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    Missão Silêncio.

    Boas,

    Dei por mim há uns tempos, a imaginar como seria ter silêncio quase absoluto dentro do carro. Tenho andado este ano nas horas de ponta e chego a casa cansado de ouvir tantas buzinas, ultrapassagens e todo o tipo de "road noise".

    Gostava de saber dos entendidos, se quisessem fazer o vosso carro o mais silencioso possível dentro do habitáculo, o que fariam? Quanto é que isso custaria (+ou-) ?

    Como referência, tenham um A4 2.0TDI recente (2010/2011/2012). Sei que TDI não é o melhor motor para silêncio, mas é o que tem de ser.

    Até agr só me passa pela cabeça uns pneus mais silenciosos, aumentar o estofo do capô do carro, e por ventura uns vidros mais bloqueadores do som (existem sequer?).

    Depois pesquisei no youtube e encontrei o Dynamat Xtrem (CARSoundTV - Dynamat Xtreme - Dæmpning af døre - YouTube)

    Existe alguma oficina que saiba instalar isto no carro todo? Quanto é que custaria (+ ou -) ?

    Bem era isto que ultimamente estava a pensar fazer ao carro, se o orçamento não for demasiado caro para mim.

    Queria o máximo de silêncio possível, mas claro a um nível que ainda fosse possível ouvir alguma buzina de outro carro.

    Bom bom era comprar um A8 mas por agora é impossível

    Cumps!

    #2
    Depois disto tb gostava de comprar umas películas com um tom mais escuro à volta do carro. Existe algum limite de % de luz que tem de passar? Mais uma vez, alguma oficina que faça este tipo de trabalho?

    Comentário


      #3
      as peliculas teem de ser homolgadas, e sei que os limites de % ainda sao bastabte altos, tipo 50% á frente e 75% atras,qualquer coisa desse genero, mas ja ha de passar por aqui alguem entendido.
      ja a questao do silencio...ia sugerir dynamat..
      mas nao so o material é relativamente caro, como para insonorizar o habitaculo seria necessario desmontar os interiores todos. entre custos de mao de obra e o facto de depois poder ficar com ruidos dos materiais...nao sei se me metia nisso. ando com ideias de fazer isso no meu porque tenho de desmanchar a parte de tras para lhe meter colunas, mas tinha pensado em lã acustica em vez de dynamat, que suponho ser mais barata e muito mais leve e bastante mais facil de aplicar, nao é preciso fazer colagens,basta enfiar la pa dentro e espalhar
      cobrir os interiores do carro de dynamat ainda devem ser uns kilinhos valentes.
      outra questao...é um a4...durante tempos andei num a4 dos primeiros a diesel e nao achei nada barulhento. nao sei se o investimento compensa. quanto muito, cobrir o tejadilho e o interior das cavas das rodas para quando chove

      Comentário


        #4
        Sim o A4 é um carro relativamente silencioso. Era mais pelo desafio de conseguir com que ficasse ainda mais. 50% à frente e 75% atras? Não será ao contrário? Assim atras são mais claras, se deixam passar mais luz que as da frente.

        Pois, eu pelo video percebi que o dynamat é mais para reforçar os metais e não chiarem tanto. Tb acho que uma lã acústica deve ser melhor opção. Agora, como é que instalaria isso? É que eu não sei tirar o tecido do tejadilho sem o rasgar, nem os plásticos das portas.

        Em relação aos vidros "acústicos" sabes se existem?

        Comentário


          #5
          E se te deixasses estar quieto? andas num A4, acho que o problema é mesmo esse. anda num carro mais comum, que faça barulho por todos os lados. Quando voltares ao A4 logo vês que é silencioso.

