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Skoda - Pneu a perder ar - trocar/reprar?

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    Skoda - Pneu a perder ar - trocar/reprar?

    Boas,

    O meu Skoda Felicia (2 lug.) está com uma fuga/furo num pneu da frente. Neste momento eu encho para a pressão normal e na mesma noite já se nota a descair para o lado.

    Há maneira de diagnosticar o problema? (será mesmo furo, é a questão)
    Gostava de saber a vossa opinião. Sendo que já estão assim um pouco carecas estava a pensar em trocar os dois da frente em vez de estar a tentar reparar (disseram-me que às vezes dá para reparar o pneu). É o meu primeiro carro (usado) e nunca troquei pneus, aconselham a comprar novos ou definitivamente é melhor usados?

    É o carro que me levará de Porto/Braga todos os dias para o emprego, por isso vai andar bem.

    Obrigado!

    #2
    Isso é caso para simplesmente passar numa casa de pneus. Em 10 minutos tens o pneu reparado (se der, claro) e geralmente paga-se 3-5€.

    Comentário


      #3
      Se estão a ficar carecas acho que não vale a pena reparar.
      Não que o investimento no arranjo seja muito - 10€ - mas se de facto dentro de pouco tempo irás mudá-los e aidna por cima vais desgastá-los num instante em estrada, penso que serão 10€ para o lixo.

      Quanto à compra de pneus novos ou usados, é sempre preferivel novos.
      Pneus usados são boas apostas para quem realmente poderá, ao olhar para um, diagnosticar se estão bons ou não para andar.

      Comentário


        #4
        Se for só um furo, podes reparar. Como disse o brucamps são uns 5€.

        Mas se tens os pneus carecas, compra uns novos. Com os pneus não se brinca.

        Comentário


          #5
          Verdade? 3-5€, se assim for estou admirado mas satisfeito

          Não queria passar na casa de pneus antes de estar informado porque se insistirem lá que não tem arranjo gostaria de estar prevenido com o plano B mais adequado.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
            Isso é caso para simplesmente passar numa casa de pneus. Em 10 minutos tens o pneu reparado (se der, claro) e geralmente paga-se 3-5€.
            Por esse preço o que fazem é meter um taco...pior serviço não há.

            O melhor serviço é colocar um adesivo no interior do pneu.
            Paga-se o dobro, mas é garantidissimo o serviço.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
              Por esse preço o que fazem é meter um taco...pior serviço não há.

              O melhor serviço é colocar um adesivo no interior do pneu.
              Paga-se o dobro, mas é garantidissimo o serviço.
              Podes sempre pedir uma reparação normal ou um minicombi, qualquer uma delas entre os 7/10 €.

              O taco nasceu como solução temporária, mas banalizou-se devido a ser barato e rápido (e fiável até ver). Mas de facto não é a melhor solução tecnicamente.

              Comentário


                #8
                Obrigado pelas respostas até agora.

                Vamos ver o que me dizem no sábado, mas supondo que vou mudar os pneus... em termos de marcas/gamas de pneus há um consenso em termos de preço/qualidade. Uma vez um colega estava a mostrar-me uns pneus que tinha colocado e a marca tinha um nome muito estranho o que me faz pensar agora pensar se na escolha de pneus vai tudo dar ao mesmo ou se é necessário ter vários pontos em consideração.
                Sei que estou a abusar um pouco ao perguntar tudo isto, mas sinto-me bastante perdido e tenho alguma urgência. Tenho medo de ser enganado lá na loja/oficina ser for sem conhecimentos suficientes.

                Comentário


                  #9
                  Tendo em conta que faz todos os dias uma distância considerável e os pneus já estão carecas, o melhor será trocar.
                  Um pneu furado e careca é um pneu muito fragilizado.
                  Não poupem em pneus...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por srd Ver Post
                    Obrigado pelas respostas até agora.

