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    [Antevisão] Mercedes Ener-G-Force











    Para o Design Challenge anual que ocorre no salão de Los Angeles, que esta ano foca em veículos para as forças policiais.
    A Mercedes a aproveitar a dica e lançar os genes para a sua futura gama G, que implicará o lançamento de 3 modelos, incluindo um sucessor para o indestrutivel G, que rola pelo mundo desde 1979, um rival para o Range Rover (substituto do GL?) e um hipotético G compacto recorrendo à base do classe A.

    O artigo mais completo por parte da Autocar
    This new Mercedes-Benz G-class-based concept is the first statement of intent of the firm’s plans to launch a direct rival to the Range Rover.

    The Ener-G-Force concept car is an imposing seven-seater that, in kitted-up Highway Patrol Vehicle guise, is also Mercedes' entry into the annual Los Angeles Auto Show Design Challenge at next week’s LA motor show.

    Mercedes officials won’t be drawn on specifics just yet, but highly placed sources claim the Ener-G-Force is the forerunner to a new three strong line-up of Land Rover-rivalling off-roaders set to join its line-up in coming years, based around existing platforms and driveline combinations, including a long-awaited replacement for the iconic G-class in production since 1979 and a Range Rover rival.

    “The Ener-G-Force invokes the genes of the G-class,” said Mercedes' design chief Gorden Wagener. “It could also be a clue about a new beginning for the off-road design idiom of Mercedes,” he added, in tacit reference to the company’s new range of SUVs.

    Styled at Mercedes-Benz’s advanced design studio in California, the Ener-G-Force updates the functional go-anywhere appearance of the 33-year-old G-class with a bold new look that provides clues to how the company’s new SUV line-up, which Autocar understands has been conceived to include compact, mid-size and luxury, may appear if current proposals are approved.

    The taut surfacing and lack of fanciful crease lines throughout the body helps to provide the concept with a particularly tough appearance that Autocar has been told forms the basis for the design of the new Land Rover-rivaling range of off-roaders.

    As Mercedes-Benz’s entry for this year’s LA Design Challenge, which centres around a Highway Patrol Vehicle for the year 2025, the Ener-G-Force's proposed driveline consists of four wheel-mounted hydrogen-powered electric motors. Water held in containers on the roof and a so-called Hydro-Tech Converter provide electricity that is stored in batteries within the concept car’s broad sills, which also act as tread plates. Mercedes-Benz predicts the car would have a range of up to 497 miles (800km).

    #2
    Interessante protótipo. Gosto da grelha frontal.
    Em 1996 fizeram coisas interessantes nas terras do Tio Sam
    Já nessa altura falavam da susbtituição do G... ainda continua cá.
    Editado pela última vez por TerranoII; 16 November 2012, 09:27.

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      #3
      Isso é uma parceria da MB com a GALP?

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        #4
        Go for it!

        Comentário


          #5
          Bruto!!!!!!!
          Mas prefiro o actual G....

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
            Interessante protótipo. Gosto da grelha frontal.
            Em 1996 fizeram coisas interessantes nas terras do Tio Sam
            Já nessa altura falavam da susbtituição do G... ainda continua cá.
            O AAV não era mais que o primeiro M-Class "disfarçado" para salão. Não estava nada relacionado com hipotético sucessor do G, apesar de na altura ter havido uns rumores de que poderia servir de substituto. Mas TT com uma carroçaria monobloco (se não estou em erro, o ML foi o primeiro SUV a abandonar as longarinas), versus o chassis de longarinas do G, rapidamente verificou-se que o M seria criatura com objectivos perfeitamente distintos daqueles que o G respondia.

            Relativamente ao Ener-G-Force, dado ser a proposta da Mercedes para concurso de design, encontra-se mais afastado da realidade que o AAV.
            Mas, e não é comum, terem se dado ao trabalho de construir modelo para mostrar (normalmente ficamo-nos pelos renders ou maqueta neste concurso), este concept dá índicios do caminho que a Mercedes poderá seguir para a falada gama G, que pode significar vários modelos, e não apenas um sucessor directo do G.

            E apesar do aspecto caricatural, imaginando o concept "diluido" para uma realidade produtiva, acho um muito bom ponto de partida. E a meu ver, convence-me mais depressa este G "banda desenhada" para sucessor do G, do que os concepts que a Land ROver apresentou como sucessores do Defender.

            Aprecio bastante a "limpeza" da lateral. Depois de anos a encher as laterais de vincos, entalhes, alargamentos estranhos nos arcos das rodas, resultando em criaturas de aspecto fraccionado, barroco, excessivas, com pouca coesão e harmonia entre as partes, o modelo onde essa estética poderia resultar melhor é acaba por ser a perfeita antitese desse estilo, demonstrado pela modelação ininterrupta, suave e direi até elegante das superfícies.

            O aspecto brutalista do carro advém da base.
            Robustas embaladeiras, rodas gigantes, e párachoques praticamente separados da carroçaria, contrastam com toda a modelação mais refinada desta. Para cômpor o ramalhete, junte-se também uma frente imponente, isolando da restante carroçaria ópticas e grelha, e temos uma face agressiva e um aspecto "vai a todo o lado".

            Reforçando o aspecto caricatural, e contrastando com as rodas gigantes, temos um volume de habitáculo bastante reduzido em altura. Temos 3 janelas propositadamente separadas por pilares da cor da carroçaria, que também parecem funcionar como pegas (talvez com manipulos para abrir as portas), dado as reentrÂncias nos pilares.