          Comentário


            #6
            podes começar a poupar para um rolls royce

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
              E se te deixasses estar quieto? andas num A4, acho que o problema é mesmo esse. anda num carro mais comum, que faça barulho por todos os lados. Quando voltares ao A4 logo vês que é silencioso.
              É exercício hipotético para quem me soubesse responder. Só queria saber se é exequível ou se custaria demasiado dinheiro para o efeito que teria.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por zQuatro Ver Post
                É exercício hipotético para quem me soubesse responder. Só queria saber se é exequível ou se custaria demasiado dinheiro para o efeito que teria.
                demasiado dinheiro, na minha opinião
                a não ser que pudesses montar isso de fábrica, agora desmontar o carro todo para isolar com isso parece-me anedota

                Comentário


                  #9
                  Podes ter algumas melhorias sem extravagâncias a nível de custo. Essas melhorias também vão depender da base de que partes; no meu carro a melhoria foi enorme mas como só foi feito parte do carro, para ter o resultado ideal, convinha fazer o resto. Mas isso não deve acontecer, pois passava por forrar totalmente o piso do carro, implicando desmontar o interior. Mas foi mais que suficiente para resolver aquele que para mim era o principal "problema" do carro.

                  Deixo algumas fotos como exemplo:

                  - Forra da porta






                  - Painel da porta








                  No caso do meu carro tratou-se das portas, cavas das rodas, "chapeleira", deu-se um "cheirinho" nas laterais da bagageira... ainda quero tratar do tecto, capot e porta da bagageira, coisas leves.

                  O que eu mais me queixava no carro era o ruído de vento. Infelizmente estas portas (Rover 400/45, Honda Civic) têm tendência para os raspadores deixarem de pressionar contra os vidros, e surge o tal ruído. Antes a 140 o carro era um bocado ruídoso e era desgastante circular a essa velocidade (comparando com carros mais actuais); agora, circula-se bem, tanto que nos primeiros tempos circulei bastante a essa velocidade. A qualidade do áudio também melhorou bastante.

                  Neste momento, em piso menos bom, destaca-se um pouco o ruído de rolamento, coisa que piorou quando há um ano mudei para pneu mais largo (passei de 185/55R15 para 205/45R16). O motor nunca foi silencioso mas está a um nível aceitável, pretendo apenas uma ligeira redução, se possível.

                  A andar devagar (90-100) o ruído é muito menor que antes e é possível ouvir musica com som baixo.

                  Agora já estou habituado à insonorização (desde Junho já fiz mais de 10 mil kms)... acho que agora precisava de experimentar um carro igual sem essas alterações para me aperceber das diferenças, algo que espero poder fazer em breve.

                  Em suma, se quiseres fazer só as portas, não chegas a gastar 300 euros em material. Se precisares de dicas ou deste tipo de material, podes enviar PM.

                  Comentário


                    #10
                    tapa_ouvidos.jpg
                    Deve saír mais barato!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post
                      Podes ter algumas melhorias sem extravagâncias a nível de custo. Essas melhorias também vão depender da base de que partes; no meu carro a melhoria foi enorme mas como só foi feito parte do carro, para ter o resultado ideal, convinha fazer o resto. Mas isso não deve acontecer, pois passava por forrar totalmente o piso do carro, implicando desmontar o interior. Mas foi mais que suficiente para resolver aquele que para mim era o principal "problema" do carro.

                      Deixo algumas fotos como exemplo:

                      - Forra da porta






                      - Painel da porta








                      No caso do meu carro tratou-se das portas, cavas das rodas, "chapeleira", deu-se um "cheirinho" nas laterais da bagageira... ainda quero tratar do tecto, capot e porta da bagageira, coisas leves.

                      O que eu mais me queixava no carro era o ruído de vento. Infelizmente estas portas (Rover 400/45, Honda Civic) têm tendência para os raspadores deixarem de pressionar contra os vidros, e surge o tal ruído. Antes a 140 o carro era um bocado ruídoso e era desgastante circular a essa velocidade (comparando com carros mais actuais); agora, circula-se bem, tanto que nos primeiros tempos circulei bastante a essa velocidade. A qualidade do áudio também melhorou bastante.

                      Neste momento, em piso menos bom, destaca-se um pouco o ruído de rolamento, coisa que piorou quando há um ano mudei para pneu mais largo (passei de 185/55R15 para 205/45R16). O motor nunca foi silencioso mas está a um nível aceitável, pretendo apenas uma ligeira redução, se possível.

                      A andar devagar (90-100) o ruído é muito menor que antes e é possível ouvir musica com som baixo.

