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    Seat Cordoba Vario 1.9 TDI

    Boas, pessoal.

    Queria saber as vossas opiniões sobre uma carrinha, Seat Cordoba Vario 1.9 TDI, de Junho de 2000.

    Ela tem cerca de 390 mil km, mas à primeira vista está muito bem estimada, não tem barulhos estranhos nem nada assim, pega logo mal se dê à chave. Mas só amanhã é que irei vê-la melhor, com um mecânico.

    Algum de vocês tem uma carrinha destas ou conhece alguém que tenha? Conhecem problemas frequentes que estas carrinhas tenham?

    O dono pediu-me 2750€ por ela, mas conversando melhor pode ser que baixe um pouco.

    Desde já, obrigado a todos os que responderem!

    Abraço.

    #2
    12 anos e quase 400000 km?
    É que nem metade desse valor eu dava...

    Comentário


      #3
      Isso é que é miles count king!

      Pergunta a um mecânico se esse motor tem "saúde".

      2750€ ainda é dinheiro.

      Comentário


        #4
        Péssimo negócio. Isso é uma carrinha de segmento B, basicamente um Ibiza esticado, que não se destaca em nada. O motor, apesar de ser bom, está mais para lá do que para cá.

        Por 3000€ compras à vontade uma carrinha do segmento C com menos KM. Exemplos:

        Renault Mégane Break 1.9 DTI, € 3.000, Fátima - Standvirtual
        Peugeot 306 Break 2.0 hdi, € 2.800, Oeiras - Standvirtual
        Opel Astra Caravan 1.7 DTI Club, € 2.750, Povoa Sto Adrião - Standvirtual
        Ford Focus SW 1.8 TDDI, € 2.650, Amadora - Standvirtual

        Comentário


          #5
          O preço desses carros sao inflacionados, muito por culpa do 1.9 TDI que montava, ora na versao de 90cv ou 110cv, a esse preço deve ser o de 90cv. Esta uma no stand virtual, com 259.000km e o VP110 a 5700€, absurdo para o tipo de carro que é e para os km, a esse preço devia de estar um Golf com o mesmo motor. Nao esquecer que apesar de tudo, uma Cordoba Vario nao deixa de ser um Segmento B carrinha, penso que so o interior e a frente mudava da Polo Vario, chassi e todo o resto eram iguais.

          A nivel de motor, seja o de 90cv ou 110cv, esses km nao sao nada do outro mundo, motores muitooo fiaveis que so dao problemas a nivel de MAF's.

          O interior, morou ca em casa durante 3 anos um Cordoba 1.6 SR, sei bem o que a casa gasta, o interior como era moda nessa altura no grupo VW tinha um nivel consideravel de roubber touch nas portas (todas) e no radio, nao admirar que os puxadores das portas estejam descascados, podes sempre comprar um substituito em plastico preto que se monta por cima e problema resolvido. Os bancos a nivel geral, o tecido é fraco, com o uso é normal que se rasgam e os bancos da frente têm tendencia de enrugar, isto nao é de estranhar, se foi estimada podem nao estar rasgados, agora enrugados... se nao tiveram manutençao é certo estarem.

          Se for a versao Sport (pelo preço so pode ser), ja têm um nivel de equipamento jeitoso, falamos de AC Auto, CB bastante informativo (na altura a minha prima pensou que o carro tinha TV ), farois de nevoeiro, vidros electricos em todas as portas, ESP como opcional (nao sei se na Sport VP110 ja vinha de origem), jantes de 15, opcional para caixa de CD de 6 (ja tem as ligaçoes feito, se nao tiver é basicamente ligar). Os materiais eram fracos, mas solidos.

          Em termos de comportamento, pelo que sei nao era nada de especial.

          Problemas, o ca de casa tinha constantemente a terceira luz de stop fundida, e 2 fusíveis das luzes do quadrante.

          Novamente a nivel de preço, como disse, estes carros por montarem o 1.9 TDI costumam estar inflacionados, vao logo dizer ''mas tem o 1.9 TDI, ainda esta rodagem, faz consumos de 3L'' e por ai fora, mas 1800-2000€ era bem comprada (isto ja com registo).

          Agora, vê uma coisa: Se é uma Sport ou nao, e a potencia do motor, uma base com o 90cv, mau negocio, uma Sport de 90cv baixa bastante o preço, uma Sport de 110 a 2000€... mesmo assim é cara. Uma 90cv Sport nao dava mais de 1500€ com esses km.

          Verifica tambem o que ja foi mudado, suspensao, turbo por ai fora. Se nao, ainda tens de tu mudar isso e entao é para esquecer

          Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
          Péssimo negócio. Isso é uma carrinha de segmento B, basicamente um Ibiza esticado, que não se destaca em nada. O motor, apesar de ser bom, está mais para lá do que para cá.

