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Motor estourou (Focus Mk1)

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    Motor estourou (Focus Mk1)

    Bem, lá ia eu no meu Ford Focus Mk1, 1.8 TDDI, a 120 na A25, numa ligeira subida, quando de repente oiço um grande estouro, sinto uma inclinação para a frente e fico sem motor, acendendo-se segundos depois a luz de bateria e óleo no painel de instrumentos.

    No meio do azar, um pouco de sorte, apanhei uma saída (ironicamente chamada de Nó de Ratoeira) e lá consegui com o embalo encostar. Tentei voltar a ligar o motor, mas lá tive de estrear o colete e triângulo.

    Assistência de viagem e duas horas depois, cá cheguei a casa. Em conversa com o rapaz da assistência falou-se na possibilidade de correia de distribuição.

    O carro ainda está na garantia de usado do Stand, por isso, é só chatice de ficar sem carro. Ainda à duas semanas lá esteve, tinha a embraiagem a escorregar...

    O "sintoma" enquadra-se nessa possibilidade da correia? Supostamente era só aos 230.000KM, ainda faltavam 40 mil...
    Editado pela última vez por Seketh; 23 November 2012, 02:29.

    #2
    infelizmente já aconteceu ter-se partido a correia ao toledo cá de casa... segundo o meu irmão (que ia a conduzir o carro), apenas sentiu que o motor desligou e não ligou mais... não sentiu qualquer estouro...

    felizmente tens garantia, espero que corra tudo 5 estrelas com a garantia

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      #3
      Eu até tenho pena de chatear o homem, vendeu-me o carro a um bom preço e foi impecável quando tive o problema de embraiagem...

      Comentário


        #4
        A correia é algo que não se devia facilitar. Custa uns dinheiros mas é uma segurança.
        Isso ainda vai dar uma despesa jeitosa. Tens garantia por escrito de motor e caixa?

        Comentário


          #5
          Nesses motores a distribuição é 150k ou 10 anos.

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            #6
            Palpita-me que vai ser uma dor de cabeça conseguir que o vendedor pague alguma coisa. Isso das garantias de usados....

            Comentário


              #7
              Bem provável que tenha sido mesmo a correia...

              Esperemos que o stand assuma.

              Mas a correia e na compra de um usado, quando não se sabe ao certo quando a mesma terá sido trocada, é preferível trocar a mesma.

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                #8
                Originalmente Colocado por Seketh Ver Post
                Bem, lá ia eu no meu Ford Focus Mk1, 1.8 TDDI, a 120 na A25, numa ligeira subida, quando de repente oiço um grande estouro, sinto uma inclinação para a frente e fico sem motor, acendendo-se segundos depois a luz de bateria e óleo no painel de instrumentos.

                No meio do azar, um pouco de sorte, apanhei uma saída (ironicamente chamada de Nó de Ratoeira) e lá consegui com o embalo encostar. Tentei voltar a ligar o motor, mas lá tive de estrear o colete e triângulo.

                Assistência de viagem e duas horas depois, cá cheguei a casa. Em conversa com o rapaz da assistência falou-se na possibilidade de correia de distribuição.

                O carro ainda está na garantia de usado do Stand, por isso, é só chatice de ficar sem carro. Ainda à duas semanas lá esteve, tinha a embraiagem a escorregar...

                O "sintoma" enquadra-se nessa possibilidade da correia? Supostamente era só aos 230.000KM, ainda faltavam 40 mil...
                a correia não se muda aos 230 mil, ou é os 150 ou 120, o que dá 300 ou 240 mil já que mudou pelo menos uma vez, se é que mudou.


                Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                A correia é algo que não se devia facilitar. Custa uns dinheiros mas é uma segurança.
                Isso ainda vai dar uma despesa jeitosa. Tens garantia por escrito de motor e caixa?
                nenhum carro pode ter garantia de motor e caixa, ou é 2 anos ou por comum acordo 1 ano e inclui TUDO. agora os stands de beira da estrada tentam oferecer 1 ano só de caixa e motor e às vezes meio ano em carro velhos, tipo de 90 ou 92. isso é tão ilegal como eu ultrapassar um traço contínuo.