            De qualquer forma, como disse, temos índicios prometedores para um hipotético modelo de produção.
            Renova eficazmente os genes do G, sem cair no fácil retro, mesmo que a tentação esteja lá, como o demonstra os piscas no capot ou o elemento "squircle" a tomar o lugar da roda suplente, funcionando agora como caixa de ferramentas. Apreciei particularmente a simplicidade dos grupos ópticos traseiros. Sem artíficios, formas regulares, sem joalharia desnecessária. Encaixam bastante bem na restante carroçaria.

            Esperemos que a Mercedes se mantenha fiel a este tipo de estética com menos "coisas" a acontecer. Num modelo de produção, todo o aparato na base desapareceria, e as rodas seriam claramente mais compactas, pelo que a coisa poderia resultar numa criatura elegante, apesar de, no caso de quererem mesmo ir atrás do Range Rover, estarmos a falar numa criatura de tamanho XL, como o actual GL.
            Comparando com o actual GL, substitui-lo por algo com estas permissas visuais, seria claramente um passo em frente. Uma identidade muito mais forte, capaz de rivalizar de forma muito mais eficaz com as linhas icónicas de um Range Rover.
            O actual GL não parece mais que um ML dois tamanhos acima, sem ponta de interesse visual.

            Esperemos que passe da fantasia do Ener-G-Force, para algo de contornos mais realistas.

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              #7
              Parece-me que os tipos da Bowler(os que fazem o Nemesis e o Wildcat com os Land Rover) pegaram no class G e fizeram mais das suas coisas, só que versão futurista. Muito porreiro mesmo

              Comentário


                #8
                Nota-se que lhes custa substituir o G, depois de já alguns "ensaios" É fofo, da Mercedes...

                Está bonito o prototype...está rude como se quer de um G!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por crash Ver Post
                  O AAV não era mais que o primeiro M-Class "disfarçado" para salão. Não estava nada relacionado com hipotético sucessor do G, apesar de na altura ter havido uns rumores de que poderia servir de substituto. Mas TT com uma carroçaria monobloco (se não estou em erro, o ML foi o primeiro SUV a abandonar as longarinas), versus o chassis de longarinas do G, rapidamente verificou-se que o M seria criatura com objectivos perfeitamente distintos daqueles que o G respondia.
                  Como é óbvio coloquei essa foto por ser efetivamente o protótipo que deu origem ao Mercedes ML W163.
                  Pelas tuas palavras vejo que pouco conheces do ML da primeira geração.
                  O ML da primeria geração vai buscar a maior parte do seu know how ao classe G. Chassis de longarinas e travessas em aço soldadas, tracção permanente às 4 rodas com 3 diferenciais e redutoras, motores, entre outros. O ML W163 sempre foi apresentado e comparado com as potencialidades TT do G. O ML W163 foi o primeiro todo terreno de luxo suvizado. O X5 aparece quase 3 anos depois. O W163 nunca teve intenções de rivalizar em todo terreno com o G mas também não perdeu todas as potencialidades TT como outros SUVs e sim no início escrevia-se que seria o substituto do G tendo em conta o tratamento light que todos os todo terrenos da época de 90 levaram, à excepção de alguns modelos. Este W163 tem mais de G do que de ML W164 e W166 (atual), tendo sido inclusivé também montado na Europa na mesma fábrica que produz o G, a Magna Steyr.

                  Comentário


                    #10
                    Lembrei-me logo do Sbarro Monster, que até tinha motor Mercedes, rodas de Avião Boeing, local para encaixar motinha, etc



                    Comentário


                      #11
                      Ao vivo de Los Angeles.

                      Comentário


                        #12
                        1º vídeo oficial.

                        Comentário


                          #13
                          Definitivamente, ia lá

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                            Como é óbvio coloquei essa foto por ser efetivamente o protótipo que deu origem ao Mercedes ML W163.
                            Pelas tuas palavras vejo que pouco conheces do ML da primeira geração.
                            O ML da primeria geração vai buscar a maior parte do seu know how ao classe G. Chassis de longarinas e travessas em aço soldadas, tracção permanente às 4 rodas com 3 diferenciais e redutoras, motores, entre outros. O ML W163 sempre foi apresentado e comparado com as potencialidades TT do G. O ML W163 foi o primeiro todo terreno de luxo suvizado. O X5 aparece quase 3 anos depois. O W163 nunca teve intenções de rivalizar em todo terreno com o G mas também não perdeu todas as potencialidades TT como outros SUVs e sim no início escrevia-se que seria o substituto do G tendo em conta o tratamento light que todos os todo terrenos da época de 90 levaram, à excepção de alguns modelos. Este W163 tem mais de G do que de ML W164 e W166 (atual), tendo sido inclusivé também montado na Europa na mesma fábrica que produz o G, a Magna Steyr.
                            grande erro meu.
                            Estava convencido que o ML tinha sido o primeiro monocoque, abrindo caminho à nova geração de SUV's de vocação mais estradista.
                            Fica a info

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por crash Ver Post
                              grande erro meu.
                              Estava convencido que o ML tinha sido o primeiro monocoque, abrindo caminho à nova geração de SUV's de vocação mais estradista.
                              Fica a info
                              Só mesmo na 2ª geração de 2005 é que passou a ser monocoque.
                              Estamos cá é para isso, para aprender uns com os outros.

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