                    Vamos ver o que me dizem no sábado, mas supondo que vou mudar os pneus... em termos de marcas/gamas de pneus há um consenso em termos de preço/qualidade. Uma vez um colega estava a mostrar-me uns pneus que tinha colocado e a marca tinha um nome muito estranho o que me faz pensar agora pensar se na escolha de pneus vai tudo dar ao mesmo ou se é necessário ter vários pontos em consideração.
                    Sei que estou a abusar um pouco ao perguntar tudo isto, mas sinto-me bastante perdido e tenho alguma urgência. Tenho medo de ser enganado lá na loja/oficina ser for sem conhecimentos suficientes.

                    Foge dos pneus chineses, agora que o inverno se aproxima não há pior para ir em frente numa curva.

                    É preferível pagar mais um pouco mas meter algo em condições e que seja seguro.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por srd Ver Post
                      Obrigado pelas respostas até agora.

                      Vamos ver o que me dizem no sábado, mas supondo que vou mudar os pneus... em termos de marcas/gamas de pneus há um consenso em termos de preço/qualidade. Uma vez um colega estava a mostrar-me uns pneus que tinha colocado e a marca tinha um nome muito estranho o que me faz pensar agora pensar se na escolha de pneus vai tudo dar ao mesmo ou se é necessário ter vários pontos em consideração.
                      Sei que estou a abusar um pouco ao perguntar tudo isto, mas sinto-me bastante perdido e tenho alguma urgência. Tenho medo de ser enganado lá na loja/oficina ser for sem conhecimentos suficientes.
                      Passa pelo tópico dos pneus, que os "experts" sugerem-te algumas marcas/modelos

                      Comentário


                        #12
                        Está a falar de marcas como continental, michelin, pireli, etc? Ou há gamas mais desconhecidas (do publicidade da TV) com igual qualidade?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por srd Ver Post
                          Obrigado pelas respostas até agora.

                          Vamos ver o que me dizem no sábado, mas supondo que vou mudar os pneus... em termos de marcas/gamas de pneus há um consenso em termos de preço/qualidade. Uma vez um colega estava a mostrar-me uns pneus que tinha colocado e a marca tinha um nome muito estranho o que me faz pensar agora pensar se na escolha de pneus vai tudo dar ao mesmo ou se é necessário ter vários pontos em consideração.
                          Sei que estou a abusar um pouco ao perguntar tudo isto, mas sinto-me bastante perdido e tenho alguma urgência. Tenho medo de ser enganado lá na loja/oficina ser for sem conhecimentos suficientes.
                          Não vás em pneus baratos. Agora até é obrigatório a etiqueta nos pneus como a dos electrodomésticos, o que te pode ajudar.

                          Pede orçamento em 2 ou 3 sítios e procura pneus de gama média de marcas reconhecidas.

                          Comentário


                            #14
                            Foge de FirestoneFirehawk. Péssimos para o tempo chuvoso...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por srd Ver Post
                              Boas,


                              É o carro que me levará de Porto/Braga todos os dias para o emprego, por isso vai andar bem.

                              Obrigado!

                              Este não fura e sai mais barato que o carro para fazer Porto/Braga:



                              Além disso, e pela pouca experiência que tem com carros (pelos menos é que entendo do texto), é a melhor solução.

                              Comentário


                                #16
                                Na verdade, esse já me "furou" muito mais vezes do que pensas Cansei de transportes públicos em Portugal, é absurdo e estou disposto a passar pelo encargo financeiro de ir de carro. Não tenho experiência nenhuma em termos de conhecimentos de automóveis e mecânica, mas tenho imensa experiência em condução, logo não será problema

                                De qualquer modo...é um bocado off-topico, vamos nos manter no tema dos peus.

                                Comentário


                                  #17
                                  Cada dia de greve 3 furos pois é o dia de greve, o dia antes e o dia seguinte

                                  Eu não me guiava pela etiquetas acima referidas pois para mim não passam de marketing (valores tirados da pneucity para o mesmo tipo de pneu: 205/55R16 91V sem mais nenhuma sigla adjacente):
                                  Nankang NK Confort 91V: C/B/72dB (gasolina, travões, ruído)
                                  Matador MP44 91V: E/C/71dB
                                  Hankook Ventus Prime 2 K115 91V: C/C/69dB
                                  ContiSportContact 2 91V: E/C/71

                                  Quem olha para isto acha:
                                  - Matador e CSC2 são a mesma coisa, até são ambos da Continental
                                  - Hankook são confortáveis mas são mais perigosos que Nankang
                                  - Nankang são os melhores pois agarram mais mesmo sendo piores em ruído

                                  Quem se fia na etiqueta arrisca-se a enfiar bastantes barretes e a enfiar-se contra alguma parede ou pior, contra alguém.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Isso é arranjado facilmente como já te disseram.

