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Bombas Intemporais ou Produtos Fora de Prazo?!

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    Bombas Intemporais ou Produtos Fora de Prazo?!

    Quanto valem as divisões desportivas das marcas de automóveis, na criação de bombas intemporais?

    Geração após geração os veículos são, por norma, melhorados em praticamente todos os capítulos. Há por norma mais conforto, melhor travagem, chassis melhorado, suspensões mais eficientes, mais e melhor tecnologia, etc.

    A dinâmica apurada é dos fatores mais apreciados por quem gosta de conduzir e por norma com uma nova geração/modelo de um determinado veículo, este capítulo vem melhorado em relação à geração precedente.

    Será que o tempo remete os desportivos de outrora para o balde dos “fora de prazo”?

    Qual o mais eficaz, eficiente e rápido?

    Quais os prós e contras de cada um?

    Qual escolheriam se pretendessem um carro de emoções e desportivo com uma utilização normal com 2 ou 3 idas ao Autódromo por ano?

    Exemplos em que pensei:
    210 cv 200 cv

    s38lu.jpg VS a32.0tfsi4.jpg
    vs

    180 cv 175 cv
    206rc.jpg VS 207gti.jpg
    vs

    400 cv 407 cv
    m5.jpg VS 550i.jpg
    vs

    321 cv 306 cv
    m3.jpg VS 335i.jpg
    vs
    Editado pela última vez por Romao; 20 November 2012, 16:13. Razão: Colocacao de fotos visiveis

    #2
    Motorsport é Motorsport.

    Porém não escolhia nenhum desses. Para pista preferia um Toyota Gt86 com alguns upgrades mecânicos, nomeadamente com a colocação de um turbo.

    Para mim a interacção homem-máquina tem que ser perfeita. Aquele pessoal que compra um carro já preparado, não sabendo muitas vezes aquilo que conduz, dá menos valor à orgasmica sensação que é conduzir um carro no circuito.

    Recentemente estive no circuito de Braga e estive caladinho e não deixei ninguém abrir o capot do mercedes.

    Quando se começou a andar deitei as "garras" de fora e o pessoal que tinha carros potentes (de origem) ficaram embeiçados com o meu. Porque uma preparação é sempre uma preparação, e um verdadeiro amante do mundo automobilístico sabe isso.

    Comentário


      #3
      Não esquecer que existem máquinas espectaculares como os actuais RS3, M3, M5 e etc..

      Penso que os carros mais antigos, as ditas bombas, são mais providas à emoção de condução. Com o aparecimento de novas tecnologias, como o mero ESP electrónico, a condução de um automóvel de carácter mais desportivo ficou mais artificial.
      Se tivermos como exemplo um Ford Escort Cosworth e um Ford Focus RS, se nunca ter conduzido nenhum dos dois, fico com a noção que, apesar do belo chassis que ambos apresentam, o Escort será muito mais engraçado de conduzir, pois não apresenta tantos auxílios como o RS. Para muitos poderá ser uma mais valia, pois assim podem facilitar um pouco mais na condução, para outros poderá ser uma decepção, pois o espírito desportivo que apresentava vai ser de certo modo absolvido.

      Para umas idas ao autódromo:
      uma bomba intemporal:


      Bomba "recente":

      Editado pela última vez por diogomsl; 20 November 2012, 15:11.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post

        Bomba "recente":

        Percebo o que dizes e concordo. Mas a minha questão é se por exemplo o Escort vai para a pista e é envergonhado por exemplo pelo Focus ST (de 2006 com 225cv) que deverá ter mais ou menos a mesma cavalagem.

        Ou por outro lado pegando na Porsche que também citaste, se este modelo que demonstras na foto (400cv) será "melhor" no geral como desportivo que o saudoso 996 Turbo com 420cv

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ReySenna Ver Post
          Percebo o que dizes e concordo. Mas a minha questão é se por exemplo o Escort vai para a pista e é envergonhado por exemplo pelo Focus ST (de 2006 com 225cv) que deverá ter mais ou menos a mesma cavalagem.

          Ou por outro lado pegando na Porsche que também citaste, se este modelo que demonstras na foto (400cv) será "melhor" no geral como desportivo que o saudoso 996 Turbo com 420cv
          Entre o ST MK2 e o Escort, não sei qual deles iria sair-se melhor.. O ST tem um 5 cilindros de babar, um chassis com uma consistência e capacidade em curva admiráveis, aliados a um hatchback conhecido e que toda (ou quase toda) a gente aprecia. O Escort é outra massa: tem um 2.0i de natureza Cosworth (que por si só já transmite a natureza desportiva) com 225cv, ou seja o mesmo que o ST, um chassis de outros tempos, menor segurança, menos ajudas electrónicas. Para pista, escolheria um Escort sem dúvidas, pois deve ser uma experiência espectacular abusar daquele menino. Para estrada/dia-a-dia, talvez escolhesse o ST MK2, pela segurança passiva.
          Entre os Porsche 996 e 991, não tenho a noção concreta de qual deles iria ter melhor desempenho. Já tive o prazer de ouvir um 991 de perto, e aquilo é admirável