          Por 3000€ compras à vontade uma carrinha do segmento C com menos KM. Exemplos:

          Renault Mégane Break 1.9 DTI, € 3.000, Fátima - Standvirtual
          Peugeot 306 Break 2.0 hdi, € 2.800, Oeiras - Standvirtual
          Opel Astra Caravan 1.7 DTI Club, € 2.750, Povoa Sto Adrião - Standvirtual
          Ford Focus SW 1.8 TDDI, € 2.650, Amadora - Standvirtual
          A nivel de motor, tanto a 306, Megane e Astra sao piores, a Focus se for o de 90cv... a nivel de equipamento sao todos piores. Para alem de estarem caras tambem, nao dava 2600€ pela Focus, nem 2700€ pela Astras com esse motor, que ja nao era bom no Corsa em termos de performance, numa Astras...
          Editado pela última vez por Drifter; 09 November 2012, 18:38.

          Comentário


            #6
            O motor TDI realmente é superior aos restantes, mas já tem 400.000 KM. O bloco até pode ser óptimo, mas todo o conjunto, incluindo os componentes que o rodeiam já apresentam certamente muito desgaste. A probabilidade de algo avariar é superior, assim como o custo do material para este motor.

            Além disso os carros que coloquei são superiores. Não vale a pena comparar um Ibiza com um Megane.

            A meu ver neste caso é preferível um motor inferior mas com menos rodagem e custos de manutenção mais acessíveis. A nível de performance, certamente que quem pensa comprar um carro deste género não é o mais importante. Caso contrário andavamos todos de TDI com meio milhão de KM's, e nem se olhava para os outros.

            Os exemplos foram apenas isso, pois esse 1.7 DTI num Astra é complicado.

            Comentário


              #7
              Seat Cordoba 1.9 TDI Sport Desde 180Eur Mês, € 7.950, Rinchoa - Standvirtual

              Só pode ser brincadeira....8000 euros por isto.
              Realmente a sigla TDI faz milagres

              http://www.standvirtual.com/carros/V...iant/P7343570/

              Outra piada...
              Editado pela última vez por Cunhao; 09 November 2012, 21:00.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Drifter Ver Post

                A nivel de motor, tanto a 306, Megane e Astra sao piores, a Focus se for o de 90cv... a nivel de equipamento sao todos piores. Para alem de estarem caras tambem, nao dava 2600€ pela Focus, nem 2700€ pela Astras com esse motor, que ja nao era bom no Corsa em termos de performance, numa Astras...
                No Astra nunca experimentei, mas num corsa não ser bom? É uma pequena bomba, é on-off (como se diz por aqui), mas em on, é a sério, não deixa ficar mal.

                Quem tem este 1.7 Dti no Astra não se constuma queixar, diz que cumpre. O turbo deve dar uma ajuda....

                Em relação ao Cordoba, não daria esse dinheiro por esse carro. Aliás, acho que não queria sequer esse carro. Há melhores opções, e um carro não é só motor.

                Comentário


                  #9
                  e o hdi 90 tem um andamento semelhante ao tdi, consome é mais um pouco.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Cunhao Ver Post
                    Realmente esses carros devem ter ouro lá dentro

                    Comentário


                      #11
                      com esses kms todos.....praí 2000 euros!

                      É que isso deve estar a precisar de mta peça. E podes ter aí despesa. Não por estar em mau estado, mas por estar na hora de mudar peças.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
                        O motor TDI realmente é superior aos restantes, mas já tem 400.000 KM. O bloco até pode ser óptimo, mas todo o conjunto, incluindo os componentes que o rodeiam já apresentam certamente muito desgaste. A probabilidade de algo avariar é superior, assim como o custo do material para este motor.

                        Além disso os carros que coloquei são superiores. Não vale a pena comparar um Ibiza com um Megane.

                        A meu ver neste caso é preferível um motor inferior mas com menos rodagem e custos de manutenção mais acessíveis. A nível de performance, certamente que quem pensa comprar um carro deste género não é o mais importante. Caso contrário andavamos todos de TDI com meio milhão de KM's, e nem se olhava para os outros.

                        Os exemplos foram apenas isso, pois esse 1.7 DTI num Astra é complicado.

                        Como disse, ha que verificar que os componentes de desgaste ja foram mudados, se foram... a probabilidade de avarias grandes nao sera muito grande, se ainda tem Turbo de origem e tudo o mais, nem por 1000€ a comprava


                        Originalmente Colocado por Cunhao Ver Post
                        O Cordoba esta a mais de 1 ano à venda... porque sera?

                        La esta, levar a sigla TDI ao limite, se fizeres uma proposta decente ao Cordoba de 3500€ (e ja é caro), vao-te logo dizer que ele tem um TDI.

