Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Custo por km

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Custo por km

    Numa altura em que se fala tanto em contenção de custos, gostaria de saber se já alguma vez experimentaram calcular o custo por km dos vossos veiculos. No caso afirmativo, qual o custo que calcularam?
    Para quem só faz contas ao custo quando abastece nas bombas, lembro que o custo do combustivel é só uma parcela do custo total e... está longe de ser a maior.
    Se pretendem fazer as contas, não se esqueçam de incluir:
    CUSTOS FIXOS
    -desvalorização do carro durante o tempo de vida previsto. (valor igual á diferença entre um carro semelhante e o valor que o seu carro terá na retoma quando quiser trocar por outro)
    -juros pagos ou, (no caso de não pedir empréstimo) juros deixados de receber.
    -Seguro de terceiros
    -Seguro de danos próprios (deve ser sempre calculado)
    -Impostos

    CUSTOS VARIAVEIS
    -manutenção
    -reparações (em principio deverá ser calculado em função do valor do carro em novo)
    -pneus
    -combustivel

    #2
    Oh Manelov se for a fazer essas contas todas, vendo já o carro! Que depressão que me ia dar!!!

    Comentário


      #3
      http://forum.autohoje.com/forum-gera...egmento-c.html

      Comentário


        #4
        Excelente tópico.

        Originalmente Colocado por manelov Ver Post
        -desvalorização do carro durante o tempo de vida previsto.
        Eu sempre disse neste fórum que este é o principal custo de ter um automóvel e curiosamente é pouco valorizado. Existem n discussões neste fórum a comparar os custos de modelos a gasolina versus diesel, e quase sempre se esquecem deste custo.

        Respondendo à questão: sim, já fiz essas contas e é por isso que continuo a andar com a minha velha Astra G a gasolina Por vezes chego ao pé dos meus amigos que têm carros a gasóleo de baixa cilindrada e digo-lhes: o meu carro é mais económico que o vosso. Eles riem-se, mas depois eu faço-lhes as contas com a desvalorização e acabam por concordar comigo.

        Comentário


          #5
          A última vez que comprei carro fiz umas breves contas que me levaram a concluir que era indiferente comprar carro a gasolina ou a gasóleo. Nem sequer tive em conta que no caso de comprar carro a gasóleo, iria fazer mais kms, porque psicológicamente é mais barato, uma vez que depois de comprar o carro só se costuma ter em conta o preço nas bombas e esquece-se tudo o resto que vem atrás.

          GASOLINA GASÓLEO
          Preço novo: 20.000 Preço novo: 25.000
          Duração prevista 10 Duração prevista 10
          kms por ano 20.000 kms por ano 20.000
          Litros/100 7 Litros/100 5
          Taxa de juro: 3 Taxa de juro: 3
          Total de juros 6.000 Total de juros 7.500
          Valor final 5.000 Valor final 8.000
          Novo para substituir o carro anterior 25.000 Novo para substituir o carro anterior 30.000
          Valor a pagar na recompra 20.000 Valor a pagar na recompra 22.000
          Seguro 3ºs 150 1.500 Seguro 3ºs 150 1.500
          Seguro Próprio 250 2.500 Seguro Próprio 300 3.000
          Impostos 50 500 Impostos 70 700
          Manutenção 2.000 Manutenção 3.000
          reparações 2.000 reparações 3.000
          pneus 3 1.000 pneus 3 1.000
          combustivel 14.000 21.000 combustivel 10.000 15.000
          Total 56.500 Total 56.700
          custo/km 0,28 custo/km 0,28
          Editado pela última vez por manelov; 08 November 2012, 17:23.

          Comentário


            #6
            Não é possível obter um custo rigoroso... porque as variáveis são praticamente infinitas! Tinhas que registar rigorosamente todos os gastos durante o período em que tiveste o automóvel, desde abastecimentos, revisões, seguros, pneus, portagens, multas... até as coisas mais ínfimas com as 15 embalagens de ambientador, os 10 garrafões de líquido de limpeza para os vidros, os 4 jogos de escovas, as 120 moedas de 1 euro para as lavagens, os 349 euros do arrumador, os 767 € de parquímetros e por aí adiante!

            Em suma: uma canseira medonha!

            Comentário


              #7
              Uma pequena ajuda:

              https://play.google.com/store/apps/d...a2VyLmFjYXIiXQ..

