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Porque não há mais carros de caixa automática? Preconceito ou escolha?

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    Porque não há mais carros de caixa automática? Preconceito ou escolha?

    Antes de mais, gostaria de realçar que compreendo que os puristas prefiram caixa manual...Refiro-me no comentário abaixo à generalidade das pessoas.

    Quando optei pela compra de um carro de caixa manual não tinha gosto pela condução e sentia-me bastante insegura, quase nunca pegava no carro. Assim que descobri as mais valias da caixa automática tudo mudou, comecei a gostar mais de conduzir, visto que tornou a condução muito mais divertida e confortável. Além destas características, é uma excelente opção para o espaço urbano, sobretudo em metrópoles como Lisboa e Porto, na qual esta torna tudo muito mais fácil e menos "stressante". Além disto faz com que o condutor tenha uma condução mais atenta e segura, visto que o carro " faz quase tudo por nós", forçando-nos a estar mais atentos ao que nos rodeia. Ainda para mais, se o condutor considerar que o carro não está a optar pela mudança mais acertada, este poderá mudá-la através do semi-automático.

    Dadas todas estas qualidades, não percebo porque continua a existir no mercado poucos carros de caixa automática. E porque muitas pessoas não optam por esta caixa.
    Será por falta de informação/ divulgação ou por uma questão de hábito à caixa manual?

    Há que diga que é o futuro, mais o que frequentemente ouço é a generalização de que torna o arranque e desempenho bastante lento, o que discordo na totalidade visto que como existem carros de melhor desempenho que outros, também existem caixas automáticas mais eficazes que outras. Possuo um citroen c2 1.6 vtr e estou contente com o desempenho da caixa automática, sendo bastante rápida.

    #2
    Eu nao gosto de caixas automaticas , gosto de ser eu a "comandar" de meter uma velocidade quando eu quiser pura e simplesmente .

    Passados uns anitos de caixa manual uma pessoa nem pensa o que está a fazer nos pedais porque ja se faz tudo automaticamente "nos" .

    Logo para mim a questao de estar mais atento é irrevelante pois nao "penso" no que estou a fazer aos pedais o que vai de encontro ao que disse anteriormente .

    Actualmente existe caixas automaticas bem porreiras , mas por exemplo se andares num smart Fortwo vais dizer mal da tua vida tal é a lentidao daquela caixa.

    Para mim é caixa manual , gosto de ser eu a comandar o carro e meter velocidades quando quero seja as 3000 ou as 7000 rpm , se calhar sou purista

    Comentário


      #3
      Eu gosto bastante de usar caixa manual, não me incomoda minimamente, mas não me importava nada de ter por exemplo caixa DSG, um verdadeiro mimo!

      Comentário


        #4
        Puramente por falsos preconceitos. Existem muitos falsos mitos associados às caixas automáticas especialmente nos mercados do sul da Europa, eu mesmo já fui dos que estive do "outro" lado mas felizmente as mentalidades estão a mudar e cada vez mais pessoas procuram este tipo de caixa e cada vez há mais opções.
        A maior parte das pessoas que diz mal ou que nunca compraria regra geral nunca experimentou ou então deu uma volta ao quarteirão e numa situação dessas não dá para se aferir das reais mais valias destas caixas.
        Já quanto aos mais "puristas" esquecem-se que muitos dos grandes desportivos pelos quais sonham apenas se encontram disponíveis com este tipo de caixa, já agora deixo aqui a pergunta, porque será?
        As caixas automáticas evoluíram muito e hoje em dia a maior parte delas permite controlar perfeitamente o carro como se de uma manual se tratasse, com a vantagem que se fartarem de estar no para arranca das nossas grandes.cidades apenas tem de colocar no modo auto e descansar.
        Resumindo, só foi pena as mentes não terem evoluído em qualidade e rapidez como as caixas automáticas o fizeram nos últimos 10 a 15 anos.

        Comentário


          #5
          Custo mais elevado, falta de habituação, medo dos mitos de darem muitos problemas, desconhecimento etc..

          Comentário


            #6
            Eu já conduzi as duas modalidades e nunca comprarei nada automático, começando na manutenção mais cara e terminando na sensação de falta de controlo que me dá.
            Gosto de escolher eu e meter eu as mudanças, não andar dependente de chips, para além de que se perde alguma da interacção homem/máquina.

            Quem sabe andar com caixa manual não se distrai, se tal acontecer é porque não sabe conduzir ou tem algum problema de assimilação.
            Os movimentos tornam-se automaticos, como o user alguns posts acima disse e sabemos sempre em que mudança vamos sem necessidade de andar a olhar para o esquema/manete.

            ps: talvez alguns mitos tenham razão de ser, no caso da fiabilidade as automaticas evoluiram muito, mas ainda não estão ao nivel das manuais, se existir um azar, irão desejar ter comprado uma manual, tal é o elevado custo de arranjo ou substituição.
            Editado pela última vez por m4nn1pul0; 03 December 2012, 07:46.

