Boa noite o meu Punto TD já está a dar problemas. Fiquei com o pedal rijo e sem travões depois de ouvir um assobio. Levei o carro a uma Bosch e o resultado foi bomba de Vácuo avariada e disseram-me que a tenho que trocar mais a árvore de cames que pode está empenada! Necessito de opiniões!!!
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Bomba de Vácuo de Punto TD70 foi à vida!!!Urgente!!!!
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Originalmente Colocado por DMartins Ver PostBoa noite o meu Punto TD já está a dar problemas. Fiquei com o pedal rijo e sem travões depois de ouvir um assobio. Levei o carro a uma Bosch e o resultado foi bomba de Vácuo avariada e disseram-me que a tenho que trocar mais a árvore de cames que pode está empenada! Necessito de opiniões!!!
Árvore de cames é relacionado com a abertura/fecho das válvulas do motor.
Não estou a ver qual a relação aqui..
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Originalmente Colocado por eblase Ver PostBomba de vácuo é relacionado com os travões.
Árvore de cames é relacionado com a abertura/fecho das válvulas do motor.
Não estou a ver qual a relação aqui..
Como é accionada a bomba de vácuo? Pela distribuição?
Nesse caso, uma avaria da árvore de cames poderia comprometer a distribuição?
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Originalmente Colocado por ClioII Ver PostComo é accionada a bomba de vácuo? Pela distribuição?
Nesse caso, uma avaria da árvore de cames poderia comprometer a distribuição?
Booster = Bomba de vácuo
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Originalmente Colocado por eblase Ver Post
Enquanto um motor a gasolina cria naturalmente muito vácuo quando levantas o pé e fechas a borboleta (basta um tubo e uma válvula para armazenares vácuo na "panela"), o mesmo já não acontece num carro a gasóleo (não tem borboleta). Carros a gasóleo têm uma bomba para criar vácuo e encher o reservatório.
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De certeza que não existe nenhuma fuga entre a bomba de vacuo e o servofreio?
De qualquer forma se for da bomba de vacuo, duvido muito que tenha empenado a arvore de cames, que é feita de aço especial, não é facil de empenar, quando existem problemas nas valvulas, usualmente parte, devido a ser um aço muito duro.
Pode partir o encaixe entre a arvore de cames e a bomba de vacuo, isso já aconteceu mas é bem audivel, mesmo assim existe quem repare isso sem meter uma arvore de cames nova.Editado pela última vez por VitorPatricio; 20 November 2012, 23:35.
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Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver PostDe certeza que não existe nenhuma fuga entre a bomba de vacuo e o servofreio?
De qualquer forma se for da bomba de vacuo, duvido muito que tenha empenado a arvore de cames, que é feita de aço especial, não é facil de empenar, quando existem problemas nas valvulas, usualmente parte, devido a ser um aço muito duro.
Pode partir o encaixe entre a arvore de cames e a bomba de vacuo, isso já aconteceu mas é bem audivel, mesmo assim existe quem repare isso sem meter uma arvore de cames nova.
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Originalmente Colocado por ClioII Ver PostComo é accionada a bomba de vácuo? Pela distribuição?
Nesse caso, uma avaria da árvore de cames poderia comprometer a distribuição?
A bomba de vacuo funciona por vacuo, é um tubo que sai da admissão e liga á bomba.
A aspiração do ar nas condutas de admissão é que activam a bomba de vacuo.
Pelo menos em todos os carros que possuí e andei é assim.
Embora tambem existam bombas de vacuo permanentes, sem necessidade de accionamento.
Possuí um uno que usava essa sistema, mas existem montes de marcas que tambem o usam.
ps: está explicado, os diesel são diferentes, desconhecia esse pormenor.Editado pela última vez por m4nn1pul0; 21 November 2012, 08:09.
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Originalmente Colocado por Fadjadjas Ver PostÉ apenas possivel quando parte na bomba de vácuo. Quando é na cames, kaput
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Eu sei que é possível reparar a árvore de cames basta ir ao torneiro rectificar. O meu está a ser reparado na Bosch. Monstraram-me o encaixe da bomba e está bastante danificado logo o encaixe da árvore de cames também está danificado. Se coloca-se só a bomba de vácuo o que acontecia é que as peças ficavam com folga e batiam entre si levando a que acontece-se o mesmo. Pelo que me foi dito é um problema crónico nestes carros.Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver PostOlhe que Não, olhe que Não, é possivel reparar a arvore de cames. Que o mecânico de esquina prefira substituir é outra coisa diferente, ganha mais em colocar uma nova.
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Pois eu sei mas preciso do carro para trabalhar! Em 2 meses fez 10.000 kms! Agora já tenho casa no meu local de trabalho mas preciso dele todos os dias para me deslocar para o trabalho. O ministério da educação não disponibiliza carros para os seus funcionários. Talvez tenha que mudar a embraiagem e agora vou fazer uma pesquisa de mercado para a troca.Originalmente Colocado por Ruie34 Ver PostDmartins se já andavas a pensar trocar penso que seria uma óptima altura, antes de começares a gastar dinheiro com ele (embraiagem mais bomba de vacuo e árvore de cames)
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Originalmente Colocado por DMartins Ver PostPois eu sei mas preciso do carro para trabalhar! Em 2 meses fez 10.000 kms! Agora já tenho casa no meu local de trabalho mas preciso dele todos os dias para me deslocar para o trabalho. O ministério da educação não disponibiliza carros para os seus funcionários. Talvez tenha que mudar a embraiagem e agora vou fazer uma pesquisa de mercado para a troca.