                Comentário


                  #9
                  Dei uma vista de olhos no motor e está lá um papel, no sitio onde assumo ser a correia, a dizer 163.5** mil. Deve ter sido a última vez que foi mudada. No meio dos manuais do carro está a informação de próxima muda aos 223 mil. Parece ter existido uma fuga de óleo, mas de mecânica estou próximo de zero conhecimentos, é o básico.

                  Já falei com o stand e vêm buscar o carro, vamos ver. Eles têm oficina no próprio stand.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Seketh Ver Post
                    Dei uma vista de olhos no motor e está lá um papel, no sitio onde assumo ser a correia, a dizer 163.5** mil. Deve ter sido a última vez que foi mudada. No meio dos manuais do carro está a informação de próxima muda aos 223 mil. Parece ter existido uma fuga de óleo, mas de mecânica estou próximo de zero conhecimentos, é o básico.

                    Já falei com o stand e vêm buscar o carro, vamos ver. Eles têm oficina no próprio stand.
                    Menos mal, pelo menos a Correia era recente.

                    boa sorte com isso.

                    Comentário


                      #11
                      Em princípio terá sido mesmo a correia.

                      Se o motor tinha óleo e água e não aqueceu, só podia ter sido isso para o motor parar de repente.

                      A correia partir pode ser derivado a muita coisa. Pode ter sido trocada aos 160 mil km como disseste, mas e quantos anos já passaram? É que com os anos elas também se estragam, vão ficando ressequidas e podem partir.

                      O mesmo se passa com os tensores, há pessoal que só troca mesmo a correia e o tensor principal, e os outros? Pode algum ter gripado e descomandou aquilo tudo.

                      Normalmente quando a correia parte o motor pára bruscamente pois o movimento inferior e superior do motor ficam descomandados. É quase certinho que se foi isso empenou válvulas. Com sorte pode ser só montar uma correia nova e tensores, dar à chave e ele ligar, mas vai ficar com um ruído "chato" de válvulas a bater (que empenaram).

                      Quando isso acontece e para ficar tudo direitinho é preciso algum (muito) investimento.

                      Boa sorte.

                      Comentário


                        #12
                        Mas esse carro podia jurar que tem corrente e não correia.
                        E só se muda um tensor da corrente e é de muitos em muitos kms.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Seketh Ver Post
                          Dei uma vista de olhos no motor e está lá um papel, no sitio onde assumo ser a correia, a dizer 163.5** mil. Deve ter sido a última vez que foi mudada. No meio dos manuais do carro está a informação de próxima muda aos 223 mil. Parece ter existido uma fuga de óleo, mas de mecânica estou próximo de zero conhecimentos, é o básico.

                          Já falei com o stand e vêm buscar o carro, vamos ver. Eles têm oficina no próprio stand.
                          Se existe uma fuga de oleo para cima da correia, a correia até podia ser nova que partia em poucos kms, o oleo de motor deteriora a parte de borracha da correia, também é frequente as correias de distribuição partirem por objectos estranhos se meterem entre os carretos e as correias, mas o que eu acho fenomenal é aqueles que retiram as protecções de plastico que envolvem as correias, ou aqueles que andam com protecções partidas.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Seketh Ver Post
                            Eu até tenho pena de chatear o homem, vendeu-me o carro a um bom preço e foi impecável quando tive o problema de embraiagem...
                            Vê la se o homem não dorme a noite a pensar no teu caso ...


                            Boa sorte com a resolução do problema

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Seketh Ver Post
                              Dei uma vista de olhos no motor e está lá um papel, no sitio onde assumo ser a correia, a dizer 163.5** mil. Deve ter sido a última vez que foi mudada. No meio dos manuais do carro está a informação de próxima muda aos 223 mil. Parece ter existido uma fuga de óleo, mas de mecânica estou próximo de zero conhecimentos, é o básico.