                                    O meu irmão tinha um furo no pneu direito traseiro, perdia ar a cada 2 semanas, fomos a uma casa de pneus, 15 minutos e 5 euros problema resolvido.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Bem, nao quero com isto aconselhar pneus ''low-cost'' nem nada. Mas, a minha Focus (mk2.5 2008, 1.6 TDCI), vinha com pneus Norauto Prevensys (salvo erro), montados em 205/55R16, e posso dizer que nao notei nada de anormal com os pneus.

                                      Testei em estrada, frente perdia suavemente, tinha boas velocidades de entrada, e em travagem nao notava perca de tracçao muito facilmente, e o carro é bastante comunicativo. Mesmo em chuva, ja testei em rotundas e tal, notava mais o ESP a entrar em acçao que problemas devido aos pneus.

                                      Ja tive a oportunidade de comparar com uns Continental SportContact, com a mesma media, no modelo com o mesmo motor, e nao vi grandes diferentes, era melhores em travagens e ruido de rolamento.

                                      Claro que prefiro sempre bons pneus, de boas marcas, mas fiquei surpreendido com os pneus da Norauto.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Dias Ver Post
                                        Podes sempre pedir uma reparação normal ou um minicombi, qualquer uma delas entre os 7/10 €.

                                        O taco nasceu como solução temporária, mas banalizou-se devido a ser barato e rápido (e fiável até ver). Mas de facto não é a melhor solução tecnicamente.
                                        O taco tem um enorme problema que é danificar a tela do pneu.

                                        Antes de se colocar o taco, abre-se o buraco com um punçao a fim de abrir um pouco mais o mesmo para que o taco entre.

                                        Isto tem dois inconvenientes:

                                        - estraga-se a tela metálica que está dentro do pneu (alterando a sua matriz);
                                        - expõe-se a mesma aos elementos, o que a faz oxidar.

                                        Para mim não é trabalho.
                                        Tenho um pneu assim que, até ver, está em condições.
                                        Tenho outro que foi feito colocando o adesivo por dentro - que até levou válvula nova já que o pneu saiu fora da jante.

                                        A diferença entre os dois foi a módica quantia de 3€ (7€ vs 10€).

                                        Comentário


                                          #21
                                          Como é que o adesivo, que apenas cobre o buraco e por dentro, protege mais dos elementos se o taco tapa completamente o buraco e o veda? Quanto à matriz, ela já não estará a 100% depois do furo.

                                          O ponto negativo que antevejo ao usar o taco é o desequilíbrio da roda.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                                            Como é que o adesivo, que apenas cobre o buraco e por dentro, protege mais dos elementos se o taco tapa completamente o buraco e o veda? Quanto à matriz, ela já não estará a 100% depois do furo.

                                            O ponto negativo que antevejo ao usar o taco é o desequilíbrio da roda.
                                            Nada disso.

                                            Tu deves estar a imaginar um furo do tamanho duma moeda de 20 centimos...

                                            Os furos dão-se na maior parte dos casos - e casos em que existe salvação do pneu - por coisas como um prego.

                                            Vê lá o diâmetro de um prego no pneu...e vê lá a sorte que era o mesmo calhar na matriz de aço do pneu, alterando-a. Mesmo que calhasse, o mais certo era dar de si e ir para o lado de um dos arames da matriz.

                                            Com o taco é necessário abrir, forçar e aumentar o furo. O punção entra e o operador dá voltas com ele como quem está a matar um porco.

