Pois pessoal, a minha cara-metade comprou um bravo 12v SX de 80Cv... Já ouvi dizer mal do carro, que é gastador, que não anda, etc, etc, etc... Eu tenho um lancer 1.3, não muito diferente em termos de concepção (o motor, é claro) que não tem (no meu ponto de vista) tão má fama como um fiat, mas... Eu é que sei o que a casa gasta (mas também ainda não deu barraca, tirando uma vela que partiu para dentro da camara de combustão)...
No pouco que andei com o carro (+/-200Km) fiquei com a seguinte impressão: Interior com plásticos fracos mas bem montados e em muito bom estado para um carro com 10 anos (não existem barulhos estranhos nem esquesitos), boa posição de condução e muito silencio a bordo. Apenas por volta das 3.000/3.500 o escape deixa sair um "ronco" que até é agradável ao ouvido. A posiçãode condução é boa, muito ajudada por um volante desportivo que o anterior dono montou.
Em relação ao comportamento, acho que o facto de o carro estar equipado com jantes '15 e pneus 195/50 e o facto de estar rebaixado (+/- 3cm) o ajudam muito. Só não gosto da direcção, é muito (é favor) filtrada.
Prestações: Talvez o maior ponto de discordia... É assim, eu acho que o carro, tendo em conta potência, motor e consumos, até se mexe bem... A caixa é "mesmo à risca", isto é, ajustada ao motor. calculo que o corte de injecção ocorra por volta dos 190 Km/h, sendo que nunca perde mais de 750 rpm entre troca de relações. O escalonamento é bom e as trocas em condução civilizada deixam o motor sempre por volta do regime de binário máx (2.750RPM) Quanto à precisão, já deixa mais a desejar...
Quanto aos consumo, é o que seria de esperar para o conjunto em causa: misto deve andar entre os 7 e 8 litros (não confirmados, mas não deve andar longe).
Em relação ao lancer (do mesmo ano e este conheço-o como a palma da minha mão) - interior: plásticos bem melhores que o fiat, mas a montagem dos mesmos deixa mais a desejar, se bem que também não tem ruidos estranhos. A posição de condução é igualmente boa, se bem que o volante mais parece um leme de um barco. É bem mais barulhento que o bravo (parece que tem admissão directa, tal o granel que faz). A direcção, não sendo tão directa, é mais comunicativa (prefiro assim).
Em termos dinâmicos, perde em baixa velociadade, mas dá um bigode a velocidades mais elevadas, graças a um chassis que aguenta até 280CV (EVO sei dank....)
Prestações: Acho que é melhor, mas não fiz nenhuma comparação directa. Tem uma caixa que não tem nada a ver com a do Bravo (A 3ª do Bravo dá 120 a do lancer passa os 140) e o escalonamento não me parece o mais adequado. Quem sofre são os consumos e a minha carteira. Aquele "boi" bebe +/- 10 litros em circuito misto.
Digam de vossa justiça o que acham do carro em causa e, entre o Bravo 1.4 e o lancer 1.3 (ambos 12V, o 1º com 80Cv e o 2º com 75Cv) qual seria a V/ escolha...
;)
No pouco que andei com o carro (+/-200Km) fiquei com a seguinte impressão: Interior com plásticos fracos mas bem montados e em muito bom estado para um carro com 10 anos (não existem barulhos estranhos nem esquesitos), boa posição de condução e muito silencio a bordo. Apenas por volta das 3.000/3.500 o escape deixa sair um "ronco" que até é agradável ao ouvido. A posiçãode condução é boa, muito ajudada por um volante desportivo que o anterior dono montou.
Em relação ao comportamento, acho que o facto de o carro estar equipado com jantes '15 e pneus 195/50 e o facto de estar rebaixado (+/- 3cm) o ajudam muito. Só não gosto da direcção, é muito (é favor) filtrada.
Prestações: Talvez o maior ponto de discordia... É assim, eu acho que o carro, tendo em conta potência, motor e consumos, até se mexe bem... A caixa é "mesmo à risca", isto é, ajustada ao motor. calculo que o corte de injecção ocorra por volta dos 190 Km/h, sendo que nunca perde mais de 750 rpm entre troca de relações. O escalonamento é bom e as trocas em condução civilizada deixam o motor sempre por volta do regime de binário máx (2.750RPM) Quanto à precisão, já deixa mais a desejar...
Quanto aos consumo, é o que seria de esperar para o conjunto em causa: misto deve andar entre os 7 e 8 litros (não confirmados, mas não deve andar longe).
Em relação ao lancer (do mesmo ano e este conheço-o como a palma da minha mão) - interior: plásticos bem melhores que o fiat, mas a montagem dos mesmos deixa mais a desejar, se bem que também não tem ruidos estranhos. A posição de condução é igualmente boa, se bem que o volante mais parece um leme de um barco. É bem mais barulhento que o bravo (parece que tem admissão directa, tal o granel que faz). A direcção, não sendo tão directa, é mais comunicativa (prefiro assim).
Em termos dinâmicos, perde em baixa velociadade, mas dá um bigode a velocidades mais elevadas, graças a um chassis que aguenta até 280CV (EVO sei dank....)
Prestações: Acho que é melhor, mas não fiz nenhuma comparação directa. Tem uma caixa que não tem nada a ver com a do Bravo (A 3ª do Bravo dá 120 a do lancer passa os 140) e o escalonamento não me parece o mais adequado. Quem sofre são os consumos e a minha carteira. Aquele "boi" bebe +/- 10 litros em circuito misto.
Digam de vossa justiça o que acham do carro em causa e, entre o Bravo 1.4 e o lancer 1.3 (ambos 12V, o 1º com 80Cv e o 2º com 75Cv) qual seria a V/ escolha...
;)
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