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Ponteiro da Temperatura

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    Ponteiro da Temperatura

    Boas Tardes
    O meu irmão tem um Fiat Punto 1.2 60cv de 2003 e hoje após uma longa viagem (900Km) o ponteiro da temperatura do liquido de refrigeramento desceu e nunca mais se mexeu,com isto acendeu uma luz amarela no tablier.

    O que poderá ser?Sensor da temperatura que foi a vida?

    Aguardo ajudas.

    #2
    não foi o sensor, foi o termostato que colou em aberto, substitui com brevidade pois para alem de começar a consumir mais, o oleo não chega a temperatura de serviço dele.abc

    Comentário


      #3
      Se o ponteiro desceu até à posição inicial, onde fica quando o motor está desligado, deverá ser o sensor de temperatura.

      Se simplesmente desceu abaixo do nível normal de funcionamento com o motor quente, será certamente o termostato. Significa que colou na posição aberta, e dessa forma ao deixar circular todo o liquido de refrigeração pelo radiador, o motor não atinge a temperatura normal de funcionamento (pelo menos em circulação).

      Comentário


        #4
        Testa a ventilação do habitáculo, para ver se dá ar quente. Se não der, é porque o líquido de refrigeração está frio (convém ter o motor a funcionar alguns minutos, pois quando se liga o líquido está sempre frio).

        Comentário


          #5
          A mim acontece-me o mesmo, e o meu termostato foi mudado há 4 meses precisamente por ter encravado em aberto. Agora está fechado, mas tem a falange mal apertada num dos parafusos. Não vaza líquido, mas gera uma pequeníssima folga suficiente para o termostato não conseguir ser totalmente estanque e deixar passar o líquido frio, ainda que às pingas mas é o suficiente. Tenho de tirar aquilo tudo fora e apertar bem.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por DiSantos Ver Post
            A mim acontece-me o mesmo, e o meu termostato foi mudado há 4 meses precisamente por ter encravado em aberto. Agora está fechado, mas tem a falange mal apertada num dos parafusos. Não vaza líquido, mas gera uma pequeníssima folga suficiente para o termostato não conseguir ser totalmente estanque e deixar passar o líquido frio, ainda que às pingas mas é o suficiente. Tenho de tirar aquilo tudo fora e apertar bem.
            Já me aconteceu algo semelhante num série D da Honda; havia um vedante no termostato que se foi desfazendo (mais de uma década de uso) e mesmo na posição de fechado havia espaço para passar líquido. Depois da troca o motor passou a aquecer bem mais depressa, especialmente no Inverno.

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              #7
              Bom, vou contra a corrente...

              Não existe nenhum dispositivo electrónico no automóvel que indique que o termostacto avariou na posição aberta, logo não justifica a luz amarela no painel - que até gostaria de saber de que luz se está a falar.

              Um termostacto aberto apenas influencia o motor a trabahar em regime de riqueza de combustivel, ficando este a assumir que o motor ainda se encontra frio.
              Nada mais.

              È nos pormenores que estão as diferenças.

              Não sei o que poderá ser, mas termostacto não me parece.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post
                Já me aconteceu algo semelhante num série D da Honda; havia um vedante no termostato que se foi desfazendo (mais de uma década de uso) e mesmo na posição de fechado havia espaço para passar líquido. Depois da troca o motor passou a aquecer bem mais depressa, especialmente no Inverno.
                Exacto, a mim o que se calhar aconteceu foi que o O-Ring deve ter vindo mal acondicionado, o que originou a tal folga na falange. Nos primeiros tempos funcionou tudo maravilhosamente, mas com o tempo e com o líquido a fazer pressão contra o termostato e o O-Ring, o gajo deslocou-se e entortou a falange. Porque me mantenho na minha: não estou disposto a acreditar que um termostato de origem, e novo, dá o berro ao fim de 4 meses.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                  Bom, vou contra a corrente...

                  Não existe nenhum dispositivo electrónico no automóvel que indique que o termostacto avariou na posição aberta, logo não justifica a luz amarela no painel - que até gostaria de saber de que luz se está a falar.

                  Um termostacto aberto apenas influencia o motor a trabahar em regime de riqueza de combustivel, ficando este a assumir que o motor ainda se encontra frio.
                  Nada mais.

                  È nos pormenores que estão as diferenças.

                  Não sei o que poderá ser, mas termostacto não me parece.
                  Obrigado a todos os que responderam...

                  Ora bem respondendo ao MadDragon a luz que se encontra acessa no tablier é a luz amarelo do motor.

                  O ponteiro da temperatura já se voltou a mexer...mas a dita luz continua acessa.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por whitexoc Ver Post
                    Obrigado a todos os que responderam...

                    Ora bem respondendo ao MadDragon a luz que se encontra acessa no tablier é a luz amarelo do motor.

                    O ponteiro da temperatura já se voltou a mexer...mas a dita luz continua acessa.
                    Ah...então afinal sempre tinha razão.

                    Tens o manual do carro?
                    Verifica no manual o significado dessa luz.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                      Ah...então afinal sempre tinha razão.

                      Tens o manual do carro?
                      Verifica no manual o significado dessa luz.
                      Pois o problema está ai...ele não trouxe consigo o manual do carro,mas irei pesquisar se encontro o manual por aqui em pdf.

                      Darei mais noticias em breve...

                      Comentário

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