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Neve - Corrente metálica clássica Vs Corrente têxtil

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    Neve - Corrente metálica clássica Vs Corrente têxtil

    Olá caros foristas!

    Não sendo eu um "habitué" nas neves , decidi ir, no próximo fim-de-semana, à Serra da Estrela .

    Ora, como a probabilidade de apanhar gelo na estrada é grande, e como não tenho uma viatura 4x4 disponível, deparei-me com o seguinte dilema: Corrente metálica clássica Vs Corrente têxtil. Qual será a melhor escolha, para alguém que vai para a neve "quando o rei faz anos"?

    Por outro lado, aplicam-se nos 4 pneus ou só nos pneus de tracção?

    Obrigado a todos aqueles que me ajudarem!

    Um abraço

    #2
    dá uma vista de olhos nestes tópicos:

    http://forum.autohoje.com/boxes/2237...s-de-neve.html

    http://forum.autohoje.com/boxes/8322...em-tecido.html

    espero que ajude, mais do que isto não posso, que nunca conduzi na neve

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
      dá uma vista de olhos nestes tópicos:

      http://forum.autohoje.com/boxes/2237...s-de-neve.html

      http://forum.autohoje.com/boxes/8322...em-tecido.html

      espero que ajude, mais do que isto não posso, que nunca conduzi na neve
      Obrigado!

      Li com atenção ambos os tópicos...

      Pretendia que alguém agora actualizasse a sua experiência, nomeadamente aqueles que já utilizaram ambos os tipos, uma vez que já passou algum tempo desde as últimas publicações!

      Comentário


        #4
        É muito raro poderes usar isso na Serra da Estrela.

        A estrada ou está apta para qualquer carro, ou fecham a mesma.

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          #5
          Depende gtabarth. Da última vez que lá fui, tinha começado a nevar e só deixavam subir, a partir do cruzamento para Manteigas, quem vem da Covilhã, quem tivesse correntes no carro.

          Eu estava prevenido com umas e pude subir.

          A utilização das correntes é sempre no eixo de tracção. Apesar de ainda não ter sido necessário usá-las, eu comprei umas metálicas. Como certamente nunca ou poucas vezes as irei usar, servem e são mais baratas. Em neve gelada dizem ser mais eficazes, pois quebram o gelo e provocam aderência. As de tecido, só serão eficientes em neve "fresca".
          Editado pela última vez por Braz; 01 December 2012, 13:21.

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            #6
            Quem nunca andou na neve a conduzir considero um erro fazê-lo se as condições nao forem as melhores. Não é o mesmo que conduzir com estrada molhada e pode-se tornar perigoso em algumas manobras.
            Ainda na minha ultima incursão na montanha, estavam -5°C e uma tempestade de neve que em pouco tempo a visibilidade ficou bastante reduzida. Ao estacionar o carro teve de ser com um cuidado extremo, pois era inclinado e o mesmo escorregava de lado. Na vinda para baixo ainda encontrei um Audi A6 que decidiu ir deitar uma caixa de electricidade ao chão, numa zona que a descer tinha que ir em 1°.
            Em caso de ida aconselho também a uma lavagem da viatura essencialmente na zona das cavas de roda e por baixo, o sal utilizado é bastante corrosivo e pode começar a danificar em alguns pontos.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por madmed Ver Post
              Olá caros foristas!

              Não sendo eu um "habitué" nas neves , decidi ir, no próximo fim-de-semana, à Serra da Estrela .

              Ora, como a probabilidade de apanhar gelo na estrada é grande, e como não tenho uma viatura 4x4 disponível, deparei-me com o seguinte dilema: Corrente metálica clássica Vs Corrente têxtil. Qual será a melhor escolha, para alguém que vai para a neve "quando o rei faz anos"?

              Por outro lado, aplicam-se nos 4 pneus ou só nos pneus de tracção?

              Obrigado a todos aqueles que me ajudarem!

              Um abraço
              Dentro da experiencia que tenho eu recomendo as correntes metalicas classicas mesmo que seja pra ir a neve quando o rei faz anos e recomendo as Pewag Servo con tensor automatico http://www.pewag.com/Products/Snow-c...wag-servo.aspx .

              Dentro das correntes texteis as melhores talvez sejam as Easy Grip da Michelin Easy Grip Berline - Easy grip chaine à neige composite Michelin

              Espero ter ajudado.

              Comentário


                #8
                Em primeiro lugar há que ter a atenção de saber se as dimensões das jantes e pneus permitem montar correntes metálicas.

                Por exemplo na skoda superb, com pneu 225/45 17" não é possível usar correntes metálicas.

                Podendo usar correntes metálicas, estas são sempre preferiveis do que as de tela. Mesmo tendo em conta a estranheza de condução com estas correntes, resultantes dos ressaltos provocados pelos elos, a sua segurança é enorme.

                Depois há que treinar em montá-las em seco e num local quente. A experiência de montar pela 1ª vez, com vento, frio, neve e gelo é de uma pessoa não conseguir, apanhar um frio do caraças e não sair do sitio.

                Eu no carro que tive antes, um Meg II, usei umas de tela da Autosock. São muito, mas mesmo muito mais fáceis de montar, de guardar e até permitir meter na mala ou mochila e levar de férias para usar num carro alugado. Desde que a dimensão do pneu seja compativel...

                Há que ter o cuidado de não as usar em alcatrão sem neve ou gelo, porque se desfazem e vão ao ar.

                Mas das 3 ou 4x que as utilizei, foram mais que suficientes.

                Na Skoda, mesmo sendo uma 4x4, tenho umas da Easygrip da Michelin. Supostamente são mais resistentes que as de tela.

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