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Cuidados com motor a Diesel

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    Cuidados com motor a Diesel

    Olá a todos,
    Sou novo no forum, para o qual já ando há uns tempos a tentar inscrever-me, e finalmente surgiu a oportunidade.
    Espero poder ajudar e ser ajudado.

    Começo desde já por colocar a seguinte questão: Habitualmente verifico que muitos dos proprietários de veículos com motor a Diesel, hesitam em desligar o motor durante períodos de paragem, por vezes não muito curtos, deixando-o a trabalhar ao relanti.
    Entretanto alguém me esclareceu de que os motores em geral não gosta de trabalhar em vazio, principalemente ao relanti.
    Assim sendo porque tanta gente o faz? Será que há alguma razão, ou é apenas ignorância?

    Cestmoi01

    #2
    No caso de dieseis turbinados deixa se um bocado ao relanti por causa da lubrificação do turbo.

    Comentário


      #3

      Mas quem é que te esclareceu isso que os motores diesel não gostam de trabalhar ao ralenti ? bom se gostam ou não, isso eu não sei, pois nunca perguntei ao meu HDI se ele gosta ou não de estar nas 900 RPM... mas uma coisa é certa : tal como o Display 21 disse : Depois de uma viagem algo longa, deve-se deixar o carro ao ralenti cerca de 30s antes de o desligar.... isto ajuda a prolongar a vida de um turbo . E quem te disse o contrário, que abra o livro de instrucções de um TurboDiesel.

      Comentário


        #4
        Com os motores diesel mais antigos tem duas explicações o motivo porque não se estava constantemente a desligar os motores se passados breves segundos o iamos voltar a ligar, as duas razões que conheço eram a vida útil das velas incandescentes e da bateria, sempre que se ligavam os carros as velas acendiam, quanto mais vezes se acendiam menos duravam e não eram nada baratas, as baterias dos diesel sofriam a bom sofrer com o constante ligar e desligar do motor devido ao consumo das velas incandescentes somado ao grande pico de amperagem necessário a um motor de arranque potente (necessário para arrancar com os motores diesel devido à sua grande compressão), por isso um carro a diesel antigo ao fim de meia dúzia de vezes seguidas a ligar e a desligar quase ficava sem bateria, daí muita gente quando era apenas por breves instantes optava por não os desligar.

        Hoje em dia com os carros de injecção directa não me parece que faça grande sentido deixar o mesmo a trabalhar durante um bocado (excepto se tiver turbo), a maioria já nem necessita de fazer pré aquecimento de velas para pegar.

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por JCR

          Com os motores diesel mais antigos tem duas explicações o motivo porque não se estava constantemente a desligar os motores se passados breves segundos o iamos voltar a ligar, as duas razões que conheço eram a vida útil das velas incandescentes e da bateria, sempre que se ligavam os carros as velas acendiam, quanto mais vezes se acendiam menos duravam e não eram nada baratas, as baterias dos diesel sofriam a bom sofrer com o constante ligar e desligar do motor devido ao consumo das velas incandescentes somado ao grande pico de amperagem necessário a um motor de arranque potente (necessário para arrancar com os motores diesel devido à sua grande compressão), por isso um carro a diesel antigo ao fim de meia dúzia de vezes seguidas a ligar e a desligar quase ficava sem bateria, daí muita gente quando era apenas por breves instantes optava por não os desligar.

          Hoje em dia com os carros de injecção directa não me parece que faça grande sentido deixar o mesmo a trabalhar durante um bocado (excepto se tiver turbo), a maioria já nem necessita de fazer pré aquecimento de velas para pegar.
          Acho que está tudo dito...;)

          Comentário


            #6
            No meu deixo-o ao relenti até parar de assobiar(2min +/-), quer seja uma viagem longa ou não é assim que faço...Agora se é correcto....

            Comentário


              #7
              Acima de tudo deve imperar o bom senso!

              Do mesmo modo que há condutores que colocam o carro a trabalhar e só arrancam para aí 1 ou 2 minutos depois (nos diesel modernos é um disparate, deve arrancar-se logo, mas andar de forma suave nos primeiros km), quando é para parar também há que ser razoável!

              Imagina que vais na AE a dar-lhe bem (tipo acima das 3.000 rpm) e chegas a uma estação de serviço, páras para abastecer e depois segues viagem. Ao parares o motor, deixa de circular óleo no veio do turbo (lubrificação zero) que gira ainda a muitos milhares de rpm e em seco. Seria preferível afrouxares um pouco antes da estação de serviço, de modo a que o turbo vá reduzindo as rpm lentamente! É o que faço no dia-a-dia, inclusive a rampa da garagem do meu prédio serve também para isso!