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                Não é possível obter um custo rigoroso... porque as variáveis são praticamente infinitas! Tinhas que registar rigorosamente todos os gastos durante o período em que tiveste o automóvel, desde abastecimentos, revisões, seguros, pneus, portagens, multas... até as coisas mais ínfimas com as 15 embalagens de ambientador, os 10 garrafões de líquido de limpeza para os vidros, os 4 jogos de escovas, as 120 moedas de 1 euro para as lavagens, os 349 euros do arrumador, os 767 € de parquímetros e por aí adiante!

                Em suma: uma canseira medonha!
                É claro que não se pode fazer contas ao tostão, nem é isso que se pretende. Mas, deve-se fazer sempre uma estimativa razoável dos custos que vamos ter, senão ficamos como o país.
                Se acontecer o mesmo que aconteceu ao meu vizinho que,comprou um A4 novo e que em 100.000kms já levou uma centralina, um turbo, os injectores e agora tem um problema que nem sabem o que é, não há contas que resistam, mas, isso é um caso fora do vulgar. Para um carro médio é sempre possível estimar os custos com uma margem de erro razoável.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                  A última vez que comprei carro fiz umas breves contas que me levaram a concluir que era indiferente comprar carro a gasolina ou a gasóleo. Nem sequer tive em conta que no caso de comprar carro a gasóleo, iria fazer mais kms, porque psicológicamente é mais barato, uma vez que depois de comprar o carro só se costuma ter em conta o preço nas bombas e esquece-se tudo o resto que vem atrás.

                  GASOLINA GASÓLEO
                  Preço novo: 20.000 Preço novo: 25.000
                  Duração prevista 10 Duração prevista 10
                  kms por ano 20.000 kms por ano 20.000
                  Litros/100 7 Litros/100 5
                  Taxa de juro: 3 Taxa de juro: 3
                  Total de juros 6.000 Total de juros 7.500
                  Valor final 5.000 Valor final 8.000
                  Novo para substituir o carro anterior 25.000 Novo para substituir o carro anterior 30.000
                  Valor a pagar na recompra 20.000 Valor a pagar na recompra 22.000
                  Seguro 3ºs 150 1.500 Seguro 3ºs 150 1.500
                  Seguro Próprio 250 2.500 Seguro Próprio 300 3.000
                  Impostos 50 500 Impostos 70 700
                  Manutenção 2.000 Manutenção 3.000
                  reparações 2.000 reparações 3.000
                  pneus 3 1.000 pneus 3 1.000
                  combustivel 14.000 21.000 combustivel 10.000 15.000
                  Total 56.500 Total 56.700
                  custo/km 0,28 custo/km 0,28
                  Falta-te aí um pormenor importante: no final desses anos todos, tens um carro com um determinado valor e o carro a gasóleo valerá substancialmente mais que o carro a gasolina. Também me parece que estás a ser muito otimista na valorização do primeiro carro a gasolina em 5000 euros.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por eu Ver Post
                    Falta-te aí um pormenor importante: no final desses anos todos, tens um carro com um determinado valor e o carro a gasóleo valerá substancialmente mais que o carro a gasolina. Também me parece que estás a ser muito otimista na valorização do primeiro carro a gasolina em 5000 euros.
                    Nas contas o carro a gasóleo está mais valorizado na retoma

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                      Falta-te aí um pormenor importante: no final desses anos todos, tens um carro com um determinado valor e o carro a gasóleo valerá substancialmente mais que o carro a gasolina. Também me parece que estás a ser muito otimista na valorização do primeiro carro a gasolina em 5000 euros.
                      Estas contas podem ser usadas como base e cada um alterar como achar mais realista para o seu caso.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                        Nas contas o carro a gasóleo está mais valorizado na retoma
                        O primeiro sim, mas no segundo carro, não contabilizaste o valor do carro ao fim dos 10 anos.

                        Mas a folha está interessante, parabéns.

                        Comentário


                          #13
                          Não estou muito por dentro das taxas de juro, mas para o credito auto diria que deveria ser umas 3 vezes superior a isso.

                          E não percebi o valor dos seguros, 150 euros??

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                            O primeiro sim, mas no segundo carro, não contabilizaste o valor do carro ao fim dos 10 anos.