          Comentário


            #6
            Num episodio ja antigo do Jeremias fizeram uma comparacao tipo essa que estas a fazer

            Tens carros actuais que batem os antigos. Mas tambem tens carros antigos a bater os actuais. Depende muito de carro para carro. Acho que o caso mais abismal foi o do 205 GTI quando foi comparado com o 206 GTI senao me engano.... O 205 nem tocou na "xixa" como se costuma dizer

            No entanto concordo com o Diogomsl, as ajudas electronicas retiraram o gozo de um desportivo actual.
            Editado pela última vez por Ribeiros; 20 November 2012, 18:17.

            Comentário


              #7
              Peugeot 205 GTi vs Peugeot 206 GTi

              Comentário


                #8
                No entanto, deixo este também:

                Ford Escort RS Cosworth vs Ford Focus RS MK1

                Editado pela última vez por diogomsl; 20 November 2012, 19:21.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
                  No entanto, deixo este também:

                  Ford Escort RS Cosworth vs Ford Focus ST MK1

                  Não é um Focus ST, mas sim um Focus RS..

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por diogomsl Ver Post
                    Peugeot 205 GTi vs Peugeot 206 GTi

                    isso é um 206 GTi? Parece mais um RC. Jantes e parachoques...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                      Motorsport é Motorsport.

                      Porém não escolhia nenhum desses. Para pista preferia um Toyota Gt86 com alguns upgrades mecânicos, nomeadamente com a colocação de um turbo.
                      isso é muito dinheiro investido apenas no carro, mencionas mais abaixo no post o teu sleeper mais velhote, eu seguia um algo semelhante, comprava um elise ou caterham usado, investia num engine swap à prova de bala e uma caixa a condizer

                      Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                      Para mim a interacção homem-máquina tem que ser perfeita. Aquele pessoal que compra um carro já preparado, não sabendo muitas vezes aquilo que conduz, dá menos valor à orgasmica sensação que é conduzir um carro no circuito.
                      no mundo automóvel actual a solução passa apenas e só pelo aumento de potência e da abstracção do condutor mesmo em carros desportivos, resultando em potências ridículas para medir pilas em rectas para depois chegar a uma curva e esperar que o carro faça tudo

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Phaster Ver Post

                        no mundo automóvel actual a solução passa apenas e só pelo aumento de potência e da abstracção do condutor mesmo em carros desportivos, resultando em potências ridículas para medir pilas em rectas para depois chegar a uma curva e esperar que o carro faça tudo

                        Exacto. Nos antigos tem de ser o homem a fazer tudo e é ai que esta o gozo. De poder ou tentar controlar a maquina que se tem....

                        Nos actuais...... mesmo que se cometa asneiras, tem se la o controlo de traccao, a traccao inteligente e essas m@riquices todas para fazer com que o carro nao saia dos carris... tudo muito artificial

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Atadinho Ver Post
                          Não é um Focus ST, mas sim um Focus RS..
                          É o que faz gostar tanto do ST.. obrigado pelo reparo

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                            Exacto. Nos antigos tem de ser o homem a fazer tudo e é ai que esta o gozo. De poder ou tentar controlar a maquina que se tem....

                            Nos actuais...... mesmo que se cometa asneiras, tem se la o controlo de traccao, a traccao inteligente e essas m@riquices todas para fazer com que o carro nao saia dos carris... tudo muito artificial
                            Concordo perfeitamente..
                            Só que o problema é um gajo habituar a isso.. O ESP no meu Focus é de série, e com os 115 equídeos debaixo do capot, aventuro-me a fazer curvas mais apertaditas com pé no pedal direito a uns 80km/h. Sabe que é um espectáculo, mas quando se abusa, os pneus queixam-se (chiam) e sente-se a traseira fugir. Se dava mais gozo andar num Escort RS? Se dava, mas também não ia abusar tanto

                            Comentário


                              #15
                              Mas acham que a "mão" dos especialistas das divisões desportivas faz realmente diferença passado uns anos, ou esse cunho dinâmico será facilmente ultrapassado pelas gerações posteriores. Afinal de contas um é desenvolvido por um departamento específico e outro para ser um carro "normal" da marca.
                              Por exemplo o M3 e36 vs um 335i e92 qual será o mais capaz como desportivo?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ReySenna Ver Post
                                Mas acham que a "mão" dos especialistas das divisões desportivas faz realmente diferença passado uns anos, ou esse cunho dinâmico será facilmente ultrapassado pelas gerações posteriores. Afinal de contas um é desenvolvido por um departamento específico e outro para ser um carro "normal" da marca.
                                Por exemplo o M3 e36 vs um 335i e92 qual será o mais capaz como desportivo?
                                Nesse caso em concreto, e nao me querendo contradizer, o mais capaz ou eficaz desportivamente sera mesmo o 335i. Agora se te dara o mesmo gozo que o M3 ja nao terei certezas quanto a isso

