Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Luzes laterais

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Luzes laterais

    Não compreendo por que razão na Europa (à excepção de alguns Volvos), ou melhor, em todos os países do mundo não são obrigatórias as luzes laterais, como acontece nos EUA.
    Muita gente poderá achar inestético, eu acho essencial à segurança. Digo-o simplesmente porque, quando viajo para o interior ou para localidades mais afastadas das metrópoles, é frequente, durante a noite, cruzar-me com veículos que pela posição de espera no cruzamento não são tão fáceis de reparar.
    Em prol da segurança, seria bastante mais eficaz tornar obrigatórias as lâmpadas e não só os reflectores laterais (âmbar à frente e vermelho para trás).

    Deixo-vos um pouco de informação sobre o assunto retirada da Wikipédia:

    Lateral

    Side marker lights and reflectors


    Audi R8 GT with amber rear side marker

    In North America, amber front and red rear side marker lamps and retroreflectors are required. The law initially required lights and retroreflectors on vehicles made after 1 January 1968. This was amended to require lights and retroreflectors on vehicles made after 1 January 1970.[34] These side-facing devices make the vehicle's presence, position and direction of travel clearly visible from oblique angles.[34] The lights are wired so as to illuminate whenever the vehicles' parking and taillamps are on, including when the headlamps are being used.[5] Front amber side markers in North America may be wired so as to flash in synchronous phase or opposite-phase with the turn signals, but are not required to flash at all.[35] Side markers are permitted outside North America, but not required. If installed, they are required to be brighter and visible through a larger horizontal angle than US side markers, may flash only in synchronous phase with the turn signals (but are not required to flash), and they must be amber at the front and rear unless the rear side marker is incorporated into the main rear lamp cluster, in which case it may be red or amber.[13] Some Japanese, European, British and US-brand vehicles have side markers in Europe and other countries where they are not required.
    Japan's recent accession to international UN Regulations has caused automakers to change the rear side marker colour from red to amber on their models so equipped in the Japanese market.[36]



    Fiat 500 vendido nos EUA
    Editado pela última vez por Iuri; 28 November 2012, 19:10.

    #2
    Existe em alguns carros europeus.

    Comentário


      #3
      Eu também acho que devia ser obrigatório. Além disso ficam brutais

      Comentário


        #4
        Entre isso e as DRL, creio que as últimas são mais importantes do ponto de vista da segurança

        Essas são importantes, sim, mas nada de especial. Pegando nessa situação que referes, mesmo que te cruzes perpendicularmente com um veículo que não as tenha (a maioria) os médios - luzes de cruzamento - iluminam a área cerca de 30 metros à frente do carro. Portanto, mesmo que vás numa estrada mal iluminada e mesmo que o outro carro esteja num cruzamento de má visibilidade, assumindo que ele vai com os médios acesos, facilmente consegues identificar a sua presença através da área à sua frente estar iluminada.

        Comentário


          #5
          E agora vamos assumir que o tal carro perpendicular à via principal é preto. Mesmo com os melhores médios (e máximos) do mundo, de nada vai valer, pois um objecto escuro é sempre mal identificável à noite.

          Vejamos de outra perspectiva: as luzes diurnas são para dia; as laterais são para noite. Não creio que seja só de mim, mas qualquer que seja a luz nota-se melhor à noite, certo?

          Comentário


            #6
            Já tinha reparado nessa caracteristica dos carros vendidos nos EUA.

            É algo que fica bem esteticamente e contribui, de certa forma, para aumentar a segurança. Não é essencial para avistar um veículo, mas permite saber de imediato o seu tamanho/comprimento.

            Onde se destacam mais é nos Volvo, visto estar presente em todos os modelos à vários anos. Alguns modelos da Mercedes e BMW tem as luzes laterais integradas nas ópticas.

            Em Portugal é apenas obrigatório em veículos a partir de determinado comprimento.

            Comentário


              #7
              Alguns construtores europeus optam por fazer ópticas que não se limitam a iluminar a parte traseira ou frontal, de forma a que tenham esta função já "incluída"









              Tenho um Volvo, e por acaso é das coisas que mais valorizo na iluminação do carro, as luzes de presença laterais.
              Ficheiros anexados

              Comentário


                #8
                Já tive um VW Passat de 1994 com isso... Veio importado do Canadá!

                Comentário


                  #9
                  [Ironic] Sim estas luzes laterais são muito importantes e bastantes estéticas, pricipalmente se forem compostas por pelo menos 15 leds, um de cada cor e que pisquem com padrões diferentes tipo iluminação de natal. [/Ironic]


                  Eu acho as luzes laterais por norma bastante inestéticas. Parecem reflectores de bicicleta colados à pressa no carro. Quando não são já estudadas aquando da concepção do carro nunca ficam bem.

                  Além de que a contribuição para a segurança é mínima e se formos a imaginar situações extremas tinha-mos que por luzes em toda a parte do carro tipo árvore de natal (o que me parece que ia agradar a muita gente tempo em conta a quantidade de indivíduos que já instalou umas DLR manhosas em carros dos anos 90 e alguns que ainda querem mais estas luzes laterais).

                  Comentário

                  AD fim dos posts Desktop

                  Collapse

                  Ad Fim dos Posts Mobile

                  Collapse
                  Working...
                  X