                            Mas a folha está interessante, parabéns.
                            Está valorizado em 8.000 euros é a diferença entre os 30.000 do novo e os 22.000 a pagar na recompra

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                              Não estou muito por dentro das taxas de juro, mas para o credito auto diria que deveria ser umas 3 vezes superior a isso.

                              E não percebi o valor dos seguros, 150 euros??
                              150 euros por ano. seguro contra 3ºs

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                Está valorizado em 8.000 euros é a diferença entre os 30.000 do novo e os 22.000 a pagar na recompra
                                Não me fiz entender. Quando é que compras esse carro de 30,000 euros? Ao fim dos 10 anos?

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu Abstenho-me de fazer essas contas e estou como disseram de inicio, entrava em depressão lol

                                  Gosto demais de carros para fazer essas contas e ficar de consciência mais pesada do que já tenho...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                    Não me fiz entender. Quando é que compras esse carro de 30,000 euros? Ao fim dos 10 anos?
                                    Exatamente. Se comprei um carro que há 10 anos custava 25.000 euros, hoje, para comprar um carro equivalente gasto 30.000 euros. Mas, como disse atrás, cada um terá de adaptar a seu caso.
                                    A mim um jogo de pneus dá para 60.000kms, para outro poderá dar para 30.000 ou 120.000

                                    Comentário


                                      #19
                                      Há um aspecto em que ninguem parece ter reparado: os juros considerados são de 3%. Estes juros são para alguém que tem o dinheiro e "perde" os juros que iria receber se deixasse o dinheiro no banco. Se para comprar o carro pedir um empréstimo, então os custos vão por aí acima.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                        Exatamente. Se comprei um carro que há 10 anos custava 25.000 euros, hoje, para comprar um carro equivalente gasto 30.000 euros.
                                        Assim sendo, após 10 anos, num dos casos,tens um carro de 30,000 euros e no outro tens um carro de 25,000 euros. Há uma diferença de 5,000 euros favorável ao cenário diesel que não está a ser contabilizada.

                                        É por isso que é preferível calcular o custo "desvalorização", que é basicamente o preço de novo menos o valor de mercado numa determinada data. No teu caso, e usando os teus números, o teu custo de desvalorização foi:

                                        Cenário gasolina: 20000 - 5000 = 15000;
                                        Cenário diesel: 25000 - 8000 = 17000;

                                        Isto, assumindo os teus valores de retoma, que são muiiiiiito optimistas.
                                        Editado pela última vez por eu; 08 November 2012, 18:52.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                          Assim sendo, após 10 anos, num dos casos,tens um carro de 30,000 euros e no outro tens um carro de 25,000 euros. Há uma diferença de 5,000 euros favorável ao cenário diesel que não está a ser contabilizada.
                                          Mas isso tem a ver com o facto de o carro diesel equivalente ao carro a gasolina ser mais caro. Ou seja: para o mesmo nivel de equipamento e potência eu tinha que gastar mais para ter o mesmo.
                                          Estas contas já foram feitas há uns anos e hoje há carros a gasóleo quase ao preço da gasolina, mas, a sua manutenção e reparação também deve ser mais cara do que era. Penso eu de que...

                                          Comentário


                                            #22
                                            A mim dá-me 0,20€/km, é só fazer as contas.

                                            Usei a fórmula seguinte, adaptada, obviamente.


                                            Ficheiros anexados

                                            Comentário


                                              #23
                                              Basta registarem as vossas despesas todas e o valor de aquisição do carro no Spritmonitor, em qualquer momento o site faz-vos as contas.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                                                Basta registarem as vossas despesas todas e o valor de aquisição do carro no Spritmonitor, em qualquer momento o site faz-vos as contas.
                                                Parece-me que assim, ficam umas despesazitas de fora

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  É que prefiro nem pensar nisso...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    ter um carro é como ter um filho.

                                                    Por isso não tentem poupar.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Fabio90 Ver Post
                                                      ter um carro é como ter um filho.

                                                      Por isso não tentem poupar.
                                                      Não se trata de poupar ou não, mas sim saber quanto custa.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Fabio90 Ver Post
                                                        ter um carro é como ter um filho.

                                                        Por isso não tentem poupar.
                                                        É uma comparação pouco feliz...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                          É uma comparação pouco feliz...
                                                          Eu sei mas é apenas para mostrar que é caro.

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X