                              Já falei com o stand e vêm buscar o carro, vamos ver. Eles têm oficina no próprio stand.
                              dos 163 aos 223 são apenas 60 mil, acredito mais que deveria ter sido mudada aos 120 e depois aos 240, mas se foi realmente mudada só durar esses kms é esquisito. por isso acho que tens razão quanto à fuga de óleo ou algo por aí, como referiram tensores e isso.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                Palpita-me que vai ser uma dor de cabeça conseguir que o vendedor pague alguma coisa. Isso das garantias de usados....
                                Se foi vendido num stand, acredito que isto se resolva bem.

                                Claro que num carro destes não será de esperar que o stand vá colocar um motor (bloco) novo, mas sim um usado.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                  Se foi vendido num stand, acredito que isto se resolva bem.

                                  Claro que num carro destes não será de esperar que o stand vá colocar um motor (bloco) novo, mas sim um usado.
                                  Por stand estás a referir-te a um stand da marca certo? ou no minimo um stand bem conceituado. Porque senão.... é de prever algumas dores de cabeça....
                                  Claro que não é pôr motor novo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Seketh Ver Post
                                    Eu até tenho pena de chatear o homem, vendeu-me o carro a um bom preço e foi impecável quando tive o problema de embraiagem...
                                    Se ele te disser que é necessário um motor novo e te propuser pagares metade - uns 2ou 3 mil euros - tem pena nessa altura.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ui se for stand de beira de estrada nao sei nao

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                        Por stand estás a referir-te a um stand da marca certo? ou no minimo um stand bem conceituado. Porque senão.... é de prever algumas dores de cabeça....
                                        Claro que não é pôr motor novo.
                                        Não me parece que um stand de marca venda um carro com esta idade (excepto com preços irrealistas face ao mercado).

                                        Dentro dos stands não oficiais, julgo que há ainda uma linha antes do stand de beira de estrada que está lá há 3 meses compreensão de estar ainda mais um antes de fechar.

                                        A realidade ingrata é que um carro ao perder valor por idade, depois também é vendido com uma margem mais apertada, e com menos budget para reparações (especialmente as dispendiosas).

                                        Mas os stands que pretendem manter uma postura séria ainda existirão, e um motor destes usado não tem de custar uma fortuna.

                                        Comentário


                                          #21
                                          É um stand à beira da estrada, mas tem oficina e mecânicos próprios, reboques, negócio com os abates...

                                          É um stand relativamente grande, não é daqueles que tem meia dúzia de carros a apanhar sol.

                                          Vamos ver o que aconteceu. Eu nem estou muito triste porque até é melhor que rebente tudo o que há a rebentar antes que acabe a garantia...
                                          Editado pela última vez por Seketh; 24 November 2012, 13:08.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Por acaso eu prefiro um motor que não rebente nem antes nem depois.

                                            Entre uma eventual reparação do motor ou um motor de origem e estado desconhecidos, adicionamos sempre mais um factor de risco de problemas.

                                            Mas aqui não há nada a fazer.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                              Por acaso eu prefiro um motor que não rebente nem antes nem depois.
                                              Isso acho que toda a gente prefere

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu prefiro um motor bem reparado por um mecânico de confiança que um motor reconstruido(normalmente vindo de Espanha caso da Ford), ou que um motor vindo de um veiculo estampado.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Bem, já sei o que aconteceu. Foi mesmo a correia, e pelos vistos a cabeça do motor também foi à vida, disse-me que já devo ter o carro lá para o meio da próxima semana.

                                                  Mas a medio-longo prazo, poderei ter problemas devido a isto (isto assumindo que a reparação é bem feita)?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Seketh Ver Post
                                                    Bem, já sei o que aconteceu. Foi mesmo a correia, e pelos vistos a cabeça do motor também foi à vida, disse-me que já devo ter o carro lá para o meio da próxima semana.

                                                    Mas a medio-longo prazo, poderei ter problemas devido a isto (isto assumindo que a reparação é bem feita)?

                                                    Se fôr uma reparação bem feita, não terás qe te preocupar.

                                                    Vê se o stand, te arranja documentação a indicar o que foi trocado.

                                                    Comentário

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