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ReySenna Ver Post
                                  Mas acham que a "mão" dos especialistas das divisões desportivas faz realmente diferença passado uns anos, ou esse cunho dinâmico será facilmente ultrapassado pelas gerações posteriores. Afinal de contas um é desenvolvido por um departamento específico e outro para ser um carro "normal" da marca.
                                  Por exemplo o M3 e36 vs um 335i e92 qual será o mais capaz como desportivo?
                                  O 6 cilindros do E36/E92 é qualquer coisa. O E92 com caixa automática ZF de 8 velocidades fica espectacular. Tem uma faixa de utilização bastante alargada (7000rpm) e binário a baixos regimes suficientes. Tem a vantagem de levar a família num passeio agradável e de ao mesmo tempo picar um desportivo.
                                  O E92 35i é, tal como um jornalista inglês citou, "o melhor carro do mundo.. real".
                                  Para mim acho que viria um M3 E36.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Esta obra de arte está fora de prazo?

                                    Comentário


                                      #19
                                      A maioria das bombas antigas são facilmente batidas por carros mais recentes. Nao falo em sensações, mas normalmente a curvar são melhores, devido a sistemas de suspensão muito mais desenvolvidos, a travar nem se fala, em rigidez de chassis, em disponibilidade do motor, etc.
                                      Há excepções, mas carros como um delta, um escort ou um audi quattro (todos de origem) devem-se ver aflitos para acompanhar um mais recente, mesmo com potência ligeiramente inferior.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                        A maioria das bombas antigas são facilmente batidas por carros mais recentes. Nao falo em sensações, mas normalmente a curvar são melhores, devido a sistemas de suspensão muito mais desenvolvidos, a travar nem se fala, em rigidez de chassis, em disponibilidade do motor, etc.
                                        Há excepções, mas carros como um delta, um escort ou um audi quattro (todos de origem) devem-se ver aflitos para acompanhar um mais recente, mesmo com potência ligeiramente inferior.
                                        Olha que do muito que vou lendo e vendo por aí, um Delta Integrale ainda hoje é bichinho para, numa estrada retorcida, dar muito trabalhinho a muito carro mais moderno...

                                        Comentário


                                          #21

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Request Ver Post
                                            Olha que do muito que vou lendo e vendo por aí, um Delta Integrale ainda hoje é bichinho para, numa estrada retorcida, dar muito trabalhinho a muito carro mais moderno...
                                            Acredito, principalmente por causa do peso que se pode considerar baixo comparado com os automóveis actuais.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Os exemplo iniciais não são grandes exemplo, o único que se safa é o do Peugeot 206-207. Ou se comparam versões equivalentes ou então não vale a pena. Seria interessante comparar versões "desportivas" actuais com versões desportivas de há 25 anos atrás. De um 206RC para um 207GTI devem ir uns 4-5 anos, não?

                                              E sim, há muitos carros fora de prazo: Polo G40, Uno Turbo IE, Suzuki Swift GTI, etc.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                Os exemplo iniciais não são grandes exemplo, o único que se safa é o do Peugeot 206-207. Ou se comparam versões equivalentes ou então não vale a pena. Seria interessante comparar versões "desportivas" actuais com versões desportivas de há 25 anos atrás. De um 206RC para um 207GTI devem ir uns 4-5 anos, não?

                                                E sim, há muitos carros fora de prazo: Polo G40, Uno Turbo IE, Suzuki Swift GTI, etc.
                                                A questão é que nem é preciso ir a versões equivalentes, pois a imediatamente abaixo chega. Se fossem versões equivalentes, muitas vezes o fosso seria maior.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Acho que este Golf é mesmo intemporal.

                                                  Comentário


                                                    #26

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                      Os exemplo iniciais não são grandes exemplo, o único que se safa é o do Peugeot 206-207. Ou se comparam versões equivalentes ou então não vale a pena. Seria interessante comparar versões "desportivas" actuais com versões desportivas de há 25 anos atrás. De um 206RC para um 207GTI devem ir uns 4-5 anos, não?
                                                      A ideia não é comparar versões equivalentes, pois não teria sentido. A ideia é comparar um carro desenvolvido para ser (pseudo) desportivo com um "normal" com potencias equivalentes e decifrar qual será o mais capaz

                                                      Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                                      A questão é que nem é preciso ir a versões equivalentes, pois a imediatamente abaixo chega. Se fossem versões equivalentes, muitas vezes o fosso seria maior.
                                                      Exato. Mas será que chega?A minha dúvida é mesmo essa. Ou seja o know-how da divisão M quando fez o M3 e36 já não vale de nada hoje em dia quando temos à disposição um 335i?

                                                      Ou por exemplo o 911 Turbo (996) 420cv que na altura era considerado dos melhores desportivos do mundo, hoje em dia passa por um carro banal se for comparado com o 991 Carrera 4 (400cv)

                                                      Comentário

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