              Agora fazer como condutores que fazem uma viagem nas calmas, chegam ao destino e deixam o carro a trabalhar 2 ou 3 minutos (inclusive dentro de garagens fechadas) é um disparate que polui mais e provoca um aquecimento desnecessário no automóvel!

              Seja como for, não devo ser grande conselheiro! Nos meus tempos de menino e moço... dei cabo de um turbo no meu TDI de então!

              Comentário


                #8
                O clio do meu pai, devido à actividade profissional dele, passa metade da vida util a ligar e desligar e em 190000 km só levou uma vez velas!!
                São caras realmente!!

                Comentário


                  #9
                  Além dos cuidados já aqui descritos pelos colegas do fórum, há que ter
                  em atenção que os motores diesel não gostam de rotação.
                  Quanto mais um motor deste tipo circular em baixos e médios regimes,
                  maior será a sua longevidade, pois não são raros os casos de motores
                  já nas últimas apenas com 50.000 por terem rodado maioritariamente
                  nestas condições ;)

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por M3

                    Além dos cuidados já aqui descritos pelos colegas do fórum, há que ter
                    em atenção que os motores diesel não gostam de rotação.
                    Quanto mais um motor deste tipo circular em baixos e médios regimes,
                    maior será a sua longevidade, pois não são raros os casos de motores
                    já nas últimas apenas com 50.000 por terem rodado maioritariamente
                    nestas condições ;)
                    Nem mais, mas a frase "Diesel desportivo" veio estragar tudo!Se bem que os motores a diesel já não são o que eram...Os tempos dos 2.0d e afins ja se foram e não voltam...

                    Comentário


                      #11
                      Sinceramente não sei se devem ou não ficar muito tempo ao ralenti, mas tenho dois carros turbo e desde sempre me avisaram que o turbo pode partir se desligarmos logo o carro após algum tempo de utilização, e é mais grave ainda se tivermos estado a apertar com o carro.
                      Nenhum dos meus tem turbo-timer, mas já andei em alguns que têm e ás vezes por 10 kms de mais entusiasmo o timer só deixa desligar o carro quase ao fim de 1 minuto!!!
                      Por isso, não faz mal nenhum tirar o cinto com calma, subir os vidros e só depois desligar o carro turbinado.

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Trinta87

                        Sinceramente não sei se devem ou não ficar muito tempo ao ralenti, mas tenho dois carros turbo e desde sempre me avisaram que o turbo pode partir se desligarmos logo o carro após algum tempo de utilização, e é mais grave ainda se tivermos estado a apertar com o carro.
                        Nenhum dos meus tem turbo-timer, mas já andei em alguns que têm e ás vezes por 10 kms de mais entusiasmo o timer só deixa desligar o carro quase ao fim de 1 minuto!!!
                        Por isso, não faz mal nenhum tirar o cinto com calma, subir os vidros e só depois desligar o carro turbinado.
                        No corolla, não, mas nos Yaris antigos, dizia num autoculante em letras garrafais no tablier, "não desligar de 30 a 120 segundos depois de utilização intensiva"!!! Logo a história de esperar os tais 2 minutos não é peta...

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por ManymilesR

                          O clio do meu pai, devido à actividade profissional dele, passa metade da vida util a ligar e desligar e em 190000 km só levou uma vez velas!!
                          São caras realmente!!
                          Clio II 1.9D? Se for esse já tem alguma electrônica e sensor de temperatura do motor, só no primeiro arranque a frio a luz das velas incandescentes fica ligada por uns segundos, depois de aquecer o motor a luz desaparece instantaneamente durante o resto do dia assim que se põe novamente o carro a trabalhar, por isso as velas nesses carros duram muito mesmo andando sempre a ligar e a desligar o motor sucessivamente, a electrônica optimiza e poupa o funcionamento das velas incandescentes, só as liga se for mesmo necessário (carro frio).

                          Estava-me a referir a motores diesel mais antigos ainda e com menos electrônica, nesses mais antigos as velas incandescentes ligavam sempre durante o mesmo tempo, estivesse o motor frio ou a ferver, por isso a sua duração não era das melhores e o consumo de energia da bateria era muito maior.

                          Comentário


                            #14
                            Antes de mais bem vindo. Faz muitos mas bons posts e lê as regras para não te chicotearem[8D]
                            Em relação a essa questão, eu digo que quando se trata de periodos curtos, o carro gasta menos a trabalhar do que parando-o e pondo-o a trabalhar novamente. Agora se for um periodo longo, principalmente no verão, prefiro pará-lo para evitar um maior aquecimento do motor.

