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Pequenos motores diesel sem turbo

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    Pequenos motores diesel sem turbo

    Boas.

    Nos anos 80 e 90 ( tambem em principios de 2000 ) havia no mercado português alguns pequenos motores diesel sem turbo, que equiparam especialmente os corsas, AX, Polos, e por aí.

    Assim de repente lembro-me do 1.4D PSA, 1.5D Opel ( Isuzu ) 1.5 D PSA, 1.6D VW, 1.4D VW ( polo ) 1.3D Fiat

    Ora, nos dias de hoje as pessoas muitas vezes compram carros de baixa cilindrada, turbodiesel, mesmo que não façam KM anuais que justifiquem. Por outro lado nos anos 80 e 90 a maioria comprava carros com motores a gasolina de baixa cilindrada, nos utilitários e citadinos, mas será que nessa época não justificava mais o diesel do que justifica agora ? É que naquela época os motores eram muitas vezes gulosos em gasolina, mas os diesel eram muito poupados.

    Por outro lado, a sua fiabilidade não era das melhores, seja por serem motores feitos à pressa, seja por terem poucas entradas de ar e andarem sempre em esforço devido à pouca potência, acabando por sobreaquecer.

    Quais desses motores eram bons ? e maus ? Já sabemos que eram lentos mas o objectivo deles nunca foi serem rápidos mas sim económicos.

    Nos dias de hoje, alguem que tenha pouco dinheiro para gastar, faz boa opção se arranjar um destes citadinos diesel em bom estado ( o que não é fácil ) ?

    E quais os piores e melhores motores desde capítulo ?

    #2
    Pena já não se poder incluir aí o famoso XUD 1.8/1.9 da Peugeot, que deveria ser o melhor Diesel na época no seu segmento.

    Comentário


      #3
      Eu tenho um 1.5d psa, aquilo é maquina com 270 xxx km, nunca me deixou ficar mal. Só tem um defeito, o ruido

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
        Pena já não se poder incluir aí o famoso XUD 1.8/1.9 da Peugeot, que deveria ser o melhor Diesel na época no seu segmento.
        XAD E tinhas ainda os blocos 1.8D da Ford e os 2.0 da Toyota Sendo que estes da Toyota eram autenticos "carne para canhao"....

        Ca por casa passou um XAD 1.8 e so posso dizer maravilhas do carro e do motor

        Comentário


          #5
          Esses diesel não eram assim tão poupados, os carros eram é leves.

          O 1.8D da Peugeot tem excelente reputação, já o 1.9D PSA sei que era bebedolas. O 1.8D Ford também não era particularmente económico. Nessa cilindrada o mais económico era provavelmente o SDI da VW, tinha injecção directa que reduz os consumos em uns saudáveis 10%.

          O mais despachado era o 2.0d da Toyota.

          Acho que são boas opções para segundo carro de cidade, para dar voltinhas curtas a frio são o ideal. Não há cá turbos ou desafinações, qualquer Manel GT da esquina repara-os com um martelo e um escopro.
          Os PSA 1.5D são ainda hoje muito valorizados.

          O 1.4D PSA é um autentico cancro.

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            #6
            E depois havia o 2.0d de 75 CV no Mercedes Benz 190D.

            Provavelmente o motor mais aclamado pela sua ultra-fiabilidade e a possibilidade de fazer milhões de quilometros.

            Depois também havia o 2.5d de 75 CV também, no Peugeot 505.

            Ambos os motores e mesmo os carros, de guerra!

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              #7
              O tópico visava motores de funcionamento Diesel atmosféricos de baixa cilindrada e já sem fala em 2.0 e 2.5...

              É bem...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                O tópico visava motores de funcionamento Diesel atmosféricos de baixa cilindrada e já sem fala em 2.0 e 2.5...

                É bem...
                Falaram em 1.8... Dai para cima é um salto pequeno.

                Comentário


                  #9
                  Existia o 1.6 D da ford .

                  Obviamente nessa altura os preferidos era os motores a gasolina , tinham bem mais potencia , mais agradaveis , mais silenciosos , e maior binario .

