tudo fácil.

                      Mas na hora da verdade, nem pensas.
                      Tens uma acção reflexa e pronto.

                      Não tens tempo para mais...

                      Comentário

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