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por JCR

                              citação:Originalmente colocada por ManymilesR

                              O clio do meu pai, devido à actividade profissional dele, passa metade da vida util a ligar e desligar e em 190000 km só levou uma vez velas!!
                              São caras realmente!!
                              Clio II 1.9D? Se for esse já tem alguma electrônica e sensor de temperatura do motor, só no primeiro arranque a frio a luz das velas incandescentes fica ligada por uns segundos, depois de aquecer o motor a luz desaparece instantaneamente durante o resto do dia assim que se põe novamente o carro a trabalhar, por isso as velas nesses carros duram muito mesmo andando sempre a ligar e a desligar o motor sucessivamente, a electrônica optimiza e poupa o funcionamento das velas incandescentes, só as liga se for mesmo necessário (carro frio).

                              Estava-me a referir a motores diesel mais antigos ainda e com menos electrônica, nesses mais antigos as velas incandescentes ligavam sempre durante o mesmo tempo, estivesse o motor frio ou a ferver, por isso a sua duração não era das melhores e o consumo de energia da bateria era muito maior.
                              É um clio I de 97 1.9D!;)

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por ManymilesR

                                citação:Originalmente colocada por JCR

                                citação:Originalmente colocada por ManymilesR

                                O clio do meu pai, devido à actividade profissional dele, passa metade da vida util a ligar e desligar e em 190000 km só levou uma vez velas!!
                                São caras realmente!!
                                Clio II 1.9D? Se for esse já tem alguma electrônica e sensor de temperatura do motor, só no primeiro arranque a frio a luz das velas incandescentes fica ligada por uns segundos, depois de aquecer o motor a luz desaparece instantaneamente durante o resto do dia assim que se põe novamente o carro a trabalhar, por isso as velas nesses carros duram muito mesmo andando sempre a ligar e a desligar o motor sucessivamente, a electrônica optimiza e poupa o funcionamento das velas incandescentes, só as liga se for mesmo necessário (carro frio).

                                Estava-me a referir a motores diesel mais antigos ainda e com menos electrônica, nesses mais antigos as velas incandescentes ligavam sempre durante o mesmo tempo, estivesse o motor frio ou a ferver, por isso a sua duração não era das melhores e o consumo de energia da bateria era muito maior.
                                É um clio I de 97 1.9D!;)
                                Mas o meu clio 1,9D de 99 queima muitas velas! Curioso. No entanto, consigo comprar as 4 a cerca de 35€. Foi o que fiz na semana passada.

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por Gamboa

                                  citação:Originalmente colocada por ManymilesR

                                  citação:Originalmente colocada por JCR

                                  citação:Originalmente colocada por ManymilesR

                                  O clio do meu pai, devido à actividade profissional dele, passa metade da vida util a ligar e desligar e em 190000 km só levou uma vez velas!!
                                  São caras realmente!!
                                  Clio II 1.9D? Se for esse já tem alguma electrônica e sensor de temperatura do motor, só no primeiro arranque a frio a luz das velas incandescentes fica ligada por uns segundos, depois de aquecer o motor a luz desaparece instantaneamente durante o resto do dia assim que se põe novamente o carro a trabalhar, por isso as velas nesses carros duram muito mesmo andando sempre a ligar e a desligar o motor sucessivamente, a electrônica optimiza e poupa o funcionamento das velas incandescentes, só as liga se for mesmo necessário (carro frio).

                                  Estava-me a referir a motores diesel mais antigos ainda e com menos electrônica, nesses mais antigos as velas incandescentes ligavam sempre durante o mesmo tempo, estivesse o motor frio ou a ferver, por isso a sua duração não era das melhores e o consumo de energia da bateria era muito maior.
                                  É um clio I de 97 1.9D!;)
                                  Mas o meu clio 1,9D de 99 queima muitas velas! Curioso. No entanto, consigo comprar as 4 a cerca de 35€. Foi o que fiz na semana passada.
                                  Muda a marca das velas. As que compras devem ser as indicadas pela Renault e acontece muito nesse modelo.
                                  De resto o 1.9 d da Renault é um bom bloco!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Após uma condução moderada devemos desligar logo qualquer motor.

                                    Num motor turbo, depois de puxar bem por ele, 30 segundos ao ralenti é quanto basta.
                                    Ou então fazer o último km antes de parar com muita calma.

                                    Acima disso entra-se no campo do exagero, e o melhor que conseguimos é sobreaquecer o motor.