                  Só que depois surgiu a evoluçao do diesel e a estagnaçao da evoluçao do motor otto , dai que hoje ve se muito mais diesel que gasolinas , porem já se esta a inverter de novo

                  Comentário


                    #10
                    Para mim o melhor(baixa cilindrada) o 1.5d PSA, e o 1.5d Isuzo.
                    Já andei mesmo que pouco tempo com um Saxo 1.5d, é verdade aquilo em velocidade e em força é claramente fraco, mas em consumos e fiabilidade, esta não podia determinar pelos km que fiz, mas pelo que o dono diz, é mesmo o ideal para o dia a dia.
                    Se calhar nessa altura o Diesel apesar de barato e ainda serem poucos a sair com turbo era considerado apenas carro de trabalho pois as suas prestações eram fracas, mesmo em relação a um carro a gasolina mais fraco, apesar da fiabilidade de um Diesel ser superior.
                    Depois começou uma maior aposta nos Diesel, já todos tinham turbo, e outros componentes que os faziam ter prestações quase idênticas a um carro de gasolina, e depois juntou-se isso á reconhecida fiabilidade e o Diesel ficou popular.
                    Tanto até que os Portugueses continuam a comprar carros a Diesel mesmo sabendo que nunca irão recuperar o investimento face a um carro a gasolina.
                    Cá em casa foi exemplo disso, o meu pai comprou uma Avensis a Diesel, e a carrinha com 7 anos tem 65000km portanto nem sequer 10000km por ano, não valeu a pena mais 6000€ face á Avensis a gasolina, ainda ontem tive essa conversa com ele, e não falo em investimentos apenas do combustivel, a manutenção também é mais cara(só o rombo agora da correia de distribuição)
                    Por um lado também ninguém imaginava que o Diesel algum dia chegaria a valores tão altos e tão próximos da gasolina...
                    Editado pela última vez por paulo14; 25 November 2012, 12:32.

                    Comentário


                      #11
                      Não esquecer o 1.3 D que equipou o Peugeot 204 (lá está mais uma vez a Peugeot a marcar pontos), vendido entre os anos de 1968 e 1973, sendo substituído por um 1.4 D até 1976. E que passou para o 304 até 1980.


                      E não esquecer os fantásticos 993 cm3 do Innocenti Diesel. Motor de origem Daihatsu e com 3 cilindros e 37 cv.

                      Comentário


                        #12
                        Este tópico faz-me lembrar a rubrica dos tesourinhos deprimentes...
                        Eram motores em regra muito fiáveis mas exasperantes na mesma escala.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                          Para mim o melhor(baixa cilindrada) o 1.5d PSA, e o 1.5d Isuzo.
                          Já andei mesmo que pouco tempo com um Saxo 1.5d, é verdade aquilo em velocidade e em força é claramente fraco, mas em consumos e fiabilidade, esta não podia determinar pelos km que fiz, mas pelo que o dono diz, é mesmo o ideal para o dia a dia.
                          Se calhar nessa altura o Diesel apesar de barato e ainda serem poucos a sair com turbo era considerado apenas carro de trabalho pois as suas prestações eram fracas, mesmo em relação a um carro a gasolina mais fraco, apesar da fiabilidade de um Diesel ser superior.
                          Depois começou uma maior aposta nos Diesel, já todos tinham turbo, e outros componentes que os faziam ter prestações quase idênticas a um carro de gasolina, e depois juntou-se isso á reconhecida fiabilidade e o Diesel ficou popular.
                          Tanto até que os Portugueses continuam a comprar carros a Diesel mesmo sabendo que nunca irão recuperar o investimento face a um carro a gasolina.
                          Cá em casa foi exemplo disso, o meu pai comprou uma Avensis a Diesel, e a carrinha com 7 anos tem 65000km portanto nem sequer 10000km por ano, não valeu a pena mais 6000€ face á Avensis a gasolina, ainda ontem tive essa conversa com ele, e não falo em investimentos apenas do combustivel, a manutenção também é mais cara(só o rombo agora da correia de distribuição)
                          Por um lado também ninguém imaginava que o Diesel algum dia chegaria a valores tão altos e tão próximos da gasolina...
                          A reconhecida fiabilidade era dos diesel anteriores. Hoje, com altissimas pressões de injecção, com EGR, MAF, injectores mais caros que o ouro que nem 100.000kms fazem, Turbos partidos, etc, por muito bom que seja o motor, os cancros periféricos arruinaram a fiabilidade do diesel.
                          Devido a estes problemas, a maior parte dos possuidores diesel acaba por ter medo e mete o gasóleo XPTO que é mais caro que a gasolina. A manutenção dos diesel tornou-se carissima, só em poucos casos haverá vantagem sobre a gasolina.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                            A reconhecida fiabilidade era dos diesel anteriores. Hoje, com altissimas pressões de injecção, com EGR, MAF, injectores mais caros que o ouro que nem 100.000kms fazem, Turbos partidos, etc, por muito bom que seja o motor, os cancros periféricos arruinaram a fiabilidade do diesel.
                            Devido a estes problemas, a maior parte dos possuidores diesel acaba por ter medo e mete o gasóleo XPTO que é mais caro que a gasolina. A manutenção dos diesel tornou-se carissima, só em poucos casos haverá vantagem sobre a gasolina.
                            Hoje os problemas e a sua origem são diferentes de outrora.
                            Nos anos 70 e 80 a tecnologia diesel ainda era como que uma novidade para muitas marcas, havia motores desses que eram autenticos cancros, havia de ser bonito fazer uma AE a fundo como os de agora.