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Boas! Estou com o mesmo problema há meses!
Andei com a BOMBA de vácuo a VERTER (na parte de contacto com a cabeça do MOTOR)
Pedal duro uns minutos antes de poder andar com o carro.
Troquei a bomba de vácuo numa oficina (peça de sucata). Vedantes novos, claro. Vertia pelo lado de fora! BOMBA AVARIADA!
Troquei NOVAMENTE a bomba por outra de sucata! Vertia pelo lado de contacto com a cabeça do MOTOR!
Não arrisquei mais e quis uma BOMBA NOVA! PIERBURG (100 euros num stand local - 70 mandar vir pela NET - optei pelo stand local). Ao fim de uns dias sem andar com o carro, quando o liguei, NOVAMENTE pedal duro. Vou inspeccionar... VERTE muito pouco junto à cabeça do motor!!!!
Ao todo fiquei sem o carro mais de 1 MES por cauda disto... é um desespero...
Alguém que perceba me pode dizer se é SERVIÇO MAL FEITO ou se existe um outro problema que pode fazer com que verta na zona de "contacto" com a cabeça do motor????
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Sem estar a ver ao pormenor por vezes não é fácil dar palpites podes ter duas coisas distintas fuga de oleo e a bomba até estar boa pois é muita coincidência todas estarem avariadas e a falta de travões ser de outro sitio tubo roto/estalado ou mesmo o servofreio.
A fuga de oleo pode estar por exemplo nalgum problema no outro lado onde encaixa a bomba algo estalado ou partido ou mesmo alguma mossa rebarba criada por malta que a tirar peças coladas é logo à martelada e picareta.
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Originalmente Colocado por joliveira33 Ver PostSem estar a ver ao pormenor por vezes não é fácil dar palpites podes ter duas coisas distintas fuga de oleo e a bomba até estar boa pois é muita coincidência todas estarem avariadas e a falta de travões ser de outro sitio tubo roto/estalado ou mesmo o servofreio.
A fuga de oleo pode estar por exemplo nalgum problema no outro lado onde encaixa a bomba algo estalado ou partido ou mesmo alguma mossa rebarba criada por malta que a tirar peças coladas é logo à martelada e picareta.
A minha intuição diz-me que agora tenho 2 problemas! A zona de "contacto" com a cabeça do motor, e outra falha no sistema que faz perder o vácuo...
Pelo que percebi ao falar com quem tem alguma experiência, o facto da bomba estar a verter não significa que exista perda de vácuo, certo? Mas não entendo é porque razão o problema era mais "grave" aquando da primeira bomba (que vertia muito!) e agora não se nota tanto (demora menos tempo a ganhar vácuo a frio) com as duas ultimas bombas...
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Existe algumas coisas que deviam ser vistas, existe tambem um pormenor (se leres desde o inicio do tópico) que é o possível desgaste que possa existir no encaixe do veio da arvore de cames se houver um grande desgaste a bomba de vácuo perde eficiência alem que com o tempo vai á vida (deixa de haver contacto).
Alem de tentares verificares a origem da fuga se é vedação (o mais provável) ou da bomba.
Verifica os tubos e tambem não é de excluir o servofreio.
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Originalmente Colocado por joliveira33 Ver PostExiste algumas coisas que deviam ser vistas, existe tambem um pormenor (se leres desde o inicio do tópico) que é o possível desgaste que possa existir no encaixe do veio da arvore de cames se houver um grande desgaste a bomba de vácuo perde eficiência alem que com o tempo vai á vida (deixa de haver contacto).
Alem de tentares verificares a origem da fuga se é vedação (o mais provável) ou da bomba.
Verifica os tubos e tambem não é de excluir o servofreio.
Estive em conversa com o mecânico na primeira reparação e ele disse a árvore de cames estava boa. Não afectou nada. Havia um pouco de desgaste na ponta da bomba (a ponta que entra na árvore de cames). Eu até entendo que possa haver uma outra falha no sistema... mas 3 bombas colocadas, e todas elas vertem (embora a mais recente verta pouco). Eu acho que fizeram uma treta de um serviço a colocar os vedantes... ou mandaram vir vedantes que não são próprios... alguma coisa foi muito mal feita.
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Originalmente Colocado por Peperapido Ver PostParece-me que estás a precisar de um mecânico. É que a mecânica não é só pendurar peças....
Quem me mete DUAS peças de sucata, e uma peça NOVA, e o resultado é este, totalizando mais de 30 DIAS em que o carro ficou na oficina, é sinal de ALARME!
Um mecânico competente não faria um serviço destes, e saberia que o facto até de a bomba estar a verter não é sinónimo obrigatório de FUGA no sistema de vácuo, ou é?
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