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              #7
              Eu acho que não teria qualquer problema em comprar um carro automático, pois até nem tenho grandes preconceitos em relação a essas caixas.

              Mas quando nos pomos a configurar um carro e constatamos que a caixa automática custa 1750€ (caso da DSG no Golf) e que esse dinheiro dá quase para 20000km de gasóleo, a ideia vai logo pelo cano abaixo.

              Enquanto as caixas aut. não custarem cerca de 1000€ ou menos, os carros dos segmentos B e C vão continuar a ser manuais em 95% dos casos.


              P.S. Eu sei que a caixa manual pilotada da PSA custa só 500€

              Comentário


                #8
                É mesmo pelo acréscimo de preço. A esmagadora maioria dos condutores não liga nada à envolvência da condução, isso aplica-se a uma minoria.

                Para a maioria das pessoas a caixa automática não é uma coisa tão importante como que para justificar o preço.

                Depois é verdade que também há vários tipos de caixas automáticas e umas melhores que outras, mas também são umas mais caras que outras e uma boa upa upa...

                Comentário


                  #9
                  Como já disseram é um conjunto de factores.

                  Por norma é mais caro, e junta-se a isso o preconceito que uma pessoa deixa de saber conduzir, ou que assim o carro é que manda.


                  Eu tenho carro manual, mas até gostava de ter automático, sempre com dupla embraiagem e com modo 100% manual e patilhas no volante. Para uma condução desportiva é 10x melhor uma caixa auto com comandos no volante, dá muito mais segurança na condução e não há nenhuma falha nas passagens de caixa.

                  Comentário


                    #10
                    Para mim é uma questão de "pós-conceito". Ou seja, depois de experimentar algumas (a última foi num Mercedes classe E 250 cdi), entendo que são verdadeiras assassinas do prazer de condução.

                    Comentário


                      #11
                      Puristas só sonham com carros que não poderão ter e esses já não têm cx manual??????????

                      Lotus Exige
                      Porsche GT3 RS 4.0
                      Lamborghini Valentino Balboni
                      Noble M600
                      AM V12 Vantage
                      Abertura de mentes............ quem gosta de cx automatica para ter Launch control tem essa oportunidade, quem quer um puro desportivo à moda antiga tb o tem.......
                      não insultem os ditos puristas.........
                      Abraços e bons comentários sem instigar picardias ridículas

                      Comentário


                        #12
                        Depende se o carro a comprar é novo ou usado, e depende também das capacidades da caixa automática de modelo para modelo.
                        Nos usados há sempre o receio sobre o estado desta.

                        Quanto ao preço, depende do valor a que estamos disponíveis para dar por um determinado carro. Só acho é incompreensível dizer que é muito dinheiro, quando se dá 30 mil ou mais pelo carro (quer com ou sem opcionais). Se não se gosta/aprecia ou acha-se dispensável, aí entendo.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por LeonardoSinisgalli Ver Post
                          Para mim é uma questão de "pós-conceito". Ou seja, depois de experimentar algumas (a última foi num Mercedes classe E 250 cdi), entendo que são verdadeiras assassinas do prazer de condução.
                          Pois, o preconceito é experimentar uma (má neste caso!) e depois pensar que são todas iguais.

                          É o mesmo que ir para a cama com uma mulher má e depois dizer que não se gosta de mulheres baseando a decisão só nessa experiência.

                          Comentário


                            #14
                            Não há mais carros com caixas automáticas (pelo menos em Portugal) essencialmente pelo custo de uma eventual avaria.

                            As caixas automáticas mais antigas tinham tendência a avariar e o custo da sua reparação era elevadíssimo (falta de mecânicos com experiência e peças de substituição raras = caras).

                            Uma caixa manual será tendencialmente mais fiável que uma caixa automática. Menos electrónica, menos carretos, mecanismo menos complexo o que a longo prazo (tendencialmente) se traduzirá em menos avarias.

                            Mesmo com as caixas automáticas actuais passa-se exactamente a mesma coisa. Podem ser excelentes, proporcionar uma condução exímia mas comparativamente a uma caixa manual serão sempre mais caras, quer na compra, quer na manutenção (preventiva e correctiva).

                            Comentário


                              #15
                              Uma dúvida dentro das caixas automáticas: entre a convencional e a CVT, qual delas consegue ser mais fiável?