                            O carro menos fiável a aparecer cá por casa foi um diesel atmosférico, uma Sherpa diesel, levava cabeças como mudas de óleo, ainda era mais fragil que o 1.4d PSA.

                            Na epoca estavam a aparecer as L200 e Hiace e veio logo uma Mitsubishi nova a estrear que foi extremamente resistente e fiável, a diferença na qualidade para a carrinha inglesa foi incrível.

                            Comentário


                              #15
                              Eu infelizmente fiz muitos km num corsa B 1.5 d, em termos de fiabilidade aquilo é muito bom mesmo é uma mecânica básica tem pouco por onde avariar e pouco avaria... se faria sentido nos dias de hoje claramente não um 1.3 cdti também não é carro que avarie por ai alem, e dá para ter uma condução decente.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                Hoje os problemas e a sua origem são diferentes de outrora.
                                Nos anos 70 e 80 a tecnologia diesel ainda era como que uma novidade para muitas marcas, havia motores desses que eram autenticos cancros, havia de ser bonito fazer uma AE a fundo como os de agora.

                                O carro menos fiável a aparecer cá por casa foi um diesel atmosférico, uma Sherpa diesel, levava cabeças como mudas de óleo, ainda era mais fragil que o 1.4d PSA.


                                Na epoca estavam a aparecer as L200 e Hiace e veio logo uma Mitsubishi nova a estrear que foi extremamente resistente e fiável, a diferença na qualidade para a carrinha inglesa foi incrível.
                                exacto, até houve muita gente a trocar o motor nos AX e a colocar o 1.5 d.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                  A reconhecida fiabilidade era dos diesel anteriores. Hoje, com altissimas pressões de injecção, com EGR, MAF, injectores mais caros que o ouro que nem 100.000kms fazem, Turbos partidos, etc, por muito bom que seja o motor, os cancros periféricos arruinaram a fiabilidade do diesel.
                                  Devido a estes problemas, a maior parte dos possuidores diesel acaba por ter medo e mete o gasóleo XPTO que é mais caro que a gasolina. A manutenção dos diesel tornou-se carissima, só em poucos casos haverá vantagem sobre a gasolina.
                                  Eu acho que a grande parte dos motores Diesel continuam fiáveis pelo menos mais fiáveis que um a gasolina, e acho que certos problemas actuais não tem directamente a ver com o combustível, mas isso já é outra discussão tal como grande parte dos portugueses ter uma aversão por pelo menos 2 marcas de automóveis(discussão essa que gostava de ver num tópico, para discutir saudavelmente)
                                  Apesar de que para mim o que faz toda a diferença é uma boa manutenção, por quem sabe a tempo e horas, e não tanto o ser desta ou daquela marca, ou até combustível.
                                  Quanto á manutenção, tal como já disse é cara, mas a favor, o meu pai continua fiel á marca, como ele diz "um carro é como vem de origem e só se mexe na marca" (em certos casos pontuais discordo mas isso são outros 500) mas ir á Toyota(é um exemplo, falo na toyota porque é a marca com que lidamos) para uma revisão já é muito caro, então quando leva algo mais, como aqui á tempos os calços, e agora a correia de distribuição, é um balurdio!