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por Gamboa
                                      Mas o meu clio 1,9D de 99 queima muitas velas! Curioso. No entanto, consigo comprar as 4 a cerca de 35€. Foi o que fiz na semana passada.
                                      Por esse preço deve ser natural queimarem muito :D:D

                                      Compra as indicadas para esse carro mas da marca Beru, são mais caras mas duram e duram, no meu (que também é de finais de 99) com 160.000 Km ainda só precisou de duas, mas mesmo com um bom desconto cada uma fica em cerca de 20 euros.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Viva!
                                        Desculpem a minha ignorancia, mas o que é deixar o carro ao relanti?

                                        Obrigado!
                                        Cumprimentos

                                        Comentário


                                          #21
                                          Os diesel n gostam de estar ao relanti A FRIO!

                                          Os diesel atmosfericos é por gasoleo e andar... evitar passar as 3000rpm enqt o oleo esta frio... mas pode se puxar a fundo logo de arranque. Nos turbinados convem perceber cmo um turbo funciona para ter cuidado.

                                          Cumps

                                          Comentário


                                            #22
                                            Qualquer motor independente de ser turbo a gasolina ou a diesel no arranque totalmente a frio (quando esteve parado durante a noite por exemplo) liga-se poe-se o cinto faz-se as regulações necessária (+- 1 minuto) nunca aquecer o carro com o motor ao ralenti pelo facto de tanto o oleo demorar mais tempo a atingir a temperatura ideal, como o mesmo poluir bastante mais por demorar mais a aquecer, nos primeiros quilometros deve se optar por um andamento moderado até o motor atingir a temperatura de funcionamento após o qual podemos tirar todo o partido do mesmo.
                                            Em alguns carros com MAF de limpeza automática deve-se ter a atenção que desligar o carro e liga-lo logo a seguir com intervalos de menos um minuto pode levar a um excesso de ciclos de limpeza da mesma (que é um filamento que aquece) e levar a destruição da mesma, portanto se achas que vais estar pouco tempo espera e melhor nao desligares o motor.Após uma viagem em que foi exigido muito pela mecanica (com turbo) deve-se aguardar +- 1 minuto para que o turbo que é uma peça que roda a milhares de rpms e demora algum tempo a atingir a velocidade normal apos a solicitação seja privado do fornecimento de oleo para a sua lubrificação refrigeração , imaginem uma peça a rodar imenso e de repente tirar-lhe a lubrificação.
                                            Basicamente e isto.

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por Cestmoi01

                                              Olá a todos,
                                              Sou novo no forum, para o qual já ando há uns tempos a tentar inscrever-me, e finalmente surgiu a oportunidade.
                                              Espero poder ajudar e ser ajudado.

                                              Começo desde já por colocar a seguinte questão: Habitualmente verifico que muitos dos proprietários de veículos com motor a Diesel, hesitam em desligar o motor durante períodos de paragem, por vezes não muito curtos, deixando-o a trabalhar ao relanti.
                                              Entretanto alguém me esclareceu de que os motores em geral não gosta de trabalhar em vazio, principalemente ao relanti.
                                              Assim sendo porque tanta gente o faz? Será que há alguma razão, ou é apenas ignorância?

                                              Cestmoi01
                                              É mais por causa do turbo (se tiver) do que propriamente pelo motor. Isto porque o turbo atinge temperaturas impressionantes e ao desligar o motor o arrefecimento é “repentino”. Dai deixar-se a trabalhar um pouco ao ralenti para que a temperatura baixe... e baixa mesmo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                tenho ideia de ter lido algures que deixar o carro ligado ao ralenti durante 3 minutos equivalia +/- a percorrer 1 km (com andamento normal/moderado) em termos de consumo de combustivel.
                                                ainda que possa nao ser bem assim, o carro enquanto está ligado gasta combustivel e quanto maior for o periodo que fica nesse estado, mais elevado será o consumo.
                                                é uma questao de fazer umas contas e ver se vale a pena.
                                                tenho visto malta deixar o carro a trabalhar uns minutos valentes (ate 1/4 de hora), o que acho um abuso, e tambem alguns partidários da ideia de "deixar aquecer ao ralenti" uns minutos antes de arrancar, para depois poder puxar logo pelo carro.
                                                como ja se referiu aqui, muitas das teorias existentes acerca dos motores diesel sao autenticos mitos hoje em dia, dada a evoluçao tecnologica atingida que permite que os carros possam ser tratados de modo semelhante, quer sejam a gasoleo ou a gasolina (com a devida ressalva para blocos sobrealimentados).

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                                                  #25
                                                  Numa viagem longa o turbo chega a atingir 900ºC , visto que em AE o turbo está sempre ligado (normalmente)..daí que se deva deixar arrefecer quando se para o carro.

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                                                    #26
                                                    Um diesel cm EGT de 900ºC ? É possivel mas n em carros de origem.

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