                              Comentário


                                #16
                                As caixas automáticas não existem mais porque somos um país (a europa em geral) em que está enraizado que as caixas manuais são melhores e mais fiáveis. Na America e medio oriente é exactamente o inverso.

                                Eu pessoalmente sempre gostei de caixas manuais mas chegado aos 34 anos e com bastantes quilometros diários começo a mudar de opinião, por uma questão de conforto de condução.

                                Proximo veiculo será 100% grantido que virá com caixa automática (menos versões de variação continua).

                                Comentário


                                  #17
                                  Penso que a CVT por ter menos peças moveis.... HowStuffWorks - Como funcionam as CVTs

                                  Comentário


                                    #18
                                    A aversão às caixas automáticas, na minha opinião, está relacionada com aquilo que era uma caixa automática no "tempo da guerra"... caixas lentas, sem possibilidade de personalização de desempenho, etc. Hoje em dia, já não faz sentido. São caixas incrivelmente rápidas, com patilhas no volante, desempenhos mais desportivos se assim se quiser, etc.

                                    Façam o seguinte: peguem nessas pessoas que têm aversão às caixas automáticas e metam-nos a conduzir um segmento C ou D com caixa automática e com patilhas no volante. Se quiserem mesmo impressionar, é fazê-los experimentar um Porsche ou um Ferrari....

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por LeonardoSinisgalli Ver Post
                                      Para mim é uma questão de "pós-conceito". Ou seja, depois de experimentar algumas (a última foi num Mercedes classe E 250 cdi), entendo que são verdadeiras assassinas do prazer de condução.
                                      Primeiro um E250 nunca terá prazer de condução (pelo menos comigo nunca tive), segundo se quizerem uma caixa rebentada ao fim de 50/100mil km (fiabilidade inferior) podem ir para a manual e terceiro uma 7G é superior em tudo à manual...a falta de prazer é a única coisa igual nas duas

                                      Comentário


                                        #20
                                        As caixas automáticas que valem a pena são (muito) mais caras que uma manual.

                                        Além do mais quando a caixa automática é fraca nota-se logo muito e é preferível uma caixa manual. Outro pormenor é que também fazem aumentar o consumo, muito ligeiramente, mas fazem.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por After Ver Post
                                          As caixas automáticas que valem a pena são (muito) mais caras que uma manual.

                                          Além do mais quando a caixa automática é fraca nota-se logo muito e é preferível uma caixa manual. Outro pormenor é que também fazem aumentar o consumo, muito ligeiramente, mas fazem.
                                          A maior parte das caixas automáticas recentes e boas fazem reduzir o consumo e as emissões. Permitindo até abater algum do preço de compra no imposto e /ou imposto de circulação.

                                          Por exemplo no novo Cayman, as emissões são de 200 e qq coisa no manual e 192 no PDK, o que faz com que baixe um escalão no IUC (máximo 199)

                                          Comentário


                                            #22
                                            Há caixas... e caixas, além de que os gostos pessoais não são iguais! Para a autora do tópico a cx automática torna a condução mais divertida e para mim é exatamente o oposto! Gosto de sentir as ditas a entrar e até há quem goste de deixar escorregar um cadito a embraiagem agora é um facto que as cx automáticas, semiautomáticas, de dupla embraiagem, de variação contínua evoluíram imenso e já conseguem ser mais rápidas e tão ou mais económicas que as manuais.

                                            Variação contínua - tenho pouca experiência e não gosto (e como eu a maioria dos consumidores europeus);
                                            Pilotadas - como usa a Peugeot são desesperantes!
                                            Dupla embraiagem gosto imenso, mais ainda se tiver patilhas no volante!
                                            Quanto às caixas de elite (como usadas nos desportivos ou em premiums de topo) não sei porque não "lhes chego"!!!

                                            Comentário


                                              #23
                                              A razão para a pergunta do tópico é simples quanto a mim.......custo de reparação.......

                                              Tenho um carro de caixa automática e gosto muito mas........qualquer vibração estranha ou passagem mais esquisita me deixa logo em sobressalto, numa caixa automática não é incomum as reparações passarem dos 3000, 4000 e 5000 euros, portanto.......

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                A maior parte das caixas automáticas recentes e boas fazem reduzir o consumo e as emissões. Permitindo até abater algum do preço de compra no imposto e /ou imposto de circulação.

                                                Por exemplo no novo Cayman, as emissões são de 200 e qq coisa no manual e 192 no PDK, o que faz com que baixe um escalão no IUC (máximo 199)
                                                Sim, eu sei disso, o problema é que aí estás a falar em caixas que usam a tecnologia mais recente, tecnologia de ponta que ainda vai demorar muito tempo a chegar ao segmento B, C e D, que no fundo é o que se pretende discutir neste tópico concretamente.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                  Gosto de sentir as ditas a entrar .......
                                                  Curioso este argumento .....