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                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                                    XAD E tinhas ainda os blocos 1.8D da Ford e os 2.0 da Toyota Sendo que estes da Toyota eram autenticos "carne para canhao"....

                                    Ca por casa passou um XAD 1.8 e so posso dizer maravilhas do carro e do motor
                                    Não é XAD! É XUD!!

                                    Comentário


                                      #19
                                      O meu segundo carro há cerca de 10 anos foi um saxo 1.5d exclusive. De motor nunca deu qualquer problema. vendi-o com 223mil. Consumos baixos e comportamento divertido eram as suas características.
                                      De resto, cumpria a sua função, nada mais...
                                      Ainda me lembro que andei a primeira vez num Golf GT TDI nos meados dos anos 90... aquele "coice" fez esquecer qualquer motor diesel atmosférico.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                        Hoje os problemas e a sua origem são diferentes de outrora.
                                        Nos anos 70 e 80 a tecnologia diesel ainda era como que uma novidade para muitas marcas, havia motores desses que eram autenticos cancros, havia de ser bonito fazer uma AE a fundo como os de agora.

                                        O carro menos fiável a aparecer cá por casa foi um diesel atmosférico, uma Sherpa diesel, levava cabeças como mudas de óleo, ainda era mais fragil que o 1.4d PSA.

                                        Na epoca estavam a aparecer as L200 e Hiace e veio logo uma Mitsubishi nova a estrear que foi extremamente resistente e fiável, a diferença na qualidade para a carrinha inglesa foi incrível.
                                        Essa da sherpa diesel trouxe-me grandes recordações, em 1982 fui numa coisa dessas à grécia, 11.000kms sempre a abrir que aquilo não andava muito. Foi e veio sem o minimo problema, apesar de ser das coisas mais ruins que por aí andava.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eram motores muiiiittttoooo lentos....

                                          Mas geralmente muito fiáveis e sem grandes despesas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                            Essa da sherpa diesel trouxe-me grandes recordações, em 1982 fui numa coisa dessas à grécia, 11.000kms sempre a abrir que aquilo não andava muito. Foi e veio sem o minimo problema, apesar de ser das coisas mais ruins que por aí andava.
                                            A cá de casa até tinha sido comprada nova e foi ao algarve sem problemas, para vir pra cima teve de ser reparada.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Cá por casa anda uma Express com o 1.9d e muita porrada leva sem queixas. O parafuso do débito está rodado e nem anda mal.

                                              Pena é o circuito de refrigeração...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Não esquecer o 1500 de 37cv dos Marinas!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Não esquecer tambem o 1.5d dos corsas!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Pneucareca Ver Post
                                                    Não esquecer tambem o 1.5d dos corsas!
                                                    Já falaram desse.
                                                    Mas esse até foi já uma aproximação à gasolina. E já tinha 50cv.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O 1.5 D da Isuzu é lento como um caracol...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                        O 1.5 D da Isuzu é lento como um caracol...
                                                        Não nos Corsa A, onde já suplantava as prestações do 1000 e a fazer estrada em modo normal equivalia ao 1200.

                                                        E é um Diesel bem rotativo, dos mais.
                                                        A potência máxima era ás 4800 (como em Ottos veteranos).

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O 1.5 D da PSA ao lado desse é um autêntico foguete e muito mais disponível. E atinge a potência máxima às 5.000 rpm.

                                                          E tem ainda a lata de ser mais fiável que o motor Japonês...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                            O 1.5 D da PSA ao lado desse é um autêntico foguete e muito mais disponível. E atinge a potência máxima às 5.000 rpm.

                                                            E tem ainda a lata de ser mais fiável que o motor Japonês...
                                                            Não sei se é mais fiável, sei que são de épocas diferentes o que estamos a falar.
                                                            O Corsa A 1.5 competiu com os PSA 1.4 desde os anos 80.
                                                            Quando o motor 1.5 PSA apareceu, já foi a meio dos 106 e final dos AX, ZX, a Opel tinha já o Corsa B.

                                                            Comentário

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