                                            Obviamente existem casos mais graves - por exemplo o tacão de um sapato de uma senhora que, esse sim, abre bem um buraco no pneu.
                                            Nestes casos é irremediavelmente o adesivo por dentro. No entanto o buraco expõe na mesma a tela aos elementos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Já tive (e tenho ainda) pneus reparados pelos 2 métodos, e tenho que concordas com o MadDragon. A técnica do adesivo é mais trabalhosa, mas claramente melhor (assim me foi explicado pela casa de pneus). De qualquer das formas, nunca tive problemas com nenhum dos casos, após a reparação.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Atenção que pode ser furo mas também pode ser da válvula ou de jante amassada.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Boas pessoal,

                                                  Sempre aproveitei o fim-de-semana para tratar do pneu. Quando lá cheguei (Norauto) o mecânico deu uma olhada... e quando me mandou virar o volante todo para eu espreitar o pneu do lado de dentro, confesso que até me assustei. Tinha os arames todos de fora!! Por tanto, qual reparar furo qual quê... Vendo os de trás (um bocadinho melhores), que tinham sido postos na mesma altura, pelos vistos, também estavam a ficar, pela descrição deles "podres".

                                                  Coloquei os 4 pneus novos. Estive a escolher com o tipo, e depois de ter lido as vossas sugestões, disse logo que não queria nada chinês e entre 3 melhores daquela gama (continental, outro julgo que era bridgstone, e Prevensys) ele lá me convenceu a experimentar os Prevensys, que são pneus deles, e mais acessíveis um pouco. Vamos lá ver como se portam com o tempo.

                                                  Por tanto, de novato para novatos, deixo um conselho: quando comprarem carro usado certifiquem-se que inspeccionam bem ou então se não forem capazes deixem um mecanico dar uma olhada geral. Eu só sabia analisar pneus do lado de fora, esquecendo que do lado de dentro podiam estar como estavam.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Os da marca deles são bons, feitos pela Hankook.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                                      Este não fura e sai mais barato que o carro para fazer Porto/Braga:



                                                      Além disso, e pela pouca experiência que tem com carros (pelos menos é que entendo do texto), é a melhor solução.
                                                      Sempre a descarregar moralismos...

                                                      Só te fica mal!

                                                      O rapaz veio cá pedir a nossa opinião por causa de um pneu, não para ter o conselho de "inginheiro" de transportes e mobilidade...

                                                      Sim, já sabemos que ias do Porto para Bragança de Rodonorte e mais não sei o quê! Mas guarda essa tua sobranceria para ti, ou julgas que só tu é que tens direito de andar em transporte próprio quando queres?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
                                                        Os da marca deles são bons, feitos pela Hankook.
                                                        Os tais Prevensys são da Hankook?

                                                        Ao autor do tópico, tens um Felicia, aconselho-te a ter olho nos calços de travão, desaparecem com muita facilidade nesse carro. E travar, se for preciso, trava com o motor...que esse carro não tem travões, tem abrandadores...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Deltabiturbo Ver Post
                                                          Os tais Prevensys são da Hankook?

                                                          Ao autor do tópico, tens um Felicia, aconselho-te a ter olho nos calços de travão, desaparecem com muita facilidade nesse carro. E travar, se for preciso, trava com o motor...que esse carro não tem travões, tem abrandadores...
                                                          Verdade?? Bom, desde já agradeço a informação! Não posso dizer que tenha precisado deles numa situação complicada, mas quando quero parar eles param Também tenho uma condução calma e defensiva, menos propicia a ter de os usar assim. Por acaso nunca tinha ouvido isso sobre eles, vou estar atento ;)

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por srd Ver Post
                                                            Verdade?? Bom, desde já agradeço a informação! Não posso dizer que tenha precisado deles numa situação complicada, mas quando quero parar eles param Também tenho uma condução calma e defensiva, menos propicia a ter de os usar assim. Por acaso nunca tinha ouvido isso sobre eles, vou estar atento ;)
                                                            Sim...os travões não são grande coisa no Felicia...
                                                            Agora o motor é da velha guarda, de guerra! Tens aí motor para uma vida, se bem estimado e lubrificado...

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