                                                  Que as caixas manuais implicam, mais trabalho e coordenação e portanto mais envolvimento no processo parece-me claro. Agora que a maior parte das pessoas compre carros manuais por essa razão é que não me parece verdade.

                                                  Creio que o preço será o principal factor de exclusão e o preconceito o segundo, depois algum eventual receio quanto a fiabilidade.

                                                  Eu gosto das duas coisas, acho mais cómodo uma cx auto para a condução mais utilitária e mais fácil para condução desportiva, mas também é porreiro embraiar com o pé e meter mudanças à mão, tem um toque rústico que eu pessoalmente aprecio
                                                  Editado pela última vez por v7; 03 December 2012, 13:56.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por LeonardoSinisgalli Ver Post
                                                    Para mim é uma questão de "pós-conceito". Ou seja, depois de experimentar algumas (a última foi num Mercedes classe E 250 cdi), entendo que são verdadeiras assassinas do prazer de condução.
                                                    Não percebo... a menos que estejas a falar de um dos primeiros....

                                                    A 7g nao sendo a melhor caixa do mercado é muito razoavel e permite uma excelente condução.

                                                    Ainda para mais num carro como um classe E, nos dias que correm colocar uma caixa manual é uma completa estupidez... o carro ganha enorme vantagem quando associado à 7g... e o custo de aquisiçao nem é significativo

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Acho que o tópico começa mal é ao meter tudo no mesmo saco, sejam caixas convencionais auto com conversor de binário, sejam robotizadas, sejam de dupla embraiagem, sejam CVT, etc.

                                                      E mesmo dentro destas, há bons exemplares (tal como há bons exemplares nas manuais e maus exemplos) e outros muito sofríveis.

                                                      É que se umas permitem um escorregamento assinalável, o que para mim é sinónimo de estar "desligado" da condução e do que se passa com o carro...outras há que se portam como uma manual neste capítulo e ainda trazem vantagens de rapidez e conforto na condução que uma manual não permite.

                                                      Para mim:
                                                      CVT - nem pensar (ver acima)
                                                      Robotizada (deveria ser o melhor dos 2 mundos, mas na prática os problemas que os poucos exemplares destas têm trazido deixam-me de pé atrás - nunca conduzi carros com esta)
                                                      Conversor de binário - a principio não...mas depende, já há exemplares muito bons, com um bloqueio relativamente baixo, e rápidas
                                                      Dupla embraiagem - Sim, sem dúvida. Se bem que até aqui há bons e maus exemplares pelo que vou ouvindo de quem experimenta várias.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                        Há caixas... e caixas, além de que os gostos pessoais não são iguais! Para a autora do tópico a cx automática torna a condução mais divertida e para mim é exatamente o oposto! Gosto de sentir as ditas a entrar e até há quem goste de deixar escorregar um cadito a embraiagem agora é um facto que as cx automáticas, semiautomáticas, de dupla embraiagem, de variação contínua evoluíram imenso e já conseguem ser mais rápidas e tão ou mais económicas que as manuais.

                                                        Variação contínua - tenho pouca experiência e não gosto (e como eu a maioria dos consumidores europeus);
                                                        Pilotadas - como usa a Peugeot são desesperantes!
                                                        Dupla embraiagem gosto imenso, mais ainda se tiver patilhas no volante!
                                                        Quanto às caixas de elite (como usadas nos desportivos ou em premiums de topo) não sei porque não "lhes chego"!!!
                                                        Duvido que tenhas conduzido, por exemplo uma multitronic das recentes... é uma CVT que nem das por ela... As da velha guarda sim fazem confusao

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por After Ver Post
                                                          Sim, eu sei disso, o problema é que aí estás a falar em caixas que usam a tecnologia mais recente, tecnologia de ponta que ainda vai demorar muito tempo a chegar ao segmento B, C e D, que no fundo é o que se pretende discutir neste tópico concretamente.
                                                          Penso que a DSG sempre foi mais poupada que o manual isto no segmento C e D.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Andre18 Ver Post
                                                            Não percebo... a menos que estejas a falar de um dos primeiros....

                                                            A 7g nao sendo a melhor caixa do mercado é muito razoavel e permite uma excelente condução.

                                                            Ainda para mais num carro como um classe E, nos dias que correm colocar uma caixa manual é uma completa estupidez... o carro ganha enorme vantagem quando associado à 7g... e o custo de aquisiçao nem é significativo
                                                            Deve ser um dos primeiros com a caixa de 5 que também reconheço é mázinha... A 7G já é bastante boa.

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