                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                        No Astra nunca experimentei, mas num corsa não ser bom? É uma pequena bomba, é on-off (como se diz por aqui), mas em on, é a sério, não deixa ficar mal.

                        Quem tem este 1.7 Dti no Astra não se constuma queixar, diz que cumpre. O turbo deve dar uma ajuda....

                        Em relação ao Cordoba, não daria esse dinheiro por esse carro. Aliás, acho que não queria sequer esse carro. Há melhores opções, e um carro não é só motor.
                        Um amigo meu teve esse motor num Corsa, e nunca me falou bem em termos de andamento, era como dizes on-off e em altas tambem perdia o folgo de uma forma rapida. Se a Astra é mais pesada... pode ser pior. Agora, uma coisa é certa, tenho-o como motor extremamente fiavel
                        Editado pela última vez por Drifter; 09 November 2012, 23:45.

                        Comentário


                          #13
                          O corsa 1.7 dti que eu experimentei era um canhão (pequeno, mas canhão), mas fiabilidade nem vê-la, infelizmente. Teve aquele problema do gasóleo, ou outro fluido qualquer, a contaminar o comando da bomba injectora (acho eu), e ninguém dava com aquilo. Foram uns 2mil € até estar resolvido. Mais cerca de 1500€ para a bomba da direcção. Mais uns 1000 € para a transmissão e teve outros problemas. Isto em apenas 140 mil Kms. O dono jurou que não tinha mais Opel nenhum. Pudera.....já ouvi relatos na mesma linha e outros de enorme fiabilidade....

                          O Astra pode ter caixa mais curta para compensar o peso, mas é só uma suposição.

                          Comentário


                            #14
                            Há aí um bom diário de bordo - o do Toledo TDI com 400.000 km - dá para perceber o tipo de despesas que podem aparecer nessas quilometragens elevadas.

                            Comentário


                              #15
                              o toledo já vai com cerca de 430.000km


                              os motores são realmente bons... mas acho que mais vale dar mais qualquer coisa e o carro ter menos uns quilometros. Verifica se precisa de mudar a distribuição e vê quando foi mudada a embraiagem.


                              Com o motor a trabalhar tira a vareta do oleo pra ver se sai fumo por lá...
                              Verifica também a cor do liquido de refrigeração. Verifica se é 110 ou 90cv.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                No Astra nunca experimentei, mas num corsa não ser bom? É uma pequena bomba, é on-off (como se diz por aqui), mas em on, é a sério, não deixa ficar mal.

                                Quem tem este 1.7 Dti no Astra não se constuma queixar, diz que cumpre. O turbo deve dar uma ajuda....

                                Em relação ao Cordoba, não daria esse dinheiro por esse carro. Aliás, acho que não queria sequer esse carro. Há melhores opções, e um carro não é só motor.

                                confirmo, estes 1.7Dti no corsa (mantendo-o acima das 2000rpm) é muito bom mesmo...
                                tirando o problema da direção e daquela valvula que deixa passar gasoleo, até que não é mau de todo. Se bem que estes dois problemas são o suficiente pra nos desanimarem e (na minha opinião) ser considerado um veiculo não fiável.

                                Comentário


                                  #17
                                  já agora, mais vale dar este dinheiro pelo cordoba com 5 lugares do que por um ibiza comercial com os mesmos quilometros... pois é isso que se pede por eles e ainda é por esses valores que eles são vendidos

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por LH Ver Post
                                    o toledo já vai com cerca de 430.000km


                                    os motores são realmente bons... mas acho que mais vale dar mais qualquer coisa e o carro ter menos uns quilometros. Verifica se precisa de mudar a distribuição e vê quando foi mudada a embraiagem.


                                    Com o motor a trabalhar tira a vareta do oleo pra ver se sai fumo por lá...
                                    Verifica também a cor do liquido de refrigeração. Verifica se é 110 ou 90cv.
                                    Tenho um amigo com um Ibiza 1.6 tdi com 90 mil Kms, e há dias mostrou-me exactamente isso. Eu não faço a minima ideia se é normal....o que é que dizes em relação a isto?

                                    Comentário


                                      #19
                                      pelo que ouvi dizer, há motores em que isso pouco significa...

                                      mas nos 1.9 TDI pelo menos o de 90 e 110cv se sair fumo, não está normal... creio que pode significar falta de compressão, por desgaste do motor (segmentos etc)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por LH Ver Post
                                        pelo que ouvi dizer, há motores em que isso pouco significa...

                                        mas nos 1.9 TDI pelo menos o de 90 e 110cv se sair fumo, não está normal... creio que pode significar falta de compressão, por desgaste do motor (segmentos etc)
                                        Obrigado pela resposta

                                        Comentário

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