                      Agora já estou habituado à insonorização (desde Junho já fiz mais de 10 mil kms)... acho que agora precisava de experimentar um carro igual sem essas alterações para me aperceber das diferenças, algo que espero poder fazer em breve.

                      Em suma, se quiseres fazer só as portas, não chegas a gastar 300 euros em material. Se precisares de dicas ou deste tipo de material, podes enviar PM.

                      Era isto mesmo que eu queria! Só não consigo perceber mt bem essa foto, recortaste o forro todo? Ou aplicaste mais na porta e depois puseste esse por cima a cobrir tudo? Se puderes dizer onde posso arranjar isso então agradecia imenso!

                      Comentário


                        #12
                        "Agora já não consigo ouvir o carro a andar, mas consigo ouvir o exterior mais vezes porque paro mais na bomba!"

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por zQuatro Ver Post

                          Era isto mesmo que eu queria! Só não consigo perceber mt bem essa foto, recortaste o forro todo? Ou aplicaste mais na porta e depois puseste esse por cima a cobrir tudo? Se puderes dizer onde posso arranjar isso então agradecia imenso!
                          A forra da porta foi removida e, consoante as suas formas, foram colocadas várias camadas de felcot.

                          Na porta, colocou-se o mais possível, a única face que não levou nada é a que fica fora do carro.

                          Segue já PM.

                          Comentário


                            #14
                            Do que leio aqui, depreendo que o pessoal está mais interessado em colocar jantes grandes, ailerons, backets e veneno nos motores, mas a verdade é que uma insonorização total é algo que, por muito trabalhoso que seja, transforma uma lata de origem em algo em que alguém anda e apelida rapidamente de "carro bom", daí nem achar que seja assim tão caro.

                            O ruído de rolamento diminui drasticamente, o ruído do motor também e o do vento...bom, aí só com vidro duplo, excepto se o problema viesse do ar a bater nos pilares ou dos raspadores. O som melhora imenso, quer a nível de graves quer a nível de clareza - em suma, é um investimento grande mas que acaba por se pagar a si próprio. Como há menor vibração da chapa, a menos que o processo de desmontagem seja feito de forma descuidada e se partam molas, deverão existir menos ruídos parasitas.

                            Aliás, uma insonorização de qualidade não se limita a botar material na chapa, de forma industrial. É preciso ter calma, perceber o que poderá criar barulhos e evitar o contacto entre plástico cru com ferro. Há fita de tecido, alcatifa de veludo, rattlepad, um n número de coisas para isso.

                            A tela que se vê no post do Gustavo custa 8,5 euros/cada (tem 500 mm x 500 mm) e um carro como o dele, para ficar tapado de uma ponta à outra, precisará de umas 30. Claro que há outro tipo de tela, dentro do material de absorção pode-se optar por felcot, thinsulate, esponja de célula fechada, há a espuma de poliuretano, e-brax que é aplicado como uma tinta, etc etc. Há material para todos os gostos, zonas do carro e propósitos.

                            Confesso que do que mexi até agora, gostei. É um desafio, ver quais vão ser as melhorias e saber que estamos a pegar em algo e que é o nosso suor que está a torná-lo em algo um nível acima. Não vou dizer que é uma maneira de valorizar o carro comercialmente (nem por isso, precisamente porque pouca gente quer saber), mas valoriza perante nós próprios e os passageiros.

                            Quantas pessoas não trocam de carro dizendo que "está velho", quando na prática os pontos que geram mais insatisfação são barulhinhos em mau piso e muito ruído a velocidade de cruzeiro?

                            Comentário


                              #15
                              (repetido, podem apagar, por favor).
                              Editado pela última vez por carregalhe; 28 February 2013, 19:02.

                              Comentário


                                #16
                                Dá uma vista de olhos em Guia da insonorização automóvel - Gosto mais de Carros do que Chocolates para tirares umas ideias por onde começar.

                                Metes 1500 Eur de parte para Dynamat, molas e trocar algumas peças de plástico que possam fazer ruído. Tiras depois um mês de férias e insonorizas o carro todo Não peças a ninguém para o fazer por ti, porque os resultados não são tão bons e deves ir